ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Tyreese da História em Quadrinhos. Para informações sobre o personagem Tyreese da Série de TV, confira Tyreese (TV).

Tyreese é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 7, lançada em 2004 pela Image Comics. Tendo sido braço-direito de Rick Grimes, morreu heroicamente na batalha da prisão contra Woodbury.

Quando encontrou com o grupo de Rick, Tyreese estava acompanhado de sua filha, Julie, e de seu namorado, Chris. Logo em sua chegada, começou a mostrar grande ajuda para a sobrevivência de todo o grupo, tornando-se braço direito do líder. Mais tarde, na prisão, desenvolveu uma relação amorosa com Carol e Michonne, trazendo grandes problemas para a estabilidade emocional de alguns membros. Após um período, acabou morrendo pelas mãos do Governador, quando este atacou o lar do grupo.

PERFIL DO PERSONAGEM:
Nome: Tyreese
Status: Morto
Sexo: Masculino
Idade: Entre 30 e 40 anos.
Ocupação: Jogador de futebol americano (Pré-Apocalipse) | Vendedor de carros (Pré-Apocalipse)
Família: Julie (filha, falecida) | Carol (ex-namorada, morta) | Michonne (namorada/amante)
Primeira Aparição: Edição 7
Última Aparição: Edição 46 (vivo) | Edição 49 (zumbificado)
Interpretado na Série de TV por: Chad Coleman

RESUMO DA JORNADA DE TYREESE:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA

Algum tempo antes da praga zumbi começar, Tyreese jogou para o time de futebol americano, Atlanta Falcons, participando de toda a temporada de 1998. No entanto, ele nunca foi um jogador excepcional, e pensou que nunca alcançaria a “glória”. Após algumas tentativas fracassadas de arranjar um bom trabalho, acabou virando vendedor de carros, ficando com o emprego por cinco anos, até a praga se alastrar.

Informação extra: Na época do colegial, teve uma namorada que cometeu suicídio.

CAMINHOS TRILHADOS

Um mês após o apocalipse zumbi começar, Tyreese, Julie, e Chris deixaram a casa onde estavam estabelecidos, e foram para a estrada. Após algumas semanas de caminhada, acabaram por encontrar o grupo de Rick Grimes. Eles quase acabaram sendo atingidos por um tiro do líder, que pensou serem errantes. No entanto, logo após isso, os três acabaram por entrar no grupo de sobreviventes.

Na manhã seguinte, Tyreese encontrou Rick em cima do trailer de Dale. Na hora, ele se desculpou com o líder pela noite passada, dizendo que não conseguia ficar muito a vontade com estranhos, já que, ainda na estrada, um velho homem tentou estuprar Julie. De acordo com ele, matou o homem sem misericórdia e remorso, avisando que o mundo havia mudado as pessoas. Antes que eles continuassem a conversa, foram atacados por dois zumbis na estrada, porém, conseguiram acabar com os dois, deixando o resto do grupo aliviado. Ao agradecer Tyreese, Carol mostrou um pequeno interesse no homem.

Após alguns dias na estrada, Tyreese e os outros membros encontraram um condomínio chamado Wiltshire Estates. Pensando ser um lugar seguro para se estabelecer com o grupo, ajudou na limpeza do local contra os errantes, e mostrou-se extremamente feliz com a segurança dali.

Na manhã seguinte, o grupo acabou por descobrir que o local estava infestado por mortos-vivos, e Donna acabou brutalmente morta pelas criaturas. Após Tyreese salvar Allen, que estava desesperado com a perda da esposa, correu em meio dos zumbis para salvar a filha, encontrando-a sem roupa no quarto, juntamente ao namorado. No fim, conseguiu fugir sobre o trailer de Dale, partindo do local imediatamente com o resto dos sobreviventes.

Tyreese acompanhou Rick e Carl em uma caçada. Quando a área parecia livre, Carl foi brutalmente baleado no ombro por um homem chamado Otis. Quando Rick ameaçou matá-lo por ter atirado em seu filho, Tyreese impediu o líder, dizendo que o garoto ainda respirava. Enquanto seguiam para a fazenda Greene, onde o pequeno Grimes poderia ser tratado, ele correu para avisar Lori e o resto dos membros. Com isso, todos partiram para o local.

Após um dia na fazenda, Tyreese pegou Julie e Chris juntos e sozinhos de novo. Ele disse que não tinha mais tempo para ficar tomando conta dos dois, como se fossem crianças pequenas. Mais tarde, confortou Carol enquanto lia. Rick então o encontrou, e perguntou se poderia ensinar Julie e Chris a atirarem. Após eventos perturbadores envolvendo o celeiro da fazenda, e a morte de dois membros da familia do fazendeiro, o grupo fora expulso da fazenda.

SEGURANÇA ATRÁS DAS GRADES

Quando o grupo decidiu se instalar em uma prisão abandonada, Tyreese, Rick, e Andrea se voluntariaram a limpar o local, livrando-se de todos os walkers ali presentes. Mesmo com o local aparentemente limpo, sugeriu que o melhor a se fazer era passar mais uma noite no trailer de Dale, e tomar o lugar mesmo na manhã seguinte.

No outro dia, Tyreese e Rick entraram na prisão, e acabaram surpreendidos por quatro prisioneiros sobreviventes, Dexter, Andrew, Axel e Thomas, que conseguiram refúgio no refeitório.

Naquela noite, Tyreese e outros membros se mudaram para suas próprias celas. Enquanto faziam isso, Rick contou ao homem que gostaria de buscar Hershel e sua família para o local, já que ali era aparentemente mais seguro. Mesmo com Tyreese não concordando, Rick continuou com o plano, e assim o fez.

No dia seguinte, quando Rick voltou com o resto da família Greene, encontrou Tyreese queimando os corpos dos errantes mortos anteriormente. Ao ser indagado sobre os prisioneiros, respondeu que pareciam boas pessoas, e que não precisavam se importar com eles.

Quando um grande barulho de disparo afetou a todos durante a noite, Tyreese foi o primeiro a investigar o acontecimento. Ao chegar no local, encontrou a filha, Julie, morta no chão, enquanto Chris segurava uma arma. Ao perguntar ao garoto o que ele havia feito, este respondeu que havia combinado um pacto suicida com a garota, mas a mesma não correspondeu no momento certo. Quando Julie voltou como zumbi, Rick mirou para a cabeça da garota, porém Tyreese o impediu. Antes que ela pudesse atacar o próprio pai, Chris puxou o gatilho e matou-a por misericórdia, fazendo com que o homem perdesse o controle, e estrangulasse o garoto até a morte. Chocado, o líder deixou Tyreese sozinho com o corpo da filha e do menino.

No dia seguinte, Tyreese queimou os corpos do pequeno casal, e mostrou-se extremamente arrogante contra Rick. Quando o líder voltou para Altanta, para matar o “Shane zumbi”, deixou Tyreese no comando. Logo, convidou Andrea, Glenn e Billy Greene para o ajudar na limpeza da academia da prisão. Quando a horda começou a se alastrar contra o homem, não hesitou em exterminar com todos, deixando o resto do pequeno grupo em choque, pensando que havia morrido. Quando Rick voltou e perguntou pelo amigo, ficou extremamente chateado ao saber da possível morte. Com Dale e Gleen, foi checar se havia voltado como errante. Porém, ao chegar no local, encontrou Tyreese vivo – ele aparentemente havia conseguido se livrar de grande parte da horda, para conforto de todos.

NOTA: No episódio “Isolation”, da quarta temporada da versão televisiva de The Walking Dead, a cena de Tyreese (Chad Coleman) contra a horda fora adaptada, em uma situação diferente. Desta vez, envolvendo Daryl Dixon (Norman Reedus), Michonne (Danai Gurira), e Bob Stookey (Lawrence Jr.)

No dia seguinte, Carol e Tyreese acabaram por ter relações sexuais um com o outro. Quando voltaram para o pátio principal da prisão, encontraram Rick espancando Thomas, avisando que aquele era o assassino das pequenas Rachel e Susie Greene. Tyreese, por sua vez, parou o líder antes que ele pudesse matar o homem. Mais tarde, ajudou o resto do grupo a pôr o prisioneiro na cela.

Após Maggie matar Thomas, Tyreese ajudou o grupo a atirar o corpo do assassino para os zumbis fora dos muros. Por sua vez, o grupo acabou confrontado por Dexter e Andrew – armados -, que exigiram que o grupo deixasse a prisão naquele instante.

DESEJOS CARNAIS 

Quando um vasto grupo de zumbis invadiu o bloco A, Tyreese foi um dos ajudantes na limpeza contra os mortos-vivos que se aproximavam. No meio do caos, viu Rick atirando na cabeça de Dexter. Mais tarde, revelou que entendia o que o líder havia feito, mas diz que a regra do “você mata, você morre” não poderia mais ser aplicada.

Tyreese foi visto mais tarde com Carol, discutindo sobre planos para o dia. Eles começaram se beijando, mas foram interrompidos por Michonne. Ele perguntou o que ela havia achado da prisão, e a mesma respondeu que era melhor do que aparentemente parecia do lado de fora. Quando continuou conversando com Carol, fora novamente interrompido pela samurai, que disse o reconhecer do time dos “Falcons”. Com isso, começaram a conversar sobre futebol, deixando Carol um pouco chateada no momento.

Mais tarde, encontrou Rick, Allen, Dale e Axel, para checar se o bloco A estava em segurança. Enquanto exploravam o local, Tyreese e Dale se separaram e mais, tarde ouviram um barulho de disparo. Após encontrarem o gerador, acabaram por descobrir que Allen havia sido mordido, e alguma medida de prevenção era necessária naquele momento. Sem hesitar, Tyreese segurou o homem, enquanto Rick cortou a perna do mesmo fora.

Após uma grande correria, Michonne encontrou Tyreese jogando basquete, e continuou a conversar com ele. Quando ele começou a falar sobre Allen, ela o interrompeu, fazendo-o sexo oral. Para surpresa dos dois, Carol viu tudo, em lágrimas, da porta da academia do local. Naquela noite, a mulher confrontou o namorado, e mandou e ele ir embora de sua cela.

Obedecendo Carol, saiu da cela, e foi parar sozinho em outra, onde foi confortado por Michonne. Mais tarde, os dois foram interrompidos quando Rick chegou, com raiva, avisando que a mãe de Sophia havia tentado cometer suicídio. Por sua vez, tal acontecimento levou os dois a uma briga de ego e caráter, tornando-se corporal logo em seguida. Após Rick cair do andar superior, Tyreese atendeu ao líder, juntamente aos outros, que ficaram sabendo que Allen havia morrido, para infelicidade de todos. Quando Rick fora dar o tiro de misericórdia, acabou caindo inconsciente.

Neste tempo em que o líder esteve desmaiado, Tyreese votou para a formação de um comitê, que envolveria Rick, ele, Dale e Hershel. Quando o Grimes acordou, confrontou o grupo. Tyreese disse que eles precisavam recuperar a humanidade, enquanto Rick disse que eles já eram selvagens, afinal, eles eram OS MORTOS-VIVOS.

A MELHOR DEFESA | VIDA DE AGONIA

Uma semana depois, Tyreese foi visto nos corredores em busca de Rick e Dale. Após os encontrar, avisou que todos os corpos dos mortos haviam sido queimados. Neste ponto, foram interrompidos por Glenn e Maggie, que revelaram terem encontrado o arsenal da prisão.

Quando Rick, Glenn e Michonne saíram em busca de um helicóptero caído, Tyreese foi atrás após um pequeno período em que eles estiveram fora. Quando uma horda gigante ameaçou a prisão, derrubando as cercas e adentrando o pátio, o homem procurou estabelecer a segurança de todos. Ao voltar sem nenhuma informação sobre os outros três membros, deixou todos com medo de terem perdido parte do grupo, inclusive Lori, que estava aos prantos por causa do marido.

Após Rick, Glenn, Michonne, Alice e Martinez voltarem a prisão, Tyreese e os outros membros do grupo mostraram-se extremamente contentes, refugiados no refeitório. Tyreese aproveitou para informar o que havia acontecido, e o motivo daquela grande horda ter invadido a prisão. Juntos, limparam a prisão dos errantes que ainda restavam.

Enquanto Tyreese queimava os corpos, Rick questionou sobre a presença de Martinez no local. Ao desconfiar de que ele poderia ter voltado para Woodbury para fornecer informações sobre a prisão, Rick perseguiu o homem, atropelando-o e conseguintemente, o matando. Quando Carl perguntou se seu pai ainda o amava, Tyreese respondeu que ele fazia tudo aquilo para que todos pudessem ficar sãos e salvos, e que o amava muito.

Quando Rick voltou para a prisão, Tyreese já havia terminado de queimar todos os coros de errantes. Mais tarde, participou da reunião do líder, que informou sobre uma guerra que estava prestes a começar contra o grupo de Woodbury.

MOMENTOS DE CALMARIA

Algumas semanas depois do ataque dos zumbis, Tyreese foi visto dormindo em sua cela. Por sua vez, ele acordou com Michonne, que estava chorando pelo que havia acontecido em Woodbury. Ao tentar falar com ela, a mesma não correspondeu, e ele a abraçou, em tentativa de confortá-la.

No dia seguinte, Tyreese foi visto jogando basquete com vários outros membros do grupo. Após o jogo, ele foi até o arsenal da prisão com Rick e Dale. Ao chegarem lá, discutiram sobre o possível ataque d’O Governador e sua tropa. Quando Dale disse que eles não tinham armamento o suficiente, informou sobre a estação da Guarda Nacional. Consequentemente, Tyreese recrutou Axel, Glenn, Maggie, Michonne e Andrea até o local, em busca de armamento.

Durante a ida ao local, foram pegos de surpresa por alguns dos membros de Woodbury, que acabaram sendo mortos antes mesmo que pudessem manifestar algum grande perigo.

Após conseguirem as armas e suprimentos, voltaram para a prisão, e Tyreese ajudou Andrea a cuidar de Dale, quando este fora mordido e teve a perna também amputada. Vendo a proximidade que os dois estavam tendo, o velho Dale começou a mostrar uma pequena ponta de ciúmes sobre os dois.

Alguns dias após, Tyreese e os outros jogavam basquete no pátio. Por sua vez, Dale continuava com ciúmes de Andrea, acreditando que a mulher não o amava mais. Entretanto,  o jogo fora totalmente interrompido quando Carol cometeu suicídio no pátio, sendo mordida por alguns zumbis. Sem hesitar, foi o primeiro a se oferecer a atender a mulher em seus minutos finais, e quando a mesma reanimou, Andrea atirou por misericórdia antes que ela pudesse morder o ex-namorado.

Após isso, Tyreese foi visto ajudando Andrea a estocar munição na torre de vigia. Enquanto isso, discutiram sobre o suicídio de Carol. Por sua vez, revelou que teve uma namorada no ensino médio, que teve um fim trágico assim. Mais tarde, ele e Andrea entregaram a Dale uma prótese de perna que haviam encontrado. Deixando os dois a sós, voltou para a sua cela, onde encontrou Michonne. Os dois, por sua vez, acabaram por fazer sexo.

Na manhã seguinte, Tyreese foi visto discutindo sobre os zumbis ao redor das cercas com Rick. Tyreese queria tirá-los dali, mas o líder achava que eles poderiam ser importantes caso alguém os atacasse. Tyreese concordou, e aproveitou para dizer que provavelmente O Governador e Woodbury já haviam esquecido da existência deles, já que haviam se passado mais ou menos dois meses. Mais tarde, Tyreese e Michonne foram vistos jogando basquete. Entretanto, tudo fora interrompido quando O Governador e sua tropa vieram em direção a prisão, prontos para a guerra.

FEITOS PARA SOFRER

Tyreese foi visto no meio da linha de fogo de Woodbury. Por sua vez, tentou atirar de volta, mas Michonne pegou sua arma, e disse que não dava pra fazer nada. Juntos, discutiram sobre um plano de defesa. Tyreese, por sua vez, disse que que eles deveriam estar prontos, porque a provável primeira coisa que fariam, seria destruir as torres. Entretanto, toda a atenção fora para Rick, que acabou sendo baleado durante o tiroteio.

Após ajudar Rick e Andrea na clínica da prisão, Tyreese começou a criar planos com Michonne, sendo que esta visava atacar as tropas de Woodbury quando eles voltassem para seu acampamento. Relutantemente, aceitou o plano da mulher, e assim esteve disposto a fazer.

Após deixarem a prisão, Tyreese perguntou a Michonne se eles estavam seguros de que aquilo daria certo. Ela disse que estava contanto com a arrogância d’O Governador, torcendo para que ele não tivesse deixado ninguém de vigia ali ao redor da base. Ao chegarem na área do acampamento, Michonne silenciosamente decapitou um dos homens. Quando um dos homens acabou por atirar ao ver os dois, tentaram escapar em meio a floresta, porém, Tyreese fora capturado enquanto Michonne conseguiu fugir.

De acordo com acontecimentos retratados no livro “A queda do Governador – Parte 2” (e não presentes na HQ de The Walking Dead), Tyreese participou de uma breve conversa com O Governador e Lilly Caul, onde aceitou seu “destino”, fazendo várias referências religiosas para os dois. Confusa em meio ao ocorrido, Lilly acertou o homem na cabeça. Mais tarde, colocaram o homem inconsciente dentro de um caminhão, e seguiram novamente até a prisão.

Após chegar na prisão, O Governador o posicionou de joelhos em frente a todo o grupo, e exigiu a redenção de todo o grupo de Rick. Totalmente em desespero, Tyreese avisou que a família não precisava se render, afinal, aquele lugar era o lar deles. Quando não aceitaram a proposta do líder de Woodbury, este decapitou brutalmente Tyreese na frente de todos os sobreviventes, dando início a sangrenta guerra entre os dois lados.

NOTA: Após a queda da prisão, Michonne encontrou a cabeça decapitada de Tyreese reanimada como zumbi. Em meio a lágrimas, deu um fim doloroso ao namorado.

VÍTIMAS:

Esta lista mostra as vítimas mortas por Tyreese:

• Chris
• Grande quantidade de zumbis

CURIOSIDADES:

• Tyreese tem medo de escuro.
• Tyreese é péssimo com o uso de armas de fogo.
• Tyreese era extremamente religioso.
• Tyreese revelou ser extremamente fã do time Minnesota Vikings.
• Robert Kirkman já revelou que sente extrema falta de escrever sobre o personagem.
• A contraparte televisiva de Tyreese, interpretado por Chad Coleman, é extremamente diferente da versão dos quadrinhos. Enquanto nos quadrinhos ele mostra grande utilidade para todas as decisões importantes, na série de TV, ele prefere servir apenas como voz moral, tendo receio até em matar os próprios errantes.
• A morte de Tyreese nos quadrinhos fora adaptada para a televisão no episódio Too Far Gone (04×08), porém, a vítima da decapitação foi Hershel Greene (Scott Wilson).

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA: