Siga-nos nas redes sociais

Curiosidades

The Walking Dead 9ª Temporada: Quem são Os Sussurradores?

Publicado há

 

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS dos quadrinhos e de futuros arcos da série. Caso ainda não tenha lido e não conheça o arco dos Sussurradores, não continue. Você foi avisado!

 “Você entrou em nossa terra. Nos matou. Agora nós exploramos sua terra, aprendemos sobre o seu povo. Você verá muitos de nós. Você nos conhecerá. Você temerá a gente!” Alpha, líder dos Sussurradores.

A frase supracitada é uma das falas mais marcantes de Alpha, personagem dos quadrinhos de Robert Kirkman. Ela é dita quando Rick confronta a líder de um novo bando de inimigos e em resposta obtém a celebre ameaça. A inserção dos Sussurradores se dá na edição 130 dos quadrinhos, de maneira muito semelhante ao que foi na série. Dos membros mais importantes do grupo temos a já citada Alpha, líder que tem idade desconhecida entre os 30 e 40 anos, tendo como característica visual principal a cabeça raspada e emocionalmente uma pessoa desligada de qualquer sentimentalismo e extremamente fria; Beta, uma espécie de vice líder, sendo um homem bastante alto, que mesmo quando sozinho não tira a máscara de pele, tendo cerca de 40 anos e nutrindo um sentimento forte por sua líder e por fim, a principal causa da guerra entre as comunidades e os Sussurradores e uma das primeiras a aparecer nos quadrinhos, Lydia, a filha de Alpha que é totalmente rejeitada pela mãe e tratada como uma membro qualquer do grupo, sendo uma adolescente totalmente afetada pelo modo operandis de seu bando e disposta a conhecer outra forma de viver.

A grande inovação desse arco é justamente a forma com que o grupo passou a se portar para sobreviver. A verdade é que eles regrediram quase aos primórdios da humanidade, quando o homem era dominado por seus instintos e longe de qualquer civilidade. Sentimentalismo e apego a suas vidas passadas são coisas em extinção no meio do grupo. Alpha e Beta não tinham esse nome de batismo, por exemplo, e usam as letras gregas para denominar os membros de seu grupo. Inclusive, especificamente sobre Beta, em sua vida passada era um astro do basquete e mundialmente famoso e é por esse mesmo motivo que ele se nega a tirar sua máscara em frente aos demais sobreviventes.

O modo selvagem e despretensioso combinado com uma camuflagem totalmente eficaz, faz com que os Sussurradores sejam uma grande ameaça. Além de serem violentos, são incontáveis, já que como estão entre as hordas disfarçados de mortos, não se é possível separar humano de criatura apocalíptica. Aliás, o número exato de sobreviventes no grupo nunca foi revelado na HQ.

Alpha (Samantha Morton) na série e nos quadrinhos.

Além de violentos e incontáveis, os Sussurradores são territorialistas e materialistas. Tudo o que lhes pertence não pode ser tocado por outros sobreviventes, e se isso ocorre há o despertar do furor incontrolável do grupo que não poupa esforços para extinguir aquele que se apropria de suas coisas. Aliás, afastam-se tanto da humanidade que os próprios membros do grupo são vistos como posse de sua líder e é nesse aspecto que Lydia causa o desentendimento entre todos. Ela opta por ficar nas comunidades de Rick e para Alpha isso significa uma declaração de que o xerife está com algo que pertence ao seu grupo (e não, sua preocupação não é por ser mãe da garota).

O ápice do arco com toda a certeza é o momento em que Alpha adentra Alexandria (sem sua vestimenta de Sussurrador) e se infiltra na feira das comunidades. O ato da líder culmina com várias cabeças de membros das cidadelas estaqueadas, para deixar um aviso explícito para Rick que aqueles são os limítrofes de suas terras e que não devem ser ultrapassados. A cena choca todas as comunidades, com perda de membros importantes para o funcionamento dos locais sob a guarda de Grimes.

Além do assustador momento das estacas, Alpha também resolve marcar uma audiência com Rick e o convida para explorar suas terras. Rick é levado sobre os prédios de uma antiga cidade onde Alpha lhe mostra sua arma mais poderosa: a maior horda de walkers que já foi apresentada nos quadrinhos. A Sussurradora admite ter mais de um milhão de mortos ali naquele lugar. É óbvio que o gesto amigável de Alpha não passa de uma forma de ameaçar Rick e de deixá-lo avisado para que seu povo não se aventure a desafiá-la novamente.

Alpha levou Rick para uma ameaçadora audiência. Essa mesma horda causou graves danos a ele.

Ao longo da história, Negan – que foge de seu cárcere – se vê obrigado a agir de forma que convença Rick e todos os demais que ele merece sua liberdade e que os anos encarcerado o fizeram mudar. Então, o antigo antagonista, se infiltra entre os Sussurradores. Passo a passo ele conquista a confiança da líder Alpha e quebra sua casca de não sentimentalismo. Aparentemente a dura mulher vai se identificando com ele e pouco a pouco se rende. Quando um ápice romântico está para acontecer, Negan degola Alpha e entrega sua cabeça para Rick, como prova de fidelidade.

Beta, que amava Alpha, assume o comando do grupo e como movimento de vingança libera a horda incontável de mortos em direção de Alexandria. As comunidades se unem para remanejar a ameaça gigantesca e acabam tendo sucesso em afastar os mortos (não sem antes terem diversas perdas internas nas comunidades com os vários walkers que conseguiram transpassar os muros). Entretanto, a perda para Rick é irreparável, Andrea que ajudava a afastar a horda acaba sendo mordida no pescoço e posteriormente, morre.

Jesus e Aaron são os responsáveis por encerrar o arco dos antagonistas, perseguindo Beta e um pequeno grupo de Sussurradores. O novo líder acaba morto e finalmente sua máscara é retirada e Jesus se depara com o fato de que o apocalipse zumbi foi capaz de destruir grandes astros do passado. Após esse fato, não se sabe exatamente o que houve com os Sussurradores que sobreviveram e nem de quantos indivíduos seguiram vivos.

Todos esses fatos fazem os fãs dos quadrinhos estarem ansiosos pela inserção dos antagonistas nas tramas, uma vez que há momentos totalmente importantes para a história atrelados ao enredo dos Sussurradores. A contratação de grandes atores para dar vida a Alpha, Beta e Lydia, também pode ser um indicativo de que os produtores estão apostando alto nesse arco. Os próprios atores tem dado depoimentos que a performance de Samantha como Alpha tem sido assustadora e que sua atuação é totalmente visceral.

Samantha Morton está assustadora como Alpha.

Entretanto, uma das maiores preocupações dos fãs é justamente o tempo em que a história será contada, já que o prolongamento que houve no arco dos Salvadores acabou trazendo um declínio para a  trama na sétima e oitava temporada. O que se espera é que em um espaço de no mínimo dezesseis episódios a história dos Sussurradores se encaminhe para o final, já que, em suma, é simples de ser contada. Com dezesseis semanais a trama que se iniciou no meio dessa nona temporada se encerraria na midseason do décimo ano (que ainda não foi confirmado oficialmente pela AMC), com talvez, Beta liberando a horda em direção de Alexandria.

E você, está ansioso para o retorno do nono ano? O que espera para o arco dos Sussurradores? Acha que irão fazer mudanças em alguns pontos da história? Quais suas teorias? Deixe um comentário abaixo.

The Walking Dead retorna para os oito episódios finais de sua 9ª temporada em 10 de fevereiro de 2019.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Publicidade
Comentários

EM ALTA