Siga-nos nas redes sociais

Análises

Analisando The Walking Dead: Qual o motivo de terem escolhido o Capitólio?

Publicado há

em

Ao contrário do que muito se divulgou erroneamente pela internet, o pôster da nona temporada de The Walking Dead não traz imagens da Casa Branca. O prédio em ruínas na verdade é o Capitólio dos Estados Unidos, ou seja, o centro do Poder Legislativo do país norte americano.

Mas qual pode ser o real significado disso? Será que a imagem de divulgação quer nos levar a refletir sobre algo? É isso que passamos a analisar a partir de agora.

1. O CAPITÓLIO INDICA A DEMOCRACIA

O Capitólio é símbolo da democracia no país norte americano, uma vez que é do prédio utilizado para a reunião do Congresso – formalizado pelo Senado e pela Câmara de Representantes – que emanam as propostas de lei oferecidas pelos eleitos pela vontade da sociedade do país.

Ora, todos sabem que desde o final da segunda temporada – exceto por um breve período de tempo no quarto ano – Rick vem ecoando a frase “Isso não é mais uma democracia!”. Entretanto, ao final da oitava temporada vemos Rick propenso a construir algo novo a partir do advento das variadas comunidades.

A presença do Capitólio na imagem pode vir a demonstrar uma nova forma de “governo” instituída por Rick na qual as comunidades teriam lideranças definidas que as representariam frente a um “Conselho das Comunidades”.

2. O PRÉDIO APONTA UMA NOVA LIDERANÇA

Já não é mais surpresa para os fãs de The Walking Dead que há fortes boatos que informam o desligamento de Andrew Lincoln da série a partir do sexto episódio.

Além do Capitólio, temos presente na imagem a figura de Rick acompanhada de Maggie, Daryl, Michonne e Carol. Sendo o prédio um representante do Governo, o conjunto de elementos poderia indicar que a partir da saída de Rick, teríamos uma liderança instituída a partir dos demais personagens presente na fotografia.

Outro fato curioso que pode dar força a essa ideia é a de que Rick é o único personagem olhando para trás. Poderia isso ser um indicativo de que o caminho de Grimes se encerraria naquele momento e a partir de toda a sua obra passada, uma nova liderança daria continuidade àquilo que ele iniciou.

3. O CAPITÓLIO, O VULTO HISTÓRICO E ANDREW

O foco da imagem é a cúpula do Capitólio, na qual há também a estatua da liberdade armada (não a mesma de Nova Iorque). A construção arquitetônica foi dada ao Capitólio por meio de Abraham Lincoln em meio a uma reforma política instaurada nos Estados Unidos.

Tais informações podem dar grandes pistas sobre os rumos que a nona temporada tomará. Andrew possui o mesmo sobrenome de Abraham, isso podendo indicar que seu personagem trará uma reforma política para o novo mundo conforme já citado no ponto um.

Ademais, a estatua além do nome supracitado também é conhecida como “Liberdade Triunfante na Guerra e na Paz”, o que pode indicar a união dos poderes das comunidades para triunfarem na paz e na guerra – será que um novo inimigo está se aproximando? Dentro do mesmo contexto, a estátua é a figura de uma mulher e representa a força feminina. A nova showrunner já declarou que o nono ano será o que apresentará as batalhas mais intensas na vida das três mulheres centrais da série: Maggie, Carol e Michonne.

Por fim, Abraham foi assassinado em 1865 sendo o líder do Poder Executivo, o que mais uma vez poderia indicar o fim iminente do personagem principal que representa a mesma liderança do antigo presidente do país.

4. UMA NOVA IDEOLOGIA

Não é novidade para ninguém que os Estados Unidos são regidos por uma ideologia totalmente capitalista. Também não é novidade que a maior oposição a essa é o socialismo somado ao comunismo (mas que não podem ser confundidos).

Recentemente às Histórias em Quadrinhos começaram a explorar o inicio de uma Guerra Fria entre as duas ideologias. Rick representando o Socialismo e Pamela, líder do Império (uma comunidade com mais de 50 mil habitantes) como a chefe do Capitalismo. E o que isso tem de ligação com o pôster divulgado?

O Capitólio em ruínas pode demonstrar que o capitalismo da forma como era administrado não possui espaço no novo mundo. A partir disso, poderemos ver um Rick ainda mais disposto a implantar uma ideia de igualdade entre todos no que tange a distribuição de mantimentos e trabalhos, na qual todos cooperariam para o resultado final.

Há ainda a curiosa adição do helicóptero que foi o maior gerador de teorias no oitavo ano. O helicóptero pode muito bem indicar a chegada de um contraste para essa nova ideologia de Rick que tentará trazer de volta aquilo que o mundo era antes do advento do surto dos mortos-vivos. Será que temos o Império chegando de forma antecipada nesse nono ano?

E você? Tem alguma teoria a partir da imagem promocional da nona temporada? Deixe um comentário abaixo com tudo aquilo que você pensa sobre o nono ano de The WalkingDead.

The Walking Dead retorna em Outubro. O trailer da 9ª temporada deve ser lançado durante o painel da série na San Diego Comic-Con, no dia 20 de julho.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA