Siga-nos nas redes sociais

Universo Zumbi

Coluna Z #5 – Escolha o melhor carro para fugir de um ataque zumbi

Publicado há

em

Coluna Z é um quadro semanal que aborda a temática zumbi em geral. Curiosidades, filmes, livros, jogos ou praticamente qualquer coisa que envolva o universo zumbi em geral, estaremos sempre trazendo uma análise detalhada sobre o assunto para vocês. A coluna é escrita pela nossa colaboradora Nathalia Price, uma aficionada pelo universo zumbi e seus inúmeros desdobramentos.

Tema da semana: Coluna Z #5 – Escolha o melhor carro para fugir de um ataque zumbi

Faça suas malas, junte o máximo de comida e remédios que conseguir, reúna a família e os amigos, coloque tudo isso no carro. Não, você não está indo acampar. Trata-se do apocalipse zumbi, e a escolha do melhor meio de transporte pode ser a diferença entre a sobrevivência e… Bem, você já sabe o que pode acontecer.

No ano passado, a Hyundai apresentou na Comic-Con de San Diego o ‘Hyundai Elantra Coupe Zombie Survival Machine’, veículo que foi desenhado pelo Robert Kirkman. Como podemos ver neste vídeo, o escritor e produtor de The Walking Dead comenta que este é um carro que ele gostaria de ter no caso de um apocalipse zumbi, embora acredite que ele próprio não duraria muito neste mundo.

Veja a reação das pessoas na Comic-Con:


Como o carro em questão não foi feito para ser vendido – e nem poderia, imaginem o perigo de colocar um carros desses na rua – a grande dúvida dos zumbimaníacos continua: qual seria o melhor carro, dentre os que existem no nosso cotidiano, para se usar no caso de um surto de zumbis?

Antes de mencionar algumas possibilidades, é importante observarmos que existem muitas variáveis. Desde as mais óbvias até aquelas que ninguém lembra. Com qual tipo de zumbi estamos lidando? Rápido, devagar, com um mínimo de inteligência, burro igual a uma porta? Existem postos de gasolina no caminho por onde vou dirigir? Será que eu SEI dirigir qualquer tipo de veículo? Outros fatores que vão determinar a sua escolha incluem: a cidade onde você mora (o que implica diretamente no seu acesso a determinados veículos), se há necessidade de proteger crianças e idosos, se o seu estoque de comida é grande… Enfim, é praticamente impossível escolher um veículo que seja ideal para todas as variáveis possíveis, mas nós vamos tentar chegar bem próximo disso!

1) Tanque de Guerra

tanque

Muita gente pensaria logo que um tanque de guerra resolveria o problema. E não estariam completamente enganados (se bem que Rick Grimes discordaria um pouco disso). Apesar de não ser de fácil acesso, os tanques de guerra existem – diferentemente do carro projetado por Kirkman – e certamente algumas pessoas têm acesso a eles. Esse veículo possui armamento pesado, além de tecnologias que permitem, por exemplo, a identificação do alvo a longas distâncias e até visão noturna. Suas esteiras permitem atravessar qualquer tipo de terreno e praticamente qualquer tipo de obstáculo também. Dentro dele você estará 100% seguro e chegará a qualquer lugar. Mas e se precisar sair? Em algum momento você vai precisar sair, e esse tipo de transporte não é nada silencioso e também não é muito rápido. A velocidade máxima não passa dos 50km/h, o que é suficiente para fugir de um pequeno grupo de zumbis por algum tempo, mas não vai garantir uma boa distância deles em caso de um ataque maior. Outro problema seria operar a máquina. Não tem tanto espaço lá dentro como parece, e um certo conhecimento seria necessário, tanto para dirigir como para operar as armas. Além de tudo isso, tem o fator combustível. Claro que quanto maior e mais potente o carro, mais combustível ele vai gastar. E é claro que ele é super pesado.

2) Motocicleta

motocicleta

Para resolver o problema do combustível, nada melhor que uma moto. A do Daryl é super estilosa, mas muita gente reclama por ela ser barulhenta demais. As motos esportivas são as mais potentes e resistentes, mas têm esse problema do barulho também. Já as motos elétricas conseguem reunir potência e silêncio, mas quem nos garantirá a energia elétrica num mundo pós-apocalíptico? Na dúvida, eu ficaria com as esportivas super potentes mesmo sendo barulhentas, porque com a velocidade que elas alcançam, não teria como nenhum zumbi chegar nem perto. O único problema da moto é o caso das ‘hordas’ de zumbis. Mas esse seria um problema em qualquer veículo comum, pois as portas e teto podem até parecer seguros, mas você já tentou dirigir no carnaval? Quando os zumbis chegarem até sua janela, não vai fazer a mínima diferença estar num carro comum fechado ou numa moto. Pelo menos com a moto você ganha mais mobilidade e aumenta suas chances de fugir.

3) Carro-forte

carroforte

O VETV (veículo especial de transporte de valores), foi todo projetado para proteger seus ocupantes. Então, assim como no tanque de guerra, você estará totalmente seguro dentro dele. Ainda há a vantagem de não fazer tanto barulho e não ser de difícil operação, já que seu interior é basicamente como o de qualquer carro convencional. Claro que a blindagem não é tão impenetrável quanto a do tanque, mas a menos que os zumbis aprendam a usar fuzis, você estará a salvo. O carro-forte também ganha do tanque de guerra em termos de potência, velocidade e consumo de combustível. Entretanto, não oferece muita vantagem em caso de obstáculos maiores – como uma grande quantidade de carros parados na pista, por exemplo. Outro problema é que este veículo não foi feito para o ataque, e sim somente para a proteção do que está em seu interior e a fuga rápida de situações de risco. Sendo assim, você não conseguirá atirar de dentro dele e se livrar de alguns zumbis indesejáveis. Fala sério, aí o apocalipse perde toda a graça, né?

4) Caveirão

caveirao

O famoso e temido carro blindado utilizado pela polícia militar do Rio de Janeiro seria uma escolha interessante. Ele possui quase todas as vantagens do tanque de guerra, mas nenhuma das desvantagens. Sua blindagem oferece total proteção aos ocupantes, mas não faz com o que o carro seja lento por conta disso. Aliás, esse é um grande problema dos carros blindados em geral, então se você pensou em blindar seu carro para se proteger do apocalipse zumbi, melhor pensar duas vezes! Carros blindados precisam de um motor mais potente, e este é o caso do “caveirão” (apelido que recebeu devido ao símbolo de caveira estampado nele). Este veículo pode chegar até 105km/h, e mesmo que seus pneus furem, ele possui uma segunda roda feita de aço reforçado por dentro do pneu que o permite continuar em movimento por 20km, numa velocidade de até 80km/h – tempo suficiente para você achar um local seguro. Ele não possui armas acopladas, mas em vez disso dispõe de vários buracos protegidos por portinholas, pelos quais você pode usar a arma que melhor lhe convém. Não faz tanto barulho quanto um tanque, e também não é tão difícil de operar – claro que não vai ser tãão fácil, mas é perfeitamente possível, já que a direção também é parecida com um carro convencional – tem até freios ABS. E o que eu acho mais legal, ele possui ferramentas e peças para consertos de emergência, que podem ser feitos até mesmo com o carro em movimento. Esse tipo de veículo não existe só no Rio, ele também é usado em locais onde há guerra ou ambientes hostis, como em alguns países da África e Ásia.

Na hipótese de você não ter um tanque de guerra, uma moto esportiva, um carro-forte ou até mesmo um caveirão à sua disposição, o ideal seria escolher um carro com o qual você esteja familiarizado e que saiba operar com facilidade. Carros mais altos oferecem uma proteção maior, mas carros pequenos correm mais e gastam menos combustível. Mesmo uma moto não tão potente já garantirá sua fuga até um lugar mais seguro. Aliás, qualquer veículo que funcione e que tenha combustível já vai ser de grande ajuda!

Você tem alguma outra sugestão de carro para o apocalipse zumbi? Compartilhe-as com a gente, quem sabe não pode haver um “Escolha o melhor carro para fugir de um ataque zumbi – Parte 2” em breve?

Caso queira sugerir um tema para o quadro “Coluna Z”, por favor envie um e-mail para [email protected].

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA