Sobre o Autor

Lidiane Fidelis

Lidiane Fidelis

Blogueira, apaixonada por filmes e seriados. Grande fã dos gêneros de ficção e fantasia, minha eterna paixão é a série Arquivo X, mas não resisti aos encantos do mundo de The Walking Dead.

Artigos Relacionados

  • Lucia Marina

    Rick é um guerreiro e um líder. Por mais que queira viver numa comunidade segura, ele não consegue mais aceitar esse cotidiano, com gente fraca e feliz, tentando viver normalmente. Ele conhece os perigos, sabe que se alguém errado entrar ali, tudo desmorona. Uma mulher – inclusive de quem ele gosta – apanhar do marido e todo mundo fechar os olhos, isso não entra na cabeça dele, porque isso mostra que Pete não tem caráter, e se não tem caráter, tem que morrer. Para Rick, não há espaço para pessoas que não façam o que for possível para defender seu grupo, e essas pessoas têm que ser fortes e de confiança.
    A personagem feminina equivalente ao Rick é a Carol, os dois são os únicos que pensam dessa maneira. Para eles, quem pisa fora da linha tem logo que ser eliminado, no mundo de agora não há espaço para segunda chance. E ele tenta mostrar isso para Deanna, que ainda vive esse ideal romântico e utópico de comunidade renovada. Eu acho que Michonne, por menos que queira aceitar, também anda percebendo o risco de baixar a guarda (parece que Glenn, Maggie e Abraham estão enxergando mais longe também, ótimo). Foi bom ela ter batido no Rick, ele não estava sendo inteligente e astuto ali, estava descontrolado e completamente por baixo na questão.

  • Victor Santos

    Concordo com Lucia Marina…
    Rick é um perfeito líder; Não acho que ele esteja se igualando ao Shane, pois Shane era fraco, sem propósitos além dos seus próprios, não pensava em grupo e não tinha punho de líder… Um líder, acima de tudo, tem que pensar no bem estar de todo o grupo… Se um elo se parte… toda a corrente se desfaz. Agora, imagina você entrar em uma comunidade, e o mesmo ter o efeito negativo na “corrente”, como uma ferrugem… Que aos poucos irá corroer todos, a pondo de quando o grupo que está do lado de fora, se não me engano, são chamados de “lobo”, chegar… Ai vão encontrar um grupo enferrujado e não vai ser preciso forças para destruir esse grupo… Acho que Rick, está baseando seus pensamentos e ação sobre proteger e manter o grupo forte o tempo todo… Pois por experiência, ele sabe que a calmaria nunca dura um bom tempo… E não é diferente agora… Pois se um grupo externo, os expulsou de uma prisão… O que impediria um outro grupo mais forte destruir aquele lugar “alexandria”? Agora que Rick precisa sim ser mais estratégico como era nas primeiras temporadas, ele precisa sim, encontrar o seu “Eu” inicial… Eu apoio a surra que ele deu Pete. Caras como esse, merecem uma boa lição. E Rick, tentou evitar… Mais os nervos falaram mais alto… E o fato de os sentimentos à muito guardados desde Lori, voltar a tona, trazendo amor e carinho, que ele já não prova à muito tempo, isso ativou seu lado “animal”, como acontece no reino animal de verdade, o macho Alfa, escolhe sua parceira depois de uma boa briga.
    Bom… Minha esperança, é que Rick, se acalme e vote a ser estrategista… Não ganhamos o mundo com Força, e sim com inteligência.

  • Eu farei comparação entre Rick, Shane e Governador.

    Retrocederemos a segunda temporada. O que vimos foi mais um confronto entre melhores amigos sobre liderança no grupo e o que se deve fazer. O Rick é líder, ele pensar em prol da família, amigos e o próximo, tem objetivos de manter eles vivos e a salvo, mesmo que errando as vezes. O Shane, podemos considera-lo líder, porem ele tinha desejos de tomar a família do Rick para si, ele não tinha amigos, e não era favor do próximo, os objetivos que tinha eram pessoais, fazia de tudo por logica e razão de fazer o certo e o que é certo, mas nem tudo que parece ser certo, é certo. Nos momentos finais da temporada, vimos o confronto entre os dois, eles não tinham pensamentos iguais, Shane queria tomar tudo do Rick, o foco nesta temporada, se vocês pararem para pensar, é na liderança do grupo, dois melhores amigos se confrontando pelas coisas. Rick manteve a liderança, e retirou Shane do segundo comando e colocou o Daryl e manteve Shane no lugar dele e no grupo vivo, mesmo assim o considerava amigo. Shane por outro lado, pelo amor que tinha na mulher do amigo, vendo que as coisas são erradas e vendo o Rick como empecilho, planejou a morte dele para toma a mulher, família e a liderança do grupo. Não digo nada da agressividade entre os dois, pois ambos são capazes em fazer algo. No dia do confronto, Rick percebeu as artimanhas e jogadas do Shane, bem a tempo, quando o mesmo foi agir, Rick soube lidar com a situação, e percebeu que naquele estante, a unica solução que sobrará era elimina a ameaça. Rick matou Shane, em prol da família, amigos e os próximos. A fazenda foi tomada pelos mortos no fim da temporada, e Rick tomou de vez o controle total do grupo eliminando a democracia que era inútil.

    Terceira e Quarta temporada. Vemos um Rick mais desenvolvido e sofrendo as consequências de suas ações, com a morte de Shane, ele manteve todos do grupo a salvo e vivo durante todo o tempo. Porem ele ficou mais frio e agressivo com o tempo e encontrou a prisão e os levou para lá para morarem nela. Ai entra o Governador, líder de uma comunidade com moldes antes do apocalipse, bem visto por todos, de relance parece ser uma boa pessoa, mas por dentro algo obscuro ja vem crescendo esperando por algo para ser posto para fora. Ele matava todos que encontrava, e tomava os suprimentos para o grupo dele. Porem com o passar dos episódios devemos notar que á uma diferença, quando Rick e Governador se encontram. Rick começa a perde a humanidade, se tornando agressivo e fazendo o que é possível para sobrevier, e se não fosse o Heshel, a família e os amigos do grupo, ele tinha se perdido para sempre. O Governador pelo contrario, ele foi se perdendo cada vez mais, perdeu amigos próximos, fazia o possível para mante-los unidos e nada dava certo, no final ficou agressivo, perdeu a humanidade dentro de si, matou os do próprios grupo que tinha o proposito de mante-los vivos e ficou louco. Isso foi o final da terceira temporada. Na quarta, vemos um Rick mais humano, pacifico, o que ele fez antes o trouxe de volta a ser quem era, já o Governador, ficou sozinho, mesmo encontrando uma menina para ser como filha dele, e encontrando uma família e um grupo, a maldade começou a a volta, mesmo ele lutando contra isso. O marco final da quarta temporada para mim, foi a mid season finale. O fim da prisão, Rick e Governador agora chamado de Brian Blake, Rick foi humano, pacifico, ofereceu a prisão para que o grupo do Brian ficasse e morasse com eles, querendo os acolher, Hershel conseguiu trazer ele de volta junto com a humanidade. O Brian, se manteve agressivo, quis tomar a prisão para si e para o grupo, mesmo lutando contra a maldade dentro de si, não aceitou os termos do Rick, matou Hershel, e destruiu a prisão e ordenou a matar a todos, ele se perdeu para sempre. Não cito que a filha adotiva ajudou a ele cair de vez. Vimos mais um Rick humano e um Brian louco.

    Rick apesar de tudo manteve a humanidade e a sanidade, ainda teve amigos, família e próximos para garantir isso nele. O que aconteceu com o caso do Pete, foi que Rick encontrou coisas erradas, e agiu sobre o caso, ele não tomou a mulher do Pete, ofereceu a ela proteção e segurança e ela aceitou, então ele fez o mais certo a se fazer. Porem no ultimo momento, ele sim começou a fica louco, tava com uma arma apontando para todo mundo, querendo por juízo em todos e por ordem no lugar. Se não for parado, quem sabe o que poderia dar errado? Levando em conta que Pete, abusava da mulher e possivelmente dos filhos, não vejo nada de errado. Mas poderia sim, Rick dar passos iniciais a loucura.

  • Concordo, para mom foi preciso que a Michonne golpeá-se Rick, para que ele parasse com o que estava fazendo. Ela passou do limite.

  • Concordo com o que diz. mas acho que você quis se referi a Alexandria “zona segura”, imagina como é segura tendo tal coisa como o Pete dentro, pessoas fracas que protegem o lugar e comandam, um grupo externo entra e toma a comunidade, ou uma horda gigantesca de caminhantes. Não vejo nada de seguro nisso. E Rick viu que não tinha lá essas coisas de segurança a não ser contra os mortos, ele foi mais além que todos ali. E quis mostrar isso, só que com a força. Eu creio sim que depois disso ele volte ao normal.

  • camilagomes

    Estava há um bom tempo sem comentar justamente por esse motivo. Rick = Shane para mim tem sido difícil de digerir. Ainda mais com muita gente aplaudindo. Espero que essa fase acabe logo. Não vejo nada de incrível na forma como vem agindo, pelo contrário é justamente para mostrar que tudo isso que está passando não é nada bom para ele, e precisa se libertar antes q seja tarde demais. Complicado olhar para seu comportamento, e, em todas suas atitudes nos últimos episódios, vê-lo totalmente fora de suas características. No próprio olhar dele podemos reconhecer, ou melhor, estranhar o jeito dele. Mas, claro, é possível entender a intenção aqui.

    Rick, desde que chegou a Alexandria, deparou-se com uma realidade diferente da qual vinha enfrentando até então. Estava completamente acostumado e adaptado a essa vida na estrada, tendo que lutar para sobreviver e manter o grupo a salvo todos os dias, enfrentando e eliminando qualquer ameaça, em que era sempre esperado dele tomar frente e as mais difíceis decisões. Pois é isso que se espera de um líder, sempre esteve vivendo sob esta pressão.

    No entanto, quando chegou a esse lugar, precisou parar, não tinha mais necessidade de lutar, de liderar, e isso foi mexendo com sua cabeça. Toda essa calmaria e normalidade. Ao ver a forma como vivem ali, fechados nesse mundo, sem saber realmente como é lá fora, como se tudo fosse normal novamente, pessoas de certa forma fracas e que não passaram nem um terço do q ele e o grupo passou, o fez lembrar de tudo que tinha antes e perdeu. De tudo que sofreu para chegar até aqui. Este local o faz lembrar de sua vida passada, de sua vida com a Lori, de como teria sido se ela ainda estivesse ali, a salvo, e ele ainda se culpa por isso. Como essa fixação por Jessie, por exemplo, pois ele projeta nela uma forma de recuperar o q tinha e corrigir seus erros do passado. Mas, nada disso é saudável. Tudo traz de volta os medos, as culpas, distúrbios e as questões mal resolvidas, perdas e traumas que só o foram empurrando para seu lado mais obscuro cada vez mais, como a única forma de fugir de tudo, pois simplesmente não consegue se ver livre do que passou, ainda não superou estes momentos. O q o torna fraco e vulnerável. Até então conseguia esquecer, mas agora precisa enfrentar sua realidade, pois é lembrado do q viveu a todo momento cada vez q olha para essas pessoas.

    E além disso, ainda teve a ajuda de Carol p completar (como aqueles diabinhos no ombro incitando para te levar ao mal caminho), assim Rick se perdeu mais ainda, chegando ao extremo, além do seu limite, indo longe demais sem pensar na consequência de seus atos, fora de si praticamente. Tendo seu ápice na briga com Pete. O que no começo era tentando ser cauteloso, foi se misturando com uma obsessão, o levando a surtar, e se tornar insano. Ele precisava de um único motivo para ter pq lutar novamente, e conseguiu. Então, ali vimos a influência direta de seus “inimigos” do passado e como eles o atingiram de diversas formas, refletindo em sua consciência. Vimos então que Rick tem sim dentro de si muita coisa do Shane, do Governador também, pois tem seu lado negro, todo esse processo que ele está passando tem mostrado isso, como é fácil se perder dentro de si mesmo, optando pelo lado desumano, instável, e o jeito radical de resolver as coisas. É o seu lado sensato lutando contra seu lado brutal, pois como ele disse se não lutarem, morrem. Se não lutarem vão perder o que tem como ele também já perdeu antes, o q o deixa transtornado.

    Porém, este não é o caminho, não é por aí que vai manter a ordem, e muito menos se manter no melhor estado de sua mente, sem dúvidas. Pois já vimos q também se for longe demais não vai durar, como não durou Shane, Governador ou Gareth. E acredito que a partir do próximo e último episódio, no momento em que acordar, literalmente, Rick vai começar a perceber que não é preciso ir por este meio. Sem dúvidas será um começo para se libertar de tudo isso e deixar seus tormentos para traz, vendo q ele não é assim, q isso não faz parte dele, e não pode se deixar levar pelo pior que há dentro de si, já q isso também não lhe garante a razão e nem a melhor forma de enxergar as coisas. Mas, que é preciso sim ter um equilíbrio para continuar e ser uma pessoa, um líder, mais forte e capaz de seguir em frente completamente seguro e consciente de seus atos. Pq somente dessa forma terá as condições necessárias para liderar Alexandria e enfrentar tudo o q ainda tem por vir. Agindo com racionalidade e sensatez… Com certeza vai sair dessa, pois é justamente isso que o diferencia, por mais q esteja sempre nessa linha tênue, em q possa extrapolar suas condições, sempre estará apto a voltar, sempre vai conseguir se reencontrar, por mais q possa ter se perdido. Pois, tem seus filhos e esse grupo q são sua família para ajudá-lo a enxergar isso.

  • King Ragnar †

    Concordo com você em partes. Mas, vamos esquecer o fato da Jessie apanhar do marido: Rick obviamente está interessado por ela, desde que a vê no episódio 12, e está interessado em tomar o comando de Alexandria (já deixou isso claro várias vezes). Querendo ou não, seus motivos são iguais aos de Shane nesse ponto. No final do episódio 13, quando Pete e Jessie o cumprimentam pela rua, ele leva a mão a sua pistola.

    O que impede/impediu Rick de se tornar um novo Shane, ou até mesmo um Governador, foi a grande influência do Hershel e o fato de sua família, Carl e Judith, estarem vivos. Shane não tinha família e quando começou a criar laços com Carl e Lori, Rick voltou. Philip/Brian perdeu sua filha e esposa. Rick está quase quebrado. Se viesse a perder algum deles, haveria alguma duvida que poderia chegar a um extremo como o Governador? A cena final do episódio 15 me lembrou muito o final da terceira temporada. Se Michonne não tivesse interrompido, e a discussão se acalorado… Não sei não.

    Por sorte, Rick além de sua família, tem Michonne, Daryl, Glenn, Carol, pessoas para traze-lo de volta.

    Para mim, no final, nem Shane nem Governador, a melhor comparação sobre o modo de agir do Rick é com o Kenny, do TWD da Telltale. Ambos se importam ao máximo com seus amigos e família. Mas o mundo os quebrou. Kenny é mais explosivo até, pois perdeu absolutamente tudo.

    * Não acho erradas algumas da atitudes do Governador, como atacar grupos rivais por suprimentos. O mundo em The Walking Dead está em guerra. O problema dele foi o ego, a arrogância de não aceitar a proposta de se juntar a todos na prisão. Se ele se importava tanto em conseguir um lugar seguro para Megan e Lilly, poderia te-las mandado a prisão. Não precisava nem dar as caras. O ego derrubou o Governador.

  • Exatamente como disse, Rick ta interessado na Jessie, se mostrou querer tomar o comando de Alexandria. Não se pode negar essas fatos, porem ele mesmo conseguiu evitar as ações. Devido aos ensinamentos do Heshel, os amigos e a família. E isso que impediu dele ir além de si. E se não fosse os atos da Michonne, ele poderia ter perdido o controle sim, a ação da Michone fez bem a ele mesmo. Eu penso que Rick poderia ter se transformado em um Governador e um Shane mais sombrio.

    E gostei você fez comparar Rick com o Kenny do jogo, os dois personagens mostram a sobrevivência de um homem após as perdas. O problema e quando o homem não consegue sobreviver as perdas. Se transforma em um Shane, ou em um louco que nem o Governador. Posso concorda que seja o ego, e isso levou a consciência dele a loucura não foi só uma vez. Eu digo que seja loucura, pois governador mente, difamou o povo da prisão, levou os dele a morte e a prisão a destruição, fez coisas erradas.

  • King Ragnar †

    Um misto de ego e loucura. O cara era “O GOVERNADOR”, como Rick disse ele poderia ter uma estátua na praça da cidade, ser o cara que resolveria tudo. Quando encontrou alguém que não baixasse a cabeça para ele e fosse melhor líder do que ele, enlouqueceu.

  • Gregório Campos

    Shane era fraco? Mas não mesmo, o Shane era um dos únicos personagens que tinha atitude no grupo e com a perda dele ,o grupo enfraqueceu bastante, e até você precisa aceitar que o Rick está tendo algumas semelhanças com o Shane , não sei porque tem gente que ainda concorda com você, mais você está certa em alguns pontos, menos da parte do Shane ser fraco, na segunda temporada no episódio 7 , ele fez aquele discurso antes da Sophia aparecer, igual o Rick fez agora em Alexandria , entretanto, seria essa mesmo a sua resposta ? Shane era fraco ? Mas não mesmo, a única coisa em que ele era fraco, era de não conseguir viver com remorso por causa da Lori e do Rick , ele realmente era apaixonado pela Lori, mas tirando isso, se o Rick pelo menos tomasse atitudes como ele está tomando agora , o Shane ficaria mais aliviado e não teria que tentar matar o Rick , o Shane queria fazer isso para o bem de Rick, afinal o Rick não estava preparado para ser um líder na segunda temporada, ele começou a ficar melhor apartir da morte do Shane , oque é realmente algo bem tosco, porque o Rick poderia ter ficado frio antes da morte do Shane, assim evitando a morte dele, vamos dizer sobre os momentos em que o Rick se tornou frio, tudo começou com a morte de Shane, aonde ele aprendeu que não poderia deixar ninguém vivo a quem tentasse matar ou tentar um movimento brusco perto de Rick, entretanto, não parou mais de pensar no seu melhor amigo, quando a Lori morreu, ele ficou mais psicopata, o único conselheiro do grupo que ajudava o Rick era Hershel, mas quando ele morreu, o Rick ficou ainda mais frio ainda, agora se vermos o Carl e a Judith morrer, certamente o Rick se tornaria o próximo vilão da série, pois ele mesmo diz ao Carl que ele só ficou lá na prisão por causa do Carl e da Judith, porque se não fosse por eles, o Rick certamente não lideraria o grupo, então, não julgue o Shane , ele queria fazer mais do que o necessário para o grupo, porem o seu unico defeito era de não conseguir suportar a dor de ver o Rick com a Lori.

  • Victor Santos

    Bom… Todos os argumentos são bons, e não digo qual é o certo ou errado… Isso baseado na psicologia de que, cada pessoa tem dentro de si um universo, ao qual dita suas próprias regras, e quando algo “externo” ao seu “mundo” afeta esse perfeito equilíbrio moldado por anos… Isso se torna uma ameaça! ok? Pois bem… Quando eu disse que acho Shane fraco, foi em questão de seus princípios… Olhando o perfil de atitudes do mesmo… Nós nos retratamos como mais um policial corrupto… “Ele tem cada disso”. Aquele cara que, passaria por cima de qualquer pessoa do grupo, para salvar os seus ideais e desejos obscuros… Isso faz com que ele se torne fraco, prese aos seus dogmas e desejos… Sem pensar não que acarretaria levar o sentimento proibido afrente… podemos analisar isso, quando nós mesmo, sendo homem ou mulher… estamos em determinada fase de nossas vidas… Cheios de metas e sonhos… Mas bastar se apaixonar… e tudo, tomo um rumo diferente… Isso implica diretamente psicológico e emocional… Por isso ser forte nesse aspecto é o que define vc… Fora outras coisas como caráter etc… Ai vamos ao que Rick fez em alexandria… Também agindo por impulso… Sabemos muito bem, que mesmo o desejo brotando em Rick… Ele se manteve discreto após saber que a loira tinha marido… Ai vem a segundo notícia… Que ela era espancada pelo mesmo… Normal é que… Se rola uma certa atração… Tanto homem quanto mulher, vai desejar tomar o lugar da pessoa, pois tem em si… a certeza que poderia proporcionar algo melhor… E quando Shane começou a desejar Lori… Ele se tornou insano, não em atitudes… mais seus pensamentos e vontades, estavam dominando. Bom mais como eu disse… Tem quem governa com Tirania, ou democratas, outros passivistas e por ai vai… O bem da verdade é que Rick ainda é um melhor líder. Até onde ele vai ser, que é a questão.

  • Shane era cético, Rick é esperançoso, mas da maneira certa. E isso foi e continuará sendo fundamental de Rick para com seu grupo.


2010-2017 | Walking Dead Brasil - Sua maior e melhor fonte brasileira sobre The Walking Dead.