Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do oitavo episódio, S09E08 – “Evolution”, da nona temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!
Evolution foi o último episódio antes do recesso anual comum à The Walking Dead. Definitivamente fomos apresentados aos Sussurradores e talvez tivemos um episódio facilmente classificável entre os melhores de toda a série.
Com uma trama disposta a prestar poucos esclarecimentos quanto aos problemas ocorridos no salto temporal, e a resposta de poucas das dúvidas deixadas por seus antecessores, o oitavo episódio desse ano foi avassalador em reacender ansiedade e expectativa nos fãs, com um cliffhanger bastante agradável no quesito “alimentar expectativas sem ser torturante”.
Separamos as cinco principais questões deixadas em aberto após Evolution:
Desde “Who Are You Now?” estamos com o destino de Magna e seu pequeno grupo de sobreviventes com o futuro incerto. No maior ping pong entre as comunidades para ver quem irá lhes receber como integrantes definitivos.
No último episódio, ao verem que Tara não estava muito disposta a prestar guarida a eles, Magna e Yumiko acordam que precisarão se esforçar em dobro para mostrar valia ao povo de Hilltop e, assim, serem aceitas por eles. E de fato, ambas abraçam com unhas e dentes a primeira oportunidade que lhes aparece e seguem Michonne que vai em busca de Eugene.
O ato de se exporem ao risco irá comprovar à comunidade que eles são pessoas confiáveis e merecem a oportunidade? Ou Tara irá levá-los para outro extremo para que se abriguem em outra comunidade conhecida? Quando o ping pong dos rejeitados termina?
Bom, Gabriel mais uma vez trocou os pés pelas mãos e acabou deixando que Negan encontrasse oportunidade para fuga. Vimos bem pouco do personagem nos oito primeiros episódios e principalmente depois do segundo salto temporal. O que sabemos é que ele continua a manter um humor ácido, mas quanto ao seu caráter, pouco sabemos.
Pelo trailer da segunda parte da nona temporada, o antigo antagonista central irá partir em direção ao seu lar anterior, mas o que isso significa? O plano dele é se manter lá sozinho? Estar na Fábrica não é óbvio o suficiente para que Michonne e os demais o resgatem novamente? Negan seguirá sendo o mesmo babaca que era quando estava sobre o comando dos Salvadores, ou veremos uma nova faceta do personagem?
O episódio Evolution deixou totalmente esclarecido que o grande problema entre as comunidades está intimamente ligado à Michonne. Siddiq é recebido cordialmente por todos, a única que é tratada de maneira hostil – e dá tratamento à mesma altura – é a samurai. Nas falas de todas as pessoas que trocam diálogo com ela é possível fisgar algumas deixas que demonstram um desprezo direcionado estritamente à ela.
Não se trata da comunidade de Alexandria ter tido problemas com os demais e sim dela ter gerado algo que os separou definitivamente. Nos três últimos episódios vimos Siddiq falar incansavelmente sobre o quão possível é que ela simplesmente se arrependa, mas Michonne o responde dizendo que sabe como seria tratada e com o que teria que lidar se voltasse a Hilltop pedindo desculpas.
O que é capaz de ter mudado Michonne ao ponto de simplesmente não se importar se a comunidade de Carol irá sucumbir à sobrevivência? O que a fez ficar tão indiferente com aqueles que sempre estiveram ao seu lado?
Quem lê os quadrinhos sabe que Rosita e Eugene engatam um relacionamento amoroso, mas em certa altura da história, ela o trai com Siddiq. Na série houve uma reformulação grandiosa nessa trama e Espinosa acabou se apaixonado pelo Padre – decisões estranhas, mas somos obrigados a aceitar.
Ocorre que a preocupação de Siddiq com Rosita desde que ficou sabendo sobre seu ferimento pareceu bastante marcante para quem simplesmente a considera uma aliada de comunidade. Além do mais, Negan é veemente ao provocar Gabriel lhe dizendo que Rosita lhe falou algumas coisas que contrariam o amor inabalável que o Padre demonstra existir no relacionamento deles. Será que esses seis anos de salto temporal carregam mais histórias do que podemos imaginar?
Maggie simplesmente não se importa mais com Hilltop, pois aparentemente o que ligava ao local era a possibilidade de poder se vingar de Negan, agora que isso já foi resolvido, a comunidade perdeu seu valor. Desde então, Jesus era basicamente obrigado a cumprir o papel de liderança, enquanto Tara se desdobrava para cumprir os encargos rejeitados pelo exímio lutador.
Jesus morreu ao final do último episódio e aparentemente Tara não assumia a liderança justamente porque não queria ter que arcar com as responsabilidades inerentes ao cargo. Ela será obrigada a mudar de ideia e passará a liderar a comunidade? Ou há mais alguém apto para o papel.
Durante o episódio, estranhamente foi adicionado um diálogo entre Aaron e Jesus sobre a capacidade de Daryl em ser líder. Segundo eles, por mais que ele tenha vivido isolado durante todos os anos que sucederam o desaparecimento de Rick, Daryl possui um talento nato para administrar e chefiar e seria perfeito para substituir Jesus. Em que momento que tal talento foi notado, não sei especificar, porque para mim – opinião própria – Dixon não tem nenhuma das características necessárias para assumir liderança de uma grande comunidade em desenvolvimento.
O episódio termina com Aaron, Daryl, Eugene, Magna, Michonne, Yumiko e o cachorro Cachorro/Cão cercados pelos Sussurradores em um ambiente nada propício para quem quer sair vencedor de um embate. A ameaça gigantesca que os novos inimigos oferecem, por serem incontáveis e irreconhecíveis, acaba lhes dando uma grande vantagem no combate. Como os heróis farão para saírem vivos da primeira batalha contra os selvagens?
E você, ficou com as mesmas dúvidas? Tem respostas? Tem dúvidas diferentes? Deixe nos comentários, vai ser um prazer respondê-lo(a).
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.
Com presença épica de Norman Reedus, a CCXP24 finaliza com mais um ano em grande…
Um dia de pura emoção: painéis épicos, atrações exclusivas e momentos inesquecíveis celebrando o melhor…
Mais um dia surpreendente com homenagens emocionantes, estreias exclusivas e painéis repletos de novidades para…
O evento começou com painéis épicos, atrações incríveis e muita emoção, celebrando o melhor da…
O The Walking Dead Brasil traz para você tudo sobre esta noite especial, que destaca…
Saiba tudo sobre a participação de Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead, na…
Esse site utiliza cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "ACEITAR" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
LER MAIS