Siga-nos nas redes sociais

Destaque

CRÍTICA | The Walking Dead S10E07 – “Open Your Eyes”: Fui tapeado!

Open Your Eyes foi o sétimo episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.

Avatar

Publicado há

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do sétimo episódio, S10E07 – “Open Your Eyes”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

Quando saiu em vários sites por aí sobre um spoiler dizendo que um personagem importante de The Walking Dead morreria em “Open Your Eyes”, o sétimo episódio da décima temporada, não abri. Resolvi não ler nada a respeito, inclusive aqui neste site, por um simples motivo: particularmente, não gosto de pegar um spoiler desse tamanho em uma série que gosto porque prefiro assistir ao capítulo e ser pego de surpresa pelos acontecimentos. Isso ocorre muito em The Walking Dead porque a história muda em algumas coisas o roteiro original dos quadrinhos.

No entanto, a própria notícia de que alguém morreria em “Open Your Eyes” já me deixou preparado para o principal evento do episódio, então, desde que sentei para assistir ao capítulo, fiquei especulando sobre quem seria o protagonista do clímax. Já na tradicional parte do “Previously On” concluí: Aaron vai morrer!

Alpha e Gamma já haviam comentado sobre a situação dele quando a personagem de Thora Birch foi socorrida no episódio passado, e as primeiras cenas logo repassaram este momento. Em determinada parte do episódio, pareceu que realmente Aaron seria a vítima de Gamma, que o ameaçou com uma faca. Carol precisou chegar ao confronto junto com Lydia, e a presença da filha de Alpha parece que será crucial para definir o destino dos Sussurradores. Falaremos disso a seguir.

Meu segundo nome para morrer no episódio foi o de Rosita. Ela já vinha doente há alguns capítulos junto com uma considerável quantidade de moradores de Alexandria, e quando a primeira morte foi confirmada, praticamente concluí que a mãe de Coco não duraria muito. Mas a verdadeira vítima de “Open Your Eyes” estava bem ao lado dela o episódio inteiro. Siddiq cuidou de Rosita, que estava enferma, e Rosita cuidou dele logo depois, em um surto que o fez pular na água. Funcionou como uma despedida, mas não de quem eu pensei.

Antes de chegar à morte de Siddiq, vamos relembrar alguns pontos importantes do episódio.

CAROL E O REFÉM

O trailer de “Open Your Eyes” também prometeu algumas cenas de tensão e possível tortura com o refém capturado por Daryl e Carol no episódio anterior, o que não aconteceu. O Sussurrador mantido em cela chegou a ser ameaçado por eles, mas não teve nem tempo de esquentar o lugar. Ele foi morto por conta de um envenenamento por cicuta. Vamos descobrir mais tarde que ela foi colocada por Dante, que tratou de acusar Siddiq de ter inserido o veneno na pasta de medicamentos.

Por mais que não estivesse muito claro quais seriam os próximos passos de Daryl e Carol após descobrirem onde estava a horda de Alpha – afinal de contas, eles não têm pessoas suficientes para liquidar uma quantidade tão grande de zumbis – o refém deu a impressão de que seria o ponto alto do episódio. Os detalhes sobre o exército de mortos-vivos da vilã ficaram para depois.

LYDIA ESTÁ VIVA

Os moradores de Alexandria ainda não sabiam que Alpha mentiu aos Sussurradores sobre ter matado Lydia. A verdade veio através do refém, que declarava seu amor pela líder ao afirmar que ela sacrificou a própria filha em nome dos aliados. A revelação fez Carol querer usar a jovem para mostrar aos Sussurradores que Alpha não é a entidade sagrada que muitos pensam. E a verdade sobre o destino de Lydia parece estar cada vez mais perto da comunidade de mascarados.

Ainda não se sabe o que será de Gamma nos próximos capítulos, uma vez que ela foi outra que descobriu a mentira da líder. Após soltar Aaron, a quem mantinha como refém, reagiu mal ao descobrir que Alpha havia faltado com a verdade e correu para a floresta para chorar suas mágoas.

Também ficou em aberto o que Lydia fará daqui para frente. Ela vai voltar para Alpha? Dificilmente, uma vez que ela agora sabe que a mãe disse que a matou. Ela vai encontrar alguém pelo caminho? Michonne, de repente? A Samurai está indo para Oceanside e não aparece há alguns capítulos, e Lydia ainda não interagiu com as sobreviventes que vivem à beira-mar. Mas o que ela faria lá? E o que ela encontraria de diferente em nesta comunidade, que pouco acrescenta à série?

A fuga de Lydia também deixa em aberto o destino de todos os sobreviventes. A própria Michonne já havia afirmado que o que segurava Alpha de atacar as comunidades era o fato de a filha estar com eles. Agora que a garota saiu, o caminho fica livre.

SIDDIQ

Enquanto isso, Siddiq mostrava que dominaria o episódio desde o início, quando uma sequência inicial mostrava o indiano cuidando dos doentes e da água de Alexandria, sobrecarregado após perceber que deixou Dante sozinho com os pacientes no capítulo anterior. Pensava comigo: “Puxa vida, como o Siddiq vem crescendo nesta temporada. Que bacana, é como se fosse um legado de Carl” – lembrando que o filho de Rick Grimes foi mordido por um walker ao ajudar o doutor da comunidade. Ledo engano.

Ao mesmo tempo em que cuidava de diversas atividades em Alexandria, Siddiq revivia seus momentos de terror nas mãos dos Sussurradores. E ali ficou claro que ele, em momento nenhum, se viu em condições de defender os amigos que morreram e tiveram suas cabeças fincadas em estacas. Lembrou-se especialmente de Enid, com quem tinha uma amizade especial.

Por mais que Siddiq tentasse ocupar a mente com outras coisas, ele não conseguiu e surtou de vez, pulando na água ou atacando o sistema que abastecia Alexandria ao descobrir o problema que afetou os moradores. O personagem também teve seus momentos com Rosita, falando sobre Coco e rolando um clima entre os dois.

Por fim, a cena que pegou todo mundo de surpresa: Dante é um Sussurrador. O médico que chegou misteriosamente a Alexandria nesta temporada, exalando seu charme e bom humor, é um soldado infiltrado em território inimigo. E coube a ele dar fim a Siddiq, que descobriu a verdade por conta de um som feito pelo doutor no quarto e no momento em que os mascarados matavam os dez sobreviventes das estacas. Ele tentou reagir, mas já era tarde.

Dante, ao que pareceu, não queria matar Siddiq. O plano principal dele provavelmente era seguir enfraquecendo os moradores poluindo a água. Seria mais uma estratégia de Alpha para fragilizar as comunidades inimigas, como as pequenas hordas que esgotaram Alexandria e a árvore que caiu em Hilltop. Mas as coisas parecem ter saído um pouco do controle quando Carol levou o refém à cela. Tanto é que o médico teve que matá-lo envenenado com a cicuta. Ele teve o álibi do surto de Siddiq para culpar o “amigo” e dizer que foi ele quem colocou o remédio na bolsa de maneira equivocada.

Por fim, icônico perceber que o episódio “Open Your Eyes” (abra seus olhos) termina com Dante dizendo a Siddiq, em seus momentos finais de vida, “Close your eyes” (feche os olhos).

E você, o que achou do episódio? Alguém mais foi pego de surpresa com a morte de Siddiq? Deixe sua opinião nos comentários e vote em nossa enquete!

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA