Siga-nos nas redes sociais

HQ

The Walking Dead Deluxe 8 – Letter Hacks: Respondendo aos fãs

Confira o especial “Letter Hacks” da The Walking Dead Deluxe 8 com respostas de Robert Kirkman e sua equipe sobre questionamentos dos fãs.

Publicado há

 

em

Arte com imagem da capa da The Walking Dead Deluxe 8 para o Letter Hacks.

A The Walking Dead Deluxe 8 foi publicada em 3 de Fevereiro de 2021 nos EUA, dando continuidade às publicações das edições coloridas dos quadrinhos.

A edição conta com cartas enviadas por fãs/leitores com comentários e/ou perguntas à equipe e ao próprio Robert Kirkman. Essas cartas foram respondidas durante o lançamento original em preto e branco em uma das seções de conteúdo extra chamada de “Letter Hacks”.

Porém, a cada 6 novas edições lançadas, Robert Kirkman e Sean Mackiewicz (Editor da Skybound) estarão respondendo à cartas atuais que forem enviadas ao e-mail [email protected] (ou seja, além das cartas antigas também teremos cartas novas). A próxima edição que terá cartas atuais é a The Walking Dead Deluxe 13.

Além da Letter Hacks, um dos outros conteúdos extras e super especiais que tem na The Walking Dead Deluxe é o “Cutting Room Floor“, onde o Kirkman comenta sobre os principais tópicos e o porquê das decisões do roteiro.

Abaixo, está a Letter Hacks de The Walking Dead Deluxe 8 que continua a responder as cartas.

Advertisement

LEIA TAMBÉM:
The Walking Dead Deluxe 7 – Letter Hacks: Respondendo aos fãs

Letter Hacks – The Walking Dead Deluxe 8

Bem-vindos de volta, companheiros, e você chegou bem na hora de nos acompanhar pelos infames Wilshire Estates. Sean aqui, admirando toda a ação com zumbis, e o verdadeiro começo de uma das minhas duplas preferidas de TWD, Rick e Tyreese. Agora junte-se a nós, pode ser? Enquanto mergulhamos nessa sacola de cartas vintage de maio de 2004… uma época em que Robert insistia que a série nunca seria colorida DE NOVO e sonhava em tornar os quadrinhos quinzenais, o que aconteceu 9 anos mais tarde. Nunca desista daqueles seus sonhos!

– Sean Mackiewicz

Bem-vindo à edição #8. As coisas estão indo tranquilas por aqui. Números AINDA estão subindo, a divulgação boca a boca está se espalhando… e acabamos de ser nomeados para um Eisner (mencionei isso mês passado?). As coisas estão bem.

Antes de mergulharmos nas cartas queria enaltecer Charlie e Cliff, vocês foram muito além com essa edição. O quadrinho está fantástico. Eu absolutamente não poderia estar mais feliz com como ele ficou. Mantenham o bom trabalho!

Advertisement

Agora que tiramos isso do caminho… vamos nos atirar nas cartas.

– Robert Kirkman

Carta 1: Enviada por Sputnik

Quando vi o título The Walking Dead na loja de quadrinhos, corri para pegar ele, mas quando vi que estava em preto e branco coloquei de volta na prateleira, mas mais tarde eu decidi dar uma chance e comprei a terceira edição e PRECISO ME DESCULPAR por tudo que disse sobre arte em preto e branco, dá um efeito mais dramático. Agora eu me arrependo de não ter comprado a primeira e a segunda edição… é o que eu mereço talvez… Mas mantenham esse bom quadrinho e essa boa arte assim, parabéns novamente!

Robert Kirkman: Bem feito, cuzão! Não ouviu falar? Preto e branco é o novo colorido! Mas um comentário importante, rapazes… damas… por favor, assinem seus e-mails. Se você não assinar… vou inventar um nome para você… igual o Sputnik aqui. Heh.

Advertisement

Carta 2: Enviada por Adam Langfelder

Saudações, tenho lido esse quadrinho incrível desde que saiu e estava maravilhado com o quão impressionante ele é visualmente. Como um fã de filmes de zumbi, sempre amei ver a reação das pessoas nos filmes e como eles lidam com situações tão aterrorizantes. Filmes como a trilogia Living Dead são para mim a mesma coisa que filmes como “The Poseidon Adventure”, “The Towering Inferno” e “Earthquake”. Esses filmes todos apresentam uma única e incrível similaridade: Drama. Também gostaria de dizer que trabalho sensacional o Sr. Moore tem feito em termos de arte. A sensação do quadrinho me lembra do filme original da “Noite dos Mortos Vivos”. Esse quadrinho é um lembrete constante de aproveitar as coisas que ainda temos e lidar com quaisquer problemas que possam acontecer. Obrigado.

P.S.: Não deixem esse quadrinho ser cancelado porque eu amo ele!

Robert Kirkman: Graças a DEUS você me avisou Adam! Esse quadrinho estava na guilhotina até eu receber esse e-mail. Digo.. entre INVINCIBLE, BRIT, Capitão América, e minhas mini-séries de Savage Dragon e SuperPatriot eu estava ficando um pouco ocupado demais para esse quadrinho… mas vou continuar ele, por você.

Carta 3: Enviada por Iggy Osorio

Advertisement

E aí Kirkman! Jesus! Não tem nada de ruim para dizer. Eu recentemente terminei de adquirir toda a saga atual de 1-6 de The Walking Dead. E como qualquer outro verdadeiro estudante da faculdade, em vez de escrever meu trabalho de pesquisa, não fiz isso hoje a noite para ler todas as 6. Incrível. Simplesmente incrível. A arte do Tony, sua escrita… e é bom que esteja tudo em preto e branco (faz o quadrinho todo mais dramático).

A arte, cara, Tony é um artista e tanto. Eu amo as coisas dele. É tão limpa e detalhada, e só tão direta às vezes. Não sei como explicar! É incrível.

A história!!!!! É como assistir um filme às vezes. Muito da sua escrita me faz pensar em apenas momentos cinematográficos incríveis. Acho que é por isso que as pessoas ficam simplesmente presas nos mais de 50 quadrinhos que você escreve. E não faz muito que vi aquela minissérie (Superpatriot) que você e Cory fizeram. Então fui para Battle Pope, aí Invincible e agora Walking Dead. Eu te odeio na verdade. Por que você é tão bom!

1. Obrigado por não fazer os zumbis correrem. Isso é algo que está me irritando nessa nova escola de filmes zumbis. Graças a Deus você sabe o que está fazendo.
2. Como está indo o novo Superpatriot?
3. Já que você escreve uma dúzia de quadrinhos por mês mesmo, que tal essa ideia… Marvel está enlouquecendo buscando pessoas para substituir seus maiores talentos porque eles estão indo para DC. Grant Morrison sendo um deles. Então que tal isso… Novo X-men, Escritor: Robert Kirkman, Artista: Dave Johnson

E aí talvez você consiga estar no top 10 escritores da Wizard. Hahah, digo, qual é, você deveria ser o nº1… Bom, até a Image parar de dizer sim quando você apresenta um quadrinho para eles, Make Mine Marv… hã Kirkman!

Advertisement

Robert Kirkman:

1. É óbvio… consegue imaginar o quão horrível seria esse quadrinho se não soubéssemos o que estamos fazendo?
2. Está indo bem. E.J. Su está fazendo um trabalho fantástico. Eu acho que todos os fãs de super herói que comprarem vão aproveitar.
3. Não tenho objeções a isso. Exceto pela parte do Dave… aquele cara é um preguiçoso maldito!

Carta 4: Enviada por Jeff

Só queria deixar uma anotação rápida para contar para vocês que estou amando seu troço de zumbis. O ritmo é incrível, as caracterizações são fascinantes e a arte é bacana.

Espero que o quadrinho continue por um tempo. Vocês têm meu apoio. Obrigado pela ótima leitura!

Advertisement

Robert Kirkman: Estaremos aqui por um bom tempo, graças a carta do Adam mais cedo. Falando sério… com as vendas indo como estão, enquanto nada der muito errado nesse surto de terror que estamos vivendo, devemos estar por aqui por um bom tempo. Meu sonho é fazer pelo menos 75 edições, mas veremos como vai indo.

Carta 5: Enviada por Ashur Givargis

Eu encontrei The Walking Dead pela primeira vez na revista Previews e a premissa me deixou ansioso o bastante para dar uma chance. Estou a bordo agora faz 6 edições e não pretendo sair tão cedo. Eu normalmente deixo quadrinhos preto e branco de lado, mas The Walking Dead está me fazendo reconsiderar isso. Eu adoraria ver colorido eventualmente, talvez no volume 2?

Eu não sei o que vocês têm planejado para esses personagens no futuro, mas eu com certeza adoraria ver como Arnold Schwarzenegger se pareceria como um zumbi. Você não teria que fazer muito pela Maria, porém. Obrigado.

Robert Kirkman: Colorido… NUNCA. Sem zumbis Schwarzenegger. Embora, Maria Shriver tenha estado em quase toda edição até agora.

Advertisement

Carta 6: Enviada por Mike Caswell

Gostaria de parabenizar vocês por uma série excelente até aqui.

Julgando pela sua coluna de cartas, eu pareço ser a única pessoa que estava ansioso pela série ANTES de ela ser lançada, já que havia lido análises de The Walking Dead em vários sites de notícias de quadrinhos. Como um novo convertido da Igreja dos Zumbis, quaisquer notícias de coisas boas iminentes de mortos-vivos são boas notícias para mim (vamos só fingir que o filme do House of the Dead nunca existiu). Posso honestamente dizer que apesar da minha expectativa, você superou todas elas, e fez uma série excelente.

Eu também pareço ser um dos únicos que não dá a mínima foda que a cena de abertura foi parecida com a de 28 Days Later. Como um “escritor” (e eu uso esse termo da maneira mais solta possível, como alguém capaz de juntar palavras numa maneira quase coerente), eu comecei e abandonei diversos projetos (inclusive uma série de zumbis, seus canalhas) por causa de ideias similares que surgiram na mesma época. Aplaudo você por se manter firme e não ter corrido para forçar a cena a ser diferente. Também te parabenizo por ter criado o seu próprio nicho de zumbis antes da inevitável multidão de projetos de mortos andarilhos que paira no horizonte (nos quadrinhos E filmes).

Sobre a explicação dos zumbis, não acho que seja sequer necessário. Enquanto escrevia o meu projeto de zumbis, eu pessoalmente busquei o tempo e a energia para explicar que a ascensão dos mortos vivos é um detrator dos eventos e ritmo da história. Quando tempo e limitações de página são um fator, ir a fundo para explicar algo que pode ou não ter verdadeiro impacto na história parece sem sentido, e retira tempo do desenvolvimento dos personagens. (Legal da minha parte te dar essa validação para fugir da explicação, não?)

Advertisement

Para a arte. Quando eu li pela primeira vez (e reli e reli) Battle Pope, a arte do Sr. Moore me pareceu boa e um pouco cartunesca, e ele obviamente tinha uma porrada de potencial. Quando abri The Walking Dead e vi a arte dele pela primeira vez desde BP, eu fiquei atordoado. Esse cara tem habilidades impressionantes. Logo, fiquei decepcionado ao saber que Tony vai sair dos quadrinhos, embora a arte prévia que eu tenha visto do Charlie Adlard parece ser uma melhora tão grande do seu trabalho anterior quanto a melhora de Tony de BP até TWD.

De qualquer jeito, espero que você consiga manter sua série se destacando através das hordas de cópias famintas que você irá inspirar!

PS: Já leu o livro do Brian Keene “The Rising”? É uma visão interessante do gênero, e vai ajudar a aliviar qualquer remorso que você sinta em relação ao “roubo mental” de 28 Days Later (*cof* soldados brutalmente sadistas *cof*).

Robert Kirkman: Ler um livro? ãhn? Está de brincadeira? Não tem… imagens. Sobre a explicação dos zumbis, acho que além dos zumbis, esse quadrinho é uma história bem realista, e isso que faz ela funcionar. As pessoas fazem coisas reais, e é tudo bem pé no chão… praticamente normal. QUALQUER explicação seria praticamente ficção científica… e isso iria quebrar essa normalidade. Na minha cabeça, a história seguiu em frente. Estou mais interessado no que acontece depois do que no que aconteceu antes e causou tudo.

Sobre a arte do Adlard… é, eu não pensei que era possível mas essa edição foi MELHOR que a edição #7. Estou chocado. Charlie realmente está fazendo o seu melhor nesse projeto. Eu acho que é impressionante.

Advertisement

Carta 7: Enviada por Jason

Essa é a minha primeira carta na vida escrita para um quadrinho, então que seja escrevendo para meu quadrinho preferido. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais “The Walking Dead” é um dos melhores.

1: Os zumbis são zumbis. Eles não correm, e transformações demoram horas, não minutos.

2: A abordagem em relação ao olfato dos zumbis. (cozinhar o cervo foi o que atraiu eles ao acampamento na edição nº 5, certo?)

3: (vocês recebem muito isso, mas é verdade) PRETO E BRANCO! A aparência me lembra o original “Noite dos Mortos Vivos”.

Advertisement

Tem mais, mas você não quer ouvir todos. Confia em mim. A primeira edição que eu comprei foi a nº 3. EU FIQUEI MARAVILHADO! Eu imediatamente peguei uma carona de volta para minha loja de hobbys local que um amigo meu é dono, fiz o pedido da 1ª e 2ª edição, a última dessas esgotada, mas comprei agora na 2ª impressão.

Acabei de terminar a edição nº 6, e queria que vocês fossem quinzenais, mas aí acredito que apressar os quadrinhos não seria divertido para vocês, e se não for divertido, por que fazer? Mas você pode apostar que eu vou comprar todas as edições que vocês lançarem. É meu sonho. UM FILME DO ROMERO QUE NUNCA ACABA!

Mantenham o não bom, não ótimo, mas INCRÍVEL E INSPIRADOR trabalho!

P.S.: Já ouviu falar do RPG de papel e lápis “All flesh must be Eaten”? Ou do jogo de tabuleiro “ZOMBIES!!!”?

Robert Kirkman: Já ouvi falar do jogo, mas nunca vi ou joguei ele. Eu sempre escuto coisas boas dele. Nós amaríamos fazer o quadrinho quinzenalmente mas só não é possível. Quem sabe um dia talvez… heh.

Advertisement

Carta 8: Enviada por Marc Cawiezel

Querido Robert,
Peguei sua série por uma recomendação de um amigo e fico feliz que fiz isso! Rapidamente se tornou O quadrinho que eu fico ansioso para ler todo mês! Eu achei interessante que você disse que o título faz referência aos sobreviventes e NÃO aos zumbis! Continue trazendo reviravoltas!

Acabei de terminar TWD nº 6 e tudo que posso dizer é WOW! Você matou 3 personagens em 2 edições! Não imaginei isso vindo! Acho que é um sinal da sua habilidade de escrita que a edição teve muita tensão e inquietude nela e nenhum zumbi! Eu nem percebi esse fato até que você mencionou ele na coluna de cartas! Bom trabalho!

Percebi até meu coração batendo mais rápido enquanto lia essa edição! Isso é incrível se você considerar que é bem difícil criar terror e suspense em uma mídia silenciosa como quadrinhos! A cena que realmente conseguiu isso para mim foi da edição nº 4 quando Rick e o garoto tiveram que entrar na cidade buscando armas. Não consigo pensar em uma situação mais aterrorizadora do que isso, e então, ter que esfregar seu corpo com gosma de zumbi para cobrir seu cheiro só tornou tudo pior! UGH!

Eu sei que muitas pessoas mencionaram DEADWORLD nas páginas de cartas. Estou surpreso que você nunca ouviu falar ou leu antes? Era uma série boa que infelizmente acabou com o colapso da Caliber Comics. Ela dava uma variada no gênero zumbi com um líder zumbi inteligente e capaz de falar (Rei Zumbi) e a praga zumbi foi solta no planeta através de magia negra. Eles não tinham medo de matar personagens naquela série também, o que é sempre um extra e torna as leituras mais realistas.

Advertisement

Só queria te mandar alguns desses pensamentos perdidos e desejar sucesso contínuo para você. Vocês merecem! Eu estarei por aqui para o que eu tenho certeza que será uma LONGA jornada.

Robert Kirkman: Pensando melhor… aquele papo todo de “O título é sobre os sobreviventes e não os zumbis” soa pretensioso para caralho. Então vamos esquecer que eu disse isso. Tudo que quis dizer é que esse quadrinho não é sobre os zumbis (como vocês todos deveriam saber já) e que irão ter MUITAS edições que não tem um único zumbi nelas (como a edição #6). O título é THE WALKING DEAD porque eu achei que soava legal.

E é isso por essa edição, rapaziada. Vejo vocês de volta mês que vem para edição #9 quando as coisas começam a ficar… interessantes (vai ser legal para variar, hein?).

Publicidade
Comentários

RIFA – Daryl Dixon