Siga-nos nas redes sociais

Curiosidades

The Walking Dead S09E03: O que são sobreviventes A e B e qual a ligação de Anne com essa história?

Publicado há

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do terceiro episódio, S09E03 – “Warning Signs”, da nona temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Esse artigo se trata de um acumulado de informações que recebemos ao longo das temporadas e é uma teoria própria do redator. Por tanto, não precisa ser levado tão a sério ou ser tomado como verdade absoluta.

Em Warning Signs, terceiro episódio da nona temporada de The Walking Dead, tivemos um pouco mais do mistério do helicóptero revelado. Anne vai até sua antiga casa, o Lixão, e contata o responsável pelo veículo aéreo. Na conversa somos levados a informações sobre sobreviventes A e B e sobre um acordo firmado entre eles. Mas enfim, o que vem a ser os sobreviventes A e B e porque Anne está ligada a esse enredo?

Primeiro temos que analisar os fatos: Anne diz para o Padre Gabriel que traficava pessoas em troca de suprimentos, para manter o local e as pessoas que estavam sob a guarda dela. Mas será que isso é verdade? Será que ela não está mentido? A resposta objetiva sobre isso é não, Anne não está mentindo quanto a esse fato. Ela realmente trocava pessoas por suprimentos e a certeza sobre isso é tão grande porque a série já nos mostrou esse detalhe antes. Os enlatados que Anne – na época Jadis – apareceu comendo no episódio em que o grupo do Lixão sucumbiu, continha uma espécie de logomarca que vemos impressa no próprio helicóptero. Então sim, o pessoal do helicóptero fazia uma troca com ela.

Logomarca que aparece no helicóptero estava impressa nos suprimentos do Lixão: três círculos conjuntos em intersecção.

E o que podem ser sobreviventes A e B? Para quem não lembra, o grupo do Lixão é inserido na história quando o próprio Padre Gabriel os encontra. Ele é mantido refém e posteriormente, temos Rick o salvando das mãos de Jadis. Rick então é exposto a uma série de testes pela líder do local – contando com o zumbi  Winslow como adversário – e acaba se provando um monstro em combate. É nesse momento que ela se fixa na ideia de ter Rick.

É interessante que no começo, Gabriel é visto como um qualquer por Jadis e não passa por nenhum tipo de teste, mas é em Rick, líder da comunidade que ela se vê necessitada em prová-lo e saber exatamente do que ele é capaz. No entanto, agora, quando Gabriel a confronta e se expõe ao risco, se posicionando contrário a ela, ela o vê como alguém influente, não um simples sobrevivente e declara que ele é um A.

Temos ainda o fato que Negan também foi sequestrado por ela e mantido preso e o helicóptero apareceu nesse momento, aguardando o sinal de Jadis (com o sinalizador que acabou caindo numa poça de água e apagando). Ou seja, Negan, líder dos Salvadores também seria entregue para o grupo do helicóptero.

O que liga essas histórias? Talvez as pessoas do helicóptero estejam interessadas em constituir uma comunidade programada e pragmática. Até agora vimos comunidades se formando aleatoriamente, sobreviventes encontrados nas ruas que são levados para o convívio e cooperam com o que podem/sabem fazer. Mas e se existisse um grupo constituído apenas de pessoas fortes e influentes, que sabem liderar e possuem força comportamental? Ou mais longe, e se o grupo esteja construindo uma sociedade esquematizada que necessite de um número fechado de sobreviventes A (líderes e pessoas influentes) para um número de B (pessoas que apenas obedecem ordens e cooperam para a sobrevivência)? Quando uma nova porção de B chega, eles necessitam remanejar o grupo e equilibrar os sobreviventes A. Isso parece uma aula de aritmética, mas é complexo ao mesmo tempo que é interessante.

A ligação de Anne e o helicóptero está começando a ser explicada.

O único ponto que foge dessa teoria é o fato de que: se as pessoas do helicóptero não dão mais suprimentos para Jadis, por que ela precisa continuar entregando pessoas? E se na verdade ela omitiu um fato na história que contou para Gabriel?

Pode ser verdade que os alimentos vinham das pessoas do helicóptero, mas e se na verdade Jadis é parte dessa comunidade e o Lixão era um local de exílio de pessoas B que estavam em uma fila de espera para poderem adentrar a comunidade? As pessoas do helicóptero precisavam de um número de sobreviventes A para então um dos moradores do lixão poderem ir pra comunidade. Gabriel quando foi mantido refém, foi considerado um B e por isso não foi entregue imediatamente, ficaria ali no Lixão até que sua vez na fila de espera chegasse. E a ida dos sobreviventes B dependida de quantos A Jadis conseguisse entregar para eles. Os suprimentos então não eram parte do acordo, mas sim a simples alimentação dada para os sobreviventes B.

Há ainda a ampla possibilidade de essa comunidade do helicóptero que – conforme essa teoria – é totalmente pensada e planejada, ter ligação direta com o Império, que muitos apontam já ter sido inserido por meio de Georgie na temporada anterior. Eu acharia pouco provável, mas, seria uma forma diferenciada de apresentar (ou reapresentar) a comunidade, visto que na HQ é inserido através de um contato entre Eugene e Stephanie via rádio. Ou seja, não seria totalmente incoerente que na série eles adaptassem o contato com o Império através de Jadis e a temática do helicóptero.

Georgie tem alguma ligação com a história?

Tudo o que está descrito acima pode ser desvaneio de uma madrugada mal dormida após um episódio repleto de questões levantadas. Aquelas teorias mirabolantes que a gente cria, mas que não possuem nexo nenhum. Mas talvez, essa seja a porta de entrada pra disponibilizar espaço para nossos leitores comentarem suas opiniões sobre os sobreviventes A e B e talvez, nos convencerem com uma ideia melhor e maior que a exposta.

Deixe um comentário com a sua opinião. O que é A e B? Qual a obrigação de Jadis/Anne com as pessoas do helicóptero?

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA