COMPARTILHE ESSA MATÉRIA:

Depois de ter sido torturado por Michonne, o Governador é encontrado deitado no chão por Bruce e Gabe que se perguntam se ele está morto. Eles são atacados por Penny e tentam acabar com ela, mas o governador reage e com poucas forças os ordenou a não matá-la. Rapidamente os servidores do homem, encontram um bêbado da cidade, Bob Stookey, que no passado tinha sido um médico militar. Bob consegue curar o governador, mas ele está bastante deformado devido aos seus ferimentos. Gabe diz ao homem mutilado que iria pegar Michonne e o governador disse que não poderiam esperar pela volta de Martinez que vinha com a informação sobre a localização da prisão, ele revela que toda a idéia de perder Rick e seus amigos era parte de um plano seu.

Depois de Martinez ser encontrado morto, o governador decidiu mudar os planos e reúne todas as pessoas de sua cidade e lhes diz sobre a ameaça que representa para eles o grupo de Rick. O Governador mente e diz que o grupo da prisão foi o responsável ​​pela morte do Dr. Stevens e também mostra a cabeça zumbificada de Martinez para convencer a população a se juntar a ele para derrotar os inimigos. Enquanto espera por notícias de seus súditos, o governador passou a tirar todos os dentes de Penny para evitar mordidas e depois começou a beijá-la na boca. O homem é interrompido por um de seus capangas que diz sobre a explosão que tinham ouvido e o governador decide investigar. Chegando no local da explosão, na Estação da Guarda Nacional, o homem encontra Bruce semi morto, ele lhe informa que o grupo de Rick tinha retornado. O Governador fica mais irritado com este evento e ordena que encontrem imediatamente a prisão.

Os homens do governador finalmente encontram a prisão quando são atraídos pelo som de tiros feito na aula de tiro de Andrea. O Governador decide esperar algumas semanas antes de atacar para pega-los desprevenidos e o povo de Woodbury começa a se preparar para a batalha. Quando finalmente chega o dia do ataque, o governador deixa sua sobrinha com Bob e sai com seu povo pronto para marchar para a prisão. O governador chega à prisão montado em um grande tanque militar e diz a seu povo que ele queriam todos mortos.

O exército de Woodbury começa a atirar na prisão, matando vários caminhantes no processo. Rick dá a ordem para todos se abaixarem, ele vai para dentro do prédio para encontrar Lori, enquanto Andrea se move rapidamente entre as balas para a torre. O governador ordena para eles se renderem e se entregar pacificamente, mas eles não ouvem seus pedidos e o homem furioso manda continuar a disparar. Uma bala atinge o peito do Governador e o derruba, enquanto isso Andrea continua a atirar da torre de vigia, matando vários soldados. O governador fica terrivelmente assustado até que vê alguém na torre e ordena que todos os seus seguidores atirem ali. Andrea fica entre um tiroteio e logo cai no chão depois de ser ferida na cabeça por uma bala.

Notando que os seus homens estavam atirando mal, o governador ordena para pararem de gastar toda a munição que tinham. Rick leva um tempo para sair e pedir ao seu povo para entrar no edifício. Mas, antes que pudesse se mover, os inimigos começam a disparar de novo e todos são forçados a deitar-se novamente. Uma bala pega no braço de Axel e Rick diz a todos que eles devem ir para dentro. O grupo não consegue entrar e decide lutar, eles começam a atirar no exército de Woodbury fazendo com que eles recuem.

Michonne sugere seguir e atacar de uma vez por todas, mas Hershel refuta sua ideia por causa da desvantagem numérica. Alice sai do prédio para ver se alguém precisava de ajuda e acalmou Andrea na torre. Enquanto isso, Rick cai inconsciente no chão e começa a sangrar.

Alice ordenou que todos levem Rick e Andrea para o hospital do presídio porque eles precisam de tratamento urgente. Ela atende os feridos e consegue salvá-los, no entanto, a condição de Rick é mais delicada de todos. A enfermeira pergunta a todos quais tipos sanguíneos eles tinham, pois Rick precisava de uma tranfusão. Patricia diz que ela tinha o tipo de sangue universal e Alice faz a transfusão. Enquanto se recuperava, Andrea fala com Dale e ele a convence a sair da prisão antes que seja tarde demais. Nos corredores, Michonne também fala com Tyreese e comunica o seu plano para pegar o inimigo de surpresa, ela convence o homem a acompanhá-la. Depois de vestirem os equipamento anti-motim os dois deixam a prisão e vão em busca do exército de Woodbury. Lori discute com Dale por causa de sua decisão de abandonar tudo em um momento tão difícil, mas o velho oferece para acompanhá-los. Lori se recusa a sair e o homem implora pelo menos que o deixe levar Carl e Sophia. Lori se recusa novamente e o homem diz a ela para pelo menos deixá-lo salvar a vida da menina pois ele tinha certeza de que Carol não gostaria que sua filha estivesse em perigo. Dale, Andrea, os gêmeos e Sophia estão se preparando para deixar a prisão, eles são interrompidos por Glenn que pergunta se ele e Maggie poderiam acompanhá-los. Maggie diz adeus ao seu pai e o deseja boa sorte, ela depois deixa a prisão no motorhome com o resto do grupo. Hershel confessa a Billy que sentiu que seria a última vez que veria sua filha.

Rick finalmente acorda e retorna rapidamente para organizar o que deveriam fazer para se defender do governador, mas quando ele descobre que Dale e os outros foram embora, suas esperanças são claramente diminuída. Michonne e Tyreese conseguem encontrar o lugar onde os soldados mantiam abrigo, mas são descobertos e seu plano é terrivelmente frustrado. Tyreese é capturado pelo inimigo e levado à presença do governador, que pediu Michonne, Gabe revela que matou ela quando a descobriu com Tyreese. O Governador pergunta a Gabe se ele realmente matou Michonne e ele diz que viu a sua queda quando ela correu para a floresta e dá a katana da mulher como um sinal de credibilidade.

Na prisão, Rick começa a preparar um plano B no caso deles terem que fugir do lugar e dá instruções para Carl do que fazer nessa situação. O policial dá a criança a sua arma de volta e lembra que ele deve usar somente se necessário. Enquanto visitava as instalações, Alice encontra Axel e Patricia tendo relações sexuais e se desculpa por sua indiscrição. Momentos depois Axel fala com a mulher sobre o que tinha visto e ambos têm uma conversa sobre se fizeram a coisa certa ou deveriam ter ido com Dale. Do outro lado da prisão, Billy confessa a seu pai que estava apavorado com a situação e pergunta se Deus seria capaz de ouvir suas orações. O fazendeiro responde que sim e conforta o rapaz. Em sua cela, Rick pega a pequena Judith e confessa o quanto a amava, até que de repente um som fora da prisão é profundamente impressionante. Todos correm para ver o que estava acontecendo. Era o governador em um dos seus caminhões, tentando novamente convencer os moradores a se render. O tirano revela ter Tyreese como prisioneiro e tenta usá-lo como um último recurso para atingir seu objetivo.

Confrontado com a recusa persistente do grupo, o governador usa a katana de Michonne para decapitar o homem diante dos olhos horrorizados de todos. O governador prossegue batendo no pescoço de Tyreese com a espada, até que finalmente a cabeça rompe e cai no chão. O tirano joga o corpo do homem para baixo para os caminhantes cuidar dele. Todo mundo está muito afetado com este trágico evento. O governador voltou ao seu acampamento e diz aos seus seguidores que o grupo escolheu ficar e que eles vão mata-los e os prepara todos para um último ataque à prisão. Michonne então aparece atrás dele e aponta uma arma diretamente para a sua cabeça. Gabe pede para Michonne se render porque eles tinham cercado ela. A mulher recusa-se e atira no homem, tirando uma de suas balas para enfrentar o governador. Michonne é forçada a fugir depois de tomar sua katana e foge na floresta. O governador repreende Gabe por mentir sobre a morte da mulher.

Lori fica histérica ao saber da morte de Tyreese e em lágrimas alegou que seu marido não tinha feito nada para tentar salvá-lo. Rick tenta se defender, mas ambos são interrompidos pelos gritos de Judith. O policial então dá a Carl uma mochila com suprimentos para o caso eventual deles terem que fugir. O governador e seu povo, finalmente, estão se preparando para atacar a prisão e Rick comanda todos para se defender. O tiroteio começa e Axel é o primeiro a cair morto devido a um ferimento de bala na cabeça. Patricia chora sobre o corpo morto e Rick comanda todos usarem veículos como escudos. A partir da torre, Billy lança algumas granadas nos caminhões inimigos. Gabe diz ao governador que todo o seu povo estava completamente aterrorizado e pergunta se eles devem se reagrupar, mas O Governador se recusa. Gabe acaba morrendo de um tiro na cabeça e o governador vê Andrea disparando contra eles a partir do telhado do motorhome a distância. O homem ordena a um dos seus súditos dirigir um dos carros e causar bater no motorhome, Andrea cai do topo devido ao impacto do acidente.

Os soldados começam a ficar com medo do governador que está completamente furioso e fora de si, ele ordena ao motorista mover o tanque e entre na prisão. O tanque passa por cima das cercas e os soldados de Woodbury começam a entrar na prisão. Hershel diz a Rick que eles devem fugir e ele entra no edifício para procurar a família. Rick procura Lori através da instalação desolado até que finalmente a vê ajoelhada e sendo ameaçada com uma arma por Alice.

Rick encontra Alice tentando enganar os soldados, apontando a arma para Lori e implora para ele não matá-la. Rapidamente a garota explica a ele que elas estavam apenas agindo como o povo de Woodbury se as pessoas encontrá-las e Lori se levanta e diz ao marido como ela estava com medo. Carl sai de debaixo da cama e a família se abraça fortemente. Rick e sua família então se preparam para escapar da prisão. Todo mundo começa a correr em direção a uma das saídas do edifício.

Lá fora, o governador dá a ordem para matar qualquer um que estiver vivo. Enquanto o tiroteio ocorre Patricia é executada. Hershel pega a mão de seu filho e diz que ele deve escapar, mas enquanto correm na direção de um dos caminhões, Billy Greene é morto a tiros por um soldado de Woodbury. Hershel olha horrorizado e não pode acreditar. Enquanto isso, Rick e os outros conseguem sair do edifício e o policial vê Hershel se ajoelhar sobre o corpo de seu filho e tenta convencê-lo a fugir com eles. Hershel os ordena para sair sem ele. O Governador não consegue ver o que estava acontecendo e começa a atirar contra eles. Alice decide dar tempo para a família Grimes fugir e começa a disparar contra o inimigo. Uma bala atinge a mulher no joelho e ela cai. Carl começa a afastar-se de seus pais e Rick grita para ele esperar e tenta alcançá-lo. Alice continua atirando no chão, mas o governador vem até ela e a mata com um tiro na cabeça e instrui Lilly Caul para acabar com aqueles que estavam escapando. Ela consegue atirar em Lori no abdômen. A mulher cai e esmaga seu corpo na pequena Judith e todo o evento devastador é testemunhado por Rick. Rick pede a Carl para não olhar para trás e continuar a correr, ambos passam através da horda de caminhantes que estavam entrando ao lugar.

Lilly vai verificar o corpo de Lori e fica horrorizada com o que ela descobre, enquanto o governador põe fim na vida de Hershel. Lilly em lágrimas o acusa de ser um monstro e se sente mal por matar um bebê. Ela colocou seu rifle na boca dele disposta a matá-lo, mas depois os caminhantes os alcança. Lilly dispara no governador e explode seus miolos e com um pontapé lança o corpo dele pros zumbis. Ela e suas pessoas correm para dentro do edifício, enquanto diz que eles começaram a ficar sem munições. Ao longe, Carl pergunta por sua mãe e irmã. Com lágrimas, Rick diz para elas não foram salvas e eles começam a chorar inconsolavelmente. Enquanto eles se abraçam, a prisão pode ser vista completamente dominada por zumbis.

INFORMAÇÕES:

Título: Made To Suffer
Título em Português: Nascidos para Sofrer
Escrito por: Robert Kirkman
Ilustração e Capa: Charlie Adlard
Cores por: Cliff Rathburn
Publicado por: Image Comics
Lançamento (EUA): 25 de Julho de 2008
Lançamento (BRASIL): sem previsão
Edições: Edição 43 | Edição 44 | Edição 45 | Edição 46 | Edição 47 | Edição 48
Volume anterior: The Walking Dead Volume 7 – The Calm Before
Próximo volume: The Walking Dead Volume 9 – Here We Remain

PERSONAGENS DO VOLUME:

• Rick Grimes
• Lori Grimes
• Carl Grimes
• Dale
• Andrea
• Ben
• Billy
• Glenn
• Sophia
• Tyreese
• Maggie Greene
• Hershel Greene
• Billy Greene
• Patricia
• Axel
• Michonne
• O Governador
• Bruce Allan Cooper
• Caeser Ramon Martinez (zumbificado)
• Gabe
• Alice Warren
• Bob Stookey
• Lilly Caul
• Gloria Pyne
• Gus Strunk
• Smitty
• Judith Grimes
• Penny Blake (zumbificada)
• Hap Abernathy
• James Lee Steagal
• Raymond Hilliard
• Vários soldados de Woodbury

MORTES:

• Bruce Allan Cooper (flashback)
• James Lee Steagal
• Eric (fora do painel)
• Tyreese (vivo)
• Axel
• Daniel (fora do painel)
• Rudy Warburton (fora do painel)
• Gabriel Harris
• Gus Strunk (vivo)
• Patricia
• Billy Greene
• Alice Warren
• Lori Grimes
• Judith Grimes
• Hershel Greene
• Brian Blake
• Tom Blanchford (fora do painel)
• Jared (fora do painel)
• Smitty (fora do painel)
• Red (fora do painel)
• Vários soldados de Woodbury

CAPA:

EDIÇÕES:

THE WALKING DEAD 43

THE WALKING DEAD 44

THE WALKING DEAD 45

THE WALKING DEAD 46

THE WALKING DEAD 47

THE WALKING DEAD 48

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA: