Siga-nos nas redes sociais

Análises

Como o grupo de Magna sobreviveu esse tempo todo em The Walking Dead?

Publicado há

em

Os membros do grupo de Magna em The Walking Dead são sobreviventes. Eles não chegaram tão longe por causa de sorte. Eles sobrevivem porque eles vivem e estão dispostos a morrerem juntos.

Segundos depois de Rick ter sido levado pelo helicóptero no episódio “What Comes After“, Magna, Yumiko, Connie, Kelly e Luke foram apresentados enquanto eles se viram numa área cercada por zumbis. Foi ali que esse grupo de sobreviventes tiveram que decidir qual seria sua próxima ação.

Com Yumiko machucada e os mortos se aproximando deles, eles rapidamente trocaram algumas ideias um pouco antes de ouvirem barulhos de tiros sendo disparados, e eles foram repentinamente salvos por Judith. Essa cena mostrou diretamente que esse grupo não precisa recorrer exclusivamente à palavra de um único líder.

Após serem vendados e levados para os portões de Alexandria, o grupo se viu frente à outra decisão. Eles devem entrar nessa comunidade cercada por muros sem saber o que espera por eles? Luke ficou totalmente impressionado com a grande escala da comunidade e claramente quis ficar, mas Magna estava desconfiada e irritada com o jeito durão de Michonne.

Quando colocados em julgamento ao Conselho de Alexandria, o grupo foi questionado e as diferenças entre os personagens ficaram claras. Sendo assim, sua determinação de ficarem juntos estava totalmente aparente. O interrogatório direto de Michonne para Magna criou uma certa tensão que serviu como o catalisador do que pareceu uma tentativa de assassinato mais adiante no episódio de The Walking Dead.

Após se estabelecerem em sua casa para passar a noite, um primeiro olhar mais a fundo no processo de tomar uma decisão do grupo de Magna foi mostrado. Luke, Connie e Kelly chamaram a atenção de Magna por arriscar suas chances de ficar por esconder uma faca. Eles debateram sobre seus problemas e deixaram claro que eles poderiam enfrentar qualquer coisa que aparecesse pelo caminho.

Quando Magna percebeu que estava disposta a se tornar violenta a fim de proteger a si e ao seu grupo, Luke iniciou uma votação para deixar a briga para aqueles que merecem, e não para os residentes inocentes de Alexandria. Esse foi um exemplo claro de que Magna é a líder do grupo, mas não tem poder absoluto. Ela não está certa o tempo todo, e esse método de votação previne que uma pessoa tenha todo o poder, o que pode ser extremamente prejudicial.

É importante notar que essa maneira de agir não é totalmente infalível. Momentos depois da votação, Magna rouba a faca que Luke confiscou e sai escondida em direção à casa de Michonne. É ali que ela quase ataca Michonne, mas é impedida e se torna consciente de suas ações quando ela avista RJ. Apesar de Magna claramente respeitar a entrada de sua família, simplesmente existem algumas coisas com as quais ela não concorda e tem que lidar com isso sozinha. Isso demonstra que, apesar de o grupo ter um sistema de votação para tomar decisões, por fim é Magna que tem a palavra final.

Seu sistema de votos tem desvantagens, como no episódio “Omega” onde o grupo discutiu sobre deixar Hilltop à noite em busca de Luke. É aqui que o jogo vira e Magna tenta manter seu grupo longe de quebrar as regras, claramente tendo aprendido com seu erro em Alexandria. Yumiko propõe uma votação e convence Kelly e Connie, e eventualmente Magna, a concordarem com ela.

Esse vem a ser um grande erro à medida que o grupo deixa Hilltop e percebe que de nenhuma maneira vão conseguir encontrar Luke na escuridão. A decisão também pode acarretar consequências fatais, visto que o grupo foi cortado por um grupo de zumbis ao retornar para Hilltop, deixando Connie para trás no milharal à medida que Alpha faz suas exigências.

Durante seu tempo no show, houveram breves menções sobre o tempo que o grupo ficou em um lugar chamado Coalport. Baseado em seu diálogo, foi revelado que Coalport caiu e o grupo votou em deixar seus postos para evitar serem mortos na carnificina. A totalidade do que aconteceu é desconhecida, mas essa parte de seu passado realmente parece assombrar o grupo. Dito isso, eles percebem que se não tivessem votado para sair, eles estariam mortos.

Em situações como essa seu sistema de votação é efetivo não só para permanecerem vivos, mas para viverem com o pesar e a culpa depois de tudo. Porque eles votaram juntos para abandonar seus postos, eles não podem colocar a culpa em uma só pessoa.

Uma frase de Yumiko em “Omega” resume como esse grupo funciona: “minuto a minuto, dia a dia, seguir ou morrer”. Magna, Yumiko, Connie, Kelly e Luke não sobreviveram quase 10 anos no apocalipse somente por acaso. Eles conseguiram porque eles são um grupo unido que não coloca total responsabilidade em um único líder.

Humanos são falhos e liderados por meio de uma ditadura ou mesmo sem a contribuição de seu próprio povo é uma ótima forma de tudo desmoronar. Pergunte ao Governador e a Negan como esse estilo de liderança funcionou. Magna é uma sobrevivente inteligente que pode ser um pouco desonesta às vezes, mas ainda assim respeita as vozes que quem é querido ao seu redor. Não se sabe tudo o que esse grupo passou desde que os mortos começaram a andar, mas eles estão aqui agora… e isso não é uma surpresa.

Você acha que o grupo de Magna tem um sistema efetivo para tomar decisões em The Walking Dead?

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA