Siga-nos nas redes sociais

9ª Temporada

Comparação SÉRIE vs HQ: The Walking Dead S09E15 – “The Calm Before”

Confira todas as adaptações dos quadrinhos de The Walking Dead que aconteceram no 15º episódio da 9ª temporada: S09E15 – “The Calm Before”.

Publicado há

em

ATENÇÃO! O post a seguir contém spoilers do episódio S09E15 – “The Calm Before”. Caso não esteja em dia com a série ou com as HQs, não continue. Você foi avisado!

The Walking Dead surpreendeu a audiência com “The Calm Before”, um dos mais chocantes episódios do drama zumbi até hoje. Repleto de emoções, o penúltimo capítulo da nona temporada aproveitou muito material dos quadrinhos e trouxe a tela alguns paralelos que nunca mais sairão da cabeça dos fãs.

Com a ajuda da Skybound, trouxemos as principais semelhanças entre série e HQ nesta semana. Confira:

A FEIRA

Citada desde que Andrew Lincoln saiu de tela, a feira no Reino finalmente aconteceu e foi o ponto crucial do episódio desta semana. O grande evento é uma reconstituição direta de uma festa parecida que permeia a edição 144 dos quadrinhos – a diferença lá, porém, está na organização: além de se passar em Alexandria e o chefe responsável ser ninguém menos que Rick Grimes (e não Ezekiel), não há nenhum tratado entre as comunidades a ser assinado.

ALPHA SE INFILTRANDO NA FEIRA

Na série de TV, Alpha ataca uma carroça de Hilltop em viagem ao Reino para a festança. Além de assassinar os sobreviventes, a líder dos Sussurradores ainda aproveita para roubar as roupas de uma das cidadãs e usar seu couro cabeludo como disfarce/peruca. Já na feira, a mulher se passa por uma moradora de Alexandria chamada “Debby”, conforme interage com alguns sobreviventes (incluindo Ezekiel) e caminha pelas barracas de festividades a procura de Lydia e vítimas para demarcar a barreira de seu território.

Na edição 143 dos quadrinhos, Alpha chega a se infiltrar na feira em Alexandria, mas não utiliza de um disfarce tão complexo: careca, a mulher ainda chega a chamar atenção entre os sobreviventes, mas não de forma que interfira em seus maléficos planos.

UM OCEANO DE MORTOS

Após saírem na busca por uma resolução ao problema dos Sussurradores, Daryl, Michonne, Carol e Yumiko são encurralados pelos falsos zumbis e recebem um chamado oficial de Alpha, que empunha um facão sujo de sangue. Buscando provar ainda mais seu poder e propor um acordo de demarcação de fronteiras, ela escolta o arqueiro até um penhasco, onde ameaça e demonstra sua maior arma: um oceano de mortos, orquestrado e amparado pelos próprios membros de seu abominável grupo. Direto ao ponto: se os grupos se atreverem a cruzar suas terras novamente, eles sentirão a ira dos milhares de errantes.

Esta cena é uma reconstituição quase perfeita das edições 143 e 144 dos quadrinhos. A grande diferença é que este discurso inteiro ocorre com Rick, e a horda fica atrás de um antigo prédio abandonado.

O CONFRONTO DE ALPHA E LYDIA

Enquanto todo o evento do cinema é exclusivo da série da AMC, o confronto entre as versões preto e branco de Alpha e Lydia não ocorre na feira, e sim na própria floresta. Neste ponto da história, Carl ainda estava com a garota no acampamento – e tudo isso ocorre até Rick chegar para salvar o dia. A maior semelhança entre as duas mídias, entretanto, é a forma como a mãe reage ao abandono pela filha: puro desprezo.

O BISBILHOTEIRO

Quase como uma colagem quadro-a-quadro da HQ #148 no show, Alpha tem um colapso após brigar e abandonar Lydia para trás. Quando um Sussurrador pega a líder do grupo em meio a uma situação quase inadmissível ali dentro (expressando sentimentos), esta acaba por esfaqueá-lo fatalmente na garganta.

AS ESTACAS

E finalmente chegamos no momento mais brutal de todos: as estacas. Logo de partida, a série de TV fez com que Alpha matasse 10 sobreviventes do grupo dos mocinhos. Siddiq, que por algum motivo é poupado pela mulher, é o responsável por guiar Michonne, Daryl, Yumiko e Carol até a borda formada por amigos e familiares: Ozzy, Alek, DJ, Tammy, Frankie, Addy, Rodney, Enid, Tara e Henry são as infelizes vítimas.

Como muitos devem saber, a cena é retirada (com um belo remix) da fatídica edição número 144 da obra de Robert Kirkman. Lá, Alpha põe a cabeça de 12 sobreviventes em estacas, que são encontrados por Rick, Carl, Lydia, Michonne e Andrea: Olivia (morta na série durante a 7ª temporada), Josh, Carson (morto na série durante a 8ª temporada), Tammy, Luke, Erin, Ken, Amber, Larry, Oscar, Rosita e Ezekiel!

O LUTO

Na série, o pequeno grupo retorna ao Reino, onde Siddiq leva a conhecimento público o traumático evento – aproveitando também para honrar os sobreviventes que caíram, relembrando que todos os dez se negaram a partir sem lutar uns pelos outros.

No número 145, Michonne põe a culpa das mortes sobre Lydia e busca satisfações, sendo impedida por Carl logo em seguida. Há uma breve troca de farpas entre a samurai e Rick, que diz ter um plano maior antes da retaliação. Mais tarde, o líder de Alexandria ainda faz um discurso mais enxuto e frio sobre a grande tragédia.

O QUE NÃO ACONTECEU NOS QUADRINHOS

Como sempre citamos, The Walking Dead é uma adaptação, ou seja, nem tudo será igual ao que foi criado no papel. Personagens como os Salteadores, Judith, Daryl, Carol, Jerry, Nabila, Alden, Kelly, Cão!, Tara, Enid, ou eventos como o tratado de acordo entre as comunidades são obras exclusivas da AMC.

Mas e quanto a você? O que achou das comparações desta semana? Gostou da série seguir os quadrinhos à risca? O que achou das alterações? Mudaria alguma coisa? Compartilhe conosco nos comentários.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA