Siga-nos nas redes sociais

7ª Temporada

Analisando The Walking Dead: Por que Sasha acredita ser o seu momento?

Publicado há

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo quarto episódio, S07E14 – “The Other Side” (O outro lado), da sétima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Por mais que já tenhamos discutido em outra oportunidade o futuro de Sasha na trama, foi surpreendente e dolorosa a forma como nos foi demonstrado seu empenho em salvaguardar a vida de Rosita e seguir o seu destino.

No final do episódio da semana passada, vimos Sasha se expondo ao perigo, adentrando o Santuário dos Salvadores e dizendo para que Rosita se mantivesse viva e voltasse à Alexandria. Ela se despede de Espinosa falando que não era a hora da mesma se arriscar, visto que os demais precisavam dela viva. Isso então deixa explícito que Sasha Williams tomou ciência que é seu momento de morrer e assumir todos os riscos para si.

Dessa forma, listamos os possíveis motivos que levam Sasha a fazer a afirmação supracitada:

1 – Sasha não aguenta mais perder pessoas que ama

Está certo que no atual momento da história todos os personagens já tiveram que lidar com perdas cruciais. De familiares até interesses amorosos, não têm nenhum dos nossos sobreviventes que não tenha efetivamente perdido alguém importante. Contudo, a forma como cada um absorve e lida com a perda é diferente.

Sasha entrou na série na terceira temporada junto do irmão, Donna, Allen e Ben. Do pequeno grupo, restaram apenas ela e seu irmão. Nas reviravoltas da terceira temporada, acabamos vendo Sasha e Tyreese ao lado do Governador e após, se juntando ao grupo da prisão e reconhecendo a vilania de Phillip. Após isso, Sasha desenvolveu laços profundos com Bob.

Na quinta temporada, Bob acabou sendo mordido por um walker e, também, sofreu amputação de sua perna pelos canibais sobreviventes do Terminus. Não suportando os ferimentos, acabou morrendo. Supervenientemente, Tyreese em uma missão, acabou sucumbido após uma mordida e amputação de um dos membros superiores. Em um curto espaço de tempo, ela acabou perdendo seus dois laços familiares mais profundos.

No final da quinta temporada e começo da sexta, víamos uma Sasha depressiva e sofrendo de TEPT (transtorno de estresse pós-traumático). Contudo, com a ajuda de Abraham acabou dando a volta por cima e se tornando alguém ainda mais forte. Da relação amistosa com Abraham, surgiu um sentimento mais profundo.

Quando tudo parecia estar fluindo muito bem para ela, o destino novamente a golpeou e, no primeiro encontro com o líder dos Salvadores, Negan, Abraham foi brutalmente assassinado.

Então, a ideia mais óbvia que podemos ter é que Sasha está cansada de simplesmente aceitar a morte das pessoas próximas a si e continuar em frente, como se o fato não a tivesse a afetado. Então, ela já não se importa mais com a própria vida. Apenas quer de uma forma imprudente, acabar com seu histórico de perdas, mesmo que custe sua própria sobrevivência.

2 – Sasha acredita que Rosita não tem potencial para fazer o que é necessário

Durante todo o episódio seguimos vendo o contraponto entre Rosita e Sasha. Sasha parecia querer a todo o momento simplificar o laço entre as duas, enquanto Rosita deixava explícito que não tinha qualquer interesse em reatar a amizade com Sasha.

Durante os 45 minutos, Sasha ressaltou diversas vezes que Rosita era alguém muito especial para o grupo, visto que sabia fazer coisas de grande utilidade. Desde armar e desarmar bombas até filtrar água. A insistência de Williams em enaltecer Espinosa pode ter sido interpretada como uma tentativa de afastar Rosita da missão suicida.

Se Sasha acreditava que a texana poderia agir por impulso e acabar estragando todo o plano, provavelmente provar a Rosita que sua vida era valiosa poderia leva-la a desistir da missão.

3 – Sasha queria provar para Rosita que era verdadeiramente sua amiga

Após as dolorosas revelações de Rosita no posto de vigia, Sasha pode ter visto que de alguma forma errou com ela no passado ao dar margens para a relação com Abraham. Dessa forma, sacrificar sua vida em favor da companheira de missão convenceria Rosita que ela – Sasha – era uma boa pessoa.

Diz à máxima que é melhor morrer com honra do que viver com desonra. Ou seja, Sasha sabia que de modo algum conseguiria mudar o pensamento de Rosita sobre si e viu na missão uma forma de demonstrar para Rosita como ela a considerava importante, ao ponto de entregar sua própria vida em favor da dela.

4 – A solidificação de um futuro

Nenhuma das hipóteses supracitadas fazem algum sentido, na verdade. A que mais se encaixa no ato da personagem é a hipótese desenvolvida pela atriz que a interpreta, Sonequa Martin-Green, que no painel de The Walking Dead do PaleyFest 2017 declarou: “Para Sasha, todas as estradas a levaram até ali. Não é mais sobre buscar minha própria segurança ou sobrevivência – é sobre solidificar um futuro que podemos criar porque somos líderes.”

Ou seja, Sasha compreendeu o modo de viver de Abraham. O novo mundo não precisa de pessoas que apenas sobrevivam e sigam em frente. O novo mundo precisa de pessoas que lutem por moral e ética, por aquilo que acreditam ser o correto, para assim formar um futuro real para os próximos habitantes da Terra. Não importa se essa luta a arraste para a morte, mas é necessário guerrear até o último instante para que aquilo que julgasse como Mal seja exterminado.

Não só a irmã de Tyreese, mas todos os personagens estão caminhando para essa luta por um novo futuro. Chega de apenas sobreviver, chegou a hora de recriar o mundo.

Então, você acredita que tenha outro motivo para a investida de Sasha? Discorda ou concorda de algum ponto? Qual são suas opiniões sobre a missão de Rosita e Sasha, seus motivos e como isso terminará? Comente abaixo sobre o assunto.

The Walking Dead, a história de drama mais assistida da TV a cabo é exibida todo domingo no AMC Internacional, às 22h, e no FOX Action (canal do pacote premium FOX+) e FOX Brasil, às 22h30. Confira todas as notícias sobre a sétima temporada.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Publicidade
Comentários

EM ALTA