COMPARTILHE ESSA MATÉRIA:

ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Negan da História em Quadrinhos. O personagem ainda não apareceu na adaptação televisiva de The Walking Dead.

Negan é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 100, lançada em 2012 pela Image Comics. Líder do grupo conhecido como “Os Salvadores”, é conhecido pelo seu forte temperamento, e pela sua psicopatia.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Negan
Status: Vivo
Sexo: Masculino
Idade: Entre 30 e 40 anos
Ocupação: ? (Pré-Apocalipse) | Líder dos Salvadores (Pós-Apocalipse)
Família: Desconhecido.
Primeira Aparição: Edição 100
Última Aparição:
Interpretado na Série de TV por: –

RESUMO DA JORNADA DE NEGAN:

PRÉ-APOCALIPSE

A vida pré-apocalíptica de Negan é desconhecida. Entretanto, sabe-se que ele adorava jogar billiard e ping-pong. Especula-se que passou por abusos psicológicos sérios na infância, fazendo-o crescer com uma personalidade bastante problemática, que acabou o transformando em um homem doentio e psicopata.

ALGO A TEMER

Logo após o início da epidemia zumbi, Negan estabeleceu um grupo chamado de Os Salvadores. Juntamente com seus homens (que incluíam 50, mais ou menos), fez um acordo com a colônia de Hilltop, prometendo a tranquilidade e “limpeza” dos mortos-vivos das áreas na proximidade, em troca de metade de todos os benefícios/suprimentos da comunidade. Com o passar do tempo, começou a adotar manias cruéis e inumanas para tratar aqueles que não fizessem o acordo do modo como queria. Por exemplo, quando a negociação não saiu como planejado em Hilltop, matou um dos sobreviventes da comunidade, e sequestrou outra delas, além de exigir que um dos sobreviventes matasse o líder da colônia do Alto do Morro.

Depois de alguns eventos envolvendo o grupo de Rick e outros membros do grupo dos Salvadores, o policial e alguns sobreviventes do grupo de Alexandria decidiram seguir até Hilltop, em busca de melhor segurança. Na estrada, foram abordados pelos Salvadores e Negan, que avisou estar prestes a vingar a morte de seus colegas.

Rick, Carl, Glenn, Maggie, Sophia, Michonne e Heath foram postos ajoelhados em fila – obrigados a ouvir um longo discurso sobre a nova ordem mundial imposta sobre eles -, e, em uma cruel brincadeira de uni-duni-tê, o maníaco psicopata estourou a cabeça de Glenn, com seu taco de baseball enrolado por arame farpado, Lucille. Em meio a lágrimas, o grupo de sobreviventes assistiu à morte do amigo em choque – enquanto este chamava pela última vez a esposa, Maggie.

Após o evento, deixou o corpo ensanguentado de Glenn no chão, e bateu em Rick – que prometeu vingar a morte do amigo -, informando que estava preparado para buscar os suprimentos de Alexandria, e que não hesitaria em matar mais membros do grupo caso não aderissem ao acordo. Por fim, saiu rindo e sumiu estrada a fora.

O QUE NOS AGUARDA

Algum tempo depois, Negan e Os Salvadores chegaram até Alexandria, para a primeira sacada de suprimentos. Spencer Monroe recebeu o grupo no portão, exigindo que os mesmos se apresentassem, deixando o líder do grupo inimigo em meio a gargalhadas. Conseguinte, pediu para que o filho do falecido líder da comunidade buscasse Rick. Quando Spencer saiu, Negan e Os Salvadores começaram a matar os errantes ao redor da área.

Enquanto alguns membros dos Salvadores vasculhavam as casas em busca de suprimentos, Negan fazia rudes comentários sobre o que havia acontecido com Glenn. Neste tempo, também forçou Rick a segurar “Lucille”, enquanto procurava mais coisas dentro da Zona Segura. Quando Denise indagou sobre o porquê deles estarem levando importantes produtos medicinais, Negan respondeu que os muros eram os únicos medicamentos que a comunidade precisava. Antes de ir embora, pegou “Lucille” de volta das mãos de Rick, e sussurrou doentias palavras para o líder.

Quando deixaram a comunidade com os suprimentos, não esperavam que Carl havia se infiltrado em um dos caminhões do grupo inimigo, e estava indo até “O Santuário” com plano de matar o líder d’Os Salvadores. No entanto, um dos homens acaba vendo Carl, e o garoto, sem hesitar, mata seis dos homens com um rifle. Alguns deles ouvem Carl, que exige falar com Negan. Quando este chega, Carl atira contra eles até perder o controle da própria arma. Dwight corre para matar o menino, mas Negan o impede, “Isto é jeito de tratar nosso convidado?“.

Com isso, Negan mostrou um grande interesse em conhecer melhor Carl. Neste ponto, Negan mostrou mais sobre o desenvolvimento e estabilidade de seu grupo, tal como suas “esposas”.

Após isso, Negan mostrou interesse e distração em relação à bandagem em seu rosto. Ele ordenou Carl a removê-la, para ver ver melhor o que havia acontecido com seu olho. Sob ameaça do dono de “Lucille”, Carl revelou os chocantes efeitos que o tiro no olho o causou. Negan acabou tocando na parte ferida, fazendo com que Carl caísse e chorasse, consequentemente resultando no homem pedindo desculpas pelo garoto. Ele finalmente havia descoberto a fraqueza de um garoto aparentemente tão forte. A então então foi interrompida por um dos Salvadores que apenas trouxe “Lucille” de volta para o chefe. Em um ataque de loucura iminente, Negan mandou Carl cantar uma canção enquanto balançava o taco de beisebol perto de seu rosto. Entretanto, fora interrompido novamente por um dos membros do grupo. Com isso, deixou Carl segurar “sua amiga” e seguiu o Salvador.

Em meio a um ritual doentio, Os Salvadores se reuniram com Negan, que informou que todos aqueles que não correspondem às ordens do líder, acabarão sendo queimados por ferro quente. Desta vez, a vítima foi Amber Marcos, que teve o rosto deformado da mesma forma que o Salvador Dwight. Após o evento, recorreu à “Lucille” novamente, e foi responder ao chamado de Rick, que havia ido em busca de Carl. Para torturar Rick psicologicamente, disse que estava “realmente ansioso para mostrar o que havia feito ao seu filho”. Quando o líder de Alexandria, sem hesitar, atacou Negan, este revelou que não havia feito absolutamente nada para o garoto.

MARCHA PARA A GUERRA

Alguns dias depois, Negan chegou até a Zona Segura, e informou que a comunidade estava “praticamente” sem suprimentos, e que Rick saiu em busca de mais. Neste meio tempo, informou que ficaria tomando conta do local, até que o líder retornasse. Com isso, acabou fazendo um comentário preconceituoso sobre o peso de Olivia, que saiu chorando do local. Quando tentou se desculpar, a mulher apenas o recebeu com um tapa no rosto. Vendo o ocorrido, vários dos Salvadores se oferecem para matá-la, mas Negan diz que não é necessário. Quando Spencer discutiu com o líder d’Os Salvadores em relação à liderança de Alexandria, Negan perfurou a barriga do rapaz, matando-o na hora. Conseguinte, ordena a algum de seus homens para que “limpem a bagunça”.

Quando Rick retornou, confrontou Negan sobre o que havia acontecido, e disse que, caso o homem não dissesse, não sairia de Alexandria vivo. Após ver todos os suprimentos que o líder havia conseguido em sua busca, decidiu não tomar nada, como forma de pagamento pelo que havia feito como pagamento.

No momento em que as coisas sairam do controle, Carl acabou atirando em parte de “Lucille”, fazendo com que Negan disparasse rudes palavras contra o garoto, consequentemente fazendo com que Rick prometesse matar o homem, caso acontecesse alguma coisa com seu filho. Após uma breve reviravolta graças às ações de Jesus, pequenas perdas consumiram os dois grupos, e Negan foi preso pelos “Alexandrinos”. Inconsequentemente, o líder dos Salvadores conseguiu um espaço de distração para se soltar, e partiu em um caminhão até O Santuário com o resto de seus homens.

Ao chegar “em casa”, Negan reuniu todos Os Salvadores e avisou que são praticamente a força dominante do mundo e deveriam estar preparados, proclamando que estariam prontos para irem à guerra.

GUERRA TOTAL – PARTE 1

Um tempo depois, Rick e seu exército apareceram na base dos Salvadores, e demandaram que Negan aparecesse. Inicialmente, o líder do grupo inimigo apenas disparou ameaças. Rick, por sua vez, revelou que sabia que ali haviam mulheres, crianças, e outros que não faziam parte da guerra, e que aquela era a chance de renderem, e todos viverem. Após ouvir a oferta, Negan quase cedeu, mas acabou recuando em seguida. Logo, armou um plano e acabou por sequestrar Gregory, que logo prometeu sua lealdade ao grupo inimigo, com medo do que poderiam fazer consigo.

Após confirmar sua lealdade aos Salvadores, Greg informou que grande parte do exército de Rick era formado de pessoas vindas da colônia de Hilltop. Entretanto, Negan ordenou que eles começassem a atirar contra o grupo de Alexandria, antes que seus snipers fossem mortos. Após isso, ficou em dúvida em relação ao porquê do grupo atirar nas janelas e não nos soldados. Conseguinte, descobriram que uma grande horda de zumbis estava rapidamente se aproximando das paredes d’O Santuário. Rapidamente, Holly dirigiu e destruiu os muros da comunidade de Negan, fazendo com que tudo ali se transformasse em uma verdadeira confusão. Entretanto, a mulher foi sequestrada pelo doentio líder, que apenas sorri diante da mulher.

Quando os zumbis invadiram o pátio, os Salvadores recuaram para desenvolver uma nova estratégia. Negan então declara uma analogia de que você pode destruir um homem, se destruir a mulher que ele ama. Brutalmente acabou por pegar David em meio a uma tentativa de estupro sobre Holly. Negan lembrou que eles não estupram, e que ele odeia violência sexual. Como forma de punição ao soldado, esfaqueia-o no pescoço, desculpando-se a Holly logo em seguida pelo acontecido, aclamando que “eles [Os Salvadores] não eram monstros”.

Após o grupo de Rick achar que a guerra havia acabado, Alexandria fora brutalmente ataca por Negan novamente, que jogou uma granada nos muros da comunidade, em busca da atenção do líder. Quando o policial saiu, o dono de “Lucille” prometeu um tratado, dizendo que estaria tudo resolvido ao entregar Holly. Rick, por sua vez, avisou que isto só estaria pronto quando a mulher já estivesse dentro dos portões da comunidade. Em uma chocante revelação, todos acabarem por receber a mesma já transformada em errante. Enquanto os moradores da comunidade ficavam chocados com a revelação, Negan exigiu que bombardeassem de vez a Zona Segura.

Mostrando-se bizarramente feliz vendo o caos e destruição, o homem doentio admitiu “Meu pau está tão duro agora, que eu poderia enrolá-lo com arame farpado e chamá-lo de “Lucille II”‘. Usufruindo de sua psicopatia, disse que Lucille não precisava ficar com ciúmes por não participar de toda aquela confusão, porque ele também estava afim de estar dentro da comunidade para ver todos queimarem. Quando Davis, um dos Salvadores fora baleado de repente, o grupo começou a ser recebido por tiros vindos por trás das casas incendiadas da comunidade, forçando Negan e os outros a fugirem. Por fim, ao ser indagado por um dos colegas de grupo sobre o que havia acontecido, respondeu que eles haviam vencido a guerra – apontando para a fumaça que consumia Alexandria.

GUERRA TOTAL – PARTE 2

Após o sucesso obtido com o bombardeio de Alexandria, Negan voltou para O Santuário com o resto dos sobreviventes ao ataque contra Alenxadria. Enquanto isso, sabendo dos riscos que todos os ali presentes possuíam, Rick decidiu mandar todos se mudarem para o Alto do Morro, inclusive os sobreviventes do Reino.

Quando fora menos esperado, Negan apareceu na frente dos portões da comunidade e mandou Rick se render. Negando tal pedido, a batalha reiniciou ali mesmo. Perdas chocantes vieram dos dois lados, sendo grande parte graças às armas banhadas em sangue contaminado de zumbis.

Acreditando que Rick estava aparentemente morto, Negan deu-se como vencedor. E em uma bolada estratégica, o policial apareceu são e salvo, e tentou convencer o líder do grupo inimigo através de um discurso bastante impulsivo. Paralisado, Negan teve sua garganta cortada pelo policial, que diz que a batalha acabou. Sem esperar, o dono de Lucille quebrou a perna do Grimes, e um tiroteio novamente aconteceu. Após a calma ao acontecimento – e Negan ser parado por Maggie,  Dwight assumiu o controle da situação dos Salvadores, e Rick decidiu por não matar Negan.

Visando a humanidade, e a volta aos eixos na escala social, Rick decidiu por prender Negan. De acordo com o policial, aquele gesto não era uma mudança apenas para o grupo, mas para a humanidade. Inconformado, Carl foi até o corpo de Negan e se preparou para atirar neste e matá-lo de vez. Rick acabou convencendo o filho do contrário.

Quando Negan acordou, Rick explicou qual a situação atual: a prisão, e tudo mais. O ex-líder dos Salvadores, por sua vez, terminou em um porão fechado de Alexandria, preso, esperando a morte na velhice.

UM NOVO COMEÇO | ENTRE SUSSURROS E GRITOS

Dois anos após todos os acontecimentos, Negan continua preso em Alexandria, sendo constantemente supervisionado por Rick Grimes. Entretanto, geralmente recebe visitas de Carl, que ia ao porão para contar sobre suas experiências como adolescente, por exemplo. Por sua vez, o garoto revela que ainda sente uma vontade inquietante de matar o ex-líder dos Salvadores. Além das visitas do pequeno Grimes, o líder da comunidade também aparece diariamente ali, e em umas visitas informa que ele só sairá detrás das grades quando estiver morto.

Por sua vez, ainda quase foi libertado pelo grupo de Magna, que acabou quase acreditando que Negan estava sendo preso ali contra sua vontade, e mantido de maneira desumana pelo povo da Zona Segura. Entretanto, talvez com medo das consequências, aproveitou para desmentir tudo que havia dito de mal sobre Rick e os outros, e admitir que tinha que tentar pelo menos a achar uma maneira de sair dali.

Tempo depois, sob vigilância de duas mulheres que o mantinham sobre a mira de suas armas, teve o cabelo cortado por Olivia. Quando Andrea apareceu e disse que estava tudo bem, Negan respondeu que “A única coisa da qual eu nunca foi acusado de ser, foi bom”. Logo, as mulheres levam o homem novamente para dentro da cela. Entretanto, sem perceberem, deixaram a mesma destrancada.

[…]

VÍTIMAS:

Esta lista mostra todas as vítimas que Negan matou:

• Andy
• David
• Ethan
• Glenn
• Spencer Monroe
• David
• Holly
• Charles
• Betsy
• Sr. Orson
• Sra. Orson
• Filhos dos Orson
• Denise Cloyd (Indiretamente)
• Kal
• Grande quantidade de membros de Hilltop
• Grande quantidade de membros d’O Reino
• Grande quantidade de zumbis e desconhecidos

CURIOSIDADES:

• Charlie Adlard, responsável atualmente pela arte de The Walking Dead, revelou que as características físicas do vilão são baseadas no ator Henry Rollins.
• A primeira ideia de Robert Kirkman para o nome do personagem foi “Negus”, devido ao quão nojenta parecia a pronúncia do mesmo.
• Na ideia inicial, Os Salvadores seguiriam a Negan como um “deus”, mas mais tarde fora decidido que o melhor a ser feito seria tratá-lo de modo com que apenas tivesse seguidores, mas nada em um nível quase religioso.
• Negan é o segundo maior antagonista recorrente da série, em quadrinhos, e também o segundo com maior duração na história inteira.
• Negan e Dwight são os únicos Salvadores a terem suas artes em capas de mais de duas edições.
• Scott Gimple, atual showrunner da série da AMC, confirmou que Negan ainda aparecerá no show, eventualmente.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA: