Análises

Analisando The Walking Dead: O significado por trás do último adeus de Glenn Rhee

Na noite do último Domingo, tivemos o desprazer de testemunhar a cena mais triste de todos os tempos – pelo menos para nós, fãs de The Walking Dead. O nosso tão querido e amado Glenn Rhee teve sua vida brutalmente tirada pelo novo vilão recentemente introduzido, Negan. A cena épica dos quadrinhos foi fielmente reproduzida na telinha, e nós, que esperávamos tanto pela estreia do aterrorizante personagem, acabamos por desejar que sua introdução nunca tivesse existido. Sofremos, gritamos, choramos e nos revoltamos em frente à televisão, incapazes de trazer de volta o nosso ex-entregador de pizzas preferido.

Durante sua longa trajetória na série, uma das grandes qualidades de Glenn era escapar da morte. São incontáveis as vezes em que o coreano foi visto em situações inimaginavelmente perigosas (comentamos todas elas em nosso podcast), – aonde eu, você, e qualquer outra pessoa teríamos facilmente batido as botas – e ainda assim, saiu de todas elas esbanjando vida. Mas, os últimos acontecimentos estavam fora do alcance de seu dom e ele, infelizmente, não saiu dessa.

Entretanto, mesmo não estando mais entre nós, Glenn deixou um legado extremamente simbólico, humano e repleto de esperança – características que ele esbanjava. Dentre todas as tantas qualidades incríveis do personagem, pode-se dizer que seu modo humano de lidar com as pessoas e o quanto ele se importava com aqueles que amava, eram as maiores delas.

No terceiro episódio da Sexta Temporada, intitulado “Thank You”, Glenn nos tirou as noites de sono quando foi pego de surpresa pelo suicídio de Nicholas, que o levou consigo para o chão em meio a uma multidão de zumbis. Era o fim – nós achamos. E a partir daí, foram três longos episódios a espera de uma resposta para o que havia acontecido com nosso coreano favorito quando, finalmente, no sétimo episódio, intitulado “Heads Up”, ele ressurge! A comemoração era audível ao redor do mundo todo quando assistimos Glenn se arrastar por debaixo da lixeira e dar uma grande rasteira na morte – mais uma vez. Durante o episódio, Enid aparece para lhe ajudar lhe entregando uma garrafa d’água e Glenn, aquele que não desiste das pessoas, bate o pé até conseguir convencer a garota a voltar com ele para Alexandria. E é aí que eu queria chegar.

Durante o trajeto, os dois fazem uma pequena parada no caminho e Glenn, percebendo a vontade de Enid de desistir, começa ali uma pequena conversa na intenção de mudar a visão de mundo da menina. Ele diz a ela a seguinte frase: “Você honra os que se foram, seguindo em frente. Mesmo que com medo. Você vive em nome deles”. É visível uma grande mudança na expressão de Enid nesse momento, porém, ainda assim ela não entrega os pontos.

Advertisement

Pouco mais a frente, no episódio nove, intitulado “No Way Out”, Glenn embarca num de seus melhores discursos de toda a série quando entra em um diálogo com Enid, aonde a garota demonstra não ter entendido o conselho dado por ele no sétimo episódio, e o questiona o que diabos ele quis dizer com aquilo. “As pessoas que você ama, tornaram você quem você é. Elas ainda são parte de você. Se você parar de ser você, a última parte deles que está aí dentro, quem você é… Morre”. O diálogo segue, e Glenn diz que essas pessoas, para ele, são seus pais, Dale, Hershel, Tyreese, Andrea, e pergunta à Enid quem são essas pessoas, para ela. “Meus pais”, ela responde. “Então eles ainda estão aqui. Porque você ainda está aqui.”

Se pararmos para pensar, o momento de Enid e Glenn, vivido parte no episódio sete e parte no episódio nove, cai como uma luva para a ocasião atual. A última fala do nosso coreano antes de partir, foi direcionada à sua esposa, Maggie: “Eu vou te encontrar”. O que isso significou? Tudo o que foi dito aqui. Glenn Rhee fez cada um dos membros daquele grupo, quem eles são hoje, e se ainda há um resquício de humanidade dentro deles, devemos atribuí-la à ele. Sua pureza irradiante e seu altruísmo tão entregue faziam com que ele sempre encontrasse, mesmo em meio a um perturbador mundo pós-apocalíptico, novas chances. Era esse o simbolismo de Glenn: a fé. E como o próprio disse: Se você ainda está aqui, então aqueles que você ama e que já se foram, também estão. Glenn não deixou Maggie, e nem o seu grupo. Ele vai encontrá-los, porque há uma parte dele dentro de cada uma daquelas pessoas, e enquanto eles existirem, então Glenn Rhee ainda estará entre nós. Porque ele é a representação humana da esperança, e bem, pelo que eu sei, a esperança NUNCA MORRE.

The Walking Dead, a história de drama mais assistida da TV a cabo, vai ao ar aos domingos no AMC Internacional, às 23h, e no FOX Action (canal do pacote premium FOX+) e FOX Brasil, às 23h30. Confira todas as notícias sobre a sétima temporada.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Advertisement
Dhebora Fonseca

Paulista, 22 anos. Jornalista em formação. Livros, séries, filmes e meus gatos me fazem feliz. Apaixonada por estórias pós-apocalípticas. #TeamDaryl e #TeamCaryl.

Disqus Comments Loading...

Últimas Notícias:

The Walking Dead Deluxe ganha capas variantes de Sean e Jacob Phillips

Os artistas Sean Phillips e Jacob Phillips criaram 6 capas variantes para o arco Um…

21 de abril de 2024

The Walking Dogs | AMC anuncia spin-off focado nos cães do elenco do Universo The Walking Dead

Atores do Universo The Walking Dead e seus cães maravilhosos estrelarão o talk show spin-off…

8 de abril de 2024

CRÍTICA | The Walking Dead: The Ones Who Live S01E06 – “The Last Time”: O verdadeiro fim

The Last Time foi o último episódio de The Walking Dead: The Ones Who Live.…

3 de abril de 2024

GALERIA | Todas as fotos do Episódio 6 de The Walking Dead: The Ones Who Live

Mais de 40 fotos em alta definição do episódio 6 - "The Last Time" de…

2 de abril de 2024

Videogame: jogos que apostam em minigames na história

Os minigames, como o próprio nome sugere, são jogos dentro do jogo principal. São peças…

2 de abril de 2024

Criadores de The Walking Dead: The Ones Who Live falam sobre a possibilidade de uma 2ª Temporada

Andrew Lincoln (Rick), Danai Gurira (Michonne) e Scott M. Gimple comentam sobre o futuro de…

1 de abril de 2024