Siga-nos nas redes sociais

5ª Temporada

The Walking Dead 5ª Temporada: Seth Gilliam revela os planos de Padre Gabriel

Publicado há

em

[ATENÇÃO!! ESTE CONTEÚDO CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO S05E07 – “CROSSED“!]

Foi um episódio emocional de The Walking Dead para o Padre Gabriel Stokes – que está desafiando Tyreese para o título incontestável de sobrevivente mais relutante do apocalipse zumbi. Gabriel teve que assistir seus novos hóspedes despedaçarem sua igreja, e, em seguida, se recusou a aprender um tutorial de defesa e auto-preservação de um garoto ainda passando pela puberdade. Então, mesmo que esse cara tenha se mostrado claramente incapaz de cuidar de si mesmo no meio selvagem – Gabriel escapou de debaixo da igreja. Mas, porquê? Para onde ele está indo? E por que ele não conseguiu eliminar a zumbi com a pedra? A Entertainment Weekly conversou com o homem que interpreta Gabriel, Seth Gilliam, que revelou tudo.

EW: Começamos com Sasha usando um machado no banco e Daryl tirando os tubos de órgão da igreja para usar como defesa e Gabriel pergunta: “Você vai pegar a cruz também?” Qual é a sensação de ver seu santuário ser dizimado e transformado em uma fortaleza?

SETH GILLIAM: Eu acho que é muito difícil para ele. Após o horror do que se passou com o seu rebanho, a igreja se tornou um refúgio especial e segurança. Vê-la sendo dilacerada é muito difícil para ele. É um sinal de que você não pode ficar onde está.

Isso faz com que Gabriel esfregue e arranque o sangue com suas unhas e esfrega o chão com a mão naquela cena. Você parece um pouco louco ali, cara.

Seth Gilliam: Sim, foi um pouco do meu momento Lady Macbeth.

E depois há a cena em que Carl diz para Gabriel pegar uma arma para que possa aprender a lutar, e ele não consegue sequer segurar isso. Por que Gabriel não pode lutar para se proteger?

Seth Gilliam: Ele está extremamente conflituoso com o que fez, e ele ainda é um homem de Deus, e isso significa não fazer mal às pessoas. Então, se você pegar uma arma, eventualmente, você vai usá-la. Você pode dizer que é para auto-defesa, mas, eventualmente, algumas armas são usadas. Elas não estão lá apenas para amostra. E acho que para o Padre Gabriel, o momento em que ele pega uma arma é muito difícil porque é admitir que talvez a forma como ele tem vivido a sua vida realmente chegou ao fim.

Padre-Gabriel-Walkers-The-Walking-Dead

E isso se revela quando vemos Gabriel sendo atacado por um walker. Ele derruba-o, vê a cruz em seu pescoço enquanto segura a pedra acima de sua cabeça, mas não consegue terminar o trabalho. É porque ele é um homem de Deus? Ou porque esta pessoa talvez pudesse ter sido um dos seus paroquianos e ele lembrou que os prendeu do lado de fora? Ou um pouco de ambas as coisas?

Seth Gilliam: Acho que é um lembrete de que ele é um homem de Deus, e mais do que isso, que se tratava de uma pessoa. Que era uma pessoa que acreditava em Deus – e, presumivelmente, amava a Deus – e acho que é a coisa que o abala mais do que qualquer coisa. É como se… Sim… Ok, essa criatura perigosa está aqui e tenta me destruir… Mas meu Deus, isso é uma pessoa! Esta é uma pessoa como eu, e isso é uma pessoa que acreditava em Deus como eu, e esta é uma pessoa que acredita na vida após a morte e tudo mais, e aqui estamos nessa situação.

Como o Padre Gabriel vê todo este apocalipse zumbi – ou, para colocá-lo em termos mais bíblicos -, esta praga? Qual é o seu ponto de vista sobre por que isso aconteceu com a humanidade?

Seth Gilliam: Eu não tenho certeza, neste momento, sobre o seu ponto de vista, sobre o porquê disso acontecer e por que Deus teria escolhido fazer este tipo de coisa. E não saber é parte de seu dilema também. É normal esperarmos que se teria as respostas, e todas as respostas podem ser encontradas na Bíblia e nas escrituras sobre o porquê das coisas que estão acontecendo e como tudo vai ficar melhor ou pior ou seja lá o que for. Mas não há nada na Bíblia para confortá-lo disso, e acho que tudo isso é muito conflitante para ele.

Gabriel-Seth-The-Walking-Dead

O que há com o plano de fuga? Gabriel retira as tábuas do assoalho e foge. Será que ele realmente acha que ele estará bem melhor por conta própria lá fora?

Seth Gilliam: Eu realmente não vi o episódio ainda e não sei o que está ou não lá, mas ele tinha algumas falas sobre onde estava indo – para ver se realmente o que estava acontecendo na escola realmente ruiu. As pessoas realmente se voltaram para o canibalismo? Elas estão prendendo outros seres humanos e comendo-os? Então, eu acho que é mais uma missão exploratória do que uma fuga. E também, para alguém que não luta, a outra alternativa é fugir; então, ter uma rota de fuga, tendo ou não a intenção de partir para sempre, é um pouco reconfortante para ele.

O que ele acha deste grupo, neste momento? Padre Gabriel acha que são pessoas más ou, simplesmente, que são pessoas que fazem coisas ruins para sobreviver e ele não pode fazer parte disso?

Seth Gilliam: Não tenho certeza, neste momento, do porquê eles fazem o que fazem e da maneira como fazem isso. E não sei se ele acha que são pessoas más ou pessoas boas que fazem coisas ruins. Eu sei que ele é muito cauteloso em termos de confiar neles porque eles são perigosos, e perigosos de uma forma que ele nunca viu, e isso deve ser assustador para ele. Mas, não sei se, neste momento, ele decidiu se são boas ou más pessoas.

Padre-Gabriel-Seth-The-Walking-Dead-5-Temporada

Este é um show que tem muita violência, brutalidade e é sangrento. E, ainda assim, por vezes, haverá um momento que não é necessariamente sangrento ou gráfico demais, no entanto, vai ser muito difícil de assistir, por algum motivo. E, para mim, isso aconteceu quando Gabriel pisou no prego. Eu não consegui lidar com isso enquanto assistia o episódio e estava praticamente gritando “Vacina antitetânica! Tome uma vacina antitetânica!”.

Seth Gilliam: [Risos] Sim, foi um prego considerável que eles tinham. Eu estava puxando aquilo para fora do meu sapato para sempre. Foi divertido. É divertido ter que mancar ou ter um acento ou uma bengala e esses tipos de coisas – me lembra de como ser um ator quando você tem 5 ou 6 anos de idade e é tudo brincadeira.

As coisas mudam dos quadrinhos para a tela o tempo todo. Alguns personagens dos quadrinhos morreram cedo, mas ainda estão na série, e outros ainda estão nos quadrinhos, mas já morreram na TV. Ainda assim, deve ser bom saber que Gabriel ainda está vivo no material de origem.

Seth Gilliam: Eu não li o material de origem. As pessoas me dizem que o padre Gabriel ainda está por aí. Mas, não confio nisso porque há tantos tipos diferentes de alternâncias e mudanças entre os personagens das graphic novels e da série de TV. É uma série sobre pessoas em circunstâncias extremas depois de um apocalipse zumbi. Eu não acho que ninguém terá uma vida realmente longa, sabe? Então, estou preparado a cada roteiro que começo a ler “… e, em seguida, cortam a garganta de Gabriel”. E eu estaria bem com isso, e se e quando isso acontecer será o momento mais interessante ou macabro ou chocante ou triste ou alegre poderia ser – se as pessoas odeiam o personagem. Então, não posso realmente ter esperança a partir de algo como “Ei, ele está vivo na coisa, então vou estar aqui até que cancelem esta série.” As coisas simplesmente não funcionam dessa maneira.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.


Fonte: Entertainment Weekly
Tradução: Mydiã Freitas / Staff Walking Dead Brasil

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA