Siga-nos nas redes sociais

Curiosidades

The Walking Dead S09E05: 5 coisas que você pode ter perdido em “What Comes After”

Publicado há

 

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do quarto episódio, S09E04 – “What Comes After”, da nona temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Depois de muita tensão e antecipação, o momento do adeus chegou. O episódio de despedida de Rick Grimes foi repleto de momentos dramáticos e cheios de significado, além de incontáveis alusões à HQ e a temporadas passadas da série.

Em meio a tantas lembranças e referências, não foi fácil acompanhar todos os detalhes do episódio – e foi ainda mais difícil escolher apenas 5 coisas que você pode ter perdido. Então confira aqui alguns dos momentos que destacamos no episódio “What comes after”, e aproveite para continuar a conversa nos comentários!

1 – “Qual é a sua ferida?”

Morgan na 1ª Temporada prolatou para Rick: Qual é a sua ferida?

Rick passou o episódio inteiro ouvindo essa pergunta durante suas visões e alucinações, causadas pelo ferimento e pela perda de sangue. E a primeira voz que perguntou sobre sua ferida foi justamente da primeira pessoa que ele encontrou no apocalipse zumbi: Morgan Jones.

No episódio piloto da série, Morgan fez essa pergunta para ter certeza de que Rick não representava uma ameaça a ele e seu filho Duane. E é bem possível que as pessoas do helicóptero que resgatou Rick repitam essa pergunta, para decidir a melhor maneira de trata-lo e, quem sabe, para avaliar seu valor na comunidade misteriosa.

2- Finalmente uma pista sobre o paradeiro de Heath

O trailer que Anne/Jadis está já foi usado por Heath, um pouco antes dele desaparecer.

Enquanto Rick lutava pela vida e reencontrava velhos amigos, Anne/Jadis dirigia-se ao local marcado para encontrar mais uma vez o helicóptero misterioso, pilotando um trailer muito parecido com o que Tara e Heath usaram no episódio 6 da sétima temporada (que, aliás, foi o último episódio em que vimos Heath na série).

Durante o Talking Dead for confirmado que o trailer de Jadis era, de fato, o mesmo utilizado pela dupla durante aquela missão. Somando isso ao fato de que Anne trocava pessoas por suprimentos, é possível que Heath tenha sido raptado por ela e oferecido como moeda de troca.

Isso não apenas explicaria o desaparecimento do personagem, mas também criaria uma oportunidade de retorno do ator quando mostrarem mais sobre o lugar para onde Rick foi levado, já que o próprio Robert Kirkman disse que deseja trazer Heath de volta para contar sua história.

3 – Quem é Cardille?

A caixa de correio de Cardille.

Durante sua fuga, Rick desvia da estrada a caminho de uma cabana depois de passar por uma caixa de correio escrito “Cardille”. Muitos fãs ficaram confusos, buscando a explicação em temporadas passadas e nos quadrinhos, sem sucesso. Aquela era, de fato, uma pista para o destino de Rick, mas a explicação não estava em The Walking Dead.

Trata-se provavelmente de uma referência à atriz Lori Cardille, protagonista do filme “Day of the Dead” de 1985 – no qual Greg Nicotero, diretor deste episódio, atuou. No final do filme a personagem de Cardille, Sarah, escapa dos zumbis em um helicóptero rumo a uma ilha deserta. Ela então marca a data em um calendário: 4 de novembro, dia em que o último episódio de Rick foi ao ar.

4- Fritas para acompanhar uma conversa amigável

As batatas fritas e o hambúrguer que Shane está comendo remonta o episódio Piloto.

Em uma de suas visões, Rick divide um lanche com seu antigo parceiro Shane – hambúrguer e fritas, a mesma coisa que os dois comeram no episódio piloto da série, enquanto Rick falava sobre as dificuldades que vinha enfrentando em seu casamento com Lori. Dessa vez os dois conversaram sobre o fato de Judith ser filha de Shane, em um tom que indica que Rick já aceitou esse fato e lida bem com isso.

Os dois até brincam com a questão, como amigos que já foram, dizendo que ela puxou os olhos de Shane, mas não o nariz. Shane completa a piada dizendo que felizmente ela também não puxou suas orelhas, fala que talvez tenha sido improvisada pelo próprio Jon Bernthal, já que dois anos atrás ele fez esse mesmo comentário durante um painel da New York Comic Con.

Shane termina a conversa lembrando Rick dos momentos em que sua ira prevaleceu, como quando ele rasgou a garganta de um homem com os dentes para salvar Carl e Michonne, e quando ele matou Gareth, líder dos canibais de Terminus, com seu famoso facão vermelho na igreja de Gabriel. Essas palavras ajudaram Rick a recuperar parte de suas forças e continuar fugindo dos zumbis.

5 – O que, afinal, vem depois?

Michonne e Maggie se confrontam e fica o questionamento: o que vem depois?

Enquanto Rick resistia bravamente, Michonne tentava impedir Maggie de matar Negan em Alexandria. Tentando apelar para o lado sensato da viúva, ela pergunta se Maggie conseguiria conviver com “o que vem depois” de matar Negan, uma referência ao nome do episódio, “What comes after”.

Mas o título do episódio pode ter um segundo significado se você lembrar de uma fala de Jadis no episódio sete da oitava temporada, “Time for after”. Rick estava preso no Lixão, antes da luta contra o zumbi metálico Winslow, e Jadis disse várias vezes que era “hora do depois”. Na época parecia apenas mais uma das coisas sem nexo que ela dizia, mas talvez exista uma conexão entre os dois episódios.

Parece que ela estava preparando Rick para ser trocado por suprimentos, quando Rick ainda era um “A”. Neste domingo ela finalmente embarcou o xerife em um helicóptero, dessa vez como um “B”, para descobrir o que vem depois.

BÔNUS

Até mesmo a sonoplastia foi usada como referência.

Quando Rick está sendo levado pelo helicóptero, toca ao fundo uma música que dá à cena um tom bem diferente do restante do episódio. Trata-se de Space Junk, da banda Wang Chung, mesma canção que tocou no final do episódio piloto, quando Rick está preso dentro de um tanque cercado por mortos.

Você percebeu algo além das cinco coisas acima? Deixe abaixo nos comentários para que a gente também possa saber.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Publicidade
Comentários

EM ALTA