Siga-nos nas redes sociais

Série

“Live Bait” vs. “A Ascensão do Governador”: Uma análise sobre o sexto episódio da 4ª temporada

Sabrina Picolli

Publicado há

em

Sobre o episódio 6 da quarta temporada de The Walking Dead e o livro A Ascensão do Governador – como fazer um episódio de fãs para fãs.

Por @BinaPic

Passada a surpresa da demissão de Glen Mazzara ao final da terceira temporada de The Walking Dead e o anúncio de Scott M. Gimple como o novo showrunner do seriado, algumas especulações sobre o que estava por vir começaram a ser feitas. Gimple, fã confesso de The Walking Dead desde muito antes de fazer parte do time de roteiristas, foi o responsável por alguns dos episódios mais memoráveis da série, tais quais “Clear”, na terceira temporada, e “Pretty Much Dead Already”, a midseason finale da segunda temporada. Será que teríamos um reencontro da série com suas origens na HQ e nos livros, finalmente? Declaradamente, esta sempre foi a intenção de Gimple – inclusive conseguindo convencer o próprio Robert Kirkman a aceitar esta aproximação.

O sexto episódio da quarta temporada foi um dos melhores exemplos de como inspirar-se no material original de The Walking Dead e adaptá-las ao atual contexto da série. As referencias ao livro “A Ascensão do Governador”, de Robert Kirkman e Jay Bonansinga, brotavam na tela a todo momento. O deslocamento temporal da história veio totalmente a serviço do personagem, no atual contexto, e pode servir como base ao desfecho do arco do Governador de maneira satisfatória e consistente, como tentarei explicar mais adiante.

Episodio-S04-E06–Live-Bait

Enquanto a história de “A Ascensão do Governador” ocorre antes dos eventos que nos levam a Woodbury, ao encontro com o grupo de Rick e ao arco da prisão, na série várias referências a estes acontecimentos são feitas algum tempo após a tentativa frustrada de invasão da prisão, o massacre do exército de Woodbury e a fuga do Governador. Depois de ser abandonado por seus comparsas e perambular por tempo indeterminado ele chega a um apartamento, onde vivem duas mulheres, um senhor doente e uma garotinha – bastante semelhante ao local onde desenvolve-se a primeira parte do livro. Ao apresentar-se para as mulheres no apartamento, o Governador diz que seu nome é “Brian”- uma alusão a um dos nomes que o Governador lê nas paredes do celeiro por onde ele passa no começo da temporada. O nome também é mencionado em “A Ascensão do Governador”, onde Phillip e Brian Blake são irmãos, e Brian acaba tendo um papel crucial em uma das reviravoltas mais impressionantes da história. Tara, uma das mulheres que vivia no apartamento,entra em confronto com Phillip Blake (o que também ocorre no livro, mas de uma maneira mais intensa); Don, o senhor idoso com problemas respiratórios e que morre no apartamento, também tem sua história inspirada no livro; por fim, a garotinha que aparece na série, Megan, é inspirada, em parte, em Penny, filha de Phillip – uma garota quieta, tímida e arredia, como descrita na obra de Kirkman e Bonansinga. Na série, vemos um Governador estabelecendo um vínculo com Megan, de certa forma projetando nela a própria filha e, naquela família, a sua família outrora perdida. Megan é filha de Lily, outra personagem que também aparece não apenas nos livros como também tem um papel crucial na HQ por ocasião da invasão da prisão. Entretanto, há claras diferenças entre o relacionamento dela com o Governador na HQ e no seriado. Se este relacionamento se transformará ao longo dos episódios e se Lily terá o mesmo destino de sua equivalente na HQ ainda veremos.

Por que acredito que estas referências ao livro neste ponto da história poderão influenciar em uma possível invasão à prisão, onde o grupo de Rick ainda se encontra, e de uma maneira mais consistente do que simplesmente por vingança? Baseado nas declarações de David Morrisey (intérprete do Governador na série) no programa Talking Dead, o Governador projetou naquele grupo a sua própria família, com destaque à pequena Megan – sua Penny 2.0. Aquelas pessoas conseguem resgatar no personagem um lado bom que estava sufocado sob toda a armadura do Governador – o homem amoroso, protetor e pai de família que, muito provavelmente, ele era antes do apocalipse zumbi. Mais do que uma vingança contra Rick e seu grupo, sua prioridade agora é proteger estas pessoas – e que lugar melhor, neste momento, do que uma prisão para mantê-las a salvo? Sim, “aquela” prisão… Segundo Morrissey, tomar a prisão de Rick para proteger sua nova família (vale lembrar que ele, teoricamente, parece não saber que as pessoas lá dentro estão sendo dizimadas por uma epidemia), depois de tanto tempo, faria muito mais sentido do que simplesmente ataca-la por vingança, uma vez que ele sequer parece estar pensando em Rick, Michonne e no resto do grupo – os fantasmas que o assombram naquele momento são os que ele próprio criou, após a chacina do grupo de Woodbury no final da terceira temporada e nada tem a ver com o #TeamPrisão. Parece ser uma teoria interessante. Veremos até onde durarão as boas intenções do personagem e como isso se aplicará na prática ao longo dos próximos episódios.

Governador-The-Walking-Dead-4-Temporada-S04E06-Live-Bait

Uma coisa, no entanto, é fato. Scott M. Gimple e seu grupo de escritores fizeram neste episódio um enorme serviço aos fãs – este grupo pegou uma história que acabou por tornar-se rasa e fragmentada ao longo da terceira temporada (a história do Governador) e está dando-lhe consistência. Sua matéria-prima: o material original de The Walking Dead, livros e HQ. Seu objetivo é o de nos mostrar cada um dos personagens em profundidade, e não apenas como máquinas matadoras de zumbis, unidimensionais e sem história, assim como apresentar um enredo sem tantas pontas soltas. Haverá ação? Sem dúvida, mas podemos esperar, baseado no que estamos vendo até o momento, que esta ação não será vazia, e que as matanças terão um significado maior. Mais do que isso, ao ver um episódio como “Live Bait”, fica aquela sensação de estarmos vendo algo feito “de fã para fã”, alguém que conhece a história a fundo e que quer transmiti-la de uma maneira convincente ao público, ainda que a série seja uma obra “independente” das demais mídias, tenha seu próprio desdobramento e até mesmo personagens originais. Misturar estes dois elementos – os momentos icônicos dos livros/HQ e os momentos originais da série de TV – e contar com a aprovação da horda de fãs ao redor do mundo parece ser uma missão das mais difíceis, porém, até o momento, parece que o objetivo está sendo alcançado. Parabéns, Sr. Gimple!

O que você achou do sexto episódio? Será que o Governador agora é outra pessoa? Ele realmente vai conseguir esquecer Rick e a Prisão? O que você espera dos dois últimos episódios da primeira metade da quarta temporada? Deixe sua opinião e teorias abaixo.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

10ª Temporada

Episódio de retorno da 10ª temporada de The Walking Dead vaza na internet

A AMC lançou antecipadamente o 17º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead em seu serviço de streaming e ele acabou vazando.

Rafael Façanha

Publicado há

em

Maggie na floresta segurando seu arco em imagem do episódio Home Sweet Home da 10ª temporada de The Walking Dead

A 10ª temporada de The Walking Dead retorna no próximo domingo, 28 de Fevereiro, mas o AMC, na tentativa de atrair mais assinantes para seu serviço de streaming, lançou o décimo sétimo episódio – S10E17: “Home Sweet Home” – uma semana antes no AMC Premiere. O resultado? O episódio acabou vazando na internet.

Essa não é a primeira vez que The Walking Dead tem seus episódios – ou informações sobre eles – distribuídas na internet antes da hora. Não precisamos ir muito longe, no ano passado todos os episódios do décimo ano também sofreram vazamento pois foram disponibilizados dias antes de seus lançamentos na TV.

É importante lembrar que o The Walking Dead BR não incentiva a pirataria, mas precisamos informar sempre quando ela acontece. Por mais ansiosos que vocês possam estar, não deixem de apoiar o canal que exibe a série no Brasil e, consequentemente, o trabalho dos atores e produtores quando o episódio for oficialmente ao ar.

LEIA TAMBÉM:
Títulos e sinopses dos episódios extras da 10ª temporada de The Walking Dead

Nos seis novos episódios, encontramos nossos sobreviventes tentando se reerguer após a destruição que os Sussurradores deixaram em seus caminhos. Os anos de sobrevivência pesam sobre eles à medida que traumas passados vêm à tona, expondo seus lados mais vulneráveis.

Ao questionarem o estado de suas mentes, eles encontrarão a força interior para seguir com suas vidas, amizades e grupos intactos?

A série está atualmente gravando sua 11ª e última temporada, que tem estreia prevista para Outubro deste ano e possivelmente será dividida em 3 partes. Logo após o final da série teremos o lançamento de dois novos spin-offs, sendo um deles focado em Daryl e Carol e um outro intitulado “Tales of The Walking Dead” – focado em antigos e novos personagens.

Continue lendo

10ª Temporada

Trailer LEGENDADO dos episódios extras da 10ª temporada de The Walking Dead

Assista ao trailer dos episódios extras da 10ª temporada de The Walking Dead. Série retorna em 28 de Fevereiro!

Rafael Façanha

Publicado há

em

daryl armado em imagem dos episódios extras da 10ª temporada de The Walking Dead

The Walking Dead está se preparando para retornar com 6 episódios extras da 10ª temporada e a AMC acaba de divulgar o trailer oficial para aquecer a ansiedade dos fãs.

Os novos episódios vão focar em determinados grupos de personagens e prometem responder algumas perguntas em aberto, como onde Maggie estava, o passado de Negan e sobre os soldados que cercaram o grupo de Eugene no final do episódio “A Certain Doom”.

Assista ao trailer de The Walking Dead:

LEIA TAMBÉM:
Títulos e sinopses dos episódios extras da 10ª temporada de The Walking Dead

Nesses episódios extras, encontraremos nossos sobreviventes tentando se reerguer após a destruição que os Sussurradores deixaram para trás. Os anos de luta pesam sobre eles e os traumas do passado ressurgem, expondo seus lados mais vulneráveis. Ao questionarem o estado da humanidade, o estado de sua comunidade coletiva e o estado de suas mentes, eles encontrarão a força interior para perseverar com suas vidas, amizades e grupo intactos?

A 11ª temporada de The Walking Dead – que tem previsão de estreia para Outubro deste ano – será a última da série inspirada nos quadrinhos de Robert Kirkman. Para dar uma despedida digna e épica ao universo zumbi, serão exibidos 24 episódios nesta parte final da história, oito a mais em relação aos tradicionais 16 capítulos divididos em duas partes que nos acompanharam na maioria das temporadas.

The Walking Dead retorna em 28 de Fevereiro com o episódio “Home Sweet Home”.


Legenda por: Guilherme Catai / Equipe The Walking Dead BR

Continue lendo

11ª Temporada

EXCLUSIVO! The Walking Dead ganha previsão de início das filmagens da 11ª temporada

Em entrevista exclusiva, Duane Charles Manwiller revela os planos para o início das filmagens da 11ª temporada de The Walking Dead.

Avatar

Publicado há

em

claquetes de The Walking Dead ao lado da moto de Daryl Dixon no set de filmagens

Estamos todos com saudade de The Walking Dead, certo? A décima primeira temporada será a última da série que é o carro-chefe do universo zumbi de Robert Kirkman – ainda teremos outras temporadas dos derivados Fear the Walking Dead (renovada para a 7ª temporada) e The Walking Dead: World Beyond (que terá uma 2ª temporada).

Mas devido à pandemia da Covid-19, todo o trabalho de produção do último ano de The Walking Dead foi atrasado, e os fãs estão sem saber quando verão as últimas aventuras das comunidades. Uma série de novos eventos deixou os fãs curiosos e ansiosos sobre o que vem por aí. Como será o retorno de Maggie? Como os sobreviventes vão se relacionar com a nova comunidade que surgiu na season finale da décima temporada em um encontro com Ezekiel, Yumiko, Princesa e Eugene? Ezekiel vai se recuperar do câncer? Essas e outras perguntas devem ser respondidas na última temporada, que vai encerrar o arco dos quadrinhos.

Pois estamos aqui para trazer uma notícia exclusiva: a última temporada de The Walking Dead já tem data para começar a ser filmada.

Previsão para março

Quem revelou esta informação com exclusividade para o The Walking Dead BR foi Duane Charles Manwiller, diretor de fotografia de The Walking Dead, em entrevista exclusiva. Ele afirmou que a pandemia da Covid-19, de fato, atrasou todo o cronograma da produção, mas estimou que as filmagens devem começar em março.

“Uma vez que o Covid chegou, tudo mudou. A décima primeira temporada nunca aconteceu em 2020, mas filmamos uma extensão da décima temporada e foi mais uma ponte entre a décima e a décima primeira temporada, que começaremos a filmar em Março de 2021. Faz sentido? Isso confunde até a mim. Nas placas das câmeras nós simplesmente colocamos ‘Temporada 10 – continuação'”.

Temos o mês do início das filmagens, mas em que momento de março os trabalhos vão começar? Podemos deduzir a partir da experiência de outros anos de The Walking Dead, que tradicionalmente começam na primeira semana de maio. Se esta tendência for seguida, a produção da última temporada da série começará, também, nos primeiros dias do mês de março.

Final da 10ª temporada de The Walking Dead

Para quem não se lembra, alguns eventos importantes marcaram o season finale da décima temporada. Beta, que tomou a liderança dos Sussurradores após a morte de Alpha, foi morto por Daryl após um conflito intenso entre os mascarados restantes e a imensa horda – que foi levada por Carol para um precipício.

No meio de toda essa briga, Maggie reapareceu para salvar a vida de Gabriel, que estava encurralado pelos inimigos. Ela ficou alguns anos afastada das comunidades mas promete voltar com tudo para o décimo primeiro ano da série. Ela trouxe consigo um guerreiro misterioso e muito habilidoso. O que será que ele tem a trazer para o enredo?

Além disso, o Império – a última e maior comunidade encontrada pelos sobreviventes nas HQs – deu as caras após Eugene chegar atrasado para o encontro com Stephanie e quase desistir da reunião com a nova amiga. A introdução desta cidade trouxe muitos problemas para os sobreviventes nas histórias em quadrinhos.

Antes da aguardada última temporada de The Walking Dead, o programa ganhará 6 episódios extras – que começarão a serem exibidos em 28 de Fevereiro – que servirão de ligação entre as duas últimas temporadas e também prometem responder algumas dúvidas dos fãs.

E aí, qual a sua expectativa para a última temporada de TWD? Deixe sua opinião nos comentários!

Continue lendo

EM ALTA