Site
O universo de Walking Dead para além da série
Se você quer absorver mais do mundo de Walking Dead, aqui estão listadas outras opções da franquia de sucesso.
Não é novidade para ninguém que Walking Dead é uma das séries mais populares de todos os tempos e continua sendo o produto bandeira do canal norte-americano AMC. Criada por Frank Darabont, que dirigiu “Um Sonho de Liberdade” (1994) e “À Espera de um Milagre” (1999), a franquia soma mais de 1 milhão de classificações no IMDb e possui fãs por todo o mundo. O sucesso foi tão grande que a série ganhou várias expansões, como “Fear the Walking Dead” e “The Walking Dead: World Beyond”. Para além destas, está prevista a estreia de “Tales of the Walking Dead” em 2022 e “Isle of Dead” em 2023.
As séries são a fonte de informação central para quem gosta de Walking Dead, mas há muito mais a ser explorado acerca do tema. Tal como aconteceu no passado com outras séries populares, como “Friends” e “Game of Thrones”, o universo zumbi também se estendeu para novos meios e deu origem a diversos outros produtos de entretenimento que ajudam a complementar a história principal. Este fenômeno é conhecido como transmídia e acontece quando uma narrativa está fragmentada em vários formatos ou canais, tornando a tarefa do espectador mais exigente e desafiadora. Se você quer absorver mais do mundo de Walking Dead, estas são algumas opções:
Quadrinhos de The Walking Dead
Walking Dead foi criada em 2003 como uma série de histórias em quadrinhos, que deu origem à série televisiva em 2010. O roteiro é de Robert Kirkman e os desenhos são de autoria de Tony Moore até o número 7, e a partir daí passaram a ser realizados por Charlie Adlard, apesar de algumas divergências criativas e estilísticas. A série chegou ao Brasil em 2006 pela HQM Editora, com o título traduzido para “Os Mortos-Vivos”, mas os direitos foram adquiridos pela Panini Brasil. As séries em quadrinhos são muito populares entre os grandes fãs de Walking Dead, o que explica a procura que estes livros continuam tendo quase 20 anos após a primeira edição.
Jogos de Tabuleiro
Existe uma relação muito próxima entre histórias com um universo rico, como Lord of the Rings, e os jogos de tabuleiro ou RPGs. O mundo distópico de Walking Dead oferece todos os ingredientes para um jogo de tabuleiro divertido, com a particularidade de os jogadores fomarem um time contra os zumbis. Este board game foi criado em 2011 pela Cryptozoic Entertainment e desenhado por Cory Jones, podendo ser jogado por apenas um jogador ou então por uma equipe de quatro pessoas.
Cartas Colecionáveis
As cartas colecionáveis têm uma aura de culto, como o vinil, já que a sua utilização já foi bem maior do que atualmente. As cartas de Walking Dead resultam de uma parceria entre o AMC e o Secret Lair, e são muito populares entre colecionadores e fãs da série – o número de unboxings desse produto no YouTube é surpreendente. Algumas das cartas presentes nesta coleção incluem Negan, Daryl Dixon, Michonne, Glenn Rhee, Rick Grimes e Lucille Smith. A quantidade de pormenores que “só os fãs entendem” presente na caixa e nas cartas deixa qualquer fã de Walking Dead realizado.
Jogos
Os jogos são uma opção que não podia faltar nesta lista. A variedade de jogos de Walking Dead é grande, mas existem alguns que vale a pena explorar – a série de jogos de Telltale é o melhor exemplo disso. O jogo possui uma narrativa envolvente que faz lembrar a série, e acompanha a história de Clementine. Há também slots online, uma forma original de simular uma narrativa através de som, imagem e prêmios. Esse sentimento aumenta com slots a dinheiro real que, além de serem compatíveis com dispositivos móveis, oferecem prêmios atrativos e bônus de boas-vindas. As slots de Walking Dead têm as músicas e as personagens da franquia e utilizam combinações e eventos baseados em acontecimentos da série.
Tendo em conta que o universo de TWD continua se expandindo com filmes e novas séries já em produção, é muito provável que o legado desta franquia continue aumentando para novos formatos e tipos de mídia. Durante os muitos anos de sucesso de Walking Dead não apareceram concorrentes à altura e os fãs de zumbis irão continuar a procurar novas formas de absorver o rico imaginário do seriado do AMC.