ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Sophia Peletier da História em Quadrinhos. Para informações sobre o personagem Sophia Peletier da Série de TV, confira Sophia Peletier (TV).

Sophia Peletier é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 2, lançada em 2003 pela Image Comics. Membro original do grupo de Atlanta, após a morte da mãe, Carol, foi adotada por Glenn e Maggie, com quem seguiu sobrevivendo até chegar na Zona de Alexandria, onde passou um breve período até se mudar para Hilltop, onde vive atualmente.

Sophia conseguiu sobreviver aos primeiros dias da praga ao lado da mãe, Carol Peletier, com quem foi acolhida pelo grupo de Atlanta. Tendo passado por tempos difíceis, incluindo perdas de familiares, amigos e inúmeras chances de ser morta, sobreviveu, e atualmente desfruta a adolescência sob os cuidados de Maggie Greene, sua mãe adotiva, em Hilltop.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Sophia Peletier
Status: Viva
Sexo: Feminino
Idade: 08 anos (Edição 2) | 12 anos (Edição 127)
Ocupação: Estudante (Pré-Apocalipse)
Família: Carol Peletier (mãe, falecida) | – (pai, falecido) | Carl Grimes (ex-namorado) | Maggie Greene (mãe adotiva) | Glenn Rhee (Pai adotivo, morto) | Hershel Jr (Irmão emprestado)
Primeira Aparição: Edição 2
Última Aparição:
Interpretado na Série de TV por: Madison Lintz

RESUMO DA JORNADA DE SOPHIA:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA

Pouco sabe-se sobre a vida de Sophia antes do apocalipse zumbi começar. Presuma-se que ela levava uma vida normal de estudante primária, sendo extremamente apegada com sua mãe. Quando a epidemia começou, ela perdeu o seu pai, e procurou refúgio na casa da tia em Atlanta.

DIAS PASSADOS

Sophia e Carol souberam que Atlanta estava tomada pelos mortos, e acabaram seguindo viagem com o velho Dale, Andrea e Amy. Quando chegaram em um acampamento na área mais longínqua do centro da cidade, Sophia estabeleceu-se e fez amizade com as crianças sobreviventes do local, tal como os gêmeos Billy e Ben, além de Carl Grimes. Quando a segurança parecia estabelecida, o local foi atacado por zumbis, onde a garota foi quase morta por um dos errantes, mas salva bravamente por Glenn Rhee. Após o funeral de Amy e os desastres envolvendo Shane, Sophia seguiu com o resto do grupo para a estrada em busca de melhor refúgio.

CAMINHOS TRILHADOS

Após os incidentes no condomínio Wiltshire Estates, e Carl ser baleado, Sophia se instalou com o grupo na fazenda da família Greene. Quando soube do acidente com o amigo, mostrou-se extremamente abalda e com medo do que poderia ter acontecido gravemente com ele. Ao saber que o pequeno Grimes estava bem, mostrou-se aliviada, e passou a ficar ainda mais tempo com o melhor amigo. Após os desentendimentos com Hershel, seguiu para a estrada novamente.

A VIDA NA PRISÃO

Uma prisão encontrada por Dale e Andrea serviu de lar para o grupo durante um longo período. Durante a limpeza do local, Sophia, Carl, Ben e Billy ficaram sob os cuidados da filha de Tyreese, Julie, e seu namorado Chris. Jogando cartas, ela esteve presente quando o filho dos Grimes respondeu rudemente após um desabafo ofensivo do adolescente, Chris.

Após a entrada do grupo no local, e instalação, Sophia perguntou se Carl gostaria de ser seu namorado, fazendo com que o garoto respondesse negativamente, afirmando que meninas eram nojentas.

Quando Carol tentou cometer suicídio após desentendimentos com Tyreese, Sophia ficou aterrorizada. Enquanto a mulher lutava para sobreviver, Sophia foi confortada por todos os membros do grupo.

Quando Carol acordou, Lori perguntou se a mulher estava louca, sem pensar em Sophia, quando teve a frustrada tentativa de suicídio. Após um maior desentendimento entre as duas mulheres, Carl foi proibido de brincar com Sophia, deixando a pequena garota extremamente chateada longe do amigo.

Após a volta de Rick, Glenn e Michonne de Woodbury, Sophia e Carl tiveram uma pequena conversa sobre a mão do pai do garoto – devido a amputação -, indagando se a mesma cresceria novamente. Eles têm uma pequena briga em relação ao assunto, mas em seguida os dois se desculparam.

Quando a irmã de Carl nasceu, o garoto teve a chance de ficar um longo tempo ao lado de Sophia, já que esteve sob os cuidados de Carol. Depois, a mãe perguntou a Lori se Sophia poderia ficar sob seus cuidados, caso viesse a falecer em breve.

Quando Carol cometeu suicídio, Carl tentou confortar Sophia, que ficou em choque, sem conseguir sequer se mexer. Lori e Rick avisaram ao garoto que a pequena Sophia não iria querer brincar naquele momento, e ele desabafou que ainda gostava dela, dando um beijo na bochecha. Neste ponto, os dois já eram namorados.

Quando o Governador invadiu a prisão para o ataque, Dale disse que iria salvar a vida de alguém. Começou inicialmente salvando Sophia, colocando-a no trailer, junto com Ben, Billy, Andrea, Glenn e Maggie, com quem foi para a fazenda de Hershel, em busca de segurança.

AQUI PERMANECEMOS | O QUE NOS TORNAMOS | OS CAÇADORES | CERCADOS PELOS VIVOS

Após reencontrar com o resto dos sobreviventes do ataque à prisão, Sophia ficou extremamente feliz por rever Carl, abraçando-o e dizendo que o amava. Após outra conversa, Carl contou à menina que sabia como ela se sentia sem ter uma mãe, e como aquilo poderia doer. Com isso, saiu chorando, reprimindo o todas as emoções e lembranças que teve com Carol, afirmando que a sua mãe era na verdade Maggie.

Quando Maggie tentou cometer suicídio após todos os eventos da prisão, chocou Sophia, muito mais quanto quando ocorreu com Carol. Andrea chegou a comentar com Dale o quanto sentia pena da garota, ainda mais pelo que ela estava sofrendo naquele instante novamente. Após sobreviver à tentativa frustrada de se matar, Maggie passou a passar mais tempo com o marido e a filha adotiva.

Quando conheceram o padre Gabriel, e estiveram sob ameaça de zumbis, Maggie não hesitou em salvar Sophia a todo instante, principalmente após o evento traumatizante envolvendo os gêmeos Billy e Ben. Quando soube do ocorrido com Dale, passou longe do corpo do amigo, para não piorar o estado psicológico da garota.

Após entrarem na Zona Segura de Alexandria, Sophia tentou se readaptar aos moldes da vida antiga. Junto com Carl, participou do evento de Halloween para as crianças da comunidade, e aproveitou para devorar vários doces que ganhou naquele dia. Neste ponto, começou a chamar Glenn de pai, reprimindo também as lembranças de seu falecido verdadeiro pai.

INDO LONGE DEMAIS | SEM SAÍDA | REDESCOBERTAS | UM MUNDO MAIOR

Com o tempo, passou a estabelecer calmamente sua vida com Glenn e Maggie. Após o ataque de um grupo conhecido como “Os Catadores”, Sophia ficou refugiada dentro de casa.

Quando uma horda de zumbis invadiu a Zona Segura de Alexandria, Sophia ficou escondida dentro da casa de Rick, com Carl, Michonne, Denise e Morgan. Quando o policial armou um plano de fuga, ficou para trás com Maggie, pois tinha em mente que não conseguiriam correr a tempo, e consequentemente, sobreviver.

Após Carl acordar do coma, continuou a passar mais tempo com o amigo. Ao indagá-lo sobre o olho, o pequeno Grimes respondeu que não doía muito. Sem pensar, acabou afirmando que nada de ruim acontecia com ela, fazendo com que o garoto respondesse rudemente que ela havia perdido toda a família, e que Glenn e Maggie eram apenas pessoas que cuidavam dela.

Quando Glenn e Maggie voltaram de uma missão, Sophia correu em direção aos pais adotivos, e avisou que sabia que eles estavam fingindo serem pais, e que ela já não tinha mais medo em falar que seus pais verdadeiros estavam realmente mortos.

ALGO A TEMER | MARCHA PARA A GUERRA | GUERRA TOTAL: PARTE 1/PARTE 2 

Quando o grupo partiu para a colônia de Hilltop, assistiu Glenn ser morto brutalmente pelo maníaco Negan. Quando Carl apontou a arma para Maggie – enquanto esta batia em Rick -, Sophia mordeu o braço do garoto. A partir deste ponto, passou a perguntar o porquê de todos que ama, sempre acabam morrendo. Em decisão da mãe adotiva, decidiu ficar na colônia do Alto do Morro, despedindo-se tristemente por Carl.

Quando avisou que gostaria de voltar para a Zona Segura, Maggie respondeu que agora aquela era sua casa, e que ela faria novos amigos com o passar do tempo. Eventualmente, passou a brincar com o filho de Brianna, e passou a ver a nova comunidade com o lar.

Quando a guerra entre Alexandria, Hilltop e O Reino contra Os Salvadores começou, Sophia foi vista em segurança protegida sob os cuidados de Maggie.

Quando Rick levou membros de Alexandria para Hilltop, Sophia foi correndo para encontrar Carl. Ela perguntou se ele lembrava dela, que confirmou positivamente. Após um breve desentendimento entre os dois, disse que não queria mais falar com o pequeno Grimes, e que iria conversar com seus novos amigos. Durante o final da batalha, ela ficou dentro da casa em segurança com Maggie e os outros. Após o ocorrido, foi vista no pátio.

UM NOVO COMEÇO | GRITOS E SUSSURROS

Dois anos depois de todos os acontecimentos, Sophia agora tem 12 anos, e continua vivendo na colônia de Hilltop, com Maggie e seu irmão mais novo, Hershel Greene Jr. Aparentemente, aprendeu um pouco de artes marciais, que usou para se defender de dois valentões que a incomodava. Com isso tudo, conseguiu esquecer Carl, mas ainda dava espaço às mágoas do tratamento antigo do garoto.

Quando Carl se mudou para Hilltop por trabalho, a garota ficou extremamente neutra em relação ao assunto. Quando esse veio encontrá-la, recebeu-o com um soco certeiro no meio da cara,o que foi desculpado seguidamente. Depois do primeiro dia de trabalho com Earl, Sophia convidou o pequeno (neste ponto já adolescente) Grimes para o jantar. Enquanto comiam, foram atacados por dois valentões, que tentaram pegar Sophia. No entanto, Carl defendeu a amiga, batendo nos tais covardes, e mais tarde, ajudou ela para ir até o hospital. Após ser examinada, descobriu que estava tudo bem.

No atual ponto, está com a vida estabelecida em Hilltop, e com confusos sentimentos em relação a Carl Grimes.

[…]

VÍTIMAS:

Esta lista mostra as vítimas mortas por Sophia Peletier:

• Nenhum zumbi ou sobrevivente.

CURIOSIDADES:

• Sophia, ao lado de Andrea, é a única sobrevivente feminina membro do grupo original de Atlanta.
• A contraparte televisiva da personagem morreu ainda na segunda temporada do show, vítima de uma mordida de zumbi. Foi encontrada por Otis, e colocada no celeiro da família Greene, sendo finalmente morta por misericórdia por Rick Grimes. NOTA: A morte da personagem ocorreu no episódio 02×07 “Pretty Much Dead Already”!

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA: