ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Hershel Greene da História em Quadrinhos. Para informações sobre o personagem Hershel Greene da Série de TV, confira Hershel Greene(TV).

Hershel Greene é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 10, lançada em 2004 pela Image Comics. Sendo extremamente religioso, sempre visou os valores morais antes de realizar qualquer outra ação, e esteve disposto a qualquer coisa para proteger sua família.

Fazendeiro, Hershel era pai de uma grande família. Quando conheceu o grupo de Rick, acabou por salvar a vida de Carl Grimes, que havia sido atingido por um tiro acidental. Após um incidente envolvendo os zumbis que mantinha em seu celeiro, expulsou o grupo de sua fazenda. Logo, passou a viver na prisão, onde acabou lidando com mortes provocantes e brutais de familiares, e consequentemente seu fim, durante o massacre do Governador ao local.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Hershel Greene
Status: Morto
Sexo: Masculino
Idade: Entre 50 e 60 anos
Ocupação: Veterinário/Fazendeiro (Pré-Apocalipse) | Aspirante a médico (Pós-Apocalipse)
Família: Maggie Greene (filha) | Sophia (neta adotiva) | Glenn (genro, falecido) | Billy Greene (filho, falecido) | Lacey Greene (filha, falecida) | Arnold Greene (filho, falecido) | Susie Greene (filha, falecida) | Rachel Greene (filha, falecida) | Shawn Greene (filho, falecido) | Hershel Jr (neto) | – (esposa, falecida)
Primeira Aparição: Edição 10
Última Aparição: Edição 48
Interpretado na Série de TV por: Scott Wilson

RESUMO DA JORNADA DE HERSHEL GREENE:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA

Hershel cresceu em uma fazenda, e passou a desenvolver um grande amor por animais, e por isso acabou virando veterinário. Na cidade, enquanto cursava faculdade, acabou conhecendo a mulher de seus sonhos, com quem acabou casando e tendo sete filhos. Os dois criaram um negócio juntos, sendo que a mulher cuidava do financeiro, e ele ajudava na parte física, cuidando dos animais.

Depois da morte da esposa, acabou se tornando um homem extremamente religioso e apegado a sua família, sendo que, via a vida como “vazia” sem a presença de seus filhos por perto. O negócio/trabalho acabou perdendo um pouco da capacidade com a morte da esposa, e depois de um tempo fechou. Com isso, atendeu ao último desejo de seu falecido pai, que era cuidar de sua fazenda. Com nada mais para fazer, e com uma situação financeira em crise, se mudou para o local com seus filhos, e passou a viver uma vida de fazendeiro com a família.

Ele e os filhos continuaram a manter a fazenda em funcionando, assim como estes continuaram a estudar normalmente – sendo que alguns apenas não concluíram a faculdade por motivos financeiros.

CAMINHOS TRILHADOS

Quando Otis baleou Carl acidentalmente, Hershel foi quem tratou do ferimento. Enquanto cuidava da criança, deixou que Rick e Lori se instalassem no quarto principal, enquanto o resto do grupo pôde ficar nos demais cômodos da casa.

Ele naturalmente passou a conhecer a história de cada um dos sobreviventes, se aproximando mais de Rick, com quem desenvolveu um mútuo respeito, após uma conversa em relação ao quesito de liderar um grande grupo de pessoas. Nos primeiros dias em que ficaram na fazenda, Hershel mostrou-se extremamente amigável e companheiro para com o grupo inteiro.

Certo dia, acabou por mencionar a Rick que o celeiro da fazenda estava repleto de zumbis, familiares e amigos dos Greene. Chocado, o policial confrontou o fazendeiro sobre o perigo que ele mantinha perto dos filhos, e como aquilo ainda poderia acabar em uma tragédia ainda maior. Sem hesitar, o antigo veterinário falou que esperava a existência da cura, e que não acabaria por matar seus entes queridos. Quando tentou dar um exemplo a Rick de como as coisas funcionavam bem, tudo saiu do controle, e os zumbis acabaram por matar Lacey e Arnold, deixando o homem aos prantos, e sábio de que estava errado o tempo todo. Logo, autorizou para que todos matassem os walkers ali mesmo.

A situação apenas serviu como ponto chave para marcar grandes eventos contra o grupo de Rick. Para complicar ainda mais a situação, o homem acabou por pegar Maggie tendo relações sexuais com Glenn. Usando a palavra de Deus como exemplo, falou que a filha estava pecando, ainda mais realizando tal ato com um completo desconhecido.

Hershel entrara em uma queda emocional. Sua personalidade acabou ficando mais raivosa e insultos foram disparados contra o grupo, que rebateu. Lori, por exemplo, gritou com o homem dizendo que eles não tinham outro lugar para onde ir. Dando o ultimato, apontou uma arma para a cabeça de Rick, mandando todos partirem do local, antes que as coisas ficassem sérias demais.

Os sobreviventes então, tirando Glenn, deixaram a fazenda. Com a saída do grupo, Hershel acabou se aprofundando mais em uma pequena depressão, acreditando que havia pecado demais, ameaçando matar um homem aparentemente inocente.

SEGURANÇA ATRÁS DAS GRADES

Dois dias após a saída dos sobreviventes da fazenda, Hershel começou a cremar os corpos que haviam sido destruídos durante o massacre no celeiro. Tudo foi feito em uma grande fogueira em seu quintal. A depressão, por sua vez, apenas aumentava, ficando cada vez mais vulnerável, mesmo sem mostrar tal feito em seu rosto. Entretanto, Rick retornou, dizendo que haviam encontrado uma prisão abandonada, e que era um refúgio muito bom para todos sobreviverem sem medo.

Mesmo com ressentimentos pelo que Rick havia feito em sua fazenda, levou em consideração o bem-estar de sua família, e aceitou a proposta. Em sua chegada à prisão, passou a refletir mais sobre seus valores morais e éticos.

Em sua primeira noite no local, teve uma conversa com Rick sobre o quão bom o local poderia ser para deixar a família longe dos perigos que aguardavam do lado de fora. Em sua argumentação, falou sobre a oportunidade da prisão ser o local ideal para reconstruir a vida. Por fim, agradeceu a Rick, mostrando toda a sua confiança contra o líder. Para Hershel, a vida não precisaria mais de sangue, e nem de violência. Era um recomeço ideal.

No dia seguinte, Hershel foi procurar as gêmeas Rachel e Susie, que estavam brincando entre as inúmeras salas da prisão. Quando chegou na barbearia, acabou encontrando as duas filhas decapitadas. Em choque, apenas conseguiu se ajoelhar e chorar em desespero. Quando Maggie encontrou o pai, caiu aos prantos juntamente. Em seguida, Glenn deu um tiro de misericórdia nas crianças.

Após a morte das filhas, Hershel entrou em profunda depressão, ficando apenas dentro de sua cela, chorando, ao lado de seus filhos restantes. Sua vida agora visava apenas a proteção de Maggie e Billy, que haviam sido o que lhe restava para continuar querendo lutar.

Não muito depois dos assassinatos, fora descoberto que o assassino era Thomas Richards, um dos prisioneiros que haviam sobrevivido na prisão. Quando o grupo começou a pensar na pena, Hershel argumentou que o melhor a se fazer era esquecer os atos, e deixar que Deus o julgasse. Quando as coisas saíram novamente do controle, e Maggie acabou por matar o assassino a sangue frio, Hershel não hesitou em ajudar o grupo a jogar o corpo do assassino para ser devorado pelos mortos vivos.

DESEJOS CARNAIS | A MELHOR DEFESA

Após Dexter e Andrew, outros sobreviventes prisioneiros, tentarem tomar a prisão, Hershel ajudou o grupo a lidar com uma ameaça zumbi que atacou o pátio da prisão.

Nesta época, Hershel foi muito útil para ajuda com cuidados médicos, principalmente quando Allen teve a perna decepada por Rick, após uma mordida. Ainda, aproveitou para conversar com Maggie sobre sua consciência do relacionamento sexual que mantinha com Glenn até certo ponto, e que aceitava os dois, mesmo que tivesse noção de que, parte de tudo, ainda era um grande pecado.

Dias depois, ajudou Carol com cuidados médicos, após uma tentativa frustrada de suicídio por parte da mulher. Após a briga de Rick e Tyreese e a morte de Allen, Hershel fora nomeado um dos “líderes” do grupo, ao lado de Rick, Tyreese, e Dale.

Quando Rick, Glenn e Michonne desapareceram para investigar a queda de um helicóptero próximo a prisão, Hershel visitou frequentemente a cela de Maggie durante a noite. A filha, por sua vez, questionou se poderia dormir junto com o pai, buscando conforto pelo desaparecimento do namorado.

Dias depois, com o trio ainda sumido, Hershel e outros membros do grupo começaram a pensar em formas de continuar com os trabalhos dentro da prisão, para manter a sobrevivência. Hershel declarou que eles deveriam pensar em uma maneira de usar o gerador, já que a falta de gasolina afetaria o sistema todo em poucos dias. Durante a noite, todos aproveitaram para fazer uma sessão de cinema na prisão, sendo que Maggie escolheu o filme.

Quando o grupo não aguentou a força dos walkers contra os portões, Hershel e parte dos sobreviventes tiveram que procurar refúgio dos mortos dentro dos blocos de celas.

VIDA DE AGONIA | MOMENTOS DE CALMARIA 

Quando Rick, Glenn e Michonne voltaram para a prisão – juntamente com Alice Warren e Caesar Martinez -, acreditaram inicialmente que Hershel havia sido mordido por um errante, mas mais tarde ficaram sabendo que havia apenas sido atingido por fogo amigo. Mais tarde, o homem ajudou o resto do grupo a limpar parte da ameaça que cobria o pátio da prisão.

Mais tarde, Glenn apareceu e pediu a bênção para Hershel. Por sua vez, disse que dava toda a permissão do mundo, pois sabia o quanto o rapaz se importava com sua filha.

Naquela noite, participou de uma reunião, onde Rick exclamou sobre a guerra que estava sendo construída por parte do povo de Woodbury contra eles. Eles precisavam estar preparados.

Dias depois, Hershel foi responsável pela cerimônia de casamento de Glenn e Maggie na cafeteria da prisão. Mais tarde, continuou cuidando do pátio e das plantações, juntamente a Patricia, que estava um pouco abalada pela morte recente de seu marido, Otis.

Mais tarde, Hershel ajudou a dra. Alice Warren durante o parto do bebê de Lori, Judith Grimes, e ajudou na cauterização da perna de Dale, que acabou sendo mordido, em um momento de descuido. Depois, continuou ajudando nas plantações no pátio da prisão, com a ajuda de Axel e Billy.

Conforme ase semanas se passaram, o grupo continuou se preparando para um iminente ataque do Governador à prisão. Como se o medo de um ataque iminente não bastasse, ainda teve que ajudar no funeral não esperado de Carol, que se suicidou.

Enquanto conversava com Rick sobre o ótimo desenvolvimento da nova horta da prisão, teve as esperanças destruídas quando viu a tropa de Woodbury se encaminhando contra a prisão. A guerra havia começado.

NASCIDOS PARA SOFRER | A MORTE DE HERSHEL GREENE

Quando Woodbury começou a disparar fogo contra a prisão, Hershel foi um dos membros do grupo que ficou entre a linha de tiro. Desesperado, correu para salvar a sua vida, e de seus filhos. Quando o Governador ofereceu a chance de se renderem, Andrea contra-atacou o inimigo, fazendo estes recuarem.

No tal momento, ajudou Alice a tratar os ferimentos de Rick, Andrea e Axel, que foram atingidos por tiro inimigo durante a batalha. Mais tarde, o homem teve de se despedir de Glenn e Maggie, que decidiram deixar a prisão ao lado de Dale, Andrea, Sophia e os gêmeos Billy e Ben. Quando estes foram embora, Hershel admitiu para Billy que sentia ter visto a filha pela última vez.

Quando o Governador atacou novamente, e usou a katana de Michonne para decapitar Tyreese na frente de todos os sobreviventes, Hershel foi forçado a encarar a morte do sobrevivente de perto, em temível espanto.

Quando a batalha realmente começou, uma troca de tiros imensa ameaçou os dois lados. O Governador, por sua vez, usou um tanque para atravessar as cercas da prisão, destruindo tudo pela frente. Depois de ver Patricia ser brutalmente morta, procuraram uma forma de escapar, no meio de todo o tiroteio, e da ameaça zumbi constante. No último momento, o filho do fazendeiro foi atingido fatalmente por um tiro na cabeça, deixando Hershel entrar em um colapso ao ver tudo aquilo. Não muito depois, l implorou ao Governador para que o matasse. Sem hesitar, o líder de Woodbury atirou contra a cabeça de Hershel, encerrando ali, a história do homem.

VÍTIMAS MORTAS:

Essa lista mostra as vítimas que Hershel Greene matou:

• Shawn Greene (Zumbificado)
• Arnold Greene (Antes da reanimação)
• Lacey Greene (Antes da reanimação)
• Grande quantidade de zumbis
• Um soldado sem nome de Woodbury

CURIOSIDADES:

• Na ideia original, era Hershel quem perderia a perna na prisão. Levando em conta o sofrimento que o homem tivera com a morte das duas filhas, Kirkman decidiu “dar a honra” para Allen. NOTA: Na série de TV, o tal evento ocorre com Hershel, logo no primeiro episódio da terceira temporada, “Seed”.
• Hershel é um dos dois únicos personagens que apareceram em todas as formas de mídia de Walking Dead. Suas aparições constam a versão dos quadrinhos, televisiva, games e livros. O outro personagem é Glenn.
• Hershel foi morto durante a batalha da prisão, tanto na série de TV, quanto nos quadrinhos. Na versão da AMC, por sua vez, o personagem de Scott Wilson teve a reconstituição da morte de Tyreese, sendo decapitado na frente de todos os membros do grupo.

 

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA: