Siga-nos nas redes sociais

Análises

Análise do trailer da 9ª temporada de The Walking Dead

Publicado há

em

ATENÇÃO! O post a seguir contém EXTREMOS SPOILERS dos quadrinhos de The Walking Dead, tal como algumas possíveis revelações sobre o futuro da trama na televisão. Caso não queira ter as “surpresas estragadas”, é melhor parar por aqui. Você foi avisado!

Finalmente! Após semanas de especulação, o tão esperado painel de The Walking Dead ocorreu, dia 20 de julho de 2018, na San Diego Comic Con. Além de um longo debate entre elenco e produção do drama #1 da TV – que foi acompanhado pela equipe do Walking Dead Brasil em primeira mão -, a AMC também liberou o trailer mundial da nona temporada, que deve estrear dia 7 de outubro.

Com quase seis minutos de duração, o material de divulgação para a nova temporada – que será a última de Andrew Lincoln – preparou o terreno para o que pode vir a ser um dos mais promissores anos da série. Em meio a tanta informação, que tal uma análise detalhada?

0 – TV’S #1 DRAMA

Err… Parece que ainda estamos por cima, né?

1 – NEGAN PRISIONEIRO

Negan (Jeffrey Dean Morgan) dominou a história de The Walking Dead durante as duas últimas temporadas. Desde esmagar a cabeça de dois dos personagens mais amados pelo público, até revelar seus mais profundos segredos para o Padre Gabriel (Seth Gilliam) dentro de um trailer no Santuário, o carismático vilão, ao contrário do que muitos apostavam, não encontrou a morte com o fim da guerra.

O trailer já abre com o que parece ser uma cena um tanto emblemática: Rick (Andrew Lincoln) indo de encontro a uma cela em Alexandria, onde mais tarde vem a revelar ser o cativeiro do antigo líder dos Salvadores. Em uma conversa direta, os dois sobreviventes se enfrentam com uma chuva de provocações, com Negan duvidando da capacidade de harmonia/estabilização entre as comunidades sem sua liderança.

2 – SALTO TEMPORAL

Uma das maiores críticas em relação a The Walking Dead nos últimos anos – e talvez desde sua estréia – sempre foi seu ritmo. Desde a segunda metade da quarta temporada, entretanto, as críticas em relação a este “departamento” aumentaram, devido ao tempo “reservado” a determinados eventos (ou “enrolação”, como alguns preferem chamar) — foram 32 episódios usados para contar uma história que ocorreu ao longo de 1 mês e meio, sem contar um pequeno salto temporal não mostrado.

Reparem nos sinais: Enquanto HQ provavelmente indica os “HeadQuarters”, o que seria Toledo? Uma referência a comunidade Commonwealth, dos quadrinhos, ou um novo nome ao Reino?

Sendo assim, para manter as coisas “frescas” e aplicar uma espécie de soft reboot no show, a nona temporada deve começar com um salto temporal de um ano e meio. Além de novo visual para os personagens, o crescimento de Judith e o nascimento do bebê de Glenn (Steven Yeun) e Maggie, como explícito no trailer, as comunidades alcançaram um nível de organização surpreendente – desde plantação e construções, até o que parece ser uma base de comércio entre os grupos.

3 – RICK GRIMES COMO DIVINDADE

Assim como o que aconteceu nos quadrinhos, Rick Grimes alcançará um novo grau de “autoridade” para com todos aqueles que sobreviveram a guerra contra Negan e Os Salvadores. Visto quase como uma divindade, o ex-xerife aparece sendo tratado com respeito e admiração até mesmo por aqueles do antigo grupo “inimigo”.

4 – EXPEDIÇÕES NA CIDADE E O RETORNO AO ZERO

Voltando a tocar nas feridas dos fãs, há muito tempo que a audiência reclama da falta de variação entre as ambientações para os sobreviventes. Saindo da zona de conforto e finalmente voltando para a cidade, o líder de Alexandria e Michonne (Danai Gurira) aparecem se aventurando pelas ruas de Washington, DC.

Outro curioso detalhe nesta cena está na nova arma de Rick, que agora apela para uma espécie de Lucille 2.0, confirmando o uso de armas brancas, como sugerido pela nova showrunner, Angela Kang. Ainda, o combustível finalmente acabou e agora os sobreviventes dependem de cavalos.

5 – PERSONAGENS UNIDOS

Ainda na expedição a cidade, é possível ver cenas do grupo – aparentemente dentro do Capitólio – se esforçando para a retirada de um veículo de locomoção – leia-se “carroça”. Lembrando muito as melhores cenas da série, que geralmente envolvem todo o elenco regular junto, a missão reúne Rick, Michonne, Daryl (Norman Reedus), Cyndie (Sydney Park), Maggie (Lauren Cohan), Enid (Katelyn Nacon), Anne (Pollyanna McIntosh), Jesus (Tom Payne), Ezekiel (Khary Payton), Carol (Melissa McBride), Siddiq (Avi Nash) e Padre Gabriel.

6 – MAGGIE E RICK EM CONFLITO DE IDEIAS

“Quando estávamos nos preparando para lutar contra Os Salvadores, você disse que me seguiria quando isso tudo acabasse. Você não fez isso. Porque não valia a pena me seguir. Isso muda agora.”

A frase acima é dita por Maggie a Rick em um momento impactante do trailer, seguindo o ritmo da história iniciada no final de “Wrath”, quando a personagem vivida por Lauren Cohan foi contra a decisão de deixar Negan vivo. Sem mais explicações, entretanto, a ideia vaga proposta pelo trailer se retém a organização de um plano contra os ideais de Rick, planejado entre Rhee e Daryl Dixon.

7 – MULHERES DO APOCALIPSE – MICHONNE X MAGGIE

Seguindo outra promessa da nova showrunner, o trailer já deixa claro que as mulheres terão um grande destaque neste novo ano de The Walking Dead. Em dado momento, Maggie e Michonne aparecem discutindo sobre as consequências de ter ou não um sistema de controle e harmonia entre as comunidades. Será que a líder de Hilltop está tentando sair do trato com os outros grupos?

8 – A AMIZADE ENTRE DARYL E CAROL

Daryl e Carol sempre foram favoritos dos fãs. Por anos a fio, os fãs pediram por cenas e mais cenas envolvendo personagens tão interligados emocionalmente. Mesmo tendo perdido parte da mágica desta relação na última temporada, parece que a relação “Caryl” finalmente voltará a aparecer em tela, com os dois provavelmente compartilhando um belo momento íntimo de desabafo após uma espécie de conflito entre o caipira e outro sobrevivente no acampamento de trocas das comunidades.

9 – FOCO NOS PERSONAGENS ORIGINAIS

“O pequeno grupo que tínhamos no começo? Nós podemos fazer tudo!”, é uma frase dita por Daryl Dixon, se referindo aos sobreviventes originais de The Walking Dead, lá das primeiras temporadas.

Querendo ou não, muitas destas relações compartilhadas entre personagens favoritos foram perdidas com o decorrer das últimas temporadas, seja pela separação entre comunidades, ou pelo próprio formato de narrativa. Ao que tudo indica, o novo ano deve reaproximar Rick, Michonne, Carol, Daryl e Maggie, tornando-os os principais precursores da narrativa.

10 – NATUREZA E CONFLITO HUMANO 

Aqui as coisas começam a complicar um pouco. Como de praxe, com a aproximação do clímax, os trailers de The Walking Dead simplesmente começam a “jogar” cenas aleatórias, com intuito de 1) despistar os fãs de possíveis spoilers e 2) causar ansiedade. Não foi diferente aqui.

Em certa cena, o grupo é visto encarando uma ponte destruída justamente no cruzamento a um rio com correnteza em fúria. Além de mais uma vez trazer a tona a deterioração da mão de obra humana com o tempo, o evento ainda parece ser o gatilho de outro grande foco narrativo: um desentendimento entre os sobreviventes.

Levando em conta que Alden (Callan McAuliffe) aparece liderando um grupo de construção para a extração de alguns troncos de árvore – que ainda rende uma ótima cena com walkers -, e logo depois há uma ponte improvisada de madeira, é bem provável que o antigo garoto construtor do Santuário finalmente tenha encontrado seu lugar de valor dentro do grupo.

Todavia, mais tarde é possível ver uma grande briga se desenrolar em meio a este cenário. Aaron (Ross Marquand), Daryl e Henry (Macsen Lintz) são os primeiros a distribuir golpes de ataque contra os sobreviventes rebeldes. O motivo da briga, entretanto, segue desconhecido.

11 – PÁSSAROS

Em uma das cenas mais comentadas pelos fãs na internet, um bando de pássaros aparece se portando de maneira estranha no céu em meio a um vasto campo. Sem mais explicações, é apenas possível especular que Rick, Michonne e Judith estão envolvidos aqui. Como visto, a cena ainda não está completamente finalizada, então é provável que 1) não passe de interferência dos estágios iniciais de edição ou 2) a natureza está começando a ser igualmente afetada pela queda catastrófica da sociedade.

12 – ANNE, O LIXÃO E O HELICÓPTERO

Jadis terminou a temporada passada em saldo positivo. De personagem que todos queriam ver morta a quase “fan favorite”, a estranha e antiga líder dos Heapsters parece receber seu estoque de storyline de forma grandiosa aqui: primeiro, adentrando o seu antigo lar; em seguida, trabalhando com os membros do grupo de Rick; e, por fim, parecendo contatar o tão comentado HELICÓPTERO, visto pela primeira vez ainda na sétima temporada, durante seu episódio de introdução.

Qual será a trama reservada a personagem e este mistério? Nada mais fora divulgado, então basta esperar outubro.

13 – RICK FERIDO

Com os boatos da saída de Andrew Lincoln da série, é indiscutível que isso seria aproveitado também no marketing. E foi exatamente o que aconteceu. Já responsável por inúmeras teorias em fóruns especializados, a cena em que Rick Grimes aparece caído no chão, machucado, e logo em seguida é sugado por uma explosão de sobreviventes em correria, pode ser indício do grande último episódio do protagonista. Mas o que seria responsável pelo seu ferimento?

14 – RICK E DARYL

Abram espaço, pois o maior brotp da história da televisão está de volta nesta temporada. Isso mesmo, Rick voltará a passar um bom tempo com seu “irmão”, Daryl Dixon, e a trama envolvendo os dois parece ser, no mínimo, curiosa.

Como apontado em vários momentos do trailer, os dois parecem sair em alguma missão em meio a floresta, que desencadeia em um conflito interno entre os dois — dessa vez, muito diferente daquela “briga” do episódio 08×05.

15 – O FIM DE GREGORY (?)

Sim, [infelizmente] Gregory (Xander Berkeley) ainda está vivo, e parece que seus planos maléficos de retomar poder em Hilltop estão longe (ou nem tanto) de acabar. Na marca de 4 minutos, os fãs podem encontrar uma referência fiel aos quadrinhos, com o velho político pondo em prática um plano de ataque contra Maggie Rhee.

Se tudo desenrolar como o material base, isto pode significar que a morte de Gregory ocorrerá já na primeira parte da temporada. Para aprimorar a ideia, há um clima de tensão em Hilltop durante uma cena noturna, com Maggie ferida no rosto (corte de faca, assim como aquela empunhada pelo covarde), e todos olhando para cima — o personagem é enforcado pela contraparte de Cohan nos quadrinhos.

16 – OCEANSIDE VS. SALVADORES

Enquanto Maggie quer apenas Negan morto, parece que as sobreviventes de Oceanside tem um plano muito maior: exterminar literalmente TODOS os Salvadores — o que não seria surpresa, visto que foram responsáveis pela chacina e tomada do Santuário, lar destas, por direito.

Em clima de tensão, uma sobrevivente do antigo grupo de Negan aparece indo pra cima das mulheres de Oceanside, levando consigo um grande exército. No meio disso tudo, Rosita (Christian Serratos) aparece tentando apaziguar a situação, mas sem sucesso. Como a paz será estabelecida mais uma vez? Vale lembrar, no começo do trailer é possível ver Beatrice (Brianna Venskus) comprando uma arma de fogo no mesmo local do conflito.

17 – NEM TODOS ESTÃO EM PAZ

Assim como Maggie não superou a não derrota de Negan, muitos dos Salvadores também guardaram mágoas da situação oposta, e de todas as consequências que a guerra iniciada por Rick trouxe para seus estilos de vida. Ainda se denominando “Negan”, alguns dos antigos soldados parecem estar dando pequenas pistas de uma rebelião (as pinturas na parede, alguém?) – e isto realmente deve acontecer, como dito por Michonne em dado momento, e reforçado pelo momento em que Carol aparece sob a ameaça de uma faca no pescoço.

18 – MICHONNE E LUCILLE

Em uma das últimas cenas do trailer, Danai Gurira aparece destruindo com sua atuação ao empunhar o que parece ser a antiga Lucille de Negan, em meio a lágrimas. Por mais que o contexto seja desconhecido, há de se pensar que a personagem talvez tenha usado o bastão para matar outro humano, levando a questionar seus limites e ideais.

19 – MAGNA E SEU GRUPO

Grande marco da pós-guerra nos quadrinhos, o grupo de Magna também deve aparecer nesta nova temporada. Na primeira cena “pós-créditos” do trailer, encontramos novos personagens sendo entrevistados pelo padre em Alexandria — os fãs mais árduos já sacaram a referência, mas para aqueles em dúvida, os novos sobreviventes — que não especificaremos se são bons ou ruins — atendem pelo nome de Magna, Yumiko, Luke, Kelly e Connie e serão interpretados por Nadia Hilcker, Eleanor Matsuura, Dan Fogler, Angel TheoryLauren Ridloff, respectivamente.

20 – MUITOS WALKERS (E OS SUSSURRADORES)

Enquanto o reinado do Governador (David Morrissey) pairava sobre a série, as pessoas só falavam de Negan. Enquanto Negan teve seu show, as pessoas só falavam dos Sussurradores. Suas expectativas finalmente foram atendidas, pois os Sussurradores finalmente foram introduzidos durante o trailer da nona temporada de The Walking Dead.

Como grande parte do video sugere, os zumbis voltarão a ter peso nesta nova temporada, surgindo como ameaças ainda mais impossíveis de deter. Em meio a tudo isso, chegam eles! Para não estragar as surpresas, você pode saber mais sobre este temível grupo clicando aqui, apenas se quiser spoilers. A julgar pela cena, Eugene (Josh McDermitt) e Rosita aparecem se camuflando ao fugir de uma horda de errantes quando, do nada, os zumbis começam a conversar. Seria uma mutação do vírus? Curioso, não?

E quanto a você, o que achou do trailer da nona temporada? Sentiu falta de algum detalhe que deixamos de comentar? Quais são suas expectativas para o novo ano? E os novos personagens? Compartilhe conosco nos comentários, lembrando sempre de manter o respeito e bom senso.

ASSISTA AO TRAILER LEGENDADO:

The Walking Dead, a história de drama número #1 da TV a cabo, vai estrear sua 9ª temporada no dia 7 de Outubro de 2018. Confira o trailer oficial da temporada e fique por dentro de todas as notícias.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Publicidade
Comentários

EM ALTA