Siga-nos nas redes sociais

Análises

A importância do Emmy e o que significa para The Walking Dead recebê-lo

Publicado há

em

No dia 10 de julho, as atenções estarão voltadas para a Academy of Television Arts & Sciences (Academia de Artes e Ciências Televisivas). O motivo? O anúncio dos indicados ao prêmio Emmy Award 2014, o Oscar da televisão americana.

A premiação é voltada para os programas transmitidos em canal aberto ou a cabo durante o horário nobre (das 18h às 02h) entre 1º de junho a 31 de maio. Além disso, os que tiveram pelo menos 51% dos telespectadores nos Estados Unidos.

Não é nada fácil entrar na seleta lista de indicados do Emmy! Uma série pode ter uma enorme popularidade e audiência, mas se ela não tiver o seu nome entre os escolhidos para a premiação, o show começa a receber os “olhares tortos” dos profissionais que atuam no gênero televisivo. E isso aconteceu com The Walking Dead no ano passado…

Foram dias com todos que envolvem a série tentando entender e, até mesmo, explicar a falta de indicações em tantas categorias que o prêmio dispõe. Foi desde uma revoltada resposta do ator Norman Reedus até um gélido “Vou avaliar” do criador da HQ, Robert Kirkman.

O episódio não foi somente uma surpresa para a produção do drama zumbi, mas, também, para a imprensa televisiva e para a produção e atores de outras séries. No final, a não nomeação ficou conhecida como “a afronta do Emmy a The Walking Dead”.

Mas, afinal, porque é tão importante ganhar um Emmy? Algumas vezes, um Emmy pode dar uma sobrevida a um menosprezado, mas bem realizado programa. Na década de 1980, a Hill Street Blues, uma série policial dramática da NBC, foi muito criticada e não apresentou uma boa audiência em sua última temporada. Porém, ganhou o Emmy de ator, roteiro e melhor série de drama. Foi o que a salvou do cancelamento.

TWDS4_EmmyAd_Carol_FM1_html

Para um ator, ganhar o prêmio significa alavancar a sua carreira e ter o reconhecimento do seu trabalho vindo daqueles que são os especialistas no assunto. Já para o show, é simplesmente colocar o valor da série nas alturas, consagrando-a no hall das melhores séries já apresentadas na televisão americana.

As pessoas que trabalham em programas elegíveis podem ser indicadas por si próprias para a premiação. Os produtores de televisão muitas vezes anunciam publicamente nos jornais antes de iniciarem as indicações do Emmy, tentando conseguir votantes para verem seus programas. E, depois que são anunciadas, é claro que mais anúncios são realizados para promoverem as indicações.

E é assim que o canal AMC e a produção de The Walking Dead vêm trabalhando nos últimos meses para o Emmy 2014 com a bela campanha “Algo de Humano”, dando aos votantes da premiação um olhar para a humanidade dos personagens dentro do drama zumbi, concentrando-se nos momentos de emoção dos roteiros e performances dos atores, ao invés de enfatizar os efeitos especiais da série.

A forte divulgação vem sendo feita através dos cartazes que promovem a temporada passada, sejam em sites, revistas, redes sociais dos atores, mas, principalmente, em enormes outdoors espalhados nos mais diversos lugares das principais cidades dos Estados Unidos.

O que significaria para The Walking Dead ganhar o Emmy 2014? Certo… seria uma revanche em cima da própria premiação pelo “esquecimento” e afronta feita a série no ano passado.

Mas olhando para o lado do que representa para a série ser indicada e receber este prêmio, seria a total consagração da série e o seu nome elevado a um dos melhores shows televisivos da história. Para os atores, seria deixar de serem conhecidos somente pelo personagem, e, sim pelo seu nome em relação a sua carreira para com os profissionais da área, tornando-se uns dos melhores atores de seriados televisivos.

Na corrida pelas indicações, a AMC e produção inscreveram, além da parte técnica da série, as performances dos seguintes atores:

Melhor ator em série de drama – Andrew Lincoln
Melhor ator coadjuvante em série de drama – Scott Wilson, Norman Reedus, Chandler Riggs e Chad Coleman.
Melhor atriz coadjuvante em série de drama – Melissa McBride, Danai Gurira, Lauren Cohan e Emily Kinney.

São estes os que carregam em seus ombros a responsabilidade de suas performances agradarem aos jurados e levarem a quarta temporada The Walking Dead ao Emmy 2014. Apesar do peso da responsabilidade, eles estão contando com um lindo, enorme e admirável apoio dos fãs americanos, que estão incansáveis na divulgação da campanha.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 25 de agosto, em Los Angeles, será apresentada pelo comediante Seth Meyers e transmitida pela rede NBC. Os prêmios para as categorias técnicas (que nos EUA são conhecidas como creative arts) serão entregues no dia 16 de agosto.

O Emmy é realmente assim tão importante para tamanha movimentação do canal, dos atores e dos fãs? Qual a sua opinião sobre a produção de The Walking Dead está tão focada na premiação? Deixe seus pensamentos nos comentários abaixo.

TWDS4_EmmyAd_Rick_Carl_FM1_html

Publicidade
Comentários

EM ALTA