Siga-nos nas redes sociais

Análises

5 Mortes “quase” dignas para Rick Grimes na 9ª Temporada de The Walking Dead

Publicado há

em

ATENÇÃO! O post a seguir contém EXTREMOS SPOILERS dos quadrinhos de The Walking Dead, tal como algumas possíveis revelações sobre o futuro da trama na televisão. Caso não queira ter as “surpresas estragadas”, é melhor parar por aqui. Você foi avisado!

Faltando menos de 10 dias para o lançamento da nona temporada de The Walking Dead, não é uma novidade para ninguém que Rick Grimes – personagem central dos últimos oito anos – exonerar-se-a de seu cargo e dirá adeus para a série.

Dentro desse cenário, podemos imaginar um apanhado repleto de possibilidades para essa despedida: morte, jornada individual, spinoff, final da série, etc. Mas dentre todas, a primeira alternativa é a que mais afere sentido a temática de The Walking Dead e, infelizmente, é a forma mais honrável de se tirar o protagonista da história. Seria totalmente cabuloso imaginar Rick simplesmente desistindo de Michonne, Judith e Alexandria e indo embora para lugar incerto, por exemplo.

Assim, tendo isso em mente, elencamos abaixo cinco mortes possíveis para o personagem que foi o rosto da série durante tantos anos:

1 – NEGAN AINDA É UM RISCO

Negan: comparativo entre HQ e série na nova fase da história.

Um homem que foi o vilão dos últimos três anos, cometendo as maiores atrocidades, não pode ser visto como alguém facilmente reabilitável. Negan é com certeza o antagonista com maior peso na história e, dotado de um carisma duvidoso que arrebata uma série de fãs. Seu carisma e vilania estão intimamente ligados e, dividi-los seria uma manobra muito arriscada para os redatores, podendo causar um desinteressamento no público.

O personagem protagonizou recentemente um novo material de mídia com Rick, para promover a nona temporada e, no pequeno vídeo, é possível ver que os ânimos entre ambos não está muito diferente do que vimos no oitavo ano.

Sim, Negan está encarcerado e, logicamente, não deveria oferecer risco para Rick. Mas, além de ser um sobrevivente inteligente, Negan ainda conta com o apoio de algumas pessoas no Santuário e, talvez, até mesmo dentro das comunidades de Rick. Ter alguém para ajudá-lo em uma fuga pode não ser tão difícil e, se isso acontecer, talvez Negan não exitaria em executar o líder que derrubou seu império.

2 – AMEAÇA ZUMBI

Os walkers ainda são um risco para os heróis.

Sim, seria um clichê enorme Rick morrer por uma mordida de zumbi logo após Carl, seu filho, ter morrido da mesma maneira. Mas talvez a morte do protagonista dessa forma reative a ideia de que os mortos ainda são uma ameaça para os personagens e que nem o melhor dos sobreviventes está imune a investida deles.

Além do mais, todo o processo de instalação da infecção até a morte efetiva do personagem o daria tempo suficiente para ter cenas dramáticas ao extremo com cada um dos personagens que acompanharam sua trajetória. Rick, deitado em sua cama em Alexandria, cercado por todos os amigos de sobrevivência. Michonne vê o amado respirar pela última vez e se incumbe de cravar em seu crânio sua espada para que ele não retorne. Uma cena no maior estilo “novela mexicana”, mas, ainda assim, totalmente emocionante.

3 – OS SUSSURRADORES

Cabeças nas estacas: uma das cenas mais aterrorizantes da HQ.

Com o seu arco já anunciado – visto que temos a indicação dos atores que interpretarão Alpha, Beta e Lydia) – Os Sussurradores são um forte indicativo de ameaça para Rick e suas comunidades. Os sobreviventes que vivem um estilo selvagem, vestindo-se da pele dos mortos para se camuflar entre eles, são um risco estratosférico (e arrisco dizer, maior que os Salvadores) para os heróis. Por quê?

Tente imaginar um cenário no qual você possui inimigos que se camuflam em meio de ameaças potentes. Enquanto você está preocupado em eliminar os mortos, você corre o risco de ser atacado por um ser humano que você não tinha a mínima noção que estava no local. Maior que isso: por serem “invisíveis”, Rick jamais conseguirá ter a noção de quantos inimigos o grupo contém e visto a casa milionária de mortos trilhando pelos Estados Unidos, é quase impossível de rastreá-los e ter ideia de em qual horda o grupo se hospedou.

Além de tudo isso, Alpha é uma líder completamente ameaçadora e se Negan vez ou outra demonstrava uma ponta de humanidade, a chefe dos mortos que falam não deixará a mínima demonstração de empatia humana. Com um território delimitado com estacas, nos quadrinhos, Alpha se enfurece ao ter suas terras invadidas pelos sobreviventes de Rick, que – por não terem compreensão do que significam as estacas – acabam tendo o primeiro encontro com os antagonistas.

A forma de Alpha demonstrar sua maleficência para Rick é devastadora: ela se infiltra em Alexandria no dia da feira das comunidades e degola diversos sobreviventes (entre os nomes mais influentes, estão Rosita – que estava grávida – e o Rei Ezekiel) levando suas cabeças e colocando sobre as estacas. Os corpos descabeçados são localizados em Alexandria e mais tarde, Rick e outros sobreviventes encontram as cabeças marcando os limítrofes do território dos Sussurradores. É assustador, visto que essa foi a primeira vez que diversos personagens (principalmente principais) foram mortos ao mesmo tempo em um único ato.

A história das cabeças nas estacas poderia ser uma forma de Rick se despedir da história. Já que ele é um grande nome na trama e está de saída anunciada, seria uma ótima maneira de dar força a ameaça que os Sussurradores oferecem. Fora que ver um episódio finalizado com Michonne perplexa ao encontrar a cabeça do companheiro zumbificada sobre uma estaca seria devastadora e chocante para a audiência.

4 – O HELICÓPTERO

O helicóptero está envolto em um mistério interligado a Anne.

Jadis (agora Anne) foi inserida na história na sétima temporada da série. Desde sempre, ela e seu local de residência – o lixão – foram um aglomerado de questões não resolvidas e respostas vazias. Provavelmente o maior dos mistérios que se ligam a Anne seja justamente o helicóptero que apareceu algumas vezes na temporada passada e que já foi confirmado no nono ano.

Uma lógica bastante simples é basilar para determinar que o Anne e o helicóptero possam estar ligados à morte de Rick: a despedida do líder e protagonista da história não existe nos quadrinhos, assim como todo o enredo de Anne e do helicóptero. Então, seria aceitável que um evento não existente fosse causado por outro evento não existente.

Dentro desse ponto são amplas as possibilidades, mas talvez a que mais tenha valor é a de que a antiga líder do lixão na verdade faça parte de um grupo muito maior, que tinha exilado ela e seus companheiros naquele lugar inóspito como forma de punição. O fim da punição de Anne e seu retorno a esse grupo de origem seria pago com a personagem entregando a vida de Rick aos seus verdadeiros líderes após, por algum motivo, o antigo xerife causar danos diretos ou indiretos a eles.

5 – UMA MORTE HEROICA PARA UM HERÓI

Um herói precisa morrer como um herói.

Rick Grimes, como já deliberado amplamente nessa lista, é com certeza o protagonista da série. Como protagonista em uma série de sobrevivência que mescla sentimentos e emoções totalmente interligadas a humanidade, o personagem acabou por se tornar um herói sem capa do mundo geek.

Por isso, é meio óbvio que a morte de Rick não poderia ser algo totalmente não fundamentado e importante para a história. Haja vista a morte de vários personagens, o fim do herói não pode ser meramente esquecível alguns episódios depois.

Rick está centrado em realizar os desejos de Carl e tornar o mundo em algo totalmente pacífico e unificado. Dessa forma, podemos prever que ele precisará trabalhar muito para que os pedidos do filho se realizem no mundo concreto. E nesse trabalho, teremos Rick expondo os seus sobreviventes a grandes riscos. E caso ele veja que de alguma forma ele precise escolher entre sua própria vida e a de seu grupo, podemos ver o eterno Grimes se deixando perecer por amor aos que ele ama.

É claro que nenhuma dessas mortes relacionadas acima sejam dignas, como o título tenta suscitar. Porque de qualquer forma que for, a audiência sempre sentirá que haviam mais histórias para serem contadas por Rick e que o ciclo não será completo. Mas, dentro da irreparável saída de Andrew da série, morrer provavelmente seja a única forma de encerrar por definitivo o que Rick começou e partirmos para um segmento do enredo sem a presença daquele que carregou The Walking Dead tanto tempo em suas costas.

Você tem uma teoria de morte para Rick e gostaria de compartilhar com a gente? Concorda com as relacionadas nessa lista? Discorda? Deixe um comentário abaixo.

The Walking Dead, a história de drama número #1 da TV a cabo, vai estrear sua 9ª temporada no dia 7 de Outubro de 2018. Confira o trailer oficial da temporada e fique por dentro de todas as notícias.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Publicidade
Comentários

EM ALTA