Siga-nos nas redes sociais

Destaque

The Walking Dead 9ª Temporada: 5 perguntas em aberto após o episódio “What Comes After”

Publicado há

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do quinto episódio, S09E05 – “What Comes After”, da nona temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

O polêmico dia chegou e nos despedimos de Rick Grimes, em um enredo que apesar de todo o burburinho conseguiu agradar grande parte da audiência. E quem diria, Angela Kang foi capaz de se desvencilhar do ódio do público, que seria contumaz se levássemos em consideração o fim de personagens centrais anteriormente apresentados por outros showrunners.

Com um enredo grandioso e repleto de referências, What Comes After foi angustiante ao mesmo tempo que repleto de emoção. Dizer adeus a um personagem com a significância de Rick não é tão fácil quanto pode parecer, embora o adeus se assemelhou e muito com um “até logo”. E, com o término do episódio, grandes questões ficaram em aberto. Separamos cinco das principais dúvidas da audiência na lista abaixo:

1. Heath foi sequestrado por Anne?

O trailer que Anne/Jadis está já foi usado por Heath, um pouco antes dele desaparecer.

Logo após a abertura da série vemos que Anne fugiu do Lixão utilizando um trailer que, para quem não lembra, foi apresentado no sexto episódio da sétima temporada, Swear, sendo dirigido por Heath, o personagem que desde então está desaparecido. A ideia foi reforçada por Scott Gimple no Talking Dead que foi transmitido logo após a exibição da despedida de Rick.

Isso nos leva a crer que possivelmente Anne tenha relação com o sumiço dele, já que é no mesmo ano da série que no nono episódio a personagem e seu grupo são inseridos na trama. Desde lá temos informações de que ela fazia trocas de informações com Negan, recebendo dele Salvadores. Ou seja, provavelmente desde lá fomos inseridos na ideia de A e B, mas não de forma explícita.

Reunindo todas as informações, podemos crer que seja nos filmes programados para explicar a continuação da saída de Rick da série ou, na própria aparição da comunidade do helicóptero na série, Heath esteja engambelado ao enredo. Outra possibilidade é que ele consiga fugir do local e reencontre os personagens, sendo a pessoa capaz de ligar Rick e o helicóptero ao restante de seus amigos que até então acreditam que ele tenha morrido na ponte.

2. Judith é filha de quem, afinal?

Rick é o pai biológico de Judith? E afinal, por que isso importa tanto?

Em uma das alucinações de Rick, vemos Shane repetindo a cena do episódio Piloto em que ambos comem hambúrguer e batatas fritas enquanto conversam sobre o casamento do xerife e as dificuldades conjugais que vem enfrentando.

No desvaneio de Rick em What Comes After, eles começam a tratar sobre Judith e, tanto Shane quanto ele reconhecem que a garotinha é fruto do breve relacionamento do melhor amigo do protagonista com Lori. Eles inclusive citam a semelhança do formato dos olhos dela com os de Walsh e brincam com o fato de ela não ter herdado o nariz e as orelhas dele.

O fato de Rick acreditar piamente que Judith não era sua filha biológica já foi explorado anteriormente, no sétimo ano. Mas cabe referir aqui que a conversa com Shane não era parte do mundo dos fatos e sim fruto da imaginação de Grimes. Sendo assim, é fácil pensar que não necessariamente Judith seja filha de Shane, mas sim que Rick apenas tenha explorado suas dúvidas no momento em que estava agonizando.

Ou seja, teremos que conviver com a dúvida até o final da série, já que provavelmente ninguém mais irá explora-la. E claro, o importante mesmo é aquilo que Rick sentia pela garotinha e não sua paternidade biológica.

3. O que há para Maggie agora?

Maggie resolveu todas as suas pendências com Negan. O que vem a seguir?

Maggie desde sua inserção na série viveu presa a um enredo com Glenn, o que muitas vezes tornava sua história repetitiva, já que um e outro se revezavam em situações de perigo para trazer dramaticidade à trama. Quando Glenn é morto, Maggie desenvolve um fluxo de vingança para com Negan, o algoz do marido. É dentro dessa trama que ela se encaixa e se fixa entre o inicio da sétima temporada e o episódio What Comes After.

No episódio do último domingo, 04 de novembro, Maggie resolveu suas pendências com Negan ao perceber que se o matasse, estaria fazendo um favor para ele. Assim, ela encerrou sua trama ligada a ele e à morte de Glenn. Depois disso vimos-a amparando Michonne ao observar a explosão da ponte.

Sabemos que Lauren Cohan irá se afastar da série por algum tempo e que já a partir do próximo episódio não veremos mais sua personagem. E isso levanta o questionamento: se Maggie abandonará a liderança de Hilltop, que era a única trama certa que teria, qual será o enredo da personagem quando retornar? Aparentemente, o desfecho com Negan exauriu totalmente as motivações dela. Esperamos que seu afastamento amplie as possibilidades.

4. Rick retornará para The Walking Dead?

O helicóptero voou levando Rick. Esse é o seu final?

Sim, houve a promessa de que ele não retornaria e que Andrew Lincoln nunca mais interpretaria o personagem na série. Mas, depois do desfecho dado ao personagem e as várias jogadas de marketing que foram envolvidas nessa temática, é difícil crer que não há nenhuma possibilidade de Rick reaparecer na trama, para ao menos fechar sua história de forma pontual.

Querendo ou não, Rick é o protagonista da história e pensar que sua existência nunca mais será cruzada com a série, para responder a dúvida da audiência e dos próprios personagens, seria um descaso gigantesco. A trajetória dele não pode ser encerrada com um roteiro aberto da forma como foi. Então, provavelmente esse não seja o fim dele na série.

5. Quanto tempo se passou exatamente após o desaparecimento de Rick?

A nova Judith traz questionamentos sobre a linha temporal.

Uma das cenas mais comentadas de todo o episódio foi a chegada do grupo de Magna e o icônico momento em que ouvimos da boca de uma garotinha “Meu nome é Judith! Judith Grimes.”. No começo do episódio vimos a filha de Lori com seus quase três anos de idade e ao final, fomos apresentados a uma Judith com ao menos oito anos.

Ou seja, teoricamente, teríamos tido uma passagem de cinco anos na linha do tempo. Nada foi confirmado, mas se tivermos a passagem de todo esse tempo, Rick é a menor parte da história dos sobreviventes remanescentes, já que esteve com eles apenas nos três primeiros anos do apocalipse e a partir de seu desaparecimento, eles conseguiram permanecer vivos por mais cinco. Rick teria sobrevivido apenas 37% com Michonne, Daryl e Carol.

Há ainda de se salientar que, confirmado os cinco anos de passagem temporal, os sobreviventes estariam concorrendo com nós no calendário, já que o apocalipse se iniciou no ano de 2010, a oitava temporada se encerrou em meados de 2012 e se isso for acrescido ao um ano e meio entre o oitavo e o nono ano e a esse novo salto temporal de cinco anos, estariam eles em 2018.

Bônus: Quem assumirá o controle de tudo?

Maggie, Michonne e Carol formam a trindade de capacitadas.

Rick era o xerife que comandava tudo. Por mais que as comunidades possuíam suas próprias lideranças, era ele quem dava a palavra final e firmava as relações entre os grupos. Ele era a grande ponte de ligação entre todos. E agora? Quem assume esse papel?

Entre os remanescentes, creio que as pessoas mais capacidades para papel de liderança sejam Carol, Maggie e Michonne. Sabendo que Maggie irá desaparecer por algum tempo, ficamos com as duas personagens remanescentes. Michonne tem amplas capacidade de liderança, embora seja totalmente emocional. Carol teve sua liderança aprovada por Rick por diversas vezes e se mostra racional e ponderada.

Embora Daryl seja um nome cotado, não possui características de um líder e não teria qualquer chance para disputar uma eleição com as duas colegas de sobrevivência. Pela lógica de dinastia, a pessoa que deveria substituir Rick seria Michonne, como esposa do antigo chefe. Já se considerássemos a lógica pelo lado de tempo na série, crescimento pessoal e maiores qualidades de liderança, Carol ficaria com o posto.

O que pode acontecer é a liderança ser dividida e as comunidades traçarem uma espécie de Conselho entre líderes que juntos decidem todas as coisas.

E você, ficou com as mesmas dúvidas? Tem respostas? Tem dúvidas diferentes? Deixe nos comentários, vai ser um prazer respondê-lo(a).

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA