Siga-nos nas redes sociais

4ª Temporada

[SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio S04E03 – “Isolation”

Publicado há

em

Atenção!! Este conteúdo contem SPOILERS sobre os quadrinhos e o terceiro episódio da quarta temporada de The Walking Dead. Se você ainda não viu ou leu, não continue! Você foi avisado!

A quarta temporada está pegando fogo, literalmente. No terceiro capitulo da Série da AMC, The Walking Dead, em S04E03 – “Isolation” (Isolamento), após a morte de Karen e David, Tyreese perde o controle ao ver o corpo de Karen carbonizado. Rick vê-se pressionado, e resolve investigar o crime.

A quarta temporada de The Walking Dead, que conta com o novo showrunner, Scott Gimple, aproxima-se mais dos acontecimentos da HQ. Veja as comparações e análise final, e nos conte o que você achou do terceiro episódio da quarta temporada de The Walking Dead, “Isolamento”, nos comentários abaixo. Revelado o autor do crime, e qualquer que seja sua motivação, foi estabelecida bases para uma nova exploração da natureza desses personagens e deste universo criado. Desde o início, The Walking Dead ofereceu um vislumbre de uma sociedade despida dos adornos da civilidade. Os impulsos primitivos, como sobrevivência e ascensão, raiva aguçada e perda da razão foi demonstrado no confronto entre Rick e Tyreese.

1. ASSASSINATOS E CORPOS INCENDIADOS

The-Walking-Dead-Comparacoes-Serie-vs-HQ-Episodio-S04E03–Isolation-001

QUADRINHOS: Na HQ, a primeira perda de Tyreese foi a de sua filha Julie, em uma tentativa de suicídio falha. Chris atira nela, mas ela não consegue atirar ao mesmo tempo. Os dois não conseguem dar o fim que desejava. Julie termina morta e Chris não tem coragem de suicidar-se depois, e vendo-a morta a sua frente, fica desesperado. Ele acaba sendo morto, espancado por Tyreese que também queima os corpos dos dois horas depois.

SERIADO: Na série, Tyreese vive um momento romântico com Karen. Com a presença do novo vírus, Karen foi isolada do grupo por estar infectada pelo desconhecimento da propagação, que aparentemente é letal. Ela foi aprisionada no corredor da morte. Preocupado, Tyreese ao ir visitá-la, percebe que ela foi assassinada e teve seu corpo queimado junto com David.

2. A FÚRIA DE RICK E TYREESE

The-Walking-Dead-Comparacoes-Serie-vs-HQ-Episodio-S04E03–Isolation-002

QUADRINHOS: Tyreese aproxima-se de Rick facilmente, e tornou-se braço direito dele rapidamente. Em outro momento, quase matou o assassino das filhas de Hershel, mortas decapitadas, tendo a mão extremamente ferida por isso. Em um momento constrangedor, ele discute feio com Tyreese, após Carol cortar os pulsos. O mesmo perde o controle novamente e espanca Rick. Foi uma briga que tomou grandes proporções e estendeu-se durante um tempo razoável, terminando os dois gravemente feridos.

SERIADO: O primeiro contato de Rick com o Grupo de Tyreese não foi dos melhores, expulsam-nos da Prisão, perturbado com a morte de Lori. O segundo contato significativo terminou em um conflito maior. Ao ver Karen carbonizada, Tyreese pede a Rick que descubra quem foi, mas Rick tenta acalma-lo dizendo que já passou por isso, o que não é verdade. A tentativa de tranquiliza-lo piora a situação e ele perde o controle, agredindo Rick, que logo revida espancando-o, e fugindo completamente da razão. Daryl acaba por separa-lo devido à falta de domínio da sua raiva.

3. O DESPERTAR DE TYREESE

The-Walking-Dead-Comparacoes-Serie-vs-HQ-Episodio-S04E03–Isolation-003

QUADRINHOS: Após ver a dolorosa morte da filha, Tyreese sente-se estranhamente bem ao ter matado Chris, e continua os trabalhos na prisão. Rick decide ocultar o seu crime para evitar conflitos. Um grupo resolve limpar o ginásio da Prisão, infestado de zumbis, e Tyreese afasta-se do grupo e em meio a confusão é deixado para trás, por Andrea, Billy e Glenn, ficando encurralado no meio dos Walkers. Ele é dado como morto, mas logo depois encontram ele vivo, sozinho no ginásio, depois de limpa-lo completamente.

SERIADO: Depois do Choque de encontrar Karen morta carbonizada, e não conformado com a atitude de Rick, ele percebe que sua irmã, Sasha, também contraiu o vírus. Extremamente sensibilizado, decide ir numa busca por suprimentos e antibióticos para os doentes, ele que nunca gostou de matar “aquelas coisas”. Michonne, Bob, Tyreese e Daryl se deparam com uma horda de milhares de zumbis. Ao tentar fugir, o carro atola no amontoado de Walkers. Daryl e Michonne saem do carro, seguido de Bob, e Tyreese fica no carro. Depois de um tempo ele sai do carro e termina preso no meio de dezenas de mortos-vivos, sendo deixado para trás pelo grupo, que encontra-o logo depois.

4. A NOVA PERSONALIDADE DE CAROL

The-Walking-Dead-Comparacoes-Serie-vs-HQ-Episodio-S04E03–Isolation-004

QUADRINHOS: A Carol dos quadrinhos é uma mulher jovem, perturbada, calada, tímida e mãe de Sophia que ainda vive nas HQ. Ela tem um relacionamento amoroso com Tyreese, que termina traindo-a com Michonne. Ela, extremamente perturbada, devido à infidelidade do seu amor, tenta se suicidar cortando os próprios pulsos. Ela sobrevive, mas depois começa a ter ideias insanas de suicídio novamente.

SERIADO: No seriado é uma mulher mais velha, reclusa e amorosa. Cuida de tudo e de todos sem reclamar. Sofria abusos de seu marido, Ed, e perdeu sua filha, Sophia. Agora, mais amadurecida, dura e sensata, está ensinando crianças a se defender dos Walkers. Ela também é encarregada de cuidar de Lizzie e Mica, agora mais determinada que nunca a proteger a todos da prisão, seja qual for a maneira, até cometendo homicídios.

5. LIDERANÇA DE RICK

The-Walking-Dead-Comparacoes-Serie-vs-HQ-Episodio-S04E03–Isolation-005

QUADRINHOS: Rick fica descontrolado diante dos acontecimentos na prisão, já não sabendo mais o que fazer nem como agir, resolve que só ele irá pegar em uma arma após a briga com Tyreese. Acontece uma emboscada dos prisioneiros. Pessoas são mortas a sangue frio e também pelos zumbis. O caos instala-se rapidamente como uma praga, e após a jornada a Woodbury, perde completamente sua humanidade, e já não se importa mais com a vida das pessoas da prisão. Ele não sabe mais se tem condições de continuar liderando aquele grupo sozinho. Prefere dar espaço aos outros membros, permitindo que eles tomem decisões também, tornando-se mais compreensível e humano novamente. Rapidamente, uma estranha paz invade a prisão.

SERIADO: Na terceira temporada levou o grupo a firme pulso, até certo ponto, com frialdade e indiferentismo. Modificou-se bastante após a morte de Lori, fechando-se em sua própria concha, esquecendo até quem ele já havia sido um dia. Terminou com surtos de loucura, abandonando pessoas, matando a sangue frio, esquecendo as necessidades e até entregando membros do grupo para morte. Ele simplesmente não se importava mais, terminando como uma pessoa sem emoções pelo próximo. A ditadura de Rick acabou no momento em que ele desistiu de entregar Michonne para o Governador, e percebeu a mudança que os fatos causaram em seu filho e as consequências que implicaram-se a ele. Rick torna a si e recua, resolvendo consertar tudo o que perdeu, tentando assim recuperar sua humanidade uma vez perdida.

The-Walking-Dead-Comparacoes-Serie-vs-HQ-Episodio-S04E03–Isolation-006

A relação da Série com os Quadrinhos é gritante. Ao que percebemos é que os autores da série exploram os acontecimentos dos quadrinhos de formas diversas, contrárias, e até bem semelhantes.

O vírus, que virou uma epidemia, de repente deu espaço ao caos. No terceiro episódio da quarta temporada, em “Isolamento”, nota-se que todos os personagens chegam ao seu limite, inclusive o Rick. Em uma certa época, na prisão, que foi explorada nos quadrinhos assemelha-se aos fatos da série, onde os personagens também estavam em seu limite. Nos quadrinhos é Tyreese que mata a sangue frio um personagem e carboniza os corpos depois, sendo protegido por Rick que ocultou o seu crime. Em outra ocasião, perde Tyreese perde o limite machucando muito o Rick e vice-versa. Outros detalhes como a mão enfaixada do Rick, corpos carbonizados, assassinatos e sabotadores à espreita são observados nos dois casos, tanto no seriado como na HQ.

A verdade que é mostrada em The Walking Dead em ambos os casos é semelhante às civilizações medievais, com aglomeração de pessoas, sem saneamento, higiene ou qualquer proteção contra germes e bactérias. No mundo da série, surge um vírus que até então não é identificado, mas que é de grande virulência, e sintomas fatais. Tal ocasião que não nos deparamos na HQ, até então. Este é um tipo de ameaça que não foi explorada na HQ. Na série, Rick perde o controle e espanca Tyreese, e logo descobre que quem matou Karen e David foi a Carol, aparentando ocultar o crime assim como acobertou Tyreese na HQ.

Os conflitos, os assassinatos, os sabotadores, o desespero dos personagens. A impressão que dá é que na série tudo parece estar relacionado com as HQ, mas muitas coisas se destacam por não aparecerem nos quadrinhos, como a Epidemia, a personalidade de Carol, e a evolução constante dos personagens. Especialmente, a de Hershel que escolhe se arriscar e faz o que ninguém faria, em desespero e teimosia, decide sair em busca de frutos de sabugueiro para dar aos doentes, na intenção de baixar a febre e ajudar o conter o resfriado, até os medicamentos chegarem. Hershel é eminente e exímio. Sua sabedoria e generosidade são imprescindíveis aos olhos de qualquer um. Ele, isolado e cansado de não poder mais ajudar, por ser mais idoso e ter perdido uma perna, vê-se em conflito com a importância da sua vida, duvidando que ela valha a pena daquela forma. Como homem religioso que é, acreditando que cada um tem um dever neste mundo e que o dele é ajudar o próximo, resolve juntar-se aos doentes para tentar amenizar a dor dos que sofrem. Este é um personagem diferente da HQ, que tem um diferencial para o grupo na série.

O que também é curioso é que não existiu um “Conselho” na HQ. Rick simplesmente começou a deixar os outros decidirem também o que era melhor para Prisão. Na série, na atual temporada vê-se pressionado a carregar novamente sua arma, acreditando que a maldade mora nele e exibindo o medo que tem do Carl seguir este caminho. Tyreese, de certa forma, ajudou-o a acordar do coma que ele mesmo criou. Os únicos que restaram do Conselho, Daryl e Carol, também pressiona-o a retornar. Ele fica, visivelmente, preocupado ao descobrir que Carol matou pessoas em sacrifício dos outros. Rick termina cercado por situações que o obriga a voltar a liderança.

O que você achou do terceiro episódio da quarta temporada de The Walking Dead, “Isolation”? Será que Rick será capaz de ser um líder novamente? Será possível só uma pessoa fazer isso? O que vem a seguir? O que será o Santuário? Qual será a semelhança com os quadrinhos? Ficou surpreso com as grandes diferenças quando comparamos com a HQ? Deixamos escapar alguma coisa dos quadrinhos que deveríamos ter lembrado? Comentem abaixo! Não deixe de conferir também as comparações dos episódios anteriores.

 

Publicidade
Comentários

EM ALTA