Siga-nos nas redes sociais

Destaque

REVIEW THE WALKING DEAD S08E02 – “The Damned”: Quem é vivo sempre aparece

Publicado há

 

em

Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do segundo episódio, S08E02 – “The Damned” (Os Condenados), da oitava temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!

O segundo episódio da 8ª temporada veio para reforçar o que ouvimos de todos do elenco e equipe durante o hiatos entre as temporadas, que o ritmo em The Walking Dead jamais foi tão acelerado quanto agora, e “The Damned” mostrou a que veio, e se por acaso você tinha dúvidas, é tiro, muito tiro e porrada, mas faltou bomba.

O episódio mostra os acontecimentos que se desenrolam logo após o ataque ao Santuário que aconteceu no primeiro episódio, dando continuidade ao ataque das comunidades contra Negan e os Salvadores. Pela construção dos episódios até agora, acredito que teremos uma única batalha que vai se estender pelos episódios até o season finale, ou pelo menos essa é minha aposta. O que acho absolutamente coerente da série em desenvolver o plano por um período maior de tempo do que colocar cada episódio com uma luta contra os Salvadores.

Após “Mercy”, os sobreviventes se dividiram em grupos, e no episódio dessa semana, acompanhamos por um tempo Carol e Ezekiel com um grupo, Rick e Daryl com outro grupo, e ainda Morgan, Tara e Jesus com outro grupo, atingindo locações diferentes dos Salvadores. Não teve muita coisa com o grupo de Carol e Ezekiel, apenas Shiva sendo maravilhosa, o que é sempre lindo de se assistir, e a empolgação do Rei Ezekiel que parece não se deixar abalar por imprevisto algum.

Enquanto isso em outro complexo dos Salvadores vemos que Tara está passando por aquela fase que quase todos os personagens já passaram. Ela era aquela menina legal e boazinha, cujo otimismo chegava a irritar, e agora, só quer saber de sangue, defendendo sempre a máxima de que “eles têm um trabalho a fazer”. Não tiro sua razão, pelo contrário, acho absolutamente válido, inclusive achei perfeita a situação em que o cara ataca Jesus logo após ele poupá-lo. A essa altura do campeonato, eu esperava que todos, sem exceção, já estivessem plenamente conscientes de que não tem conversa com esses caras, e se a situação fosse inversa, não haveria opção ou escolha.

No mesmo grupo temos o Morgan, que entrou em modo máquina de matar novamente e agora cismou que ele não morre, e embora ele não tenha surtado novamente como aconteceu na 3ª temporada, ele tá bem louco. Os momentos dele no episódio, com as falas e a cena em que os dois caras de Hilltop morrem do lado dele e ele sobrevive, reforçaram a ideia de que, provavelmente, Morgan será uma das causalidades dessa temporada, justamente para contrapor essa ideia de invencibilidade na qual ele parece estar fixado nessa temporada. Confesso que queria muito que ele metesse um tiro na testa daquele babacão que ficava provocando ele.

Vale destacar aqui, dentro dessa cena, quando Jesus convence os Salvadores a se renderem, enquanto Tara queria fuzilar todo mundo. Eu sou time Tara, afinal, estamos em guerra, e como eu disse, não acredito que tenha conversa com esses caras, mas Jesus, aquela coisa linda e inocente, acredita que Maggie iria concordar com ele, e Tara já diz que mesmo que Maggie concorde com ele, Rick vai concordar com ela. Partindo dessa premissa é válido abordarmos duas questões importantes. Em primeiro lugar, não acredito que Maggie vá concordar com Jesus, afinal, vocês lembram da Maggie dizendo para Carol no S06E13 que elas não podiam deixar ninguém sobreviver? Então tenho minhas dúvidas se Maggie mudou de ideia quanto a isso, principalmente depois do que aconteceu com Glenn. Em segundo lugar, será que Rick vai concordar mesmo com a Maggie? Não vou falar muito sobre isso, quem acompanha os quadrinhos deve ter alguma ideia no que estou pensando, mas principalmente pela fala de Rick no final do último episódio, indicando que há possibilidade de que sua misericórdia prevaleça sobre sua ira.

Falando em Rick Grimes, ele e Daryl vão até uma mansão onde eles acreditam que Negan esteja escondendo armas, segundo informações do Dwight, mas pelo andar da carruagem, a informação não foi muito boa, já que eles não encontraram as armas, mas encontraram uma puta de uma resposta para uma dúvida que assombra todos desde a primeira temporada do show: Morales sobreviveu ou não? Sobreviveu sim! E ainda virou um dos capangas de Negan. Com certeza a série deve abordar o que aconteceu desde que ele se separou do grupo junto com sua mulher e dois filhos e como ele acabou se tornando parte dos Salvadores, pois se tem uma coisa que The Walking Dead não deixa, é ponta solta.

Introduzir o Morales a essa altura da série foi uma grata surpresa e uma forma surpreendente da produção homenagear a primeira temporada do show, o que vem sendo um tema recorrente nessa temporada. Pelo que pude perceber, ele já sabia que o Rick que eles estavam enfrentando era o Rick Grimes que ele conheceu em Atlanta lá no início, mas como Morales mesmo disse, Atlanta foi a muito tempo atrás. A aparição de Morales foi precedida de uma outra aparição, um bebê, que até agora só podemos presumir que seja filha daquele homem com quem Rick lutou ou talvez uma baby Morales? Não sabemos, mas tenho certeza que isso será respondido em breve, quem sabe no próximo episódio.

Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e acontecendo freneticamente, para alegria e satisfação de boa parte da base de fãs, mas a guerra só começou e as baixas também. Quais suas apostas para o próximo episódio? Será que Morales realmente se converteu aos Salvadores ou vai mudar de ideia e fechar com Rick? E o Dwight hein? Será que ele não está ajudando mesmo ou Negan já sacou a dele e está conscientemente mandando o papo errado para ele sabendo que ele vai passar a planta para o Daryl? Só nos resta especular, então vem cá com a gente enquanto domingo não chega!

PS¹: Oi Aaron, é Jesus, vi que Eric tomou um tiro, queria saber se está tudo bem… (Brincadeira, eu adoro o Eric)

 

The Walking Dead vai ao ar todo domingo, legendado, às 23h30 e toda segunda-feira, dublado, às 23h15, na Fox.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Publicidade
Comentários

EM ALTA