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THE WALKING DEAD 10 ANOS: Entrevista exclusiva com Benedict Samuel (Owen)

The Walking Dead completa 10 anos em outubro e, para comemorar, entrevistamos alguns atores da série. Confira nosso papo com Benedict Samuel.

Rafael Façanha

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arte com Benedict Samuel e Owen (Líder dos Lobos) para comemorar os 10 anos de The Walking Dead

To access the interview with Benedict Samuel in english, click here.

The Walking Dead completa 10 anos de história na TV no dia 31 de outubro de 2020. Em comemoração a essa marca histórica, entrevistamos vários atores que participaram da série ao longo dos anos. Essas entrevistas, que começaram a ser divulgadas no início de setembro e vão até o final de outubro, estão sendo lançadas diariamente. Elas se encerrarão com uma grande surpresa preparada exclusivamente para os fãs, com grande carinho.

Nosso convidado de hoje é Benedict Samuel, que interpretou Owen (Líder dos Lobos) durante as temporadas 5 e 6. O ator nos contou sobre os desafios de interpretar um vilão, sobre como ele ficou feliz em trabalhar com Lennie James (Morgan), sobre ter dado vida ao Chapeleiro Maluco em Gotham e muito mais!

Sem mais delongas, confira nossa entrevista exclusiva com Benedict Samuel:

É uma honra conversar com você em um momento tão importante para The Walking Dead. Não é qualquer série que consegue chegar à marca de 10 anos. Comece contando para nós como foi fazer parte deste projeto. Como ele surgiu e como foi seu processo de audição? Você conhecia a série antes de conseguir o papel?

Benedict Samuel: É uma grande honra fazer parte de um programa tão incrível. A audição para o papel foi muito interessante. Eram papéis falsos, o que significa que não estavam divulgando nada do roteiro ou episódio real, mas era um monólogo incrível falando sobre como os lobos quase foram caçados até a extinção, mas como eles têm a capacidade de sobreviver e prosperar vivendo lado a lado das pessoas que os caçam.

Não sabemos nada sobre o passado de Owen, tanto antes do apocalipse quanto o que levou ele a fundar o grupo dos Wolves. Quando você o interpretou, criou alguma estória sobre o que já havia acontecido com ele ou isso não a afetava na hora de atuar? Os roteiristas te contaram algo sobre ele para ajudar de alguma maneira?

Benedict Samuel: O pano de fundo que eu descobri foi que o “W Man” ou Owen ou O Lobo, como eu gostava de chamá-lo, provavelmente estava levando uma vida muito normal, mundana mesmo e que quando o apocalipse atingiu, ele viu uma oportunidade de ser outra coisa. Assim como um assassino em série pode manter um emprego normal, até mesmo ter uma família para a qual volta à noite, O Lobo viu uma grande oportunidade e tirou proveito dela.

Os Wolves são um grupo bastante hostil e violento com estranhos, e se valem de meios brutais para conseguir o que querem. Como ator, qual foi o maior desafio físico e emocional que seu personagem lhe proporcionou?

Benedict Samuel: Os desafios físicos foram coreografar e ensaiar as cenas de luta. TWD foi filmado em filmes analógicos e, como ator, acho que o filme é incrivelmente precioso (é por isso que eu pessoalmente uso o filme para fotografar minha rua) e isso por si só traz algum estresse, porque você não quer errar. O filme eleva tudo e isso pode ser emocionalmente desgastante por que você quer atender a ocasião.

Durante a tentativa de fugir de Alexandria, Owen teve uma grande chance de conseguir, mas decidiu voltar para salvar Denise de um zumbi. Neste momento, o que você acha que o motivou a fazer isso? Você diria que Denise despertou a humanidade em Owen novamente?

Benedict Samuel: Acho que o W Man sempre manteve sua humanidade, ele apenas tem uma relação diferente com isso. Se há algo a ser ganho, se alguém pode ser usado para seus fins. Ele é maquiavélico. Então você vê neste momento que talvez Denise faça parte do plano dele, talvez. É interessante pensar nisso.

Imaginando que Owen não fosse morto por Carol durante o trajeto para a enfermaria e, com o respaldo de Denise, fosse aceito em Alexandria posteriormente, você acha que ele conseguiria criar raízes naquele lugar com ideais tão diferente dos seus? Ele seria capaz de se adaptar?

Benedict Samuel: O W Man é um camaleão. Acho que ele se adaptaria, conheceria o lugar, veria como funciona para descobrir como poderia ser útil para ele. Para ele, seria como um homem na prisão, aprendendo a rotina dos guardas, cumprindo suas regras até que a fuga ou o controle se tornassem viáveis.

Morgan tentou resgatar Owen da mentalidade animalesca dos Wolves durante o período em que o manteve como prisioneiro. Você acha que, em algum nível, Morgan conseguiu o que queria? E como foi trabalhar com Lennie James no desenvolvimento dos personagens?

Benedict Samuel: Trabalhar com Lennie foi um prazer absoluto. Ele é um ótimo ator e eu estava muito animado para trabalhar com ele, sempre adorei vê-lo em outros projetos e não conseguia acreditar que estaria trabalhando com ele.

Olhando para o seu tempo na série, qual foi o episódio mais divertido de gravar? E qual o mais desafiador? Por quê?

Benedict Samuel: Acho que o episódio com a situação de Denise em que O Lobo é mordido foi mais divertido de filmar. Havia tantas peças móveis. Havia muita coisa acontecendo emocionalmente. Eu amo toda a atmosfera do set. Todos trabalhando em um único momento. Acho que todos os episódios em que estive foram desafiadores porque havia muitas coisas que eu tive que desvendar no pensamento de o W Man. Para mim foi um grande quebra-cabeça tentar entender como ele pensa, o que ele realmente quer dizer, quais são suas intenções. Isso é sempre um desafio, mas é emocionante.

Você lembra como foi o seu primeiro dia no set? E o seu último? Adoraríamos saber detalhes sobre a recepção do elenco e também sobre sua despedida!

Benedict Samuel: Eu me lembro do meu primeiro dia no set. Estava se preparando para o primeiro encontro e cena de luta com Morgan ao redor da fogueira. Eu estava sendo levado até o set e tinha um figurante vestido de zumbi encostado em uma árvore (foi o primeiro zumbi que eu vi na vida real) e eu fiquei tipo “Meu Deus! Olhe para isso!” e me virei para o assistente de produção com quem eu estava, que não parecia muito impressionado, ele obviamente estava no set há algum tempo e não era novidade para ele. Eu ficava pensando, “Relaxa, cara!” Fiquei muito animado.

Meu último dia no set foi um pouco confuso, na verdade. Estávamos correndo contra a luz, tínhamos filmado a noite toda e o sol estava nascendo muito rápido. Foi a cena em que o personagem de Morgan humanamente desfere o golpe mortal em um agora W. Man zumbi. Eu tinha essas lentes de contato para me dar os olhos de zumbi, mas também tornava muito difícil de ver, e Lennie ia acertar aquele bastão bem perto da minha cabeça e a luz estava surgindo, então tudo parecia acontecer muito rápido. Nós fizemos a cena, fizemos as acrobacias e então foi “CORTA! Esse é o fim do Benedict!” Pessoas do TWD que nem estavam naquele episódio vieram assistir minha cena final. Tornou-se uma tradição da família TWD apoiar os atores que desempenharam papéis importantes, mas cujo tempo havia chegado para vê-los sair. Eu me senti muito parte da família.

Se Owen tivesse sobrevivido por mais tempo na série, com quais personagens você gostaria que ele tivesse interagido? Existe algum ator/atriz específico com quem você gostaria de ter trabalhado mais durante seu período em The Walking Dead?

Benedict Samuel: Imagina se o W Man e Negan se unissem?! Isso teria sido selvagem.

Nos episódios “Start to Finish” e “No Way Out” da sexta temporada, Owen repete algumas vezes a frase “Você não precisa ter medo” para Denise. Do que ele falava, especificamente, nesses momentos?

Benedict Samuel: Acho que isso é fundamental para a perspectiva que Os Lobos representam e que ele deseja transmitir. Você NÃO PRECISA ter medo. O que significa que pode ser uma escolha. Há caos e ainda há escolha. Não é necessário fazer nada, então se isso for verdade, o que você vai fazer, o que você vai ser, como você vai andar por este mundo. Para o líder dos Lobos, certamente não é com medo.

Você teve a oportunidade de viver a versão zumbificada de Owen. Como foi o processo de maquiagem/efeitos para a cena? Você se divertiu fazendo?

Benedict Samuel: A equipe de maquiagem e a equipe de efeitos especiais no TWD são incríveis. É simplesmente incrível vê-los trabalhar, inventar e serem criativos e realistas. As transformações de que são capazes são simplesmente impressionantes. Eu me diverti muito.

Falando em apocalipse zumbi… O que Benedict Samuel teria em seu kit de sobrevivência? Escolha 5 itens indispensáveis! Você seria mais o tipo que estaria em uma comunidade ou sobrevivente solitário?

Benedict Samuel: Acho que Benedict seria um sobrevivente de comunidade. Existe poder nos números e a comunidade é importante. Cinco coisas que eu teria no meu kit: Acendedor de fogo. Filtro de água. Kit de primeiros socorros. Meu livro favorito, The Outsider, de Albert Camus e uma garrafa de vinho! hahaha

Nós precisamos falar de Gotham e o quão fantástico você estava como Jervis Tetch. Por favor, nos conte como foi fazer parte desse projeto e interpretar um personagem tão icônico como o Chapeleiro Maluco. Você é ou era fã do universo do Batman de alguma maneira? E como esse projeto surgiu para você? Por favor, nos conte tudo!

Benedict Samuel: Muito obrigado! Interpretar Jervis foi muito divertido. Eu amo como um ator entrar no universo de uma série causa muita tensão e problemas para os outros personagens. Foi muito divertido. E novamente, da mesma forma que TWD, eu estava entrando em um grande programa com uma grande família. Todos estavam muito animados por me ter e eu fui muito bem-vindo ao universo do Batman. Curiosamente, esses dois personagens o W Man ou O Lobo e Jervis Tetch tiveram um impacto muito grande no público que acho que em um Halloween em LA eu estava fora de casa e vi alguém vestido como eu no programa! Ele tinha um W ‘esculpido’ em sua testa e então eu vi outro cara vestido como Chapeleiro Maluco! Eu pensei no quanto aquilo era legal!

Sabemos que a pandemia adiou muitos projetos, e nós, fãs de The Walking Dead, estamos sofrendo porque a season finale da série foi afetada. Como a pandemia te afetou? Algum projeto que estava em andamento teve que ser adiado? E como você tem se cuidado?

Benedict Samuel: Sim, a pandemia afetou muitas pessoas. É realmente difícil ficar pensando nisso. Pela primeira vez na história, talvez estejamos todos no mesmo barco. Isso nos faz parar. Coloca coisas diferentes em perspectiva e, na melhor das hipóteses, dá a você um impulso para se concentrar no que realmente importa. Acho que todos estão tentando fazer o melhor da forma mais segura possível. Claro que quero trabalhar como ator e ser criativo, mas quero fazer isso com segurança. Uma coisa que realmente me manteve criativo é minha fotografia. Tenho andado por aí (com uma máscara!) tirando fotos. Eu entrei no Instagram pela primeira vez, estava esperando por uma boa desculpa para entrar nessa plataforma e comecei a usá-la apenas para minhas fotografias. E comecei uma galeria online para minhas fotos também. Espero que você possa dar uma olhada em @benedictsamuel_official e www.benedictsamuelgallery.com. Tem sido uma grande saída criativa para mim.

Para encerrar: aqui no Brasil sempre mandamos muito amor a todos que estão envolvidos em The Walking Dead. Os fãs brasileiros são muito apaixonados! Esse carinho chega de alguma maneira até você através de convenções ou redes sociais? Deixe um recado para os fãs do nosso país!

Benedict Samuel: Eu amo os fãs brasileiros! Eles são realmente apaixonados e você sente isso. Qualquer pessoa que adora um programa e ama o que você faz e expressa isso para você, naturalmente, te faz sentir bem. E esse amor dos fãs faz com que você queira trabalhar ainda melhor no próximo projeto. Você quer fazer algo empolgante para seus fãs e espero ter feito isso com o “W Man” em TWD. Foi um grande prazer responder a essas perguntas e reviver alguns dos momentos para mim, muito obrigado pelo contato. Fiquem seguros aí, todos. Fiquem sãos, sejam gentis, sejam pacientes. Com muito amor, Benedict, O Lobo!

REDES SOCIAIS DO BENEDICT:

– Instagram: @benedictsamuel_official
– Site oficial: www.benedictsamuelgallery.com

AGRADECIMENTOS:

– Entrevista: Rafael Façanha & Dhebora Fonseca
– Tradução: Victoria Rodrigues & Ávila Souza
– Arte da capa: FORMES

ENTREVISTA ANTERIOR:

THE WALKING DEAD 10 ANOS: Entrevista exclusiva com Lindsley Register (Laura)

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CRÍTICA | The Walking Dead S10E22 – “Here’s Negan”: Ele voltou?

Here’s Negan foi o vigésimo segundo episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

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Negan procurando Lucille e um zumbi de fundo em imagem da 10ª temporada de The Walking Dead

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do vigésimo segundo episódio, S10E22 – “Here’s Negan”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Talvez o mais esperado entre os episódios extras desta décima temporada de The Walking Dead, “Here’s Negan” contou com riqueza de detalhes a origem de Negan, nos mostrou a Lucille original, homenageada no famoso taco de baseball e, de quebra, deixou uma pulga atrás da orelha dos espectadores na cena final: Negan voltou?

Talvez o fato mais simbólico deste episódio tenha sido o nascimento e a morte do vilão estarem relacionados à Lucille: quando ele ganha a arma de madeira e, anos mais tarde, quando ele se despede de vez do taco e, subjetivamente, da esposa. As chamas que queimaram a casa onde ele morava com Lucille – e onde ele deixou o corpo transformado – também representam o início do Negan do mal, que sente raiva e desejo de vingança que, segundo ele, são representados pela cor vermelha – cor que queima como o fogo. Este mesmo fogo bota fim ao taco e representa a despedida definitiva de Lucille (das duas) e o suposto renascimento do implacável líder dos Salvadores.

O que a história de Negan deixa para a 11ª temporada promete: o embate dele com Maggie. A viúva segue cheia de desejo de vingança e vai para cima do inimigo na primeira chance que tiver, agora que ele decidiu voltar para Alexandria. A decisão de Carol e do conselho da comunidade em banir Negan visava apenas protegê-lo e deixar o ambiente confortável para que Maggie pudesse voltar para o local. Agora que os dois serão vizinhos, a coisa tende a estourar.

Flashbacks: o taco e a jaqueta

A forma que The Walking Dead escolheu para contar a história de Negan e Lucille não poderia ser melhor. Um capítulo muito bem produzido e conduzido – talvez o melhor destes seis episódios bônus – e que preenche lacunas que antes deixavam o passado do vilão obscuro. Negan amou a esposa, principalmente nos momentos finais da vida dela, quando fez de tudo para mantê-la viva, buscando tratamento para o câncer da amada mesmo no colapso do mundo. No meio do caminho, ele encontra dois dos objetos que vão marcar sua trajetória como vilão.

Para conhecermos a história completa precisamos passar por três flashbacks. O primeiro quando Negan está rendido pelo que parece ser uma gangue de motociclistas que quer saber aonde ele consegue medicamentos que são tão difíceis de serem encontrados no apocalipse. As primeiras vítimas do Negan sombrio virão deste grupo.

O segundo flashback é o que nos mostra quem tanto queríamos ver. Lucille, interpretada pela esposa de Jeffrey Dean Morgan na vida real (Hilarie Burton), já doente, tem uma relação amorosa com o marido, que faz tudo por ela no momento de maior necessidade, mas ambos sabem que o passado não o favorece. Talvez para compensar o mal que causou à esposa, Negan corre atrás de medicamentos com um grupo liderado por um médico que tem acesso aos remédios que ele precisa e está disposto a ceder o tratamento que Lucille precisa.

A primeira surpresa do episódio aparece quando Negan tenta roubar os remédios e é nocauteado por Laura, que, mais tarde, seria uma da fieis escudeiras do líder dos Salvadores. A arma utilizada? O taco de baseball, dado por ela para que o novo aliado se protegesse da gangue que tomava conta das estradas à noite. A mesma gangue que o renderia para saber a origem dos remédios.

Já a jaqueta é um presente de Lucille, mas que havia sido comprada pelo próprio Negan, o que nos leva para o terceiro flashback do episódio, que ocorre antes do fim do mundo, em um raro gesto da série em mostrar o mundo como era antes do apocalipse. Mesmo desempregado, ele comprou o item por 600 dólares prometendo à esposa ter um plano para ganhar dinheiro. Talvez o gesto seja uma introdução à personalidade do Negan pré-apocalipse: um homem aparentemente irresponsável que, além de tudo, ainda traía a esposa.

A descoberta ocorre justamente no momento em que Lucille, sozinha, descobre que tem câncer. Ela liga para o marido e para a melhor amiga, mas os dois não a atendem e ela tem a primeira pista de que os dois tinham um caso. O fato, no entanto, só é revelado por ela quando os dois estão decidindo se Negan deve sair em busca dos medicamentos necessários para a quimioterapia, já no apocalipse.

É a morte de Lucille, afinal, que faz nascer o Negan do mal. Ao retornar ao acampamento dos motociclistas para salvar Laura e o pai e vingar a morte da esposa, ele já apresenta todos os trejeitos daquele que fundaria, mais tarde, os Salvadores. Lucille, agora representada pelo taco de baseball, começa a fazer suas primeiras vítimas poucas horas após a morte daquela de sua xará, e aqui é interessante notar que a primeira vítima da arma foi um segurança aleatório do acampamento, e não a Lucille original, como ficou perto de acontecer. Negan não teve coragem de matar a esposa com suas próprias mãos, e preferiu botar fogo na casa onde eles moravam. Ele põe fim à Lucille, de fato, já nos dias atuais, quando queima e Lucille de madeira se despedindo e pedindo perdão à esposa.

De volta a Alexandria

A despedida definitiva de Lucille pode representar, sim, um possível retorno do Negan que conhecemos, mas também pode ter outros significados. Sem o taco, o personagem pode ter simplesmente morrido, ficado nas chamas, e agora ele quer se redimir com Maggie e buscar seu espaço dentro da comunidade. Se não conseguir, ele provavelmente vai morrer pelas mãos da viúva. Neste caso, Negan provavelmente julga que não tem mais nada a perder.

Fato é que o embate entre os dois ficará entre os momentos mais esperados da décima primeira temporada. Como ela vai confrontá-lo? Como ele vai tentar mudar a cabeça dela? Vamos ter que esperar para descobrir.

E você, o que achou de “Here’s Negan”, o vigésimo segundo episódio da décima temporada de The Walking Dead? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete abaixo!

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CRÍTICA | The Walking Dead S10E21 – “Diverged”: Sopa de pedras

Diverged foi o vigésimo primeiro episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

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Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do vigésimo primeiro episódio, S10E21 – “Diverged”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Carol está fora de si. Isso é claro há alguns episódios e ficou mais evidente em “Diverged”, o 21º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead. O capítulo mostra que a discussão que ela teve com Daryl na última aparição dos dois ainda repercute e eles tomam caminhos diferentes para se reencontrar no fim. Enquanto Carol se pune pelas decisões recentes, Daryl parece cansado de relevar as falhas da amiga. Mas será que amizade entre os dois acabou?

Apesar de não ser um episódio cheio de emoções – pelo contrário – “Diverged” deixa algumas lições e nos esclarece que a dupla ainda tem lenha para queimar. O laço entre Daryl e Carol é tão forte, apesar dos obstáculos pelo caminho, que o Cão, o grande termômetro deste capítulo, não tem uma preferência entre os dois. Na hora de escolher com quem seguir na bifurcação, o personagem mais carismático de The Walking Dead escolhe voltar para Alexandria e deixar o dono para trás.

“Diverged” também toca no ponto da comida, que está escassa pelo rastro de destruição deixado pelos Sussurradores antes de serem derrotados. A sopa que Carol promete para Jerry demora para sair – e sai com muita dificuldade justamente pela dificuldade de encontrar mantimentos. E é daí que aparece a metáfora da “Sopa de Pedras” contada por Carol. Basicamente a história diz que um garoto pobre prometeu uma deliciosa sopa de pedras para os amigos e pegou um ingrediente emprestado de cada para preparar o prato de todos. Essa busca por alimentos por todos os lados está cada vez mais evidente em The Walking Dead.

A Sopa

Ao voltar para casa, Carol se depara com um total de zero coisas para fazer e promete uma sopa para Jerry, que, assim como toda comunidade, está trabalhando muito na reconstrução de Alexandria, mas de estômago vazio. A princípio ela tem os ingredientes necessários para fazer uma refeição para os dois, mas o Cão acaba derrubando as coisas na cozinha ao perseguir um rato. A partir daí ela precisa recorrer ao que encontrar pelas ruas para conseguir fazer algo para o amigo.

Depois, é a própria Carol quem se atrapalha na caça ao animal e quase bota a refeição em risco novamente. O roedor acaba se escondendo em um buraco na parece que, mas dá as caras de novo pela madrugada, notado pelo Cão. A partir daí, Carol volta a perseguir o pequeno inimigo e destrói a parede da cozinha onde o rato está escondido. Aqui, o objetivo não é mais encontrar o rato, mas sim descontar toda a frustração da consequência de suas escolhas recentes. Carol colocou pessoas em risco, tomou decisões em nome do grupo mas que afetaram outras pessoas – como no acordo com Negan pela cabeça de Alpha – e está muito perto de perder a amizade com Daryl.

Mas ela é sempre consolada pelo Cão, que dá uma demonstração de afeto a cada dúvida da guerreira. O cachorro é atualmente o elo que a une com Daryl e isso fica claro em “Diverged” no início do capítulo, quando ele escolhe não seguir o dono e voltar para Alexandria, e no fim, quando ele volta para os braços do tutor. É como o filho em um casamento que está por um fio.

Quando Jerry volta pela manhã ao perceber que a refeição prometida não chegou até ele, a sopa já não é mais prioridade. Ele percebe que a amiga está abalada e a consola. Cooper Andrews entrega um personagem absolutamente carismático desde sua estreia em The Walking Dead e neste capítulo não é diferente. É um personagem que merece mais destaque.

A moto e o canivete

Assim como o rato, o canivete entregue por Daryl à Carol no início do capítulo toma grandes proporções durante “Diverged”. O motoqueiro esquece de pegar a ferramenta de volta e, quando o veículo estraga, não tem uma lâmina pequena o suficiente para alcançar a parte da moto que precisa de reparo. A busca pela peça que será trocada coloca a vida de Daryl em risco quando ele entra embaixo de um carro abandonado. Depois, ele precisa encontrar um novo canivete – que encontra bem rápido.

Pela falta de emoção neste capítulo podemos criar uma série de teorias e metáforas sobre o que cada ação tomada no episódio representa. Neste caso, é simples: Daryl e Carol precisam um do outro e também do que o outro tem para oferecer e ajudar. Se o caminho de ambos não tivesse se separado é bem possível que a sopa teria saído antes, o painel solar teria sido consertado mais cedo – não perdendo, assim, a luz do sol que fazia a panela elétrica de Carol funcionar – o canivete estaria facilmente acessível e walker que estava no carro que colocou Daryl em risco poderia ser abatido por um dos dois.

Daryl e Carol são bem mais que amigos, e aqui não precisamos entrar no mérito da formação de nenhum casal. A relação dos dois transcende estes conceitos e deixa claro que um precisa do outro para seguir em frente. Rato e canivete são dois símbolos do que a ausência de um para o outro representa. Me parece evidente que, cedo ou tarde, Carol vai se redimir, ou Daryl vai perdoar a amiga e, enquanto isso, a série vai nos mostrando o quão mais forte um fica ao lado do outro.

E você, o que achou de “Diverged”, o 21º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete abaixo!

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CRÍTICA | The Walking Dead S10E20 – “Splinter”: Gatilhos

Splinter foi o vigésimo episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

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Princesa presa e observando em imagem do episódio Splinter da 10ª temporada de The Walking Dead

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do vigésimo episódio, S10E20 – “Splinter”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Uma atitude. Por menor que seja é o suficiente para desencadear uma série de eventos que podem mudar totalmente o destino de uma pessoa e das pessoas que a cercam. Fazer ou não algo é o que pode te separar do seu futuro, pode decidir sua vida e a de pessoas que estão com você. Se para toda ação existe uma reação, é óbvio pensar que existem consequências para nossas atitudes.

Um detalhe. Por menor que seja, qualquer coisa pode nos trazer à tona lembranças, despertar demônios e ativar gatilhos na nossa cabeça. Passado e presente podem se encontrar em segundos ao menor sinal de que um fantasma do nosso passado está chegando para nos assombrar. Lidar com isso também pode mudar nosso destino.

E é sobre isso que “Splinter”, o 20º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead, nos fala. Agir de forma impensada pode ter consequências sérias não só para o dono da ação, mas também para quem está em volta. A simples atitude de Princesa em tentar desarmar um guarda do Império (Commonwealth) desencadeou as consequências para ela, Yumiko, Eugene e Ezekiel. E, de quebra, ficamos com a incerteza do que acontecerá com eles no take final do episódio.

PRINCESA

Paola Lázaro já entregou uma atuação memorável sem completar uma mão cheia de aparições em The Walking Dead. Em “Splinter” tivemos a oportunidade de conhecer um lado da Princesa que ainda não havíamos sido apresentados. Ela entrou na série se mostrando uma pessoa divertida e que tira o melhor de cada situação mesmo após passar mais de um ano na solidão. Mas por trás dessa máscara, temos uma pessoa que traz consigo cicatrizes que, eventualmente, são abertas e mostram uma pessoa ferida e perturbada.

A farpa que entra no dedo da personagem parece, à primeira vista, um detalhe bobo em meio a todos os acontecimentos que antecedem. O grupo que foi abordado por guardas vestidos de Stormtroopers acabou separado e Yumiko estava gravemente ferida ao ser agredida por um deles. Mas este pequeno detalhe ativou lembranças na cabeça da jovem, que não consegue lembrar sua idade, mas se lembra das pancadas que levou até chegar onde chegou.

Lembranças estas de um passado de agressões e uma família aparentemente cheia de problemas. Soma-se isso ao período em que ficou sozinha antes de ser encontrada pelo grupo de Eugene – tempo que ela teve para conviver com tudo que a atormenta – e temos uma personagem potencialmente perturbada e que ainda não conseguimos dimensionar até onde esses gatilhos a afetarão.

Apesar de tudo isso, ela se mostra fiel àqueles que a resgataram e não conta nada ao guarda do Império que a interroga para saber das intenções do quarteto. Logo depois ela é “resgatada” por um heroico Ezekiel, que nos convence de que ele está ali para ajuda-la e salvar todos os outros. Quando outro guarda do Império chega para tentar começar uma relação mas amistosa com eles, o Rei aposentado o derruba, questiona e agride seriamente. Quando Princesa tenta colocar juízo na cabeça do amigo, os gatilhos voltam, dessa vez mais fortes, e ela percebe que esteve sozinha com o guarda o tempo todo.

Chamar as reações da personagem de loucura é o caminho mais fácil para analisar a perfil e a profundidade da personagem. Princesa chegou aonde chegou da forma como chegou não foi à toa. Se hoje ela demonstra estes comportamentos é porque eles foram moldados no caráter dela ao longo da vida. Soma-se isto ao período sozinha e ao fim do mundo e temos um gatilho bem fácil de ser ativado.

O IMPÉRIO

Duas coisas chamam a atenção neste primeiro episódio do Império em The Walking Dead. Primeiro a semelhança das vestimentas dos guardas com a versão das HQs. Os guardiões, que em muito lembram os guardas da saga Star Wars, têm roupas exatamente iguais à versão original. Apesar de ser óbvio que a produção tente reproduzir fielmente na série o que se viu nos quadrinhos, é uma sensação muito interessante para quem leu a versão impressa assistir com tamanha fidelidade agora na TV, pelo menos no que diz respeito aos trajes.

O segundo aspecto interessante no Império é a forma com que eles se apresentam neste primeiro capítulo, que mostra um grupo um pouco mais agressivo que o esperado. Nas HQs eles também são violentos no começo e depois as coisas se acalmam (até se descontrolarem de novo). Em “Splinter”, em dois momentos tivemos a impressão de que as coisas se acalmariam: quando o jovem guarda leva uma refeição para a Princesa, e quando ele a convence a devolver o rifle e logo ela percebe que seu grupo está rendido.

Dois detalhes precisam ser guardados neste capítulo. O primeiro é que o grupo parece ser fortemente equipado, tanto nas armaduras quanto no armamento. Muitos anos já se passaram desde o início do apocalipse, e não são todas as pessoas que têm acesso a armas nos dias atuais da série. O Império se apresenta como a maior e mais avançada comunidade dentro do apocalipse, e causa muita curiosidade ver como a série de TV vai adaptar este grande grupo.

O segundo é o jovem guarda atacado pela Princesa, que já entregou alguns detalhes sobre a comunidade. Primeiro que eles são, de fato, muito avançados. E grandes. Populosos. Nas HQs, o Império se apresenta como uma comunidade com cerca de 50 mil habitantes. Como será que eles serão apresentados na 11ª e última temporada?

E você, o que achou de “Splinter”, o 20º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete abaixo!

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