Siga-nos nas redes sociais

HQ

As nuances do mal: Negan vs. O Governador

Rafael Façanha

Publicado há

em

No mês passado, The Walking Dead encerrou o arco da história de “All Out War” (Guerra Total), mas ainda há várias perguntas não respondidas. Rick tomou a decisão certa? Irá Negan retomar o poder de volta? Carl irá chutar o balde e fazer o que acha certo? Apesar de sabermos que estas perguntas serão respondidas no futuro, algumas outras perguntas menos definitivas, porém interessantes, vem à mente após o final dessa luta pelo poder. Por que Rick permitiu que Negan vivesse? Se tivesse a oportunidade, ele permitiria que o Governador continuasse vivo? Foram as atrocidades de Negan menores do que as cometidas pelo Governador? Ele é uma ameaça menor? Ou foi um tipo diferente de ameaça?

Brian “Governador” Blake estava no comando de uma comunidade conhecida como Woodbury e morreu em combate na prisão. Apesar de muitos dos moradores considerarem o Governador um herói, o seu líder escolhido, que proporcionava segurança e uma vida que valia a pena, ele tinha uma vida dupla similar ao famoso serial killer Ed Gein, famoso por manter partes do corpo decepadas. Ele até mesmo manteve sua mãe morta em sua casa (lembrem-se do beijo em Penny, sem os dentes…)! Além do mais, as pessoas que o conheciam o consideravam agradável e encantador, como o Governador. Blake, distante dos olhares de sua comunidade, estuprou e torturou Michonne, e matou muitos humanos não infectados que cruzavam o seu caminho, “transformando-os” para que fossem usados no entretenimento. Após ter sido mutilado, ele buscou vingança e organizou um ataque à prisão, que terminou com muitas mortes em ambos os lados. Este homem obviamente tinha sérios problemas emocionais relacionados à sua “filha” e ao controle.

governador

Negan, o líder dos Salvadores, escravizava mulheres para se tornarem suas “esposas”, ainda que a palavra “propriedades” seja mais adequada. Os Salvadores tinham ordens para atacar comunidades vizinhas se um tributo não fosse pago, e ele selvagemente espancou Glenn até a morte diante dos membros sobreviventes do grupo de Rick Grimes. No entanto, apesar de Rick e dos Survivors traírem e atacarem Negan (incluindo o flashback estilo Rambo de Carl), ele permitia que ficassem vivos. Negan, diferentemente do Governador, é calculista e controla seu temperamento. Ele pode ser comparado a um ditador, governando pelo medo, e sua política e punições eram bem conhecidas de seu grupo (basta olhar para os rostos de Dwight e Mark).

negan

Com estes dois exemplos extremos de como gerenciar uma comunidade, teria Rick se sentido diferente cem relação ao Governador, comparado a Negan? Assim como na série, não foi dada uma escolha a Rick. Ele nunca procurou por um banho de sangue, e na HQ, antes mesmo do ataque de Woodbury, dizia que “estaremos prontos para eles”, não “vamos matar o Governador”. Eventualmente o Governador ataca, e é morto por Lilly, que não era um membro do grupo de Rick, mas se lhe fosse dada a chance, seria justo dizer que Rick teria puxado o gatilho. Enquanto isso, Negan foi obviamente poupado por Rick, um simbolo de humanidade esquecida em um mundo desolado. A principal diferença entre estes dois vilões é uma diferença de motivação. Um estava tentando matar por diversão e para manter-se sem oponentes na comunidade que ele construiu, e o outro matava para manter o controle, pelo bem de seu povo.

No entanto, também é evidente que Rick cresceu. Ele está se tornando uma pessoa capaz de demonstrar misericórdia, e percorreu um longo caminho desde aquele homem vingativo que vimos durante o arco da prisão. Porém, mais uma vez, somente o tempo irá dizer.

O que você achou da comparação Negan vs. Governador? Você acha que Rick teria definitivamente matado o Governador se tivesse a chance? Discuta abaixo nos comentários.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.


Fonte: TheWalkingDead.com
Tradução: @Binapic / Staff Walking Dead Brasil

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA