Rick e Dwight ficam chocados ao ouvir o rebanho tão perto de Alexandria. Andrea chega e diz a Rick que irá reunir os cavalos apesar dos protestos de Rick. Dwight diz a Rick que vai ficar bem e vai ajudar.

Eugene diz a Rick que ele vai ajudar a conduzir o rebanho. Annie adverte os outros que estão perto. Siddiq pergunta a Rick se eles devem evacuar, mas Rick diz que não há tempo para isso e as paredes vão segurar. Siddiq diz a Rick que ele é o único homem do mundo que ele confia com sua vida e não pede para ele não decepcioná-lo.

Eles se preparam para levar o rebanho pra longe de Alexandria. Rick diz a Eugene que eles usarão as balas que ele trouxe para derrubar qualquer zumbi que eles não conseguem levar. Siddiq abre o portão e Eugene lidera o caminho.

Annie grita que o rebanho está no alcance. Siddiq diz a Paula que vão ficar bem, mas ela não tem tanta certeza. Rick discute o plano quando Negan chega. Rick diz que ele não vai pegar uma arma e manda ele voltar para dentro.

Muitos do rebanho caem nas trincheiras quando se aproximam de Alexandria. Eugene percebe que há muitos. Andrea insiste que o plano ainda funcionará. Jesus pergunta se conseguiu retirá-lo devido ao tamanho do rebanho e Michonne diz que não vão deixar os sussurradores ganhar. Ela sai de seu cavalo e começa a matar os zumbi sozinha, dizendo a Jesus que se revezará até que eles tenham matados todos.

De volta a Alexandria, Rick instrui os outros a tirar as facas enquanto o rebanho se aproxima da cerca. Negan se entrega e ordena a todos que comecem a matar os zumbis. Rick diz para ouvir o homem. Os zumbi continuam a empurrar a cerca e eventualmente a derrubam. Rick diz a todos que retornem quando Paula é atacada. Ela pede a Rick para encontrar Mikey e mantê-lo seguro antes de ser devorada. Rick é derrubado no chão enquanto os outros fugem. O rebanho se fecha sobre ele, quando Negan de repente golpeia um na cabeça e ajuda Rick. Ele pergunta se isso compensa tudo e diz a Rick que ele é um homem difícil de agradar.

Enquanto isso, John está observando o rebanho invadindo Alexandria através de um binóculo. Tara pergunta o que está acontecendo e ele responde que isso será um grande show.

Ao mesmo tempo, os residentes de Hilltop chegam a Alexandria para encontrá-lo invadido. Lydia tranquiliza Carl dizendo que não significa que seu pai está morto e Maggie diz que ela está certa. Michonne e Jesus aparecem e Maggie e Dante oferecem para ajudá-los a liderar o rebanho. Carl quer ir, mas Maggie diz que ele não é um cavaleiro bom o suficiente e diz a Brianna o que está fazendo. Ela pede-lhe para assistir a área e manter Hershel seguro e ele concorda.

Em Alexandria, Rick e Negan estão escapando do rebanho. Rick diz-lhe para correr à frente e abrir uma porta, o que ele faz e Rick implora que ele o espere. Negan o puxa para dentro e fecha a porta. Ele pergunta se ele pensou que ele iria tranca-lo. Rick fica calado. Negan diz que eles são parecidos e devem se dar muito melhor.

Andrea soa o chifre para levar o rebanho. Magna e Yumiko retornam para ajudá-la. Connie está em cama se recuperando e pergunta o que é todo o barulho, mas Kelly diz a ela que não tem nada com que se preocupar. Siddiq e Annie se refugiam na casa de Eugene e percebem seu equipamento de rádio na mesa.

Negan pergunta a Rick qual é a pior coisa que ele já fez. Rick não responde e ele diz que estão apenas matando o tempo, Rick diz que é difícil diminuí-lo, mas o pior que ele já fez foi viver quando tantos outros que deveriam ter vivido não. Negan concorda e reflete sobre as pessoas que eram muito fracas e ele viu morrer. Ele diz que, eventualmente, ele começou a ver todos tão fracos que tornaram mais fácil “enfiar os cérebros de um homem”. Ele diz a Rick que ele sabe que o que ele fez foi errado e ele o ajudou a ver por que ele ficou na cela, trouxe de volta a cabeça de Alpha e salvou sua vida. Ele então diz que a pior coisa que ele fez foi deixar sua esposa apodrecer porque ele não conseguiu mata-la.

Eugene e Heath levaram alguns do rebanho e planejam voltar para mais. Heath diz a Eugene que ele está impressionado com suas habilidades em levá-los e Eugene diz que são criaturas simples e que, graças a Rick, ele está seguro o suficiente para prestar atenção aos detalhes. Heath diz que ele quase ansia por dias como esses, porque desde que ele perdeu a perna, ele se sente mais útil em um cavalo. Eugene diz que é bom para ele também e eles voltam para Alexandria.

Dwight diz a Laura que eles precisam levar mais do rebanho e pede-lhe para disparar alguns tiros. Ela diz que ficará cercada, mas Dwight ordena que ela faça isso. Ela atira sua arma e os zumbis começam a segui-los. Eles correm para Andrea, Magna e Yumiko e ele diz a ela para tocar o chifre. Eugene e Heath retornam para ajudar.

Negan diz a Rick que está começando a diminuir. Rick levanta-se e diz que quer fazer algo em vez de se esconder o dia todo. Negan diz que não e que ele fará alguma coisa, mas Rick tem que ficar. Ele lhe diz para ficar ao lado da porta e cobri-lo e não para atirar nele a menos que ainda pense que ele merece. Rick não diz nada e Negan pergunta se ele pode acreditar que eles estão trabalhando juntos.

No perímetro, Carl diz aos moradores do Hilltop que juntem suas armas porque precisam ajudar os outros. Lydia sorri para ele.

Enquanto isso, Tara pergunta a John como as coisas estão olhando. Ele diz que é hora de se arrumar e se preparar para ir. Em algumas horas, eles podem entrar e limpar o que resta.

De volta a Alexandria, Rick observa da porta enquanto Negan mata zumbis lá fora. Ele cobre Negan enquanto ele mergulha de volta dentro da casa. Ele diz a Rick que ele salvou sua vida e pergunta se eles estão se tornando amigos. Rick sugere que eles tentem uma relação diferente.

Na casa de Eugene, Siddiq está tentando o rádio. Annie diz que ouviu tiros e que é hora de lutar. Siddiq jura que ele ouviu uma voz de mulher no rádio mas Annie diz que eles devem ir e vão se preocupar com isso mais tarde.

Kelly está prestes a sair para ajudar a limpar os zumbis, mas Connie insiste que ela também irá. Dwight, Laura e Heath estão limpando zumbis fora de Alexandria. Maggie, Michonne, Jesus e Dante levaram alguns do rebanho, mas Jesus comenta que ainda está muito perto.

Magna pergunta onde Eugene está, Andrea diz que estava atrasado. Eugene aparece e pergunta se o plano está funcionando. Zumbis caem no oceano. Eles comentam sobre como a área está arruinada e eles precisam avisar Pete no caso de pescar lá. Magna diz que eles devem voltar, mas Eugene percebe alguns retardatários e Andrea ordena que eles obtenham os cavalos.

De volta a Alexandria, os moradores continuam a lutar contra o rebanho. Vincent lidera um grupo quando Julia pergunta se ele está assustado. Ele diz ele está com muito medo de ter medo. Connie insiste que Kelly deixe sua ajuda. Ela diz que nunca mais a deixará se machucar novamente.

Andrea e Eugene trabalham para manter o rebanho juntos. Eugene não sabe quanto mais ele pode aguentar, mas Andrea insiste que ele continue. Michonne e Jesus continuam a dirigir o rebanho em direção à costa. Carl instrui os moradores do Hilltop a deixar os zumbis chegarem a eles. Ele pergunta a Lydia se ela está bem e ela diz que se sente viva.

Dwight pergunta a Laura onde Heath foi. Heath é jogado no chão por John – os Salvadores chegaram. John bate em Dwight e pergunta a Sherry se há restrições. Sherry diz que ele escolheu seu lado enquanto John agarra Dwight pela garganta.

Maggie e Dante juntam-se a Michonne e a Jesus. Michonne sugere que eles permaneçam colocados e certifique-se de que os zumbis se dirigem para o oceano. Dante diz que espera que Alexandria ainda esteja de pé ou que tenham lugar para dormir esta noite. Maggie lembra suas prioridades e ele diz que também está preocupado com as pessoas. Jesus vê cavalos a distância.

Andrea, Eugene, Magna e Yumiko estão cercadas. Enquanto eles viajam, Eugene pede a Andrea que lhe dê o chifre para que ele possa distrair alguns dos rebanhos. Andrea está relutante, mas Eugene toma o chifre e diz para ela ir. Eugene sopra o chifre, mas logo é jogado de seu cavalo. À medida que os zumbis o cercam, Andrea dispara contra ele e diz para ele correr. Magna e Yumiko disparam enquanto Andrea entra para salvar Eugene. Ele diz que ela o deixe, mas ela se recusa. Magna diz que eles não vão conseguir que ambos voltem ao cavalo. Magna é aliviada, até que ela percebe o rosto de Andrea – ela aparentemente foi mordida no pescoço.

Magna olha para o pescoço de Andrea com horror. Andrea insiste que eles não têm tempo para isso e devem continuar a dirigir o rebanho para o oceano.

Em Alexandria, Negan diz a Rick para ficar atrás dele. Siddiq, Annie e Vincent se juntam a eles para limpar o rebanho com suas lâminas. Quando Rick vai matar um zumbi, ele vê Carl. Eles se abraçam e Rick pergunta por que ele está lá. Carl explica que os Sussurradores queimaram Hilltop. Lydia diz a Rick que Carl reuniu o grupo para ajudar e ele ficaria tão orgulhoso dele quanto ela. Rick pergunta onde Maggie está e Carl explica que ela e Dante foram para ajudar Michonne e Jesus a desviar o rebanho. À medida que um grande grupo de zumbi se aproxima, eles são rapidamente atingidos por trás – Sherry e os Salvadores chegam com Heath, Dwight e Laura, refém.

Sherry diz a Rick e aos outros que tirem as armas. Ela diz a Rick que já tiveram o suficiente e não quer fazer parte de seu “pequeno clube” mais. Rick pergunta se eles estão tentando transformá-los em inimigos e John diz que estão tentando enviar uma mensagem. Sherry interrompe quando ela vê Negan e ele pergunta se eles sentiram saudades. Dwight e Laura enfrentam os Salvadores mantendo-os refém e roubando suas armas. Sherry insiste que estão fora de campo mas Dwight diz que tudo que precisa é uma bala para detê-los. Rick ordena que todos baixem suas armas. Dwight diz a Rick que ele não deveria confiar neles mas Rick diz a Sherry que eles deveriam conversar para que ninguém tenha que morrer por isso.

Dentro da casa, Rick pergunta a Sherry o que ela quer. Ela diz que ela quer sair e se eles tentar detê-la, eles podem simplesmente assumir Alexandria. Rick explica que todos fazem parte de uma rede e se ajudam mutuamente. Ela menciona como Negan está no lado de Rick agora. Ela virou a mesa e acusa Rick, dizendo-lhe que não vai deixá-lo intimidá-la a render-se. Ela diz que ele deveria ter medo dela. Ela continua explicando como tudo o que ela teve que suportar tomou seu preço. Ela diz que os dias de deixar Rick dizer-lhes o que fazer acabaram e ela o fere no rosto. Ela tira sua faca e insiste que o mundo seria um lugar melhor sem pessoas como ele. Rick pergunta se ela perdeu a cabeça. Ela o ataca no chão e começa a estrangulá-lo. Rick atirou ela contra a mesa.

Rick parece chocado quando percebe que Sherry está morta. Andrea aparece e ele insiste que foi um acidente. Andrea cai no chão e Rick corre para ajudar. Ele pergunta se ela está bem e ela diz não enquanto revela a ferida no pescoço para um Rick horrorizado.

Rick chora quando ele percebe que Andrea foi mordida. Ela pede desculpas e Rick grita por ajuda. Michonne corre e explica o que aconteceu. Dwight chega e corre direto para o cadáver de Sherry e pergunta o que Rick fez. Rick diz que ela tentou esfaqueá-lo e foi um acidente, mas Dwight parece suspeito. Rick e Michonne carregam Andrea para longe.

Rick está sentado ao lado de Andrea enquanto ela fica na cama. Rick pergunta como aconteceu e ela explica que Eugene estava cercado e ela foi descuidada. Rick começa a chorar e Andrea insiste que ele saia. Carl chega e Andrea pergunta se ele ainda está com Lydia. Ele diz que sim e Andrea diz que ser feliz é o mais importante.

Do lado de fora da sala, Michonne fica ao lado de Rick. Ele admite que não sabe para onde ir. Michonne diz que vai fazer o que sempre fazem – continuar vivendo. Ela lembra o que ele disse a ela depois de encontrarem Ezequiel e foi isso que a ajudou. Ele agradece e ela diz que sempre estará lá para ele até ela não estar. Eugene pede desculpas e culpa a si mesmo. Rick diz para ele se juntar e eles se abraçam.

Todos os cidadãos de Alexandria – incluindo Negan – dizem adeus a Andrea. Depois, Rick diz a ela que mesmo depois de todos os sacrifícios que ele fez e aprendeu, ele ainda não poderia protegê-la. Andrea diz que ela não é especial.

Rick contempla o que acontecerá com os Salvadores quando descobrirem sobre Sherry. Andrea diz para deixar Dwight lidar com isso e insiste que Carl vai para a cama e que ela vai vê-lo pela manhã. Ele a abraça e diz que a ama. Como Andrea começa a sucumbir à infecção, Rick diz que não pode continuar sem ela e ele não pode mais fazer isso. Andrea senta e grita que pode e que as pessoas ainda precisam dele, caso contrário, isso foi tudo por nada. Rick diz que a ama e Andrea sorri.

Andrea morre durante a noite. Rick em lágrimas pega sua arma e aponta em sua cabeça antes de jogá-la de volta na mesa de cabeceira. Ele a abraça e diz que não pode fazer isso sem ela e ele não consegue continuar fingindo ser forte. Andrea reanima e pega Rick pela camisa. Ele a afasta, mas ela o joga da cama. Rick agarra sua arma, mas é derrubada de sua mão. Ele puxa a faca e acerta Andrea na cabeça.

Rick se dirige para fora, onde todos estão esperando por ele. Carl se desculpa e eles abraçam enquanto o resto dos cidadãos se confortam. Rick diz-lhes para segui-lo – eles ainda têm muito a fazer.

Como todos tentam chegar a um acordo com a morte de Andrea, Dwight aproxima-se de Rick e diz que ele se organizou e pôs tudo de volta em ordem. Rick agradece e tenta se desculpar pela morte de Sherry, mas Dwight diz que ele não precisa.

John chama Rick e diz que eles respeitaram Andrea e lamentam a perda. Rick diz que aprecia tudo o que eles fizeram e espera que isso possa aproximá-los da paz. John pergunta onde Sherry está e Rick tenta lembrá-lo de onde eles estavam antes de começarem a cooperar. John exige saber onde Sherry é e Rick admite que ela está morta. John aponta sua arma para Rick e diz que qualquer esperança de paz morreu com Sherry. Dwight puxa sua arma e diz a Rick para entrar, mas Rick insiste para que todos fiquem calmos antes de explicar que Sherry o atacou e sua morte foi um acidente.

Negan avança e insiste que ele lida com a situação. Ele diz aos Salvadores que eles estão vivos graças a ele e Rick. Ele oferece a eles a chance de voltar para o que aconteceu quando ele estava no comando. Dwight começa a entrar em pânico, mas Rick insiste para que o deixem terminar. Mark é o único que continua. Negan bate no rosto dele e pergunta por que ele de todas as pessoas gostaria de voltar para como as coisas estavam depois do que Negan fez com ele. Negan se volta para John e diz que ele o conhece, ele não quis seguir o plano de Sherry e ele se sente aliviado por ela estar morta. John aponta sua arma contra Negan, que explica que Sherry nunca foi feliz sem problemas para resolver. Negan diz que eles devem usar isso para trazer a paz para o grupo e ninguém vai ter que morrer – de nenhum lado. Maggie parece com raiva. Ele diz para se arrumarem e ir para casa e que virá um tempo que eles precisarão da ajuda do outro e é disso que se trata. Os Salvadores começam a sair e Negan oferece suas condolências para Rick.

Como todos ajudam a reconstruir Alexandria, Maggie e Michonne carregam o corpo de Andrea para fora com Rick e Carl abraçados. Eles realizam um funeral para aqueles que morreram. Annie conforta Mikey com a morte de sua mãe enquanto Jesus diz a Aaron que encontrou o corpo de Gabriel. Eugene se culpa pela morte de Andrea, mas Maggie insiste que não foi culpa dele.

De volta, Carl tenta confortar um desanimado Rick antes de ir dormir com a Lydia. Rick tira a camisa e o braço prostético antes de sair e adormecer no túmulo de Andrea.

INFORMAÇÕES:

Título: A Certain Doom
Título em Português: Um Destino Certo
Escrito por: Robert Kirkman
Ilustração e Capa: Charlie Adlard | Dave Stewart
Cores por: Cliff Rathburn | Stefano Gaudiano
Publicado por: Image Comics | Skybound Entertainment
Lançamento (EUA): 12 de Setembro de 2017
Lançamento (BRASIL): sem previsão
Edições: Edição 163 | Edição 164 | Edição 165 | Edição 166 | Edição 167 | Edição 168
Volume anterior: The Walking Dead Volume 27 – The Whisperer War
Próximo volume: The Walking Dead Volume 29 – Lines We Cross

PERSONAGENS DO VOLUME:

• Rick Grimes
• Carl Grimes
• Andrea
• Sophia
• Maggie
• Michonne
• Eugene Porter
• Heath
• Mikey
• Paula
• Paul Monroe
• Earl Sutton
• Brianna
• Dwight
• Negan
• Tara
• John
• Sherry
• Mark
• Magna
• Yumiko
• Kelly
• Connie
• Annie
• Siddiq
• Hershel Greene Jr.
• Dante
• Lydia
• Julia
• Vincent
• Laura

MORTES:

• Paula
• Sherry
• Andrea (viva e zumbificada)

CAPA:

EDIÇÕES:

THE WALKING DEAD 163

THE WALKING DEAD 164

THE WALKING DEAD 165

THE WALKING DEAD 166

THE WALKING DEAD 167

THE WALKING DEAD 168