Siga-nos nas redes sociais

Análises

Os cinco de Atlanta – Analisando Glenn Rhee

Publicado há

em

O terceiro texto da série Os cinco de Atlanta irá retratar o coreano mais amado do mundo pós-apocalíptico, Glenn Rhee. Com um coração imensamente bom, Glenn parece ter nisso o seu maior embate.

Histórico na série:

Glenn iniciou sua trajetória em The Walking Dead do modo em que o conhecemos: ajudando Rick Grimes a escapar de uma horda assustadora em Atlanta. Ele arrisca a própria vida para salvar o policial, demonstrando-se totalmente estrategista e ágil. Glenn é a grande ponte de ligação entre Rick Grimes e sua família, visto que sem o coreano, Rick jamais se reintegraria com Lori e Carl.

É também visto como o personagem mais engraçado e despretensioso nos primeiros episódios. Ele não tem nada a perder e por isso está sempre se arriscando e tirando proveito das situações de risco para se divertir. No acampamento, justamente pelo fato de não parecer muito maduro, Glenn não é voz ativa, sendo responsável apenas por liderar as buscas por mantimentos, serviço no qual é excelente.

Em todo o resto da primeira temporada, Glenn é um dos personagens que pouco tem foco. Só recebe protagonismo em um sequestro relâmpago ao qual é submetido quando buscava por Merle Dixon em Atlanta. Os sequestradores que parecem uma gangue latino-americana acabam se revelando enfermeiros de uma espécie de lar de idosos que tentam sobreviver escondidos do mundo exterior.

Glenn volta a ter maior foco na segunda temporada, principalmente por atrelar seu enredo com o da família Greene. Jovem e cheio de vitalidade, o coreano acaba se envolvendo com uma das filhas do fazendeiro que está hospedando seu grupo enquanto Carl se recupera e os outros buscam por Sophia. A partir de seu envolvimento com Maggie vemos Glenn se tornar mais responsável e adulto. Seu modo livre de levar a vida se dava justamente por não possuir mais ninguém por quem lutar, visto que aparentemente perdeu os pais com quem já não tinha uma relação muito próxima.

glenn-rhee-the-walking-dead-1-temporada

Sua carência por família cada vez mais é explorada com os membros da família Greene. Glenn se torna muito próximo de Hershel, em quem começa buscar amadurecimento. Para ele, o fazendeiro é a imagem do pai que sempre buscou ter e por isso Glenn se mostra sempre solicito para com Herhsel e sua família. Por eles Glenn seria capaz de qualquer coisa.

Ainda na segunda temporada, Glenn é o grande portador de segredos: é o único a saber que Lori está grávida e é o primeiro a descobrir sobre o que os Greenes escondiam no interior do celeiro. Glenn acaba não podendo esconder do grande grupo sobre os walkers do celeiro e acaba confessando para Dale o que viu no local. Sua confissão acaba repercutindo em Rick e Shane que, em desentendimento, acabam o abrindo e exterminando os antigos e agora mortos membros da família Greene. O que ele não esperava é que sua fofoca fosse levar a uma situação muito mais dolorosa, mas que colocaria fim em uma angústia geral: Sophia, filha de Carol, sai de dentro do local em forma de walker.

O relacionamento com Maggie – que até então não havia sido muito bem definido, sendo só o desenrolar de uma relação amorosa intensa (lê-se “um virar de olhinhos”) na farmácia – acaba esfriando depois desses eventos. A filha mais velha de Hershel não se contenta com a forma como Glenn se portou frente à situação e parece não ter mais confiança no garoto.

Gradativamente o amor vai falando mais alto e o relacionamento dos dois vai se estabelecendo e tomando força. Os dois cada vez mais vão se unindo e se mostram intensamente preocupados com o momento em que Carl estiver recuperado, visto que Hershel já havia afirmado que quando o pequeno Grimes estivesse em plena saúde queria que o grupo fosse embora de sua fazenda. Glenn afirma para Maggie que nada o faria deixa-la e por isso deixaria seu grupo seguir em frente e ficaria junto dela na fazenda.

Muito pouco é mostrado de Glenn após isso. Tornamos a vê-lo com mais intensidade na terceira temporada, quando já descobrimos de cara que ele tomou uma posição mais ativa junto ao grupo. Ele agora é incluído em todos os planos de Rick e parece ser um dos homens de confiança do xerife. A relação de Glenn e Maggie se torna cada vez mais profunda, ao ponto de ele sair em busca de alianças – nos dedos dos mortos – para pedi-la em casamento e assim receber aprovação do conservador Hershel.

glenn-rhee-the-walking-dead-2-temporada

Por mais que tenha crescido e amadurecido, Glenn ainda é visto como a parte jovial do grupo. Rick e Daryl se divertem pelo fato de seus hormônios estarem à flor da pele, visto que dificilmente quando estão de folga Glenn e Maggie são vistos. Glenn cada vez mais se mostra apaixonado por Maggie e demonstra extrema preocupação por ela.

Com o advento do Governador e o retorno de Merle, Glenn e Maggie acabam em uma grande emboscada: são mantidos reféns em Woodbury, onde Maggie é quase estuprada e ele quase perde a vida. Glenn demonstra o quanto Maggie lhe dá força para continuar vivo, visto que ele luta desenfreadamente por sua vida apenas para garantir que ela está bem.

Quando retornam para a prisão, após serem salvos por Rick e uma parte do grupo, Glenn se demonstra inconsolável pela indiferença de Rick quanto aos eventos de Woodbury. Ele planeja liderar um grupo e fazer vingança pelo que o Governador fez. Mais uma vez tem os olhos abertos por Hershel, que lhe diz que por mais que tudo tenha sido terrível em Woodbury, é necessário que a situação seja resolvida com calma e inteligência.

O modo imoderado de Glenn em busca de retaliação ao Governador acaba por afastá-lo de Maggie e esfriar a relação dos dois. Maggie, por mais que tenha sido machucada, não consegue compreender o modo imaturo com o qual Glenn lida com a situação.

O tempo passa e Glenn vai absorvendo melhor a história e tornando ao seu estado natural. Ele parece fazer de tudo para reconquistar Maggie e está totalmente disposto a pagar o preço por ela. Gradativamente o relacionamento dos dois vai se enchendo de fôlego novamente, contudo, de uma maneira mais madura e menos adolescente.

Na quarta temporada Glenn é acometido por uma doença viral no interior da prisão e chega próximo da morte. É tratado por Hershel e Maggie, mas está em estado avançado de debilidade, contudo, mesmo em estado deplorável, ele não perde seu coração de ouro e faz o máximo para ajudar Hershel a cuidar dos outros doentes.

Quando está perto de recuperar-se, Glenn vê outro grande risco chegar: o Governador, com um tanque de guerra. Nessa batalha, Glenn perde parte da sua família, Hershel, e ainda fraco, tenta fugir com Maggie. Quando Maggie salta do ônibus que os levaria embora do local para procurar Beth, Glenn fica temeroso e vai atrás da esposa. No fim, Glenn acaba quase morrendo em uma parte que desmorona na prisão.

glenn-rhee-the-walking-dead-3-temporada

Quando acorda de um rápido desmaio, Glenn vê que não há mais ninguém vivo além dele no local e inicia uma jornada atrás de Maggie. Ainda no pátio do que um dia havia sido a prisão, encontra uma moça que esteve lutando ao lado do Governador, Tara. Glenn, em mais um ato de humanidade, acolhe Tara e segue com ela atrás de Maggie.

Ele é o primeiro a se encontrar com Abraham, Rosita e Eugene. Em uma série de desentendimentos com Abraham, acabam acertando que irão todos procurar por Maggie e depois seguir o plano de Eugene, que promete a cura da infecção zumbi em Washington.

Em meio ao caminho, Glenn encontra rastros de Maggie, informando-o que está seguindo os trilhos do trem até Terminus. Como Abraham não quer abortar a missão, o grupo acaba se dividindo e Tara e Glenn seguem os trilhos sozinhos. Dentro de um túnel, Glenn e Tara enfrentam novamente riscos de vida quando são cercados por walkers em meio a escombros. Tara acaba machucando o pé, que fica preso em algumas pedras de entulho e pede que Glenn siga em frente sem ela. O coreano se nega a atender o pedido de Tara e se prepara para morrer junto dela no local. Em uma cena emocionante, Maggie, Sasha e Bob, juntos de Abraham e seus escudeiros, salvam a vida de Glenn e Tara.

Maggie está disposta a seguir até o Terminus, pois acredita que todos os sobreviventes da prisão, inclusive a irmã, podem ter ido até lá. Depois de algumas discussões, Glenn e Abraham entram num acordo e combinam que irão até o local para buscar quem lá estiver e depois seguir a missão com Eugene.

Com o resto do grupo, ele acaba enclausurado em um container, esperando para ser morto e virar alimento de canibais que habitavam o Santuário. Salvo pelo gongo (ou por Carol), eles fogem do local a procura de algum lugar para descansarem e por fim cumprirem com o prometido com Abraham.

Glenn e Rick parecem não se acertarem quanto ao cumprir com o prometido com Abraham, no fim, Glenn informa Rick que ele e Maggie irão até Washington na manhã seguinte. Seguindo com o trio para a capital, Glenn vê um grande problema: há uma horda inumerável na estrada. Eles resolvem parar por um momento e Eugene acaba confessando para Abraham (que quer se arriscar se jogando em meio aos walkers) que toda a história de cura é uma mentira e que a inventou para ter a proteção de Abraham, já que não podia se cuidar sozinho.

Com a revelação do cientista, Glenn e o pequeno grupo acabam retornando para a igreja, onde o restante dos sobreviventes estavam. Chegam em hora oportuna, salvando Michonne, Carl e alguns outros de walkers que tentam invadir a casa de Deus. Michonne revela para eles que Rick fora em busca de Carol e Beth, que estava viva, num hospital no centro de Atlanta.

Todos acabam indo até o local para se unirem novamente. Contudo, ao chegarem ao hospital acabam presenciando o pior: Daryl carrega o corpo morto de Beth. Tanto quanto para Maggie, a cena é devastadora para Glenn, mais um membro do que ele considerava sua família está morto. É como se ele não houvesse honrado a morte de Hershel e nem o pedido dele para que protegesse suas filhas.

glenn-rhee-the-walking-dead-4-temporada

O grupo segue Noah, um dos que estavam alocados no hospital com Beth e diz ter vindo de uma comunidade fechada e que poderia ser um lar para eles na Virginia. Glenn, Rick, Michonne, Tyreese e Noah vão até o local enquanto o restante do grupo os espera em local seguro. A comunidade do menino está destruída e sem vida. No local, Tyreese acaba sendo mordido e ferido de morte.

Com a morte de Tyreese e sem um local para ficar, Glenn segue com o grupo sem um norte. A regra para ele e para o restante agora é sobreviver. Sem comida, sem água e enfrentando problemas climáticos, Glenn vê a esperança ser retomada quando um desconhecido – Aaron – os promete casa, comida, energia elétrica e muito mais. Depois de alguns enfrentamentos, o grupo decide seguir para a chamada Alexandria.

Nesse local, de início, Glenn é pouco explorado. Tem um severo desentendimento com um morador chamado Nicholas, quase é morto por ele, mas acaba afeiçoando-se ao homem. Nessa última temporada, por causa do mesmo, Glenn quase é devorado por uma grande quantidade de mordedores. Acaba se salvando e temos visto suas tentativas de voltar para Alexandria, que está cercada por muitos walkers. Ademais, Glenn sabe que será pai.

glenn-rhee-the-walking-dead-5-temporada

O desenvolvimento do personagem durante as temporadas:

Glenn, diferentemente de três dos cinco personagens dessa série de texto teve um desenvolvimento linear e tímido. Analisando grosseiramente, trata-se do mesmo homem de bom coração e que não se pende a matar um ser humano. Sempre é afetado por seu grande coração e dificilmente consegue guardar rancor de qualquer um, mesmo que o tenha feito mal.

Contudo, Glenn não é mais o menino inconsequente que era no começo da série. Gradativamente ele foi sendo maturado, deixando para trás seu modo impensado de agir. Todo esse desenvolvimento se deve praticamente de forma total a Maggie. A mulher por quem Glenn é apaixonado o levou a ter uma razão pela qual fazer as coisas e, estando agora grávida, Glenn precisa buscar ser mais responsável ainda.

Perspectivas para o futuro do personagem:

[ALERTA DE SPOILER] Entre os cinco, Glenn é o ponto mais fácil de ser rompido. Não que não seja importante, pois de fato é e por isso que seguiu tanto tempo na série. Mas, tratando-se da personagem Maggie, sua presença acaba causando um conformismo muito grande e impede que ela tenha seu crescimento necessário na trama.

A grande maioria dos fãs já espera por um evento na história do personagem. Há os que defendam que seguir à risca as histórias em quadrinho é tornar previsível o desfecho da história, mas, tratando-se de Gimple, não tenham muita esperança. Glenn é sim um dos mais fortes candidatos dos cinco de Atlanta a encontrar seu fim tão logo possamos esperar.

Ainda mais, se alterado, Glenn terá que ter uma história muito bem escrita para encaixar-se no nível que o próximo arco exige, senão, corre o risco de se tornar mais um personagem que figura cenas. Melhor uma morte digna do que uma vida mesquinha.

glenn-rhee-the-walking-dead-6-temporada

Pontos fortes do personagem:

– Glenn é inteligente e ótimo em atingir o alvo da estratégia, não importa quão difícil é a missão, ele sempre alcança o pretendido;
– Glenn é leal e fiel, tanto com seu grupo como com sua palavra;
– Glenn está sempre pronto para sobreviver e manter quem ama vivo.

Pontos fracos do personagem:

– Glenn tem um bom coração, isso não deveria ser ruim se não o expusesse tanto ao perigo;
– Glenn confia demais na sua capacidade de sobrevivência e acaba se arriscando demais por todos;
– Ele não suportaria perder Maggie. Ela é o que há de mais importante e perdê-la seria como perder a própria vida.

Essa é a terceira parte da série Os cinco de Atlanta. O que você acha da história de Glenn? Qual o peso que sua presença tem na série e até onde ele seguirá conosco? Discorda de algo ou concorda? Poste abaixo nos comentários suas perspectivas sobre o futuro do personagem e suas teorias. Na próxima semana: Daryl Dixon.

The Walking Dead, a história de drama mais assistida da TV a cabo, irá retornar com a segunda parte da sexta temporada no dia 14 de Fevereiro de 2016 no AMC (EUA) e na FOX Brasil. Confira todas as informações sobre a sexta temporada e fique por dentro das notícias.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Publicidade
Comentários

EM ALTA