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THE WALKING DEAD 10 ANOS: Entrevista exclusiva com Brighton Sharbino (Lizzie)

The Walking Dead completa 10 anos em outubro e, para comemorar, entrevistamos alguns atores. Confira nosso papo com Brighton Sharbino.

Rafael Façanha

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arte com Brighton Sharbino e Lizzie Samuels para comemorar os 10 anos de The Walking Dead

To access the interview with Brighton Sharbino in english, click here.

The Walking Dead completa 10 anos de história na TV no dia 31 de outubro de 2020. Em comemoração a essa marca histórica, entrevistamos vários atores que participaram da série ao longo dos anos. Essas entrevistas, que começaram a ser divulgadas no início de setembro e vão até o final de outubro, estão sendo lançadas diariamente. Elas se encerrarão com uma grande surpresa preparada exclusivamente para os fãs, com grande carinho.

Nossa convidada de hoje é Brighton Sharbino, que interpretou Lizzie Samuels durante a 4ª temporada. A atriz nos contou sobre como ela analisa a personalidade de sua personagem, sobre ter retornado como Lizzie para a morte de Tyreese, sobre as gravações do episódio “The Grove”, sobre ter trabalhado com Melissa McBride e muito mais!

Sem mais delongas, confira nossa entrevista exclusiva com Brighton Sharbino:

É uma honra conversar com você em um momento tão importante para The Walking Dead. Não é qualquer série que consegue chegar à marca de 10 anos. Comece contando para nós como foi fazer parte deste projeto. Como ele surgiu e como foi seu processo de audição? Você conhecia a série antes de conseguir o papel?

Brighton Sharbino: Então, a audição para o programa eu consegui através do agente da Louisiana, porque eu sou originalmente de Dallas, Texas, e sim, eles estavam vendo mais pessoas locais em Atlanta onde eles filmavam o programa. Eu não sabia nada sobre o programa e os personagens foram todos alterados para o roteiro, assim como as cenas. E na cena da minha audição, minha personagem deveria corrigir umas falhas. E eu acho que muitas das vezes quando você tem algo estranho em um script, você meio que quer fazer parecer normal, fazer não parecer estranho e apenas tentar interpretar da maneira mais calma e boa possível. Mas eu meio que me inclinei para a estranheza disso e fiz isso de uma forma bem assustadora. E eu sinto que no final, isso realmente ajudou porque acabou sendo o que eles queriam que a personagem fosse um pouco estranha.

Você tinha apenas 11 anos quando entrou em The Walking Dead, inclusive, seu aniversário foi recentemente em Agosto, parabéns atrasado! Agora, você poderia nos contar um pouco sobre como foi crescer em frente às telinhas? O seu sonho sempre foi ser atriz?

Brighton Sharbino: É tão estranho ter 18 anos e todo mundo se lembrar do programa de quando eu tinha 11, tipo ou 10 e 11. É uma loucura para mim que o tempo passou tão rápido. Tipo, é apenas uma viagem, mas acho que tem sido muito bom para mim de várias maneiras. Isso abriu várias portas para a minha carreira e sou grata pela oportunidade. Estou muito feliz que tudo funcionou dessa maneira.

Lizzie fez parte de um dos momentos mais memoráveis de The Walking Dead, e um dos episódios favoritos dos fãs (o meu com certeza) – The Grove. Como você se preparou para esse momento? E como/quando você descobriu que Lizzie iria morrer?

Brighton Sharbino: Então, quando seu personagem vai morrer no programa, eles basicamente te ligam. Na época eu tinha uns 10 ou 11 anos. Então, obviamente, eles não ligaram para mim, mas ligaram para minha mãe e disseram: “Temos boas e más notícias. A boa notícia é que haverá, você sabe, um episódio, The Grove, dedicado a Lizzie e Mika, mas a má notícia é que elas morrerão no final do episódio.” Mas no fim das contas, o programa se chama The Walking Dead. Então, obviamente, pensei que minha personagem iria morrer em algum momento numa série como um apocalipse zumbi, você sabe, em algum momento seu personagem morrerá. Sou muito grata que eles nos deram um episódio tão incrível para fazer tudo isso.

Agora que você é adulta, como você analisa as atitudes de Lizzie? Tanto com relação ao pensamento dela sobre os zumbis, como suas atitudes… Você acha que Carol fez o certo/ o suficiente? Ou Lizzie merecia mais uma chance/uma atenção e cuidados especiais?

Brighton Sharbino: Agora que estou mais velha e adulta e olho para trás, para a personagem de Lizzie e para a maneira como tudo aconteceu, acho que é meio triste para mim, porque sei que se houvesse alguém assim hoje com esses problemas e não entendia como a vida funcionava e tudo mais, eles poderiam facilmente obter ajuda. Eles poderiam ir a um terapeuta, poderiam ter seus problemas resolvidos, mas naquela situação em que você está em um apocalipse, você realmente não pode fazer isso. Então, acho que Carol estava certa em fazer o que fez com a Lizzie. Uma coisa que eu sempre gosto de dizer sobre a personagem é que eu acho que ela era muito mal compreendida para as pessoas pensarem que ela era tão má e eu nunca pensei que ela fosse má. Acho que minha personagem Lizzie simplesmente não entendia o que era bom e o que era ruim. E, para mim, na verdade faz muito sentido que houvesse uma personagem como Lizzie, porque acho que seria muito mais fácil se você estivesse em um apocalipse para justificar que, oh, os zumbis são tipo, ok, eles são bons. Sabe, apocalipse seria muito mais fácil se você estivesse pensando que está tudo bem. Então foi como ela, uma criança, lidou com a situação, ela apenas se convenceu de que as coisas que estavam acontecendo ao seu redor não eram assustadoras e horríveis e zumbis, então eles eram amigos. No final das contas, as ações dela foram horríveis, mas acho que é uma mensagem muito boa sobre o que pode dar errado quando você não tem limites e não tem uma opinião. Se você não tem limites entre o que é bom e o que é ruim, você vai cruzar essa linha muitas vezes. E foi o que aconteceu com Lizzie. Ela não tinha ideia do que era certo e errado. E é por isso que ela se meteu em tantas situações como essa. Muitas situações horríveis.

Lizzie retornou em flashback para o último episódio de Tyreese. Como foi estar de volta a The Walking Dead? E como foi trabalhar com o Chad L Coleman? Você lembra de algum momento divertido dos bastidores durante essa sua rápida participação?

Brighton Sharbino: Acho que aquele flashback foi porque AMC sentiu minha falta e da Kyla e eles queriam nos ver de novo porque é tão louco como eles foram capazes de fazer um flashback. Normalmente, quando um personagem morre, eles se vão, mas felizmente voltamos apenas para aquele flashback. E foi muito, muito legal ver todos novamente. Claro que foi muito triste ao mesmo tempo. Eu estava feliz por estar de volta, mas também estava triste porque o personagem de Chad L Coleman, Tyreese, ia morrer no programa, mas de uma forma estranha, eu achei muito bonito que ele tivesse minha personagem Lizzie e o personagem de Carl, Mika indo até ele em uma visão e dizendo a ele que está tudo bem. Eu acho que realmente trouxe um aspecto reconfortante, feliz e triste para aquele episódio.

Por ser tão nova durante a época em que esteve no show, alguma vez as máscaras dos figurantes (aquelas coisas horrendas de zumbis) chegou a te dar medo? Você chegou a ter pesadelos com zumbis alguma vez?

Brighton Sharbino: Eu não tenho pesadelos. Na verdade, nunca tive um pesadelo com zumbis desde então. Acho que tive um enquanto estávamos filmando, eu tinha acabado de ver o filme Homem de Ferro e foi como se o filme Homem de Ferro estivesse misturado com um apocalipse, foi realmente estranho, mas esse foi o único pesadelo que tive sobre isso. E quando eu estava no set, nunca tive medo deles porque os via antes de fazerem a maquiagem. Eu os vi enquanto faziam a maquiagem. Eu os vi comendo lanches. Tipo (rindo) realmente meio que arruinou o medo para mim, o que é uma coisa boa porque sempre que eu assistia ao programa era uma loucura ver o quão realista eles o tornam. Como se você nunca pensasse que eles comeriam um cupcake nos bastidores. É realmente incrível.

Olhando para o seu tempo na série, qual foi o episódio mais divertido de gravar? E qual o mais desafiador? Por quê?

Brighton Sharbino: Acho que o episódio mais divertido de filmar foi talvez The Grove. E foi provavelmente quando estávamos alimentando o caminhante com o rato, era simplesmente uma loucura. E então havia um rato de verdade e também havia um rato cheio de geleia e tivemos que trocá-los. Foi realmente louco. Outros episódios favoritos foram aqueles na prisão. Eu não sei. Sim. Eu acho que provavelmente The Grove. Eu tenho que dizer The Grove.

Você lembra como foi o seu primeiro dia no set? E o seu último? Adoraríamos saber detalhes sobre a recepção do elenco e também sobre sua despedida!

Brighton Sharbino: Minha memória pode ser tão ruim às vezes. Eu tinha 10 anos, acho que eu tinha 10 na época. Algumas coisas estão um pouco borradas, mas algumas coisas eu me lembro muito bem. Meu primeiro dia, eu mal me lembro do meu primeiro dia. Acho que o primeiro dia real no set foi testar nossas roupas. Fiz ajustes e testes de cabelo, maquiagem, e eu me lembro disso. Mas meu primeiro episódio real de filmagem, oh, eu me lembro disso, ok, deixa pra lá. Eu me lembro. O primeiro episódio que filmamos foi quando eu estava passando pelo portão, e tinha o Nick e eu estava dando nomes aos caminhantes e então o personagem de Chandler Riggs, Carl, chega até mim e todos lá. Isso foi muito divertido porque havia muitas crianças no set. E um dos atores naquele episódio era na verdade a voz de Phineas em Phineas e Ferb.

Bem, isso foi super louco para mim. Porque eu estava de repente neste novo programa e conhecendo todas essas pessoas e então esse cara de Phineas e Ferb e tudo era louco, mas sim, foi muito divertido. Realmente foi. Foi divertido. Você sabe, quando você assiste ao programa, você provavelmente está pensando, oh, esse programa deve ter sido tão assustador e cansativo de filmar, mas na verdade, eles conseguiram mantê-lo bem animado e divertido no set.

Se Lizzie tivesse sobrevivido por mais tempo na série, com quais personagens você gostaria que ela tivesse interagido? Existe algum ator/atriz específico com quem você gostaria de ter trabalhado mais durante seu período em The Walking Dead?

Brighton Sharbino: Oh, eu estava realmente feliz por trabalhar com Chad L Coleman e Melissa McBride e obviamente Scott Gimple e Greg Nicotero e foi incrível trabalhar com todos. Acho uma coisa engraçada que poderia ter sido elaborada sobre você ver o primeiro tipo de episódio, a maneira como Carl e Lizzie ficaram em um impasse porque Carl é alguém que se adaptou ao apocalipse de uma maneira boa, e Lizzie é alguém que se adaptou ao apocalipse do seu jeito estranho que era meio ruim. E eu acho que foi uma interação interessante porque os dois são crianças, mas ambos tinham pontos de vista fortes completamente diferentes. E eu acho que poderia ter sido interessante ver o quanto eles provavelmente teriam lutado. Acho que Carl a teria matado se Melissa não tivesse. Quer dizer, se Carol não tivesse. Mas deixe-me pensar, acho que uma pessoa com quem eu realmente amei trabalhar foi Steven Yeun e se eu tivesse que fazer mais cenas com ele, teria sido ótimo porque eu realmente o amo como pessoa.

Como foi seu relacionamento com Melissa McBride durante a série? Por ser uma atriz mais experiente e você ainda uma criança, recebeu dicas dela? Vocês ainda mantém algum tipo de contato?

Brighton Sharbino: Foi incrível trabalhar com a Melissa. Sou muito grata por ter trabalhado com ela, especialmente tão jovem, quando ainda estava desenvolvendo minhas habilidades de atuação, minha carreira, meu ofício e tudo. Foi muito útil ter alguém como a Melissa, que tem tanta experiência na minha vida e meio que me orientou e me deu muitas dicas. E acho que mesmo apenas atuando ao lado dela, acho que aprendi muito, mesmo coisas que ela pode não ter me contado especificamente, estar perto dela e poder atuar com ela, acho que me ajudou a melhorar minha atuação e tudo. É ótimo trabalhar com ela.

Agora falando sobre o final de The Walking Dead, eu não sei se você continuou assistindo a série após a sua saída ou se acompanhou alguns momentos, mas adoraria saber de você: Como você acha que poderia ser o final ideal da série?

Brighton Sharbino: Como eu acho que o programa deve terminar? Acho que isso deveria ser deixado para os escritores, porque sinto que eu iria inventar algo que as pessoas não gostariam. Sempre achei que seria super interessante. Provavelmente deixaria as pessoas escrevendo se fizessem isso, mas você sabe, o episódio inicial, Rick está acordando de um coma. Então, obviamente, seria interessante se isso fosse um sonho de coma e ele terminasse acordando do coma e tudo o que aconteceu não fosse real, mas eu sinto que as pessoas ficariam tão chateadas porque é como se seguíssemos a série por 10 temporadas apenas por terminar com sonho de um coma? Acho que seria interessante. Eu acho que muitas pessoas, todo mundo quer suas próprias coisas. Então, eu deixaria isso para os escritores. Mas acho que poderia ser muito engraçado se fosse apenas um coma o tempo todo.

Sua personagem foi uma das poucas crianças que passou por The Walking Dead que matou tanto walkers como humanos. Como você era preparada para cenas como essas? Seus pais sempre estavam presentes durante as gravações?

Brighton Sharbino: Obviamente meus pais estavam lá e você sabe, eles se certificaram de que estavam fazendo tudo com cuidado e de uma forma que não deixasse ninguém traumatizado ou algo assim. Para mim, sempre soube que era atuação. Portanto, eu sabia que não era real. Eu sabia que estava atuando, eu atuava desde que tinha oito anos. Então eu tinha uns três, dois anos de experiência. E eu já sabia o que era atuar. Portanto, nunca houve um momento em que eu achasse que fosse real ou que fosse levar a sério. Eu estava apenas fazendo um trabalho e ia colocar a faca falsa aqui e depois colocar o sangue falso ali. E tipo, honestamente, quando você está nos bastidores de um programa, você percebe o quanto isso não parece real. E então tudo vem junto e edição e efeitos especiais e todas essas coisas. E você fica tipo, bem, mesmo nas cenas em que filmamos os caminhantes, ficamos apenas segurando suas mãos. Estávamos segurando essas armas falsas e pensando, você sabe, não havia balas de verdade nem nada. E então, você sabe, em efeitos especiais e edição, eles fazem toda essa mágica e fica parecendo muito real. Acho que as pessoas estavam preocupadas que eu ficasse traumatizada com todo o tiroteio e partes de corpo humano. E no set é como se você estivesse começando a rir. E então alguém vem com sangue falso e parece que não é nada assustador. Parece normal.

Assim como alguns atores do Universo The Walking Dead, você também participou de Once Upon a Time como a Ingrid na época da infância. Como esse papel surgiu para você e como foi fazer essa participação?

Brighton Sharbino: Então, sim. Quando eu estava em Once Upon A Time, foi quase certo depois do meu tempo em Walking Dead, Veronica Rooney me escalou e acho que todos meio que gostaram do programa. Talvez seja por isso que eles tiraram tantas pessoas de The Walking Dead, mas estar em Once Upon A Time foi tão divertido. Eu cheguei a ser uma princesa e era praticamente o oposto da minha personagem em The Walking Dead. Você sabe, minha personagem, Lizzie sempre foi meio suja e em um apocalipse. E então minha personagem em Once Upon A Time estava limpa e como uma princesa e tudo mais. Portanto, foi o oposto. Foi incrível. Esse é outro programa onde tudo fica perfeito, edição de efeitos especiais, os figurinos e claro o local eram incríveis. Estávamos em Vancouver para isso, mas eu atirava gelo da minha mão porque minha personagem era a jovem Ingrid que tinha o poder do gelo, então eu estava apenas fazendo isso nos bastidores. E então você se sente como, você sabe, o que vai acontecer quando você tiver sua mão estendida. E então eu realmente pude assistir o episódio e há esse enorme, como um pedaço de gelo disparando da minha mão, e a maneira como tudo se encaixou, foi realmente incrível. Sou muito grata por ter trabalhado em Once Upon A Time também.

Sabemos que a pandemia adiou muitos projetos, e nós, fãs de The Walking Dead, estamos sofrendo porque a season finale da série foi afetada. Como a pandemia te afetou? Algum projeto que estava em andamento teve que ser adiado? E como você tem se cuidado?

Brighton Sharbino: Este ano tem sido realmente estranho com a pandemia e tudo mais, especialmente agindo com sabedoria porque a maioria dos projetos foi adiada. Então, tudo está meio em espera, mas espero que comece novamente em breve, porque se todos puderem apenas seguir as regras, podemos fazer tudo com segurança e isso seria ótimo. Eu acho que para mim, estou focada em ser boa em estar sozinha, apenas tentando cuidar de mim durante esse tempo louco.

Para encerrar: aqui no Brasil sempre mandamos muito amor a todos que estão envolvidos em The Walking Dead. Os fãs brasileiros são muito apaixonados! Esse carinho chega de alguma maneira até você através de convenções ou redes sociais? Deixe um recado para os fãs do nosso país!

Brighton Sharbino: Sim. Eu amo meus fãs resilientes. Sei que a maioria dos meus fãs é do Brasil porque posso conferir essas coisas no meu Instagram, no meu Twitter, no meu YouTube. E a maioria dos meus fãs é do Brasil e eu os amo muito porque eles são pessoas muito apaixonadas e amáveis. E minha experiência com todo mundo do Brasil tem sido tão emocionante e eu sou grata por ter essas pessoas que se importam comigo o suficiente para verificar o que estou fazendo e me apoiar. E eu só quero devolver todo esse amor e dizer que eu amo muito vocês, muito, muito. E eu amo os fãs de Walking Dead, Brasil. Obrigado pessoal por me receber.

REDES SOCIAIS DA BRIGHTON:

– Twitter: @BriSharbino
– Instagram: @brightonsharbino
– Facebook: @BrightonSharbino
– Youtube: @BrightonSharbino

AGRADECIMENTOS:

– Entrevista: Rafael Façanha & Estefany Souza
– Tradução: Victoria Rodrigues & Rafaela Mazulquim
– Arte da capa: FORMES

ENTREVISTA ANTERIOR:

THE WALKING DEAD 10 ANOS: Entrevista exclusiva com Matt Mangum (D.J.)

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CRÍTICA | The Walking Dead S10E22 – “Here’s Negan”: Ele voltou?

Here’s Negan foi o vigésimo segundo episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

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Negan procurando Lucille e um zumbi de fundo em imagem da 10ª temporada de The Walking Dead

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do vigésimo segundo episódio, S10E22 – “Here’s Negan”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Talvez o mais esperado entre os episódios extras desta décima temporada de The Walking Dead, “Here’s Negan” contou com riqueza de detalhes a origem de Negan, nos mostrou a Lucille original, homenageada no famoso taco de baseball e, de quebra, deixou uma pulga atrás da orelha dos espectadores na cena final: Negan voltou?

Talvez o fato mais simbólico deste episódio tenha sido o nascimento e a morte do vilão estarem relacionados à Lucille: quando ele ganha a arma de madeira e, anos mais tarde, quando ele se despede de vez do taco e, subjetivamente, da esposa. As chamas que queimaram a casa onde ele morava com Lucille – e onde ele deixou o corpo transformado – também representam o início do Negan do mal, que sente raiva e desejo de vingança que, segundo ele, são representados pela cor vermelha – cor que queima como o fogo. Este mesmo fogo bota fim ao taco e representa a despedida definitiva de Lucille (das duas) e o suposto renascimento do implacável líder dos Salvadores.

O que a história de Negan deixa para a 11ª temporada promete: o embate dele com Maggie. A viúva segue cheia de desejo de vingança e vai para cima do inimigo na primeira chance que tiver, agora que ele decidiu voltar para Alexandria. A decisão de Carol e do conselho da comunidade em banir Negan visava apenas protegê-lo e deixar o ambiente confortável para que Maggie pudesse voltar para o local. Agora que os dois serão vizinhos, a coisa tende a estourar.

Flashbacks: o taco e a jaqueta

A forma que The Walking Dead escolheu para contar a história de Negan e Lucille não poderia ser melhor. Um capítulo muito bem produzido e conduzido – talvez o melhor destes seis episódios bônus – e que preenche lacunas que antes deixavam o passado do vilão obscuro. Negan amou a esposa, principalmente nos momentos finais da vida dela, quando fez de tudo para mantê-la viva, buscando tratamento para o câncer da amada mesmo no colapso do mundo. No meio do caminho, ele encontra dois dos objetos que vão marcar sua trajetória como vilão.

Para conhecermos a história completa precisamos passar por três flashbacks. O primeiro quando Negan está rendido pelo que parece ser uma gangue de motociclistas que quer saber aonde ele consegue medicamentos que são tão difíceis de serem encontrados no apocalipse. As primeiras vítimas do Negan sombrio virão deste grupo.

O segundo flashback é o que nos mostra quem tanto queríamos ver. Lucille, interpretada pela esposa de Jeffrey Dean Morgan na vida real (Hilarie Burton), já doente, tem uma relação amorosa com o marido, que faz tudo por ela no momento de maior necessidade, mas ambos sabem que o passado não o favorece. Talvez para compensar o mal que causou à esposa, Negan corre atrás de medicamentos com um grupo liderado por um médico que tem acesso aos remédios que ele precisa e está disposto a ceder o tratamento que Lucille precisa.

A primeira surpresa do episódio aparece quando Negan tenta roubar os remédios e é nocauteado por Laura, que, mais tarde, seria uma da fieis escudeiras do líder dos Salvadores. A arma utilizada? O taco de baseball, dado por ela para que o novo aliado se protegesse da gangue que tomava conta das estradas à noite. A mesma gangue que o renderia para saber a origem dos remédios.

Já a jaqueta é um presente de Lucille, mas que havia sido comprada pelo próprio Negan, o que nos leva para o terceiro flashback do episódio, que ocorre antes do fim do mundo, em um raro gesto da série em mostrar o mundo como era antes do apocalipse. Mesmo desempregado, ele comprou o item por 600 dólares prometendo à esposa ter um plano para ganhar dinheiro. Talvez o gesto seja uma introdução à personalidade do Negan pré-apocalipse: um homem aparentemente irresponsável que, além de tudo, ainda traía a esposa.

A descoberta ocorre justamente no momento em que Lucille, sozinha, descobre que tem câncer. Ela liga para o marido e para a melhor amiga, mas os dois não a atendem e ela tem a primeira pista de que os dois tinham um caso. O fato, no entanto, só é revelado por ela quando os dois estão decidindo se Negan deve sair em busca dos medicamentos necessários para a quimioterapia, já no apocalipse.

É a morte de Lucille, afinal, que faz nascer o Negan do mal. Ao retornar ao acampamento dos motociclistas para salvar Laura e o pai e vingar a morte da esposa, ele já apresenta todos os trejeitos daquele que fundaria, mais tarde, os Salvadores. Lucille, agora representada pelo taco de baseball, começa a fazer suas primeiras vítimas poucas horas após a morte daquela de sua xará, e aqui é interessante notar que a primeira vítima da arma foi um segurança aleatório do acampamento, e não a Lucille original, como ficou perto de acontecer. Negan não teve coragem de matar a esposa com suas próprias mãos, e preferiu botar fogo na casa onde eles moravam. Ele põe fim à Lucille, de fato, já nos dias atuais, quando queima e Lucille de madeira se despedindo e pedindo perdão à esposa.

De volta a Alexandria

A despedida definitiva de Lucille pode representar, sim, um possível retorno do Negan que conhecemos, mas também pode ter outros significados. Sem o taco, o personagem pode ter simplesmente morrido, ficado nas chamas, e agora ele quer se redimir com Maggie e buscar seu espaço dentro da comunidade. Se não conseguir, ele provavelmente vai morrer pelas mãos da viúva. Neste caso, Negan provavelmente julga que não tem mais nada a perder.

Fato é que o embate entre os dois ficará entre os momentos mais esperados da décima primeira temporada. Como ela vai confrontá-lo? Como ele vai tentar mudar a cabeça dela? Vamos ter que esperar para descobrir.

E você, o que achou de “Here’s Negan”, o vigésimo segundo episódio da décima temporada de The Walking Dead? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete abaixo!

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CRÍTICA | The Walking Dead S10E21 – “Diverged”: Sopa de pedras

Diverged foi o vigésimo primeiro episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

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Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do vigésimo primeiro episódio, S10E21 – “Diverged”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Carol está fora de si. Isso é claro há alguns episódios e ficou mais evidente em “Diverged”, o 21º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead. O capítulo mostra que a discussão que ela teve com Daryl na última aparição dos dois ainda repercute e eles tomam caminhos diferentes para se reencontrar no fim. Enquanto Carol se pune pelas decisões recentes, Daryl parece cansado de relevar as falhas da amiga. Mas será que amizade entre os dois acabou?

Apesar de não ser um episódio cheio de emoções – pelo contrário – “Diverged” deixa algumas lições e nos esclarece que a dupla ainda tem lenha para queimar. O laço entre Daryl e Carol é tão forte, apesar dos obstáculos pelo caminho, que o Cão, o grande termômetro deste capítulo, não tem uma preferência entre os dois. Na hora de escolher com quem seguir na bifurcação, o personagem mais carismático de The Walking Dead escolhe voltar para Alexandria e deixar o dono para trás.

“Diverged” também toca no ponto da comida, que está escassa pelo rastro de destruição deixado pelos Sussurradores antes de serem derrotados. A sopa que Carol promete para Jerry demora para sair – e sai com muita dificuldade justamente pela dificuldade de encontrar mantimentos. E é daí que aparece a metáfora da “Sopa de Pedras” contada por Carol. Basicamente a história diz que um garoto pobre prometeu uma deliciosa sopa de pedras para os amigos e pegou um ingrediente emprestado de cada para preparar o prato de todos. Essa busca por alimentos por todos os lados está cada vez mais evidente em The Walking Dead.

A Sopa

Ao voltar para casa, Carol se depara com um total de zero coisas para fazer e promete uma sopa para Jerry, que, assim como toda comunidade, está trabalhando muito na reconstrução de Alexandria, mas de estômago vazio. A princípio ela tem os ingredientes necessários para fazer uma refeição para os dois, mas o Cão acaba derrubando as coisas na cozinha ao perseguir um rato. A partir daí ela precisa recorrer ao que encontrar pelas ruas para conseguir fazer algo para o amigo.

Depois, é a própria Carol quem se atrapalha na caça ao animal e quase bota a refeição em risco novamente. O roedor acaba se escondendo em um buraco na parece que, mas dá as caras de novo pela madrugada, notado pelo Cão. A partir daí, Carol volta a perseguir o pequeno inimigo e destrói a parede da cozinha onde o rato está escondido. Aqui, o objetivo não é mais encontrar o rato, mas sim descontar toda a frustração da consequência de suas escolhas recentes. Carol colocou pessoas em risco, tomou decisões em nome do grupo mas que afetaram outras pessoas – como no acordo com Negan pela cabeça de Alpha – e está muito perto de perder a amizade com Daryl.

Mas ela é sempre consolada pelo Cão, que dá uma demonstração de afeto a cada dúvida da guerreira. O cachorro é atualmente o elo que a une com Daryl e isso fica claro em “Diverged” no início do capítulo, quando ele escolhe não seguir o dono e voltar para Alexandria, e no fim, quando ele volta para os braços do tutor. É como o filho em um casamento que está por um fio.

Quando Jerry volta pela manhã ao perceber que a refeição prometida não chegou até ele, a sopa já não é mais prioridade. Ele percebe que a amiga está abalada e a consola. Cooper Andrews entrega um personagem absolutamente carismático desde sua estreia em The Walking Dead e neste capítulo não é diferente. É um personagem que merece mais destaque.

A moto e o canivete

Assim como o rato, o canivete entregue por Daryl à Carol no início do capítulo toma grandes proporções durante “Diverged”. O motoqueiro esquece de pegar a ferramenta de volta e, quando o veículo estraga, não tem uma lâmina pequena o suficiente para alcançar a parte da moto que precisa de reparo. A busca pela peça que será trocada coloca a vida de Daryl em risco quando ele entra embaixo de um carro abandonado. Depois, ele precisa encontrar um novo canivete – que encontra bem rápido.

Pela falta de emoção neste capítulo podemos criar uma série de teorias e metáforas sobre o que cada ação tomada no episódio representa. Neste caso, é simples: Daryl e Carol precisam um do outro e também do que o outro tem para oferecer e ajudar. Se o caminho de ambos não tivesse se separado é bem possível que a sopa teria saído antes, o painel solar teria sido consertado mais cedo – não perdendo, assim, a luz do sol que fazia a panela elétrica de Carol funcionar – o canivete estaria facilmente acessível e walker que estava no carro que colocou Daryl em risco poderia ser abatido por um dos dois.

Daryl e Carol são bem mais que amigos, e aqui não precisamos entrar no mérito da formação de nenhum casal. A relação dos dois transcende estes conceitos e deixa claro que um precisa do outro para seguir em frente. Rato e canivete são dois símbolos do que a ausência de um para o outro representa. Me parece evidente que, cedo ou tarde, Carol vai se redimir, ou Daryl vai perdoar a amiga e, enquanto isso, a série vai nos mostrando o quão mais forte um fica ao lado do outro.

E você, o que achou de “Diverged”, o 21º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete abaixo!

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CRÍTICA | The Walking Dead S10E20 – “Splinter”: Gatilhos

Splinter foi o vigésimo episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

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Princesa presa e observando em imagem do episódio Splinter da 10ª temporada de The Walking Dead

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do vigésimo episódio, S10E20 – “Splinter”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Uma atitude. Por menor que seja é o suficiente para desencadear uma série de eventos que podem mudar totalmente o destino de uma pessoa e das pessoas que a cercam. Fazer ou não algo é o que pode te separar do seu futuro, pode decidir sua vida e a de pessoas que estão com você. Se para toda ação existe uma reação, é óbvio pensar que existem consequências para nossas atitudes.

Um detalhe. Por menor que seja, qualquer coisa pode nos trazer à tona lembranças, despertar demônios e ativar gatilhos na nossa cabeça. Passado e presente podem se encontrar em segundos ao menor sinal de que um fantasma do nosso passado está chegando para nos assombrar. Lidar com isso também pode mudar nosso destino.

E é sobre isso que “Splinter”, o 20º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead, nos fala. Agir de forma impensada pode ter consequências sérias não só para o dono da ação, mas também para quem está em volta. A simples atitude de Princesa em tentar desarmar um guarda do Império (Commonwealth) desencadeou as consequências para ela, Yumiko, Eugene e Ezekiel. E, de quebra, ficamos com a incerteza do que acontecerá com eles no take final do episódio.

PRINCESA

Paola Lázaro já entregou uma atuação memorável sem completar uma mão cheia de aparições em The Walking Dead. Em “Splinter” tivemos a oportunidade de conhecer um lado da Princesa que ainda não havíamos sido apresentados. Ela entrou na série se mostrando uma pessoa divertida e que tira o melhor de cada situação mesmo após passar mais de um ano na solidão. Mas por trás dessa máscara, temos uma pessoa que traz consigo cicatrizes que, eventualmente, são abertas e mostram uma pessoa ferida e perturbada.

A farpa que entra no dedo da personagem parece, à primeira vista, um detalhe bobo em meio a todos os acontecimentos que antecedem. O grupo que foi abordado por guardas vestidos de Stormtroopers acabou separado e Yumiko estava gravemente ferida ao ser agredida por um deles. Mas este pequeno detalhe ativou lembranças na cabeça da jovem, que não consegue lembrar sua idade, mas se lembra das pancadas que levou até chegar onde chegou.

Lembranças estas de um passado de agressões e uma família aparentemente cheia de problemas. Soma-se isso ao período em que ficou sozinha antes de ser encontrada pelo grupo de Eugene – tempo que ela teve para conviver com tudo que a atormenta – e temos uma personagem potencialmente perturbada e que ainda não conseguimos dimensionar até onde esses gatilhos a afetarão.

Apesar de tudo isso, ela se mostra fiel àqueles que a resgataram e não conta nada ao guarda do Império que a interroga para saber das intenções do quarteto. Logo depois ela é “resgatada” por um heroico Ezekiel, que nos convence de que ele está ali para ajuda-la e salvar todos os outros. Quando outro guarda do Império chega para tentar começar uma relação mas amistosa com eles, o Rei aposentado o derruba, questiona e agride seriamente. Quando Princesa tenta colocar juízo na cabeça do amigo, os gatilhos voltam, dessa vez mais fortes, e ela percebe que esteve sozinha com o guarda o tempo todo.

Chamar as reações da personagem de loucura é o caminho mais fácil para analisar a perfil e a profundidade da personagem. Princesa chegou aonde chegou da forma como chegou não foi à toa. Se hoje ela demonstra estes comportamentos é porque eles foram moldados no caráter dela ao longo da vida. Soma-se isto ao período sozinha e ao fim do mundo e temos um gatilho bem fácil de ser ativado.

O IMPÉRIO

Duas coisas chamam a atenção neste primeiro episódio do Império em The Walking Dead. Primeiro a semelhança das vestimentas dos guardas com a versão das HQs. Os guardiões, que em muito lembram os guardas da saga Star Wars, têm roupas exatamente iguais à versão original. Apesar de ser óbvio que a produção tente reproduzir fielmente na série o que se viu nos quadrinhos, é uma sensação muito interessante para quem leu a versão impressa assistir com tamanha fidelidade agora na TV, pelo menos no que diz respeito aos trajes.

O segundo aspecto interessante no Império é a forma com que eles se apresentam neste primeiro capítulo, que mostra um grupo um pouco mais agressivo que o esperado. Nas HQs eles também são violentos no começo e depois as coisas se acalmam (até se descontrolarem de novo). Em “Splinter”, em dois momentos tivemos a impressão de que as coisas se acalmariam: quando o jovem guarda leva uma refeição para a Princesa, e quando ele a convence a devolver o rifle e logo ela percebe que seu grupo está rendido.

Dois detalhes precisam ser guardados neste capítulo. O primeiro é que o grupo parece ser fortemente equipado, tanto nas armaduras quanto no armamento. Muitos anos já se passaram desde o início do apocalipse, e não são todas as pessoas que têm acesso a armas nos dias atuais da série. O Império se apresenta como a maior e mais avançada comunidade dentro do apocalipse, e causa muita curiosidade ver como a série de TV vai adaptar este grande grupo.

O segundo é o jovem guarda atacado pela Princesa, que já entregou alguns detalhes sobre a comunidade. Primeiro que eles são, de fato, muito avançados. E grandes. Populosos. Nas HQs, o Império se apresenta como uma comunidade com cerca de 50 mil habitantes. Como será que eles serão apresentados na 11ª e última temporada?

E você, o que achou de “Splinter”, o 20º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete abaixo!

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