Siga-nos nas redes sociais

Site

The Walking Dead têm espaço nos esports?

Inspirado na série televisiva, o segmento de games The Walking Dead teve início com a primeira temporada do show.

Publicado há

 

em

Imagem de jogador com fone de ouvido simulando jogo de The Walking Dead.

O gênero de zumbis é um dos favoritos por todo o setor do entretenimento, contando com uma forte base de fãs. Muitos dos games dessa categoria lançados no passado se destacaram pela inovação e, acima de tudo, por uma recepção muito positiva entre os jogadores. Com a nova temporada de Dead City, será que os jogadores poderão contar, em um futuro próximo, com um título de zumbis nos eSports inspirado na série The Walking Dead?

A franquia de The Walking Dead

Inspirado na série televisiva, o segmento de games The Walking Dead teve início com a primeira temporada do show. O que difere The Walking Dead de outros games do gênero é sua jogabilidade, que acompanha o formato do programa de TV. Começando pelos vários diálogos presentes, os games são mais relacionados à franquia. Além disso, sempre houve a oportunidade de o jogador explorar diferentes áreas, encontrando itens importantes para situações futuras.

Diálogos e exploração de ambientes e recursos são as características preferidas dos fãs dos games The Walking Dead. Essas capacidades possibilitaram inúmeras interações do jogador com outros personagens que, apesar de presentes no jogo, não são jogáveis. Isso resultava em várias opções e conversas de seleção que levavam a diferentes resultados, o que representa um dos maiores desafios dos games atuais.

Embora a inovação desses games se diferencie de outros títulos, tais como Dead Island, Dying Light e DayZ, para muitos fãs faltou maior visibilidade e a capacidade de levá-los para os eSports. A estreia de Dead City no AMC+ conseguiu bater o recorde de audiência na televisão, com 1,12 milhões de espectadores assistindo à série.

Com a nova temporada de The Walking Dead existe, por ora, a confirmação de mais 4 temporadas da franquia, o que agradou a todos os fãs. Isso poderia, sem dúvidas, inspirar ainda mais conteúdo no futuro, especialmente no âmbito dos games.

Advertisement

Counter-Strike Nexon: Studio

O Counter-Strike é um game que mantém um legado histórico no universo dos games e marca uma posição única. A sua popularidade é tamanha que possui diversas renomadas competições de eSports. O próprio game em si é responsável pelo desenvolvimento do conceito de eSports e permanece na liderança em termos de audiências e premiações da modalidade. Além disso, o game também se aventurou ao lançar um spin-off inspirado em Zumbis: Counter-Strike Nexon.

Um game como Counter-Strike, que consegue manter sua reputação e popularidade nas competições de eSports, certamente indica um elevado interesse de jogadores e entusiastas. A escala do game na modalidade dos jogos eletrônicos cresce continuamente, e prova disso são os mercados de bets em CS:GO, oferecidos por diversas casas de apostas renomadas. Além disso, tal como acontece nos esportes tradicionais, patrocínios milionários têm ocorrido no setor, oferecendo maiores oportunidades nos eSports.

Ainda que Counter-Strike Nexon não seja um jogo original, mas sim uma adaptação para CS, foi possível aproveitar todo o mecanismo de combate de Counter-Strike com o ambiente de zumbis. Essa junção permitiu uma nova abordagem de jogo que cativou muitos fãs, uma vez que a temática reinventa o clássico CS. É nesse sentido que um spin-off inspirado em The Walking Dead teria o potencial de trazer a rica história e a narrativa intrigante da série para o universo dos videogames, o que certamente resultaria num jogo com um sistema de combate moderno.

Contudo, a transição para os eSports só seria possível com um mecanismo de jogo que suportasse o modo multiplayer e, claro, um formato que pudesse adaptar a realidade da categoria, isto é, um contexto com partidas cronometradas e jogos de sobrevivência em equipe. Um game mais ambicioso para The Walking Dead teria, por exemplo, o potencial de utilizar o novo elenco de personagens para que fossem representados pelos jogadores. A realidade dos eSports também requer que, em cada competição, seja definido um sistema de pontuação próprio e um formato que ofereça aos jogadores oportunidades de representação em todas as regiões do mundo.

Além de uma nova narrativa e novas personagens, a chegada de Dead City trouxe um potencial enorme para novos conteúdos. Com o legado de The Walking Dead, um game com elementos inspirados na história e com várias capacidades online de jogo certamente reuniria os fãs da série. Além disso, conquistaria também novas audiências, uma vez que há muitos entusiastas que buscam jogos inspirados nesse gênero. Já no que diz respeito à transição para os eSports, desenvolver o mecanismo de jogo certo seria a chave para adaptar a narrativa que continua quebrando recordes em audiência.

Advertisement
Publicidade
Comentários

RIFA – Daryl Dixon