Siga-nos nas redes sociais

4ª Temporada

Dissecando o episódio S04E12 – Still: Norman Reedus comenta a jornada épica de Daryl e Beth

Rafael Façanha

Publicado há

em

ATENÇÃO: Esta matéria contém spoilers do décimo segundo episódio da 4ª temporada, “Still” (Sossego). Leia por sua conta e risco.

The Walking Dead colocou sua lente sobre Daryl e Beth durante uma hora no último domingo, seguindo a dupla enquanto continuam lutando com unhas e dentes para se manterem vivos sem o benefício de comida ou abrigo.

O episódio forneceu tanto uma análise de personagens quanto deu sustos, com Beth (Emily Kinney) escapando por pouco de um ataque dentro de um country club onde levou Daryl (Norman Reedus) em uma missão para que ela tivesse sua primeira bebida alcoólica.

Reconhecendo que Daryl se fechou completamente após o ataque do Governador e posteriormente a morte de Hershel, Beth impulsiona seu companheiro a realmente sentir alguma coisa em vez de comer cobras para o jantar no meio do nada. Juntos, eles acabam saqueando um country club repleto de zumbis – onde Beth, que está em busca de sua primeira bebida alcoólica, encontra algumas roupas novas e Daryl carrega em dinheiro, jóias e fósforos.

Quando Beth finalmente encontra um pouco de licor de pêssego, ela é incapaz de encontrar um copo limpo e começa a chorar, porque tudo o que ela queria era uma bebida já que ela não pode deitar e chorar a perda de quase todas as pessoas que ama. Daryl reage levando-a para fora do local e, em seguida, a leva para um barraco abandonado, que ele tinha descoberto com Michonne e que estava cheio de Moonshine.

Eles acabam se embebedando e, através de um jogo de “Eu nunca”, aprendem mais um sobre o outro. Claro, Daryl é um bêbado cruel e explode com Beth depois que ela indiretamente pergunta se ele já esteve na prisão. Isto é a gota d’água e Daryl reage de forma agressiva, revelando que ele se sente culpado por desistir de sua busca para achar o Governador e se sente responsável pela morte de Hershel e pela queda da prisão. Ele diz a Beth que todas as pessoas que eles conhecem estão mortas e é improvável que vejam alguém conhecido novamente, e ele começa a chorar.

Após um momento decisivo, Daryl se abre sobre as semelhanças entre o barraco cheio de bebida e a casa em que ele cresceu e sua vida antes do surto, quando ele estava sem rumo e sempre andava com seu falecido irmão Merle. Finalmente, Beth sugere que ao invés de passarem a noite na cabana – que apenas lembra Daryl de onde ele veio – que a queimassem em uma tentativa de ajudar Daryl a virar a página do passado que o atormenta . A nova dupla dinâmica acaba voltando para a estrada, só que desta vez há um sentimento de esperança em cada um de seus passos.

TWD_412_GP_0913_0092

O Hollywood Reporter conversou com Reedus para analisar o episódio, o que a revelação de Daryl sobre o que ele sente significa para o personagem durão e como seu relacionamento com Beth pode evoluir daqui para frente. Além disso, eles poderiam, também, acabar em Terminus? E o que dizer sobre aquela colher misteriosoa de DC?

Daryl se culpa pelo ataque mortal do Governador. Como é que vamos vê-lo seguir em frente depois disso, agora que ele finalmente se abriu sobre isso?

Ele vai para um lugar verdadeiramente sombrio, mas o que é bom no episódio desta semana é que ele está sempre encontrando esperança através de outras pessoas. Ele é uma daquelas personalidades que precisa de alguém para lhe dar um impulso extra. E Beth lhe mostra uma luz na escuridão e ele segue em direção a isso. Daryl ainda está chateado sobre o que aconteceu a Carol (Melissa McBride), ele vai ser mais protetor com relação ao grupo e ele vai estar ainda mais atento a qualquer tipo de perigo. Não acho que ele irá deixar algo como o ataque do Governador acontecer novamente.

A semente para este episódio foi plantada pela primeira vez na estreia da quarta temporada, em termos de uma afinidade maior entre Daryl e Beth. Como veremos a evolução da relação entre Daryl e Beth, agora que ele finalmente se abriu com ela?

Eu gosto de ver os dois juntos. Eles não são personagens que você normalmente veria juntos. Eles estão presos um ao outro e este episódio começa com Daryl em um momento obscuro, ele não quer seguir em frente e está rosnando para Beth o tempo todo. Mas, o episódio termina de maneira positiva. Beth mostrou-lhe algo sobre si mesmo. Ele se esforça muito o tempo todo e está sempre desconfiado, ele não acha que as pessoas gostem dele. Mas, Beth o ajuda a espantar alguns de seus velhos demônios para que ele se sinta bem consigo mesmo, supere tudo isso e siga em frente. Isso representa muito do que define a nossa série. Ele definitivamente tem um sentimento terno por ela para sempre. Eles se aproximaram durante esta jornada.

A relação deles está mais para irmãos ou a amizade de Daryl e Beth poderia se transformar em algo romântico?

Todos pensam em Beth com Carl de uma forma estranha e ela é muito mais velha do que Carl. Ele está procurando por quadrinhos e ela está à procura de comida. Eles definitivamente não tem a mesma idade. Eu não posso te dizer se vai ter alguma coisa romântica, não estamos autorizados a falar sobre essas coisas. Mas, nunca diga nunca! Ela é uma garota linda no apocalipse zumbi e Daryl poderia escolher algo pior.

TWD_412_GP_0918_0058

Ela realmente o entende, o que é bastante raro dadas as circunstâncias. Beth e Carol entendem e deixam saber o quão ótimo ele é.

Eles se aproximaram rapidamente. Beth lhe permite saber que ele é ótimo da mesma forma que Carol lhe permitia saber, e da mesma forma como Rick (Andrew Lincoln) também permite que ele saiba disso. Ele definitivamente encontra valor próprio em si mesmo através de outras pessoas, e ele precisa de um impulso nessa direção ao dizer que está tudo bem em ser ele mesmo. Daryl tem várias coisas ruins em seu passado e ele cresceu de uma determinada maneira e tem sido tão pressionado que é bom para ele ter algo – e pessoas – por que(m) lutar.

Quando eles estão no country club, Beth vai à procura de roupas novas e busca a bebida que ela tanto quer. Mas, Daryl leva dinheiro e jóias. Qual é seu raciocínio naquele momento? Isso é um reflexo da pessoa que ele costumava ser?

Pode ser. O dinheiro é para acender fogueiras, uma vez que não vale nada. Jóias em ouro talvez seja para trocá-las por algo. Eles estão levando tudo o que podem. Eu não acho que Daryl é o tipo de personagem que precisa de uma mudança de roupas; você pegar o que pode pegar e talvez pode trocá-lo por algo. Mas, nunca se sabe.

Graças à Beth, Daryl vira a página com relação ao seu passado. Como isso vai libertá-lo emocionalmente agora?

Ele está definitivamente indo na direção certa agora. Ele é interessante porque é muito bem reservado e muito leal. Uma vez que ele rompe essa barreira com alguém, ele é fiel para sempre. Especialmente com Beth neste episódio, ela significa muito para ele e teve tempo para conhecê-lo e se abriu para ele e ele teve de se abrir. E isso criou um vínculo mais forte entre estes dois. Ele ainda acha que todo mundo está morto e tem pouca esperança em relação ao futuro. Mas, Beth deu-lhe um pouco de luz no fim do túnel e isso significa muito para ele.

Walker - The Walking Dead _ Season 4, Episode 12 - Photo Credit: Gene Page/AMC

Como veremos a mudança na maneira que Daryl trata a Beth; agora que ela provou não só para Daryl, mas para si mesma que ela pode cuidar de si ao abater zumbis que eram tão ameaçadores?

Até então, ele está tentando fazer com que ela volte para o acampamento e não deixe-o. Ele diz que ela é ridícula e que tem que ficar com ele, quando ela quer ir embora. Finalmente ele diz: “Tudo bem, faça o que quiser e aprenda uma lição.” Ele está lá e se Beth realmente corresse risco de morrer, ele teria pulado no último minuto. Mas, ele deixa ela lutar. No início, quando ela vai embora, ele está seguindo ela. Mas, ele não deixa ela saber. Tenho certeza de que ele a olha com um novo respeito e de maneiras diferentes. Não só ela pode lutar e proteger a si mesma, mas ela também criou um ponto sensível dentro de Daryl e isso é provavelmente a área em que ele se sente mais desconfortável no mundo – mais do que um apocalipse zumbi.

Este episódio ilustra o quão longe Daryl chegou. Aprendemos que ele era companhia constante de Merle e havia uma referência à forma como ele se abalou após a morte de Sophia. O que você acha que será a sua próxima evolução? Qual é o rumo que ele vai tomar a partir daqui?

Tudo o que ele aprendeu e como ele cresceu está empolgado. Cada aspecto desse seu lado o qual ele luta contra, que é sensível e que se preocupa, será amplificado 100 vezes mais pouco antes de terminar a temporada. Várias coisas acontecem e o resto da temporada é frenética.

Beth encontra uma colher que está marcada como Washington, DC, que é também onde Abraham, Eugene e Rosita estavam indo. Poderiam alguns destes grupos se encontrarem? Quanto tempo Daryl e Beth permanecerão neste ambiente selvagem?

Essa colher pode ser uma espécie de presságio, nunca se sabe! Poderiam se encontrar com outros? Nunca diga nunca. É interessante observar todo mundo perdido. Se você assistir a este episódio e ao da semana passada cuidadosamente, Daryl e Beth andam por um trecho em que há coelhos e era ali que Lizzie estava matando um coelho. Enquanto andamos, há pequenos indícios de que eles não estão tão longe de todos quanto pensam. Carl deixa um papel de bala, existem pequenas coisas na terra que mostram que eles estão ziguezagueando sem saber que estão em ziguezague.

Parece que uma reunião de, pelo menos, alguns membros do grupo não está muito longe de acontecer.

Nunca se sabe! Você nunca sabe quem conseguirá ou não. Mas, há definitivamente ovos de Páscoa que são escondidos. [Showrunner] Scott M. Gimple é realmente bom em oferecer pequenas pistas se você está prestando atenção. Estamos definitivamente em nosso momento mais importante, não há um elo fraco em nossa corrente agora.

TWD_412_GP_0911_0191

Ao invés de passar a noite na casa mal assombrada de Daryl, eles queimam o lugar e voltam para a estrada. Será que eles vão procurar um refúgio seguro para recomeçar? Para qual rumo eles estão seguindo?

Eles não encontraram esse lugar para chamar de casa. Eles encontraram um lugar porque Daryl o reconheceu de algo parecido do seu passado, e ele sabia que havia um imóvel por trás daquilo. Eu adoro esse momento em que ele não permite que ela escolha licor de pêssego como sua primeira bebida. Eu amo porque ele está fazendo isso por ela. Se isso é o que ela precisa para seguir em frente, ele toma a decisão de encontrar isso. Ela encontra o licor de pêssego e está chorando e Daryl pensa, “F*da-se tudo isso, podemos encontrar algo melhor.” Mas, eles estão em movimento. Eles têm que se manter em movimento para sobreviverem. Eles não sabem para onde estão indo. Mas, este episódio termina e há esperança, que é algo que nunca vi em nenhum dos nossos episódios antes. No final das contas, eles têm um pouco de primavera na sua jornada e isso é uma coisa bonita de se ver.

Todo mundo parece estar tropeçando sobre esta nova comunidade, Terminus, um santuário oferecendo sobreviventes a chance de permanecer vivo. É algo que pode estar no futuro de Daryl e Beth, uma vez que não estão muito longe de todo mundo agora? Poderia aquele lugar ser uma armadilha? Sabemos dos quadrinhos há uma grande história sobre canibais chegando…

Nós não sabemos. Eles estão sempre à procura de esperança. Então, vão continuar procurando. Eles não podem voltar para onde estavam. Isso é o que há de bom nesta série – está em constante movimento e em constante mudança. Não é uma série sobre advogados, não é um drama entre amigos em um apartamento. É um show em constante movimento e que se adapta, e é divertido seguir esse ritmo.

Carol ainda está por aí. Como você acha que seria o reencontro deles, se os seus caminhos se cruzarem em algum momento?

Ele ficaria muito feliz de revê-la, isso é certo.

O que você achou da jornada de Daryl e Beth? Como você gostaria de ver a evolução de seu relacionamento? Comente com suas opiniões e teorias.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.


Fonte: Hollywood Reporter
Tradução: Mydiã Freitas / Staff Walking Dead Brasil

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA