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Trilha Sonora de The Walking Dead: As músicas mais marcantes da série

Sendo bastante importante para o emocional dos personagens, confira as músicas mais marcantes da trilha sonora de The Walking Dead.

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Capa da trilha sonora oficial da 1ª temporada de The Walking Dead.

The Walking Dead nunca foi um série reconhecida por sua trilha sonora pelo grande público (exceto por sua icônica abertura), porém os walkers de carteirinha sabem o quanto de músicas incríveis que passaram por essa história.

Essas canções marcaram suas respectivas cenas e episódios e um cantinho em nossas memórias, servindo de gatilho para nos lembrar desses momentos assim que são tocadas.

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Portanto, sendo este um dos elementos fundamentais em uma trama no audiovisual, não poderíamos deixar passar a trilha do nosso querido drama pós-apocalíptico, então segue abaixo a lista com as músicas mais marcantes de The Walking Dead.

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● Theme from The Walking Dead

O COMEÇO DE TUDO! Essa lista não poderia começar sem ela, a icônica trilha de abertura da série. Ela nos foi apresentada no episódio piloto, intitulado “Days Gone Bye” (Dias Passados) que foi ao ar no dia 31 de outubro de 2010, o marco do que seria reconhecida como uma das melhores trilhas de abertura da televisão e essencial para o sucesso de The Walking Dead e na construção de sua imagem.

A composição é de Bear McCreary, o indivíduo responsável pela trilha sonora original de toda a série. Ela foi introduzida após os primeiros minutos de “Days Gone Bye” com Rick no posto de gasolina se deparando com a menina já transformada em zumbi e atirando em sua cabeça, a abertura sobe e escutamos pela primeira vez… Quando se pensa em The Walking Dead, se pensa nesta música.

● I’m a Man

A MÚSICA DO GLENN! “I’m a Man” de Black Strobe é tocada no episódio 2 da 1ª temporada, intitulado “Guts” (Entranhas), na clássica cena do Glenn fugindo de Atlanta no carro vermelho com o alarme disparado.

A cena se desenvolve com Andrea questionando: “Cadê o Glenn?” Corta para a famosa rodovia de Atlanta, alguns segundos de silêncio, e o carro vem se aproximando com o alarme e a música juntos mais o Glenn gritando de empolgação dirigindo, encerrando aí o episódio.

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Esta é uma cena simples, mas que ficou marcada no imaginário dos fãs e essa música tem 90% parte nisso… Quem não foi procurá-la na internet depois de escutar pela primeira vez?

● Civilian

A MAIOR! “Civilian” da dupla musical Wye Oak é tocada no episódio 10 da 2ª temporada, denominado “18 Miles Out” (18 Quilômetros), após Rick e Shane se espancarem e Rick colocar todos os pingos nos is, os dois voltam para a fazenda de carro, então temos a bela e famosa cena com Shane pensativo escorado na janela do carro observando o zumbi solitário caminhando no pasto ao som de Civilian.

Essa é uma cena linda que reflete os sentimentos de Shane tanto visualmente com o andarilho sozinho quanto com a canção que diz em sua letra:

“I’m nothing without pretend. I know my thoughts. I can’t live with them… I know my faults, but i can’t hide them.” (Não sou nada sem fingimento. Conheço meus pensamentos. Não consigo viver com eles… Conheço meus defeitos, mas não consigo escondê-los.)

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É UM HINO que ficou marcado na minha memória para sempre e na de muitos fãs, eu tenho certeza.

● The Parting Glass

NOSTALGIA PURA! “The Parting Glass” se tornou um clássico de The Walking Dead após ganhar uma nova versão na voz de Emily Kinney e Lauren Cohan, as amadas Beth e Maggie, respectivamente. A música é apresentada no episódio de estreia da 3ª temporada, intitulado “Seed” (Semente), onde Beth canta a canção a pedido de Hershel quando o grupo está reunido em volta da fogueira se alimentando após uma vitória na conquista da prisão. Beth inicia e Maggie a acompanha e a cantoria chama a atenção de Rick que estava distante e perturbado.

The Parting Glass marca essa cena lhe concebendo a energia exata que acalenta o coração dos telespectadores com um momento de paz para aqueles personagens que tanto assistimos sofrer, fator este que se torna possível graças ao carisma, pureza e a belíssima voz entregues por Emily Kinney e com o valor das duas irmãs Greene a capella. Essa foi a calmaria que antecipou a tempestade que estava por vir.

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● Hold On

O RETORNO DA LENDA! Emily Kinney retorna com “Hold On” ainda na 3ª temporada e dessa vez no episódio 11, chamado “I’m not Judas” (Não Sou Judas).

A música é originalmente do Tom Waits e acontece no encerramento do episódio (The Walking Dead adorava fazer isso) quando o grupo está reunido no bloco de celas escurecido, eles estão frios, preocupados e em pé de guerra com o Governador, então Beth olha ao redor e começa a cantar mais uma vez com sua encantadora voz até que transaciona para a voz de Tom Waits que é rouca e forte enquanto vemos em takes maiores a prisão e Woodbury e finalizando com a tentativa e desistência da Andrea de matar o Governador, enquanto escutamos:

“Take my hand, I’m standing right here. You got to hold on.” (Pegue minha mão, estou bem aqui. Você tem que aguentar).

● Serpents

UMA DAS MINHAS FAVORITAS! “Serpents” é uma canção Indie da cantora Sharon Van Etten. Ela foi apresentada pela primeira vez como tema do trailer da 4ª temporada na San Diego Comic-Con, responsável por torná-lo um dos melhores da série. E no seriado a música é tocada no episódio 4, intitulado “Indifference” (Indiferença), porém em uma versão acústica com o nome “Serpents (Basement)”.

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Mais uma vez é no encerramento do episódio quando Rick expulsa Carol do grupo e na despedida ela lhe presenteia com um relógio e segue seu caminho, nesse momento a música entra enquanto temos o foco em Rick dirigindo de volta e percebemos os olhos marejados por causa da difícil decisão tomada, ademais temos o foco na estrada cercada por uma mata e um céu nublado enquanto a letra diz:

“Serpents in my mind. Looking for your crimes. Everything changes. I don’t want mine to this time.” (Serpentes em minha mente. Procurando seus crimes. Tudo muda. Eu não quero o meu desta vez.) Referenciando como o protagonista estava se sentindo. Apenas belíssimo!

● Oats in the Water

MELANCOLIA PURA! “Oats in the Water” é uma música Indie\Folk do Ben Howard que eu jurava ser um senhor dos anos 70, mas na época ele tinha os surpreendentes 26 anos. Ela é tocada na série em um episódio fantástico da 4ª temporada que é o número 5, chamado “Internment” (Confinados), o qual é marcado pelo Hershel salvando o grupo da gripe que assolava a prisão, resultando em desenvolvimento incrível para o personagem (Que hoje sabemos o motivo…)

No fim do episódio, Hershel se senta na cela do Dr. Caleb e o vê morto no chão, ele fecha os olhos do amigo, segura sua bíblia e chora pelas perdas, tudo isso ao som de Oats in the Water dizendo:

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“And you will find loss. And you will fear what you found. When weather comes. Tearing down.” (E você encontrará a perda. E você temerá o que encontrou. Quando o tempo vier. Derrubando.) É a receita para as lágrimas!

● The Last Pale Light in the West

É HIT ATRÁS DE HIT! “The Last Pale Light in the West”, mais conhecida como música do Governador, é composta por Ben Nichols e tocada no episódio 6 da 4ª temporada, intitulado “Live Bait” (Isca Viva).

A música é usada no início do episódio com o Governador queimando Woodbury, abandonado na estrada, perturbado mentalmente, no fundo do poço… E no fundo: “IN MY HAANNDSS”

Essa canção é muito boa e em seus trechos é dito: “Ainda há uma luz a ser encontrada, a última luz pálida do oeste… E eu não peço por redenção, neste lugar frio e estéril…”

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The Last Pale Light in the West é uma das mais amadas dentro do fandom, ela é a cara do Governador e a cara de The Walking Dead.

● Arsonist’s Lullabye

O TEMA DA 6ª TEMPORADA! “Arsonist’s Lullabye” do Hozier é apresentada como tema do trailer da sexta temporada na San Diego Comic-Con. É aí que ela brilhou, pois essa música faz parte do melhor trailer e da melhor temporada da série, na minha opinião, e ela tem muita parte neste feito, tornando-o ainda mais grandioso e nos fazendo vibrar no anúncio do que futuramente seria o auge de The Walking Dead.

Além disso, a canção faz parte da trilha do episódio 12, denominado “Not Tomorrow Yet” (Ainda não é Amanhã), o qual é marcado pelo ataque à estação satélite e o massacre do grupo do Rick sob os Salvadores.

Ao fim da chacina quando os personagens saem da estação, Arsonist’s Lullabye vai ao ar em uma versão mais acelerada, no entanto este fator tira um pouco do brilho dela para mim, mas não deixa de ser boa.

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A letra se conecta muito ao enredo e a ação dos nossos personagens principais cometendo tamanhas atrocidades: “Don’t you ever tame your demons, but always keep them on a leash” (Você nunca doma seus demônios, mas sempre os mantenha na coleira).

● The Day Will Come

O TRAUMA! “The Day Will Come” faz parte da trilha original da série composta por Bear McCreary. Sendo ela o tema do episódio 1 da 7ª temporada, intitulado “The Day Will Come When You Won’t Be” (Chegará o Dia em que Você não Agradecerá), o qual é marcado pelo grande evento da aparição de Negan e a morte de Glenn e Abraham.

A canção instrumental toca em diversos momentos do episódio de estreia, dentre eles está a morte de Glenn, a luta de Rick contra os zumbis no nevoeiro e no encerramento após Negan ir embora e o grupo fica devastado no chão da clareira enquanto passam flashes do jantar de domingo.

O nome “The Day Will Come” está obviamente ligado ao título do episódio que significa: “Chegará o dia em que você não agradecerá”. Esta foi uma referência à frase do Dr. Jenner na primeira temporada para Rick que agradece por tê-los salvado. O sentido é exatamente esse, chegará o dia em que Rick não agradecerá por estar vivo e este dia é quando Negan aparece em sua vida.

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Essa trilha é muito poderosa e potencializa um dos momentos mais pesados na história da TV. É aquele piano começar e o trauma vem à mente:

“Aposto que acharam que iriam envelhecer juntos, se reunindo no jantar aos domingos e seriam felizes para sempre…” – Negan

● Easy Street

ESSA É DE ENLOUQUECER! “Easy Street” na voz de Petra Haden é utilizada no episódio 3 da 7ª temporada, intitulado “The Cell” (A Cela). A música é tocada em looping na cela de Daryl no Santuário. Easy Street era uma música desconhecida, que na época nem lançada online foi. Apenas após a exibição do episódio ela se tornou um hit e logo foi publicada na web, chegando até a subir várias posições em paradas musicais como o iTunes.

Ela é perfeita para esse contexto e foi uma escolha acertadíssima da produção, pois o que seria melhor que uma música feliz e otimista para ser ouvida repetidamente quando se está no fundo do poço, sem comida, sem luz e trancado em uma cela?

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● Someday We Will All Be Free

DESCANSE EM PAZ SASHA! “Someday We Will All Be Free” do cantor Donny Hathaway marca a despedida de Sasha do seriado de forma bela e significativa no último episódio do sétimo ano, intitulado “The First Day of the Rest of Your Life” (O Primeiro Dia do Resto da sua Vida).

No episódio, Sasha toma a difícil decisão de tirar a própria vida no caminho do Santuário à Alexandria enquanto está dentro de um caixão. No momento, Sasha escolhe no iPod a música “Someday We Will All Be Free”, a qual daria o conforto necessário para viver seus últimos minutos de vida.

A escolha de Sasha proporcionou de forma indireta que o grupo se libertasse e iniciasse a guerra que levaria à derrota de Negan, tornando a canção ainda mais significativa ao dizer: “Take it from me, someday we’ll all be free” (Tire isso de mim, um dia todos seremos livres). Essa é uma música emocionante que fala da esperança por dias melhores, casando perfeitamente com enredo e com certeza é responsável por valorizar ainda mais a morte de uma das personagens mais queridas da série.

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● Pikes & Speech

ESSA DÓI NA ALMA! “Pikes & Speech” é mais uma música da trilha original de The Walking Dead por Bear McCreary que marca na nossa alma o evento do massacre das estacas no episódio 15 da 9ª temporada, chamado “The Calm Before” (Calmaria).

A trilha é composta por violinos que causam uma angústia enquanto descobrimos na ponta da cadeira cada vítima da Alpha, até serem reveladas as três últimas estacas, o ápice da canção ser atingido e se você não chorou até esse instante, essa é a hora.

Além disso, Pikes & Speech é reproduzida novamente durante o discurso de Siddiq relatando o ocorrido enquanto a cena intercala com flashes das vítimas lutando pela vida, deixando tudo ainda mais triste daquele jeito que The Walking Dead faz com maestria.

● When the Wild Wind Blows

É IRON MAIDEN EM THE WALKING DEAD! Nosso querido Eugene Porter interpretado por Josh McDermitt solta a voz em sua conversa no rádio com Stephanie, cantando a capella a música “When the Wild Wind Blows” do Iron Maiden no episódio 11 da 10ª temporada, intitulado “Morning Star” (Estrela da Manhã).

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O episódio é marcado pela preparação para a Batalha de Hilltop contra os Sussurradores, e a cantoria do Eugene é intercalada com os personagens se preparando para a luta que está por vir. A música inspira, mas também aumenta a tensão e a ansiedade para o perigo à vista, ideia esta que é descrita neste trecho da letra:

“Have you heard what they said on the news today. Have you heard what is coming to us all? That the world as we know it will be coming to an end. Have you heard? Have you heard?” (Você ouviu o que eles disseram no noticiário hoje. Você já ouviu o que está vindo para todos nós? Que o mundo como o conhecemos estará chegando ao fim. Você já ouviu? Você já ouviu?)

Sendo essa uma referência à horda que se aproxima e uma previsão da queda de hilltop.

● Landslide

O FINAL FELIZ! “Landslide” da famosa banda Fleetwood Mac é tocada na série em seu último episódio, intitulado “Rest in Piece” (Descanse em Paz). A canção é introduzida na cena da ceia em que nosso querido grupo está reunido em um momento de paz e felicidade. A trilha entrega o tom perfeito deixando a cena belíssima e também profunda, algo essencial na conclusão da história.

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A letra de “Landslide” explora o medo de que tudo desmorone como em uma avalanche (tradução do título da música) e isso é muito The Walking Dead, no qual o mundo pós-apocalíptico pode-lhes arrancar essa paz em um piscar de olhos. Assim como vemos a seguir com a morte da amada Rosita Espinosa que falece após a ceia em uma das despedidas mais tristes da série, deixando sua pequena filha que ela não poderia ver crescer, já que uma “avalanche” a derrubou.

Menções Honrosas – Outras músicas de The Walking Dead

● Warm Shadow – Fink – Episódio 13 da 3ª temporada (ouça aqui)
● Blackbird Song – Lee DeWyze – Episódio 13 da 4ª temporada (ouça aqui)
● Be Not So Fearful – A.C. Newman – Episódio 15 da 4ª temporada (ouça aqui)
● Bad Blood – Alison Mosshart – Episódio 6 da 5ª temporada (ouça aqui)
● It’s all Over – Johnny Cash – Episódio 15 da 6ª temporada (ouça aqui)
● All my dreaming – Emma Russack – Episódio 11 da 9ª temporada (ouça aqui)
● Burning Down The House – Talking Heads – Episódio 16 da 10ª temporada (ouça aqui)
● Cult of Personality – Living Colour – Episódio 24 da 11ª temporada (ouça aqui)

O que você achou dessas músicas na trilha sonora de The Walking Dead? Quais as suas favoritas? Deixe todos os seus pensamentos nos comentários abaixo!

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