Siga-nos nas redes sociais

4ª Temporada

REVIEW S04E06 – Live Bait: A jornada do vilão

Avatar

Publicado há

em

Existe certa crença corrente de que “uma história é tão boa quanto o seu vilão” e se você pensar direito não falta exemplos. De Star Wars a Vingadores passando até mesmo por A Usurpadora, o antagonista rouba a cena e muitas vezes acaba se tornando o preferido do público ou ainda um antagonista à altura do herói.

Pois em certo ponto de “Live Bait” você é levado a se perguntar: eu realmente deveria gostar do Governador? E se devo, gosto pelos motivos “certos”? Em menos de cinco minutos de episódio, o sádico e manipulador assassino foi transformado em um homem perdido, vagando tal como um walker, sem forças nem para lutar contra os monstros.

E enquanto “The Last Pale Light In The West” de Ben Nichols toca, você começa a perceber que não está sentindo nem raiva, nem respeito pelo Governador. Você sente pena. Pena de alguém que fez uma grande besteira e agora tem que lidar com as consequências de seus atos. Mas você também sente uma pontinha de preocupação. O que está acontecendo? Eles estão tentando redimir o Governador? Será que há tempo para isto?

The Walking Dead _ Season 4, Episode 6 - Photo Credit: Gene Page/AMC

Não entenda mal. É extremamente produtivo entender os personagens, seus motivos e anseios.  Entretanto, tudo indica que a mid season finale terá como ponto alto o ataque à prisão, o que significa que os produtores da série têm apenas mais um episódio para colocar o Governador em rota de colisão com Rick e seu grupo. Será que há tempo para isso tudo em apenas um episódio ou eles vão resumir uma segunda mudança drástica no modus operandis do Governador em apenas mais cinco minutos? Ou ainda, o ataque vai ficar para depois da mid season?

O fato é que muitos fãs têm reclamado que a história vem apresentando sinais de desgaste e a reaparição do inimigo prometia ser o sinal de que as coisas iam começar a ficar realmente sérias. Tal pensamento ganhou ecos com o material liberado pela AMC, promo e sneak peak pareciam mostrar um Governador ameaçador. Entretanto, os momentos de bravura e reflexão de “Brian” a procura de um resquício de humanidade se mostraram um verdadeiro copo de água fria.

Interessante é perceber que essa recém-descoberta humanidade do Governador se baseia unicamente na semelhança entre sua antiga família e o novo grupo que ele encontrou e, principalmente, na semelhança entre Penny e Megan.  O que nos lembra de que nada muda o fato de que ele é (ou deveria ser) o mesmo homem que colecionava cabeças de walkers num aquário, sequestrou e planejou matar Glenn e Maggie, mandou assassinarem Michonne, jogou Daryl e Merle aos walkers, esfaqueou Milton, deixou Anrdea amarrada numa sala com um futuro walker, tentou um ataque frustrado à prisão e no fim acabou surtando e fuzilando as pessoas que protegia.

The-Walking-Dead-4-Temporada-S04E06-Live-Bait

Faz sentido por que o Governador é de fato um vilão. Ele foi o principal opositor da prisão na terceira temporada e uma das principais promessas de perigo para a quarta temporada. Mas se você tenta justificar os atos de todos os personagens em TWD, a história acaba se tornando um drama. Por mais que o mundo tenha se tornado um inferno infestado de zumbis, assassinato e tortura não são sempre justificáveis, não importa o quanto você sinta falta da sua filha walker.

Como o próprio Scott Gimple afirmou, este Governador que vemos agora é baseado na série de livros escrita por Robert Kirkman e Jay Bonansinga, o que funcionaria perfeitamente se 99% das pessoas já não estivessem acostumadas com uma visão mais voltada para o Governador dos quadrinhos ou até mesmo aquele Governador da terceira temporada.

Outro ponto interessante de Live Bait é o fato de não mostrarem a prisão, o que também não deve acontecer no próximo episódio. É algo que faz sentido, pois o tempo da história da prisão, neste momento, não é o mesmo tempo da história do Governador. Por outro lado faz a gente se questionar se a narrativa não perde um pouco de força. Você tinha questões não resolvidas na prisão que ficaram temporariamente suspensas, enquanto dois episódios seguidos ficam focados na busca do Governador por redenção.

Agora resta esperar para ver quais acontecimentos vão reacender a fúria gélida do Governador e leva-lo de volta a prisão.

E aí, o que vocês acham que vai acontecer com o Governador em Dead Weight, próximo episódio? E essa nova família, será que está segura ao lado dele? Deixe a gente saber nos comentários.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA