Siga-nos nas redes sociais

Destaque

CRÍTICA | The Walking Dead S10E02 – “We Are the End of the World”: Samantha Morton!

We Are the End of the World foi o segundo episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

Publicado há

 

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do segundo episódio, S10E02 – “We Are the End of the World”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Já recuperaram o fôlego? Que episódio tenso e eletrizante tivemos em The Walking Dead! “We Are The End Of The World”, em 44 minutos, contou uma porção de histórias e preencheu algumas lacunas. Além de tudo, tivemos a chance de conhecer a origem dos Sussurradores e de onde veio a devoção de Beta para com Alpha, e conhecemos a nova integrante da liderança dos vilões mascarados: Gamma.

Interessante pensar que, justamente no capítulo em que vemos como nasce a relação entre os dois, parece que começamos a sentir que o segundo na linha de sucessão dos Sussurradores começa a questionar sua líder. Por mais de uma vez, Beta estranhou decisões de Alpha, e no fim do episódio, confrontou-a de maneira a provocar um surto da vilã e a confissão de que Lydia ainda estava viva.

Para arrematar, assistimos ainda o surgimento da terceira colocada no pódio dos vilões. Gamma, de maneira meio que surpreendente, foi coroada por Alpha com a medalha de bronze da comunidade e agora faz parte do grupo dos líderes em uma decisão que tem muito a ver com Lydia. Discutiremos tudo isso, mas vamos seguir a ordem alfabética.

ALPHA

LEIA TAMBÉM:
Qual música Alpha estava cantando no episódio desta semana de The Walking Dead?

Advertisement

Comecemos, então, pela líder dos Sussurradores, Alpha. Que atuação de Samantha Morton! Ela entrega uma vilã praticamente irretocável, e vende muito bem sua loucura. Primeiro com a filha Lydia, com quem tem uma relação muito próxima, claro, mas também com sinais de abuso, como quando a filha se perde e, ao reencontrá-la, abraça e, ao mesmo tempo, repreende o sumiço da garota com um grito. Ou quando a filha declara querer ser igual à mãe, e, mesmo emocionada e feliz com a notícia, Alpha diz que, se não fosse assim, deixaria Lydia para trás.

Depois, ela apresenta um poder de persuasão muito interessante com Beta, mesmo que em pouco tempo de convivência entre os dois. O primeiro encontro ocorre neste episódio, quando Alpha e Lydia se refugiam dentro do que parece ser um hospital, onde ele é o único morador vivo. Beta só permite que mãe e filha permaneçam no local por uma noite, mas parece ter sido tempo suficiente para que Alpha conseguisse entrar em sua cabeça.

Talvez Beta tenha deixado as duas ficarem no local justamente por perceber a força da mãe de Lydia no primeiro sinal de que poderia haver confronto entre os dois. Ao encarar o homem que guardava o local onde elas queriam descansar, Alpha se impôs e demarcou seu território, e ele permitiu que elas ficassem no corredor. Depois, a dupla se une contra alguns errantes e a futura fundadora dos Sussurradores declara: “Gosto de Matar com Você”. A persuasão fica ainda mais clara em um momento em que a dupla conversa e, quando Alpha chama Beta de “Homem Grande” (Big Man), Beta rebate dizendo que achava que ela não acreditava mais em nomes. Ela então o chama de B (Beta), e diz que isso faz dela a A (Alpha).

Já no acampamento, Alpha continua vendendo a ideia de que matou Lydia no último encontro entre as duas, mas Beta começa a perceber que ela pode estar mentindo, principalmente pela misericórdia demonstrada para com a mãe que chorava por abandonar o filho em Alexandria (falaremos dela mais adiante). Beta então confronta sua líder e consegue a confissão. Alpha diz que não conseguiu matar a filha, e preferiu deixá-la vivendo com os sobreviventes em Alexandria. A questão que fica é se ela seguirá com a fidelidade incondicional.

BETA

LEIA TAMBÉM:
Qual é a verdadeira identidade de Beta em The Walking Dead?

Advertisement

O que deve estar se passando na cabeça de Beta neste momento? Logo no começo do episódio, quando ele está raspando a cabeça de Alpha, ele reafirma, de maneira bastante veemente, sua fidelidade à líder. Logo depois, começa a receber alguns sinais de que a atenção de Alpha pode estar indo para outros lugares, uma vez que a Sussurradora tem apresentado alguns sentimentos que vão contra o que os mascarados acreditam. Interessante perceber como a paciência de Beta vai se esgotando, indo de apoio incondicional no começo do capítulo para um confronto bastante direto, que tira a verdade da boca de Alpha.

No hospital, Beta vivia sozinho quando as duas chegaram. Rapidamente ele entrou no jogo de Alpha, muito porque acreditou logo de cara em tudo que ela dizia, sobre como eles deveriam se adaptar ao mundo da maneira que estava. Tudo começa quando os dois dividem uma cantoria no corredor, Beta pede para que ela pare e pergunta o nome da visitante. Quando Alpha começa a explicar porque eles não devem ter mais nomes, a ideia começa a ser comprada. Logo depois eles ganharão os apelidos de A e B.

Já no acampamento, Beta demonstra ter um ciúme muito claro com Alpha quando ela começa a demonstrar interesse nas irmãs, que, segundo ela, têm um talento especial na procura por mais mortos para o exército dos Sussurradores. Aliás, uma coisa que ainda não está muito clara é o real sentimento dos dois líderes: a relação deles é fria, dentro dos padrões da comunidade, ou existe algum sentimento? Não que a série precise responder isso, acho que enfiar um romance em meio a toda complexidade dos vilões em nada acrescentaria. É interessante que brinquem com essa “tensão” que existe entre eles.

Para arrematar Beta, Alpha e Lydia parecem que serão as únicas a ver, de fato, o rosto do Sussurrador. Ele custou a ceder e revelar a face para as duas, mas os espectadores não foram coroados com suas feições. Será que o rostinho do vice nunca será revelado?

GAMMA

LEIA TAMBÉM:
The Walking Dead revela um detalhe assustador nas roupas de Gamma

Advertisement

O episódio é dividido entre partes que mostram o período em que Alpha e Beta se conheceram, mas também apresenta o acampamento dos Sussurradores, em histórias que se passam com sete anos de distância. Além do conflito interno de Beta e seus questionamentos sobre Alpha, essa parte do capítulo mostra muito sobre Gamma, que se prova como alguém em quem a líder dos Sussurradores pode confiar.

Gamma vive no acampamentos junto com a irmã, que está na bad porque foi ela quem deixou o bebê que foi resgatado por Alexandria na nona temporada, lembra? Em uma atividade para atrair mais walkers para o exército dos Sussurradores, ela se lembra da criança e começa a chorar, colocando a operação em risco. Beta então decide matá-la, mas Alpha poupa a vida da irmã de Gamma. Ainda por cima consola a jovem, entendendo a dor de uma mãe que abandona um filho. Ela volta da reunião com Alpha atordoada com o carinho recebido e, aparentemente, com a cabeça pronta para se dedicar exclusivamente aos Sussurradores. Este é um ponto crucial para entender porquê Beta começou a questionar algumas decisões de Alpha: poupar uma mulher que chorava por abandonar o filho, e ao mesmo tempo confiar em outra que não chorou a morte da irmã.

A devoção, no entanto, dura pouco, e Alpha é atacada pela mulher em um acesso de loucura em outra busca por walkers. Agora, ela coloca não só a operação deles em risco, mas também a vida da líder do bando, e é morta pelos próprios zumbis. Alpha então vê que Gamma se provou fiel ao grupo, trabalhando para salvá-la em detrimento da vida da irmã, e é aí que ela decide fazer a cerimônia de nomeação da jovem.

A impressão que ficou, pelo menos para mim, é que Alpha viu em Gamma o que ela gostaria de ter visto em Lydia: desapego, frieza e adaptação ao modo de vida em meio aos mortos. Gamma não se deixou abater nem com a morte da irmã, e nas cenas passadas com Alpha e Lydia neste episódio, a mãe falou para a filha como ela deveria deixar o mundo anterior para trás e se adaptar. Muitas vezes, Alpha também não admitiu que a criança mostrasse fraqueza, inclusive ao falar “eu te amo mamãe”.

Ainda não sabemos o que Gamma vai acrescentar aos Sussurradores, mas a primeira imagem que ficou é que ela terá alguns conflitos com Beta, principalmente pela atenção de Alpha. Os conflitos contra Alexandria estão para estourar, então os dois precisam se unir logo para combater os inimigos.

Advertisement

E você, o que achou do episódio? Beta vai continuar sentindo ciúmes de Alpha? O que ele fará sabendo que Lydia está viva? E qual será o papel de Gamma nos conflitos que estão por vir? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete!

Publicidade
Comentários

RIFA – Daryl Dixon