Siga-nos nas redes sociais

Análises

The Walking Dead S09E02: Quem atacou Justin ao final de “The Bridge”?

Publicado há

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do segundo episódio, S09E02 – “The Bridge”, da nona temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Um dos grandes mistérios construídos ao longo do episódio The Bridge é o que diz respeito ao desaparecimento de alguns Salvadores que sumiram da obra da ponte e não retornaram ao Santuário. Diversas vezes durante os quarenta e cinco minutos dessa semana ouvimos relatos sobre isso: Rick reclama para Carol de alguns Salvadores que abandonaram o trabalho sem deixar qualquer informação; Alden fala com Rick sobre alguns membros do Santuário que estão sumindo; Michonne diz que os antigos subalternos de Negan que estavam responsáveis por trazer o etanol até Hilltop, desapareceram na estrada para Maggie. E, no fim do episódio vemos Justin, que foi expulso do acampamento por Rick, reconhecendo alguém em meio ao mato e sendo atacado.

Mas quem poderia ser essa pessoa? Tentamos listar prováveis responsáveis pelo sumiço dos Salvadores, através de informações contidas no episódio:

1 – Daryl

Daryl e Justin tiveram um embate direto nesse episódio.

Esse talvez seja o mais óbvio. Tão óbvio que fica difícil acreditar que os roteiristas tenham o usado para isso. É mais fácil acreditar que eles querem nos induzir ao erro de crer que Daryl é o responsável pelos ataques para depois sermos surpreendidos por alguém totalmente diferente.

Mas, não podemos fugir da probabilidade. Desde a estreia dessa temporada temos noção de que ele odeia os Salvadores com todas as suas forças e faria qualquer coisa para levar Rick acreditar que precisa romper com eles e exterminá-los. Fora que há a polêmica cena de final da oitava temporada onde Maggie, Daryl, Rosita e Jesus parecem acordar que precisam agir contra a ideologia de Rick em preservar os Salvadores e Negan.

E se Daryl achou que fazendo Rick crer que os Salvadores são realmente pessoas desinteressadas no sistema de cooperação dele, o xerife poderia de alguma forma desistir de seu plano pacifista e executar os Salvadores?

2 – Henry

Henry foi outro personagem que demonstrou revolta com Justin.

Henry aprendeu muito com Morgan a como lutar usando um bastão. A maior prova disso é que facilmente ele derrubou Justin na ponte, com um golpe certeiro nas pernas do Salvador.

O único ponto aqui é que se a pessoa responsável por acertar Justin fosse mesmo Henry – aparentemente Justin foi atacado com um pedaço de madeira – se trataria de vingança pessoal e não teria nenhuma relação com os demais Salvadores desaparecidos. E, mais profundo que isso: o que levaria Henry a achar coerente se embrenhar no mato para simplesmente bater em Justin? Aonde Henry esperaria levar o plano de dar uma pancada no Salvador?

3 – Algum Salvador

Arat pergunta se Rosita realmente confia nela.

Nós já vimos no episódio anterior que há Salvadores que anseiam pelo retorno de Negan à liderança do Santuário. Então, não seria difícil de imaginar que algum deles está tentando tramar contra os planos de Rick. O sumiço dos Salvadores que estão sob tutela do xerife na ponte pode despertar uma sede por justiça dos que ainda estão no Santuário. Fora que, quando Negan era o chefe deles, dificilmente eles corriam esses perigos. Se aqueles que apoiam Rick perceberem o perigo aos quais esse está os expondo, podem passar a concordar que a liderança do dono de Lucille era muito mais protetora.

Se eu tivesse que indicar um nome, indicaria o de Arat. Primeiramente, em luz do fato de que Arat e Justin são amigos, como vimos em A New Beginning, quando ambos tentam fazer um espantalho com um walker. A amizade de ambos é ponto central nesse argumento justamente por causa do fato de que ao reconhecer a pessoa em meio à floresta, Justin foi totalmente solícito e receptivo, como se fosse alguém de quem ele realmente gostasse.

Em segundo plano, no episódio vemos um momento em que Arat e Rosita estão trabalhando em explosivos, e ela pergunta para a ex-namorada de Abraham se ela confia nos Salvadores. É como se ela quisesse entender qual era o conceito que os demais tinham deles.

4 – Os Sussurradores

Um dos arcos prometidos para essa temporada.

Os Sussurradores são um dos arcos mais complexos dos quadrinhos que serão inseridos nesse nono ano na trama. Nós ainda não sabemos bem ao certo em que momento isso acontecerá, já que serão dezesseis episódios.

A premissa deles é a de ser um grupo selvagem que se camufla em meio aos zumbis usando peles dos mortos para se assemelharem a eles. Nesse ponto você pode estar perguntando o óbvio: mas porque Justin sorriria para um zumbi e falaria com ele? Bem, a mata estava escura, alguns Salvadores já haviam desaparecido. Os Sussurradores podiam ter usado seu modus operandi para se vestirem com a pele de algum dos conhecidos de Justin e com as sombras, ele não conseguiu perceber o que estava de fato acontecendo. Quando percebeu, era tarde demais.

Se o mundo está sem suprimentos, os Sussurradores também estão. Então atacar as pessoas que estão passando pelas estradas cheias de alimentos e suprimentos pode ser uma forma rápida de conseguir o que necessitam. Talvez esse seja o preambulo de inserção dos antagonistas na trama.

5 – Cyndie

Cyndie precisou de cuidados médicos.

Eu sei, você deve estar um pouco confuso. Entretanto, Cyndie é aquele grande plot twist da história. Vamos retomar sua história: ela vem da comunidade de Oceanside, que foi atacada pelos Salvadores tendo todos os homens de lá mortos. Desde sempre as mulheres possuíam uma sede por vingança deles, mas demoraram a se render ao pedido de Rick para que se juntassem à Guerra.

Aliás, elas apenas se juntaram por acreditarem piamente que os assassinos de seus entes queridos seriam exterminados, desde sua liderança até o mais subalterno dos capangas. Cyndie, por exemplo, tem muita saudade de seu irmão e isso foi demonstrado no episódio que introduziu a nona temporada.

Ocorre que em The Bridge, ela vai até a barraca de primeiros socorros de Enid e interrompe uma conversa importante entre Rick, a garota, Eugene, Rosita e Siddiq.  O motivo da interrupção? Dizer que precisa de pontos pois cortou a mão ao descascar batatas. Estranho que uma cena assim tenha ganho tanto destaque, não é?

E se Cyndie estivesse apenas mentido sobre a verdadeira origem de seu corte e tivesse de fato se machucado ao entrar em combate com um Salvador? Ela tem motivos suficientes para querer que eles sejam mortos. Rick não cumpriu seu trato com ela e com suas parceiras, então, nada mais justo que ela aproveite o momento para agir em causa própria.

E você, acha que pode ser algum desses mencionados? Acha que pode ser alguém além desses cinco nomes? Deixe nos comentários. E vote na enquete abaixo:

 

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA