Siga-nos nas redes sociais

11ª Temporada

CRÍTICA | The Walking Dead S11E10 – “New Haunts”: Miragens Perfeitas

New Haunts foi o décimo episódio da 11ª temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

Publicado há

 

em

Daryl brincando com uma maçã no halloween de Commonwealth no episódio 10 da 11ª temporada de The Walking Dead.

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo episódio, S11E10 – “New Haunts”, da 11ª temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Daryl e Rosita começam a iniciação no exército de Commonwealth. Carol procura formas de ajudar Ezekiel. Um baile de máscaras termina de maneira inesperada.

E chegando a marca de um mês de que os nossos protagonistas – ou a maior parte deles – chegaram a Commonwealth, os problemas começaram a aparecer. O lugar que parecia ser um retorno a um modelo de sociedade igual a de “antes da Queda” se mostrou exatamente isso. É engraçado notar que apesar do apocalipse zumbi, a forma que Alexandria, Hilltop e o Reino tratavam seus habitantes era quase como uma sociedade igualitária. Eles se tratavam e se organizavam de maneira coletiva, dividindo suprimentos e responsabilidades como um time.

E vemos que não é bem assim que a banda toca em Commonwealth, que aplica uma abordagem política tradicional de divisão de classes, precarização do serviço e as famosas trocas de favores habituais. Quando eles imaginaram a “volta da civilização” que a comunidade trás, esqueceram de colocar esse lado na balança. Os asilados de Alexandria são colocados em habitações de péssima qualidade, os demais trabalhadores da cidade são tratados como inferiores e impossibilitados até de comer uma simples manga. Isso para não citar os bilhetes de loteria e a promessa de ascensão social instantânea.

Enquanto durante a manhã temos um evento mais “geral” para comemoração do Halloween, a noite temos o evento para as pessoas “importantes” da comunidade. O evento sediado pela governadora Milton tem o intuito de reafirmar status. Dentro, comida e bebida abundante para a high society; do lado de fora, pessoas que querem fazer parte daquilo, mas o máximo que conseguem é sonhar; e no meio termo, os trabalhadores, que servem e trabalham tão próximos aos outros para nunca alcançar aquele status.

LEIA TAMBÉM:
Por dentro do episódio “New Haunts” de The Walking Dead com Angela Kang

E nisso, é interessante a nova dinâmica de Connie nesse momento. Ela costumava ser uma repórter, e reassume esse papel nessa nova sociedade. Ela, anteriormente, foi responsável por “chutar o tio dela [Pamela] do Congresso]”. Um rixa que vem desde antes da civilização cair e que vai ser ressuscitada com o decorrer da temporada e com as ações da revolução que provavelmente vão levantar a poeira de muita sujeira da Governadora.

E sobre o peso do flashforward do episódio passado, Daryl e Rosita começam a treinar com Mercer para ingressar nas forças armadas da comunidade. Dentro de todos os acontecimentos, Dixon falhando em uma atividade em grupo e depois se desentendendo com Sebastian, o filho da governadora Pamela Milton é o que mostra uma evolução legal do personagem.

Em outros tempos, esse seria o momento em que Daryl iniciaria uma guerra civil entre as comunidades por implicar com o filho da chefe, porém, isso muda quando o arqueiro presenteia o garoto com uma “oferta de paz” no fim do episódio. O fato é que as palavras de Judith e Rick Jr. o afetaram quando eles disseram que mesmo após Alexandria estar segura, eles gostariam de continuar onde estão.

LEIA TAMBÉM:
Quem morreu no 10º Episódio da 11ª Temporada de The Walking Dead?

Enquanto uns lutam, uns usam os seus dons de espiã. Carol, preocupada com o estado de saúde de Ezekiel, procura uma forma de barganhar por um atendimento mais rápido para seu ex. Esse enredo é engraçado por mostrar uma faceta interessante de Lance Hornsby. Ele sem dúvidas possui sua influência nos mecanismos da cidade, e Carol se volta para ele na tentativa de suborná-lo para ajudar o Rei, mas, enquanto isso, ele mostra cada vez mais sua sede por reconhecimento. Tanto nas tentativas de se mostrar útil a Pamela quanto na frustração palpável que ele mostra ao ser “desaplaudido” depois da chegada de Mercer no baile mostram o quanto esses jogos de ego são importantes e vão mover o restante da temporada. Ele quer reconhecimento e não vai parar antes de consegui-lo.

No Baile, no ápice do episódio, temos o soldado – Tyler – que Princesa subjugou no trem no episódio “Splinter” da 10ª temporada, que aparece servindo mesas. Ele faz a secretária da governadora de refém enquanto fala sobre como a sociedade é desigual ali, sobre como Pamela e os outros não ligam para ninguém além deles, sobre como mesmo ele sendo alguém disposto a dar a vida por aquele local, eles o tratam como um nada.

LEIA TAMBÉM:
The Walking Dead 11ª Temporada Episódio 11 – Rogue Element

Depois que Tyler foge, Daryl o captura antes que ele atente contra sua própria vida e o entrega a Sebastian para que o garoto diga que ele foi o responsável pela captura – mesmo que todos saibam quem capturou o cara de verdade. Antes de ser levado, porém, Tyler diz que existem centenas como ele, insatisfeitos e dispostos a tentar fazer qualquer coisa para que tudo melhore. A lealdade de Daryl e Rosita, novamente, aparenta dar uma leve fraquejada.

Três dias depois, Daryl aparece com o uniforme da Tropa, em uma casa mobiliada e arrumada, com presentes para Judith e tudo mais. Uma grande diferença de como eles são mostrados no começo do episódio. E não só ele, mas Espinosa também aparece completamente trajada e ela é a responsável por achar, no que parece ser o apartamento de Tyler, uma sala completamente voltada a uma revolução contra Pamela e seu exército.

PS: Apesar de não ser uma série que apresenta casais muito “shippaveis”, eu achei muito fofa a cena entre Princesa e Mercer assim como a Carol falando para o Daryl convidar Connie para o Baile.

PS 2: Algumas mudanças ficaram muito legais e bem sutís como o fato de que além do cabelo, Kelly aparece usando um dispositivo auditivo, o novo visual de Princesa e o irmão de Yumiko, Tomi, aparece agora como médico e não mais como confeiteiro.

E por aí, o que você achou de “New Haunts”, o décimo episódio da 11ª temporada de The Walking Dead? Deixe sua opinião nos comentários!

Publicidade
Comentários