Série

Audiência de The Walking Dead S07E05: Entendendo a queda dos índices

Se você acompanha qualquer site focado em cultura pop/nerd, deve estar ciente de que a audiência de The Walking Dead vem caindo desde a premiere da sétima temporada, quando marcou 17 milhões de telespectadores ao revelar quem era(m) a(s) vítima(s) de Negan e Lucille.

Entretanto, de acordo com dados divulgados pela imprensa internacional, “Go Getters” registrou a pior marca em audiência para The Walking Dead desde a terceira temporada, em “This Sorrowful Life”, alcançando 10.99 milhões de telespectadores no total.

É, não vamos mentir, os números ainda são absurdamente GIGANTES para uma série de TV a cabo (e seria espetacular pra inúmeras de TV aberta), mas mesmo assim ainda é uma queda brusca em relação ao que foi atingido na premiere.

Então o que resta é perguntar: O que levou The Walking Dead a perder tanto público nesta temporada?

• TRAMA REPETIDA E MODELO

Advertisement

Perdão, vamos voltar ao clichê. Todo o público sabe que a narrativa de The Walking Dead é cíclica, ou seja, há um padrão seguido plot atrás de plot, e mesmo que haja uma reinvenção no desenrolar destes, o final é quase sempre o mesmo. Foi assim com o arco do Governador, dos Canibais, ou até mesmo do Hospital Grady Memorial.

Contudo, a forma como o roteiro busca trabalhar estas tramas se diferencia, e o equilíbrio entre o combate e drama pessoal dos personagens é sempre muito bem explorado, não há como negar. Neste sétimo ano, entretanto, o andar lento da história, e padrão de “episódios de núcleo” parece ter incomodado o público.

• HERÓIS CAÍDOS

Digam o que quiser, mas esta é a primeira vez na história de The Walking Dead em que não há saída para o grupo principal. Eles estão caídos e sendo feitos de gato e sapato pelos Salvadores.

Negan chegou jogando a história de cabeça para baixo, matando dois personagens amados logo de cara, e ainda por cima, não economizando no excesso de brutalidade e violência para realmente chocar e mostrar quem é que está no comando agora.

Advertisement

Para uma série onde quase o dobro da demo é formada por adolescentes – mesmo que o público alvo seja o adulto -, ver esse tipo de situação para personagens tão amados não é tão chamativo assim.

Por mais que o futuro aguarde uma boa revanche, ainda há um pouco mais a se ver deste sofrimento de Rick e os outros.

• AMC E A GANÂNCIA POR DINHEIRO

A AMC sempre foi um caso a parte em The Walking Dead. A emissora responsável pelo fenômeno nunca pareceu se importar tanto com o que um drama tão rico poderia proporcionar em termos de roteiro, focando sempre no bem-estar monetário.

Para se ter uma base, o público americano tem que aguentar a, pelo menos, 5 intervalos de cinco minutos a cada “bloco” do episódio, e nem sempre o episódio é escrito para alcançar este formato. Imagine se você precisasse aguentar 6 meses de hiatus e mais duas pequenas cenas (sendo apenas uma inédita, já que a outra estava disponível online) de um episódio unidas a 10 minutos de comerciais, só para descobrir a resolução de um cliffhanger imposto no final da outra temporada? É um absurdo!

Advertisement

É por isso que a série tem ultrapassado os 25 milhões em índices após o acréscimo nas gravações em DVR, e é sucesso em serviços de streaming e de pirataria, já que o episódio pode ser assistido completo e sem o uso abusivo de comerciais repetitivos e desinteressantes.

• A CONCORRÊNCIA NO DOMINGO A NOITE

Já falamos anteriormente que The Walking Dead vem enfrentando de frente um dos mais esperados campeonatos de futebol americano e beisebol da história, e isso continuou nesse domingo, em um jogo que rendeu até mesmo duas tags que permaneceram em alta nas redes sociais durante cinco horas.

E além desses jogos, a série disputou o ranking da audiência com o AMA, premiação musical que contou com a presença de grandes astros influentes da música pop internacional, gerando um alvoroço surpreendente nas redes sociais.

Enfim, não há motivo para se preocupar, já que, muito provavelmente, a audiência deve voltar a ficar entre 11 e 12 milhões na próxima semana, e voltar a aumentar com a aproximação da midseason finale.

Advertisement

Lembrando, não deem atenção a qualquer matéria sensacionalista por aí dizendo que a série “está beirando o cancelamento” ou coisa do tipo, porque isso está longe de acontecer. Mesmo com os índices “fracos”, The Walking Dead atrai 6 vezes mais público que “Westworld”, o novo sucesso da HBO, por exemplo.

The Walking Dead, a história de drama mais assistida da TV a cabo, vai ao ar nas madrugadas de domingo para segunda-feira no AMC Internacional, às 00h, e no FOX Action (canal do pacote premium FOX+) e FOX Brasil, às 00h30. Confira todas as notícias sobre a sétima temporada.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Vinícius Castro

Praticamente a versão real de Brick Heck, Sam Weir e Adam Goldberg. Aliás, sou terrível com autoapresentação.

Disqus Comments Loading...

Últimas Notícias:

The Walking Dead Deluxe 93: Capas e data de lançamento

Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 93 dos quadrinhos de The…

29 de abril de 2024

The Walking Dead Deluxe 92: Capas e data de lançamento

Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 92 dos quadrinhos de The…

29 de abril de 2024

Tênis de Praia no Brasil: Berço de Campeões Globais

Explore o sucesso do tênis de praia no Brasil e suas perspectivas futuras. O país…

29 de abril de 2024

O Que Você Precisa Saber ao Apostar no Oscar

Apostar no Oscar pode ser tão emocionante quanto um thriller de Hollywood, mas requer uma…

29 de abril de 2024

The Walking Dead Deluxe ganha capas variantes de Sean e Jacob Phillips

Os artistas Sean Phillips e Jacob Phillips criaram 6 capas variantes para o arco Um…

21 de abril de 2024

The Walking Dogs | AMC anuncia spin-off focado nos cães do elenco do Universo The Walking Dead

Atores do Universo The Walking Dead e seus cães maravilhosos estrelarão o talk show spin-off…

8 de abril de 2024