Siga-nos nas redes sociais

HQ

[SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 3×02 – “Sick”

Publicado há

 

em

A terceira temporada de The Walking Dead exibiu seu segundo lançamento com o episódio de domingo retrasado, “Sick” (Doente), mas como se sustenta com a continuidade da série de quadrinhos? Enquanto os sobreviventes parecem estar seguros em sua prisão, o fato de Hershel ficar mortalmente ferido prova a dificuldade para o grupo permanecer, enquanto Rick entra em confronto com os moradores recém-conhecidos. Então, o que há adiante em The Walking Dead conforme a temporada continua?

1. CONHEÇA OS NATIVOS.

Nós já sabemos do showrunner Glen Mazzara exatamente quem são os prisioneiros, mas pensamos em dar uma olhada mais de perto em como os personagens se comparam com suas contrapartes nos quadrinhos, especialmente após os eventos de “Sick”. Desde o início, é importante notar que Rick e os outros não estavam tão desconfiados dos prisioneiros na série televisiva quanto estavam nos quadrinhos, pelo menos no início, quando os prisioneiros foram encontrados sentados pacificamente na cafeteria, e se ofereceram para dividir seus suprimentos de comida sem questionar.

Como suas contrapartes na série da AMC, contudo, eles ficaram trancados no local por algum tempo, e, assim, não poderiam saber a extensão do colapso da sociedade, até Rick fazer as devidas atualizações. Então, sem mais delongas, da direita para a esquerda…

Big Tiny – Big Tiny não tinha uma contraparte específica entre os prisioneiros nos quadrinhos, mas certamente pareceu gentil e racional. É uma pena para toda a história “Eu fui arranhado, mas me sinto bem, embora o meu camarada esteja, agora, me assassinando.”

Oscar – Assim como Big Tiny, Oscar não tem uma contraparte direta, mas parece um cara bastante equilibrado. Não foi esclarecido o quanto ele sabia sobre o plano de Tomas de matar Rick no meio da batalha, mas, como um dos dois únicos sobreviventes, estaremos interessados em saber o que acontecerá com ele no futuro. Fisicamente, ele nos faz lembrar o personagem Dexter, dos quadrinhos, que recebeu muitas de suas qualidades transferidas por Tomas.

Axel – Axel não foi especificamente nomeado, mas confirmamos ele como a encarnação na AMC do personagem dos quadrinhos. Certamente, Axel parece muito menor, mais jovem do que sua contraparte nos quadrinhos, mas o tempo dirá se ele se tornará tão pacífico e racional como nos quadrinhos. Também precisamos notar que o Axel dos quadrinhos foi preso por assalto à mão armada, mas, na versão da AMC, ele se apresentou como alguém que gosta de “medicamentos”.

Andrew – Bastante parecido com o Andrew dos quadrinhos, a versão da AMC apresenta um homem menor, eficiente e leal ao membro mais agressivo do grupo. Não iremos reclamar sobre a falta do cabelo do personagem de quadrinhos, não foi esclarecida a profundidade da relação entre Andrew e Tomas, se eles eram amantes como Andrew e Dexter nos livros.

Tomas – Enquanto Tomas não tem uma contraparte nos prisioneiros dos quadrinhos (ainda que seu nome nos faça lembrar de Thomas), Tomas compartilha muitas similaridades com Dexter, que também teve que se esforçar para permitir que Rick e seu grupo ficassem na prisão que pertencia a eles. Contudo, Tomas pareceu muito mais violento e de cabeça quente do que Dexter, que, na maior parte do tempo, não queria entrar em conflito com Rick e seu grupo, inicialmente.

2. BIPANDO A DRA. CAROL.

SÉRIE: Tornou-se claro que, nos últimos oito meses, Hershel deu a Carol tratamento médico para ajudar eventualmente no parto de Lori. Seu conhecimento médico funcionalmente limitado chegou em boa hora já que o próprio Hershel se feriu, e Carol se tornou a mais qualificada para tratar dele. Do mesmo modo, no final de “Sick”, ela resolve usar o suprimento sem fim de cadáveres de walkers para fortalecer seu conhecimento de anatomia humana, quer o pior aconteça com Hershel, quer ela seja a pessoa que vai ajudar no parto do bebê de Lori.

QUADRINHOS: Talvez por ainda ter que cuidar de Sophia, ou por ter se tornado crescentemente louca, a Carol dos quadrinhos nunca cuidou de ninguém através da medicina. Foram Andrea quem se esforçou ao máximo para atender Allen quando Rick foi forçado a amputar a perna do homem, e a desertora de Woodbury, Alice, que remendaram a perna ferida de Dale e que ajudaram no parto do bebê de Lori.

3. DIVIDINDO A PRISÃO.

SÉRIE: Desde o início, Tomas não aceita bem a ideia de Rick e seu grupo dominarem a prisão, particularmente o pavilhão que pertencia ao seu grupo. Desarmado e com poucas opções, Tomas concorda em ficar com outro pavilhão e dividir metade do suprimento de comida se Rick e o grupo ajudarem a deixar o pavilhão livre de walkers.

QUADRINHOS: Se compararmos o Tomas da série da AMC com o Dexter dos quadrinhos, o Dexter desarmado estava disposto a dividir tanto o suprimento de comida quanto as instalações da prisão com Rick e o grupo desde o começo. Foi somente após os sobreviventes terem trancado-o por acreditarem que ele tinha sido responsável por um assassinato bárbaro que ele tramou com Andrew para recuperar o suprimento de armas escondidas e expulsar à força os sobreviventes da prisão.

4. DEFICIÊNCIA DE HERSHEL.

SÉRIE: Enquanto ficou para adiante se Hershel sobreviveria à traumática amputação, Maggie imagina que ele poderia praticamente falecer dado todos os sacrifícios que eles têm de fazer em sua vida perigosa. Beth, por outro lado, claramente em choque, começa a cortar as pernas das calças de Hershel em preparação, enquanto Carol raciocina que precisão de muletas.

QUADRINHOS: Como Dale foi o único que sobreviveu após sua amputação, ficar de pé logo tornou-se difícil após sua recuperação. Foi Andrea quem primeiro encontrou um par de muletas que o homem pudesse usar para andar funcionalmente, e Andrea trabalhou junto de Tyreese para construir uma perna de pau para Dale usar para se mover melhor.

5. LORI FICA DO LADO DO MARIDO.

SÉRIE: Em um momento em que estão sozinhos, Lori pergunta ao seu marido o que ele planeja fazer com os cinco prisioneiros que também estão morando na prisão, já que eles são ameaça em potencial. Rick medita que matá-los pode ser uma das melhores opções, ao que Lori tacitamente protesta diante do julgamento do marido. Ao se lembrar do como terminaram as coisas com Shane, Rick discorda dela.

QUADRINHOS: A moralidade de matar por proteção alcançou um nível muito mais sombrio no mundo dos quadrinhos de The Walking Dead, quando Lori se apôs violentamente com a ideia de que Rick tinha autoridade moral para enforcar um dos prisioneiros, após o homem ter matado cruelmente duas meninas. Foi a própria Lori que eventualmente concordaria com a ideia, especialmente após lembrar-se de seu rancor em relação a outro prisioneiro anteriormente.

6. PEGANDO A PRISÃO DE VOLTA, NO ESTILO DOS PRISIONEIROS.

SÉRIE: Depois de concordar em limpar outro pavilhão em troca da metade dos suprimentos de comida, Rick arma levemente os prisioneiros e combina com o grupo de matarem quaisquer walkers que encontrem. Apesar das instruções de Rick, Daryl e T-Dog, entretanto, os prisioneiros se lançam imprudemente sobre os walkers e tentam matá-los com ataques desordenados.

QUADRINHOS: Como nos quadrinhos Rick não teve uma relação tão tensa com os prisioneiros no início, não houve essa necessidade de limparem um pavilhão juntos. Dexter os levou até as instalações, embora os prisioneiros nunca tenham aparentado ser tão imprudentes para ignorar as instruções para atacar o cérebro.

7. CARL CONTINUA SENDO MENOS INGÊNUO.

SÉRIE: Em vez de ficar esperando ou desperdiçar o tempo organizando a comida, Carl empreende sua própria missão de encontrar suprimentos médicos para Hershel. Quando retorna com os suprimentos, entretanto, sua mãe o repreende pelo comportamento imprudente, e Beth ter concordado faz com que ele vá embora irritado.

QUADRINHOS: Conforme mencionamos na semana passada, o Carl dos livros não se desenvolveu tanto no tempo em que passou na prisão, e passou a maior parte do tempo brincando com Sophia em vez de empreender missões perigosas. A maioria dos recursos escondidos da prisão foram descobertos por Glenn e Maggie em suas explorações amorosas.

8. O GRANDE ARRANHÃO DE TINY

SÉRIE: Ao ignorar a advertência de Rick para manter a formação, Big Tiny fica vagando por um momento e se encontra em confronto com um grupo de errantes. Um deles tenta retirar suas algemas arrancando literalmente sua própria mão, e o osso arranha as costas de Big Tiny. Enquanto Tiny garante aos outros que se sente bem, Rick insiste que nada pode ser feito pelo homem e Tomas impulsivamente termina a discussão espancando Tiny até a morte.

QUADRINHOS: Enquanto Tiny não tem uma contraparte nos quadrinhos com a qual possamos comparar, é interessante notar que nenhum personagem, nem na série de quadrinhos nem na de TV, transformou-se em zumbi como resultado de um arranhão. Presumidamente, o osso ensaguentado exposto do walker tornou a infecção “viral” de Tiny mais provável, mas isso nunca foi confirmado concretamente.

9. O NOVO AMIGO DE CAROL.

SÉRIE: Querendo se preparar para a possibilidade de Hershel sucumbir aos seus ferimentos, Carol elege Glenn para ajudá-la a matar uma walker com o objetivo de usar seu cadáver para estudar a anatomia feminina para o evento da provável cesariana de Lori.

QUADRINHOS: Enquanto a Carol da AMC é mais estável do que aquela dos livros, os fãs notarão um acréscimo de senso irônico nessa cena. Nos livros, foi Alice, a médica de Woodbury, que fez o grupo capturar um walker vivo para estudar, que Carol utilizaria para cometer suicídio, deixando o walker mordê-la.

10. A INSURREIÇÃO DOS PRISIONEIROS.

SÉRIE: Como parte de seus esforços para limpar o pavilhão, Rick elege Tomas para abrir um dos lados da porta dupla para controlar a passagem dos walkers para dentro da sala. Desobediente, Tomas abre ambas as portas e inicia uma briga sangrenta entre o grupo e os walkers. Tomas não só tenta golpear Rick como também empurra deliberadamente uma das criaturas sobre Rick tentando fazer parecer acidental. Felizmente, Daryl foi incrível demais para deixar a ideia ter sucesso.

QUADRINHOS: Enquanto Rick e os prisioneiros nunca mataram intencionalmente os walkers, a insurreição de Dexter acidentalmente deixou um bloco que não estava limpo aberto, permitindo que uma horda de mortos-vivos caísse sobre o grupo. Tanto os prisioneiros quanto os outros sobreviventes desviaram sua atenção em direção à luta contra os walkers e foi o próprio Rick que permitiu ligeiramente que um deles dominasse Dexter. Mas então…

11. PROBLEMA RESOLVIDO!

SÉRIE: Tomas claramente tinha feito vários atentados contra a vida de Rick durante a briga, após a qual Rick não pensa duas vezes em resolver o problema, enfiando um facão na cabeça do homem e matando-o. Somente Andrew parece ter ficado enojado com essa atitude.

QUADRINHOS: Dexter nunca fez atentados diretos contra a vida de Rick, mas Rick viu a oportunidade no caos da batalha e atirou na cabeça de Dexter para acabar com o problema da insurreição. Somente Tyreese viu a ação deliberada de Rick, embora o próprio Rick a tenha confessado ao grupo posteriormente.

12. A FUGA DE ANDREW.

SÉRIE: Claramente implícito no plot, e apavorado com o que Rick fizera com Tomas, Andrew escapa pela prisão e acaba em um pátio. Sem saída, e com walkers vindo em sua direção, Andrew tenta retornar, mas encontra Rick selando o portão por trás dele. Rick adverte ao apavorado prisioneiro para fugir, e nós ouvimos seus gritos vindo do lado de fora. Você sabe o que dizem sobre as mortes nos quadrinhos…

QUADRINHOS: Andrew se rendeu imediatamente após a morte de Dexter, embora após alguns minutos ele tenha escapado pelo campo de fora da prisão, e nunca mais tenha sido visto. Muitos dos fãs de The Walking Dead acham que o personagem sobreviveu, embora Robert Kirkman tenha confirmado mais ou menos a morte do personagem. É um caso a se pensar… será que poderia haver uma rota diferente da AMC? Veremos mais a respeito depois.

13. ALGUÉM LEMBRA O QUE É RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR.

SÉRIE: Quando Maggie observa que a respiração de Hershel cessou, Beth clama por ajuda, e Lori administra ressuscitação cardio-pulmonar que consegue, com sucesso, reviver o homem, ainda que seu retorno à vida brevemente se assemelhe a um walker.

QUADRINHOS: Nenhum acidente desse tipo jamais aconteceu com Hershel nos livros, mas ironicamente foi a própria Maggie que tentou cometer suicídio por enforcamento, voltando à vida após a ressuscitação cardio-pulmonar de Glenn. Nessa instância, um personagem chamado Abraham estava preparado para atirar em Maggie quando ela voltasse à vida.

14. O DESTINO DOS PRISIONEIROS.

SÉRIE: Com Big Tiny e Tomas mortos, e Andrew provavelmente transformado em comida de zumbi, Oscar e Axel são os últimos de pé (ou de joelho) no fim. Axel suplica por suas vidas, clamando que não foram criminosos violentos, e Rick permite que eles fiquem com um pavilhão da prisão. O tempo dirá como serão as relações entre os personagens e entre eles e os outros sobreviventes.

QUADRINHOS: Facilmente considerado o mais racional dos quatro prisioneiros, o Axel dos quadrinhos sobreviveu à tentativa de insurreição, e permitiram que vivesse entre o grupo na prisão por um tempo. A maioria dos personagens não confiou no homem, ainda que ele tenha tentado se dissociar de seus companheiros da prisão, mas até agora não houve maiores complicações.

15. UH-OH, QUEM ESTÁ OBSERVANDO?

SÉRIE: Enquanto Carol se prepara para começar sua pesquisa com o cadáver, uma figura misteriosa a observa do meio das árvores. Quem poderia ser?

QUADRINHOS: Os quadrinhos fornecem um número de respostas em potencial para essa questão, embora não possamos ter certeza. É possível que o observador venha de Woodbury, embora nos quadrinhos nem o Governador nem mais ninguém da cidade tenha descoberto a prisão antes de Rick e o grupo terem alertado acidentalmente. Nossa melhor opção é que Andrew não tenha sido morto, conforme seus gritos tenham nos levado a acreditar, e ele esteja observando a prisão, em busca do momento certo de agir!

Publicidade
Comentários