A The Walking Dead Deluxe 16 foi publicada em 2 de Junho de 2021 nos EUA, dando continuidade às publicações das edições coloridas dos quadrinhos.
A edição conta com cartas enviadas por fãs/leitores com comentários e/ou perguntas à equipe e ao próprio Robert Kirkman. Essas cartas foram respondidas durante o lançamento original em preto e branco em uma das seções de conteúdo extra chamada de “Letter Hacks”.
Porém, a cada 6 novas edições lançadas, Robert Kirkman e Sean Mackiewicz (Editor da Skybound) estarão respondendo à cartas atuais que forem enviadas ao e-mail walkingdead@skybound.com (ou seja, além das cartas antigas também teremos cartas novas). A próxima edição que terá cartas atuais é a The Walking Dead Deluxe 19.
Além da Letter Hacks, um dos outros conteúdos extras e super especiais que tem na The Walking Dead Deluxe é o “Cutting Room Floor“, onde o Kirkman comenta sobre os principais tópicos e o porquê das decisões do roteiro.
Abaixo, está a Letter Hacks de The Walking Dead Deluxe 16 que continua a responder as cartas.
LEIA TAMBÉM:
– The Walking Dead Deluxe 15 – Letter Hacks: Respondendo aos fãs
Cara, essa é uma edição DIFÍCIL, já que a descoberta das cabeças zumbificadas das gêmeas ainda me faz sentir arrepios. MAS também apresenta o desfecho do momento mais icônico de Tyreese e realmente o marcou como favorito dos fãs. Talvez nossos personagens favoritos sejam definidos por quem consegue sobreviver. Shane é memorável, mas talvez se tivesse sobrevivido, teria se tornado ainda mais popular que o Negan. Imagine só! De qualquer forma, dê uma olhada nessas cartas da velha guarda que foram publicadas pela primeira vez lá em fevereiro de 2005!
– Sean Mackiewicz
Bem-vindo à edição nº 16. Muita coisa importante está acontecendo nesta edição e nas próximas, então espero que vocês estejam aproveitando a jornada. Temos algumas mudanças significativas reservadas para a série, então segurem-se firme!
Agora, vamos responder algumas cartas.
– Robert Kirkman
Carta 1: Enviada por Alison Smith
“Mas que diabos? Presos!”
Obrigado. Eu sempre quis uma desculpa para usar essa fala do famoso musical da Broadway “My Three Angels”, e agora eu tenho.
E obrigado por permitir que Glenn ficasse com Maggie. Ela é decente, ao contrário de seu pai insano e maluco, Hershel. Também não tente arranjar desculpas para ele. Ao menos que você vá escrever “A Grande Cena de Redenção de Hershel” adiante e tente fazer eu gostar dele, como fez com Donna, e depois o mate. O que está tudo bem, porque desta vez não vou cair nessa, espertinho. Enquanto revisita Hershel, não tenha medo de incluir mais cenas de sexo de Glenn. Desde que Hershel não esteja nelas.
Estou gostando das cenas em que Lori está irritada. É bom vê-la mostrar coragem, realmente transparece na arte! Faz ela contar pro Rick que ela dormiu com o Shane de uma vez. Quer dizer, vamos lá. Ela achava que ele estava morto, Shane salvou as vidas deles, o mundo tinha chegado ao fim, ele era bonitão de um jeito grandalhão e fofo que virava um maníaco insano. Dê a Rick uma chance de agir como egoísta, e depois faça-o superar isso. O que ele vai fazer, pedir o divórcio?
E dê um pouco de bolo de carne para essas crianças. Peço que seja ilustrado com cuidado, por favor. Quero ver a carne assada desaparecendo em suas bocas. Parem de privar essas criancinhas de comida!!!
Isso é tudo por agora.
Robert Kirkman: Hershel é um verdadeiro cabeça de vento, você não ouvirá nenhuma defesa minha. Mas você TEM que sentir pena do cara, ele perdeu uns cinquenta filhos em sete edições.
Carta 2: Enviada por Jeff Martinez
Caro Robert:
Primeiramente, deixe-me dizer que realmente adoro o quadrinho. Não via uma história de zumbis com tanto carisma desde DAY OF THE DEAD. É revigorante ler uma história de zumbis que se preocupa principalmente com as pessoas nessa situação e não foca apenas na situação em si. De qualquer forma, minha pergunta é: eventualmente veremos o jovem Carl e a Sophia crescidos lutando contra zumbis em edições futuras?
Robert Kirkman: SE Carl e Sophia SOBREVIVEREM tanto tempo, adoraria vê-los adultos nesta história. O problema é que não gosto muito quando os quadrinhos de repente dão um salto de dez anos no futuro… e ainda não estou convencido de que estarei escrevendo este quadrinho daqui a dez anos. Certamente adoraria… mas veremos. Vou ter que me lembrar de não matar Carl ou Sophia, caso acabemos fazendo o quadrinho durar tanto tempo.
Carta 3: Enviada por Sophea e Nicole
Letter Hacks,
Já faz um tempo desde a última vez que escrevi, mas conversei com a Nicole (namorada) sobre gravarmos a nossa leitura de The Walking Dead; a ideia matou ela só de imaginar (trocadilho intencional). O quadrinho favorito dela costumava ser Y: The Last Man, mas depois de ler o primeiro encadernado de The Walking Dead, Y: The Last Man agora é o seu segundo quadrinho favorito. A arte de Adlard está melhorando tremendamente a cada edição; eu realmente admiro suas habilidades de contar histórias.
Muitos artistas “populares” de hoje não tem essa habilidade. Eu mesmo não sou um artista, mas quando leio uma história de um artista que não tem habilidades assim, é realmente desanimador; a história fica confusa. Ah, parabéns pelo Marvel Team-Up. Li as duas primeiras edições e gosto de como você equilibra o drama, a comédia e a ação. As pessoas precisam disso, cara. Continue escrevendo e nós continuaremos comprando. Obrigado pela seção de cartas. Vejo que a Marvel está trazendo de volta devido à demanda popular. Posso estar errado, mas os esforços de Bendis e os seus em manter uma seção de cartas provavelmente os ajudaram a entender por que uma seção de cartas faz parte da experiência de leitura de quadrinhos. Qual é, Stan Lee sabia o que estava fazendo com a seção de cartas.
Dormindo com um olho aberto.
Robert Kirkman: Toma essa, Brian K. Vaughan! São DOIS leitores que fizeram Y cair do primeiro para o segundo lugar por causa deste quadrinho. Você, careca, careca… oh, como você deve estar sentindo a picada da mágica de THE WALKING DEAD. Tome isso! Hein? Números de vendas? O quê? Vocês ainda precisam gravar uma das suas leituras para mim. A vida não estará completa até que eu ouça isso.
Carta 4: Enviada por David Johnston
Olá novamente, Sr. Kirkman,
Tudo bem, eu sou um idiota. EU TINHA mais perguntas. Estou me perguntando se algum dia descobriremos o que aconteceu com Morgan Jones e seu filho Duane? (ÓTIMA referência ao original Night of the Living Dead, aliás… Tenho certeza de que o Sr. Jones ficaria animado em ter um personagem com o nome dele, se ainda estivesse vivo).
Desculpe por enviar dois emails tão seguido. Estou um pouco devagar por conta das preparações para o Natal!
Cuide-se!
Robert Kirkman: Tenho certeza de que eventualmente voltaremos a Cynthiana, Kentucky, e à família Jones. Quando faremos isso, ninguém sabe.
Carta 5: Enviada por Chuck Gibson
Oi Robert,
Eu sou Chuck Gibson — fui arte-finalista profissional por 10 anos e fã de quadrinhos nos últimos 25 anos. Continuei lendo os sites de notícias — Robert Kirkman, Robert Kirkman, Robert Kirkman, ok — estou cansado de ouvir falar desse cara Kirkman. Ele não pode ser tão incrível assim afinal…
Nunca tinha visto os quadrinhos. A loja de quadrinhos mais próxima fica a 200 milhas de distância de mim. Felizmente, alguém digitalizou várias edições, que baixei ilegalmente — desculpe, não tive escolha — depois de ler algumas, eu teria comprado edições antigas de bom grado. Li 4 edições até agora e tem MUITO mais aqui do que eu estava esperando, tive que te mandar uma mensagem sobre isso. Eu consigo ver que você provavelmente cresceu lendo os mesmos escritores na Marvel e na DC que eu e eu queria te contar que eu consigo enxergar completamente a qualidade no que você faz.
Mesmo quando estou perto de uma loja de quadrinhos, sou muito seletivo sobre o que compro. A maior parte do que está por aí é lixo completo — pelo menos da última vez que olhei. Sou muito criterioso sobre no que gasto meu tempo para ler. O melhor elogio que posso te dar é que quando leio uma edição disso, sinto a mesma sensação de ‘não é suficiente e mal posso esperar para ler a próxima’ que costumava ter quando era criança. Ninguém me faz sentir assim há muito tempo com uma história. Tiro o chapéu para você, meu amigo. Você arrasa!
Melhores cumprimentos.
Robert Kirkman: Obrigado por ser honesto comigo sobre os downloads ilegais, Chuck… mas ainda vou chamar a polícia… seu ladrão fodido.
Carta 6: Enviada por Matt
Oi Robert!
Quero dizer isso com toda sinceridade, nunca, jamais me senti compelido a escrever para um autor de quadrinhos antes, NUNCA! Sério mesmo.
Dito isso, eu amo esse quadrinho! Conto para todo mundo que conheço constantemente e todos concordam, você está lançando o melhor material relacionado a zumbis nos dias de hoje. Este é o primeiro quadrinho que já li em que não tive nenhuma reclamação, absolutamente nenhuma!
No entanto, o seu quadrinho está me deixando seriamente abalado. Mensalmente (mais ou menos, mas ei, todo mundo se atrasa às vezes. Só não comece a andar com o Kevin Smith porque eu não vou esperar um ano por nenhum quadrinho). O seu quadrinho me mata. Tenho escrito um quadrinho interminável de zumbis e até que o seu quadrinho fosse lançado, eu achava que estava com algo bom, mas comparado a este quadrinho, o que escrevi nem se compara. Você me fez repensar toda a minha abordagem e frequentemente eu decido desistir ou recomeçar tudo do zero.
Portanto, o lado positivo é: você está poupando o mundo de mais um quadrinho de zumbis ruim. O lado negativo é, depois de ler outra edição, eu estou frequentemente questionando minha habilidade como escritor, porque se minha história não pode ser tão boa quanto essa, prefiro vê-la pegando fogo do que impor isso a algum pobre leitor.
Bem, isso saiu do meu peito. De qualquer forma, perguntas:
1) Os zumbis. Eles se decompondo? Eventualmente eles vão simplesmente apodrecer? Eles estão se decompondo de alguma forma?
2) Você alguma vez vai abordar a origem da epidemia de zumbis?
3) Os personagens alguma vez vão adotar uma atitude ofensiva em relação aos zumbis? (Eu acho que isso seria inevitável. Mas o que eu sei?)
4) Você abordou brevemente como os zumbis diferenciam humanos de zumbis e sugeriu que isso é feito pelo olfato. Você vai explorar mais alguma coisa sobre os zumbis? Acho isso intensamente fascinante por algum motivo.
5) Por quanto tempo essa série vai continuar? (É meu quadrinho favorito atualmente.)
6) Os zumbis também comem animais. Alguma vez vão existir animais zumbis? (Por favor, Deus, não.)
7) Todos vão estar mortos no final?
Os seguintes são pedidos/sugestões:
1) Por favor, não faça os zumbis ficarem mais inteligentes. Acho essa ideia completamente repugnante e sinto que vai ser a única razão pela qual vou realmente odiar o novo filme de zumbis do Romero.
2) Por favor, quando você introduzir os ‘sobreviventes maus’, eles podem não ser motoqueiros? Isso já foi feito até a exaustão. (Acho que tipos de milícia teriam se saído bem nessa situação, não?) Eu sempre senti que os sobreviventes “maus” eram os verdadeiros vilões nos filmes de zumbis. Os zumbis estão apenas fazendo o que é natural, e você não pode realmente culpá-los. Os antagonistas humanos realmente precisam ser perturbados e maus para olhar em volta para hordas de pessoas mortas-vivas e ainda escolher serem uns merdas. Eu confio que o que quer que você crie será ótimo, mas por favor, nada de motoqueiros. A menos que você queira colocar alguns motoqueiros sendo mortos por alguém pior, isso seria ótimo. Realmente odeio a ideia de motoqueiros como grandes sobreviventes do apocalipse, isso simplesmente não faz sentido para mim. Minha família está cheia de motoqueiros e acredite em mim, eles são os mais descoordenados, estúpidos, de visão curta, alcoólicos fodidos do planeta. Acredite em mim, eles não sobreviveriam.
3) Por favor, nada de meteoros ou cometas misteriosos ou qualquer coisa do espaço como resposta para a praga. Essa ideia é pior que fraca.
4) Os sobreviventes realmente não estão pensando em termos de defesa. Deve haver um arsenal da Guarda Nacional em algum lugar, entende o que estou dizendo? Além disso, ou uma loja de armas? Cada prisão está localizada perto de uma cidade e, provavelmente, essa cidade tem uma loja de armas nela. Falhando nisso, sempre há o Wal-Mart!
5) Por último, mas certamente não menos importante: CONTINUE MATANDO PESSOAS!!! Quando o filho do Rick levou um tiro, quer dizer, uau! (Mesmo que ele tenha sobrevivido.) Aquilo foi a coisa mais ousada que eu tinha visto desde o final da edição “Como Aprendi a Amar o Senhor” de “Preacher”. Eu nunca estive tão ansioso para colocar minhas mãos na próxima edição de um quadrinho na minha vida! Isso foi bom. Acabei de terminar a edição No 14 e wow! Eu estava pensando que a filha de Tyrese e o namorado dela nojento iam matá-lo. O suicídio nem passou pela minha cabeça.
Uma pergunta a mais, no entanto: Se a filha de Tyrese não foi mordida, como diabos ela voltou como zumbi? É algo transmitido pelo ar ou o quê?
Isso é tudo. Eu amo o quadrinho, vou continuar comprando várias cópias, as graphic novels, etc, e vou continuar dizendo a todos que conheço que esta é a melhor história de zumbis já escrita.
(Eu posso ser zoado por isso, mas Romero não ganha em nada de vocês!)
Continuem com o trabalho excepcional!
Robert Kirkman: Se você tem uma história medíocre de zumbis para contar, por favor, conte. O fato de ser ruim não está impedindo ninguém mais.
Perguntas:
1) Eles se decompõem em uma taxa muito mais lenta do que um corpo morto normal.
2) Não.
3) Você realmente gostaria de descobrir algo assim em uma seção de cartas?
4) Coisas assim vão surgir de vez em quando à medida que nossos personagens aprendem cada vez mais sobre os zumbis. Ah, e essa coisa do cheiro é apenas uma teoria que os personagens têm, não foi comprovada.
5) Enquanto for possível. Pelo menos um ano depois do ponto em que DEVERIA terminar, não há uma data exata para isso.
6) Sem animais zumbis.
7) Não faço a mínima ideia.
Sugestões:
1) Nenhum zumbi inteligente. Você odeia o novo filme do Romero e ele nem foi LANÇADO ainda? Isso é estranho.
2) Cara… motoqueiros são como baratas… eles podem sobreviver a qualquer coisa.
3) Viu, É POR ISSO que nunca vou revelar o que aconteceu. A maioria das razões possíveis é ruim e/ou inacreditável.
4) Eles já foram a uma loja de armas — agora eles têm aquele sistema de cerca de três níveis irado na prisão. Eles estão focados na defesa.
5) Ah, sim… pessoas vão continuar morrendo.
Sim, é algo transmitido pelo ar… tem que ser, né? Continue espalhando a palavra, Matt.
Carta 7: Enviada por Steve Guistolise
Caro Letter Hacks,
Acabei de pegar a edição No 14 e devo dizer que The Walking Dead está ficando melhor a cada edição. Nunca escrevi para um quadrinho antes, mas tive que dar um aval positivo para o seu ótimo quadrinho. Também sou membro do fórum de allthingszombie.com e acredite, você tem muito apoio de nós. Continuem com o ótimo trabalho pessoal.
Robert Kirkman: Quantos de vocês realmente nunca escreveram para um quadrinho antes? Estou começando a ficar um pouco desconfiado.
Carta 8: Enviada por Clarence
Caro Walking Dead,
Não irei mais ler a sua seção de cartas. Isso porque acabou se transformando em um monte de fãs dizendo a você como escrever seu quadrinho.
Eu gosto de ler o seu quadrinho.
Apenas… você deveria fazer o Invincible aparecer e matar todos os zumbis. Isso faria o quadrinho ser bom. Porque sou eu escrevendo o quadrinho, não só comprando nas prateleiras e tentando escrevê-lo para você. E ele é o Invincible, e o que for.
Robert Kirkman: Cara, você me disse que ia parar de ler a seção de cartas porque as pessoas estão dando muitas sugestões sobre o que fazer no quadrinho, e então você foi e sugeriu algo que eu deveria fazer no quadrinho. Eu não entendo, cara… você está fazendo algo que odeia ver outras pessoas fazerem. Estou confuso.
Carta 9: Enviada por Jenn Lee
Letter Hacks!
Ah, faz um tempo desde que enviei uma carta das minhas divagações para vocês, pessoas fabulosas. Culpo isso em não conseguir ir à minha loja de quadrinhos com a frequência que deveria. Para minha grande surpresa, consegui pegar as edições 10-13 depois de perder os dias de lançamento de novos quadrinhos nos últimos dois meses. Aquilo foi um inferno, puro inferno… foi bom ter tanta leitura de uma vez. A espera valeu a pena.
Sinceramente, só tenho elogios para essas edições. O pequeno Carl é possivelmente meu personagem favorito (depois do Rick, é claro). Ele ainda é tão inocente em meio a toda essa porcaria que aconteceu. Mas ele ainda é tão protetor quando se trata do papai dele. Adoro isso. A cena dele puxando a arma foi brilhante. Eu realmente torci pelo garotinho. Estou tão feliz que você está mantendo o personagem dele por mais tempo do que nos fez acreditar, Robert.
A edição 14 foi fantástica! O trabalho do Charlie nunca esteve melhor. Todos nós sabemos o quanto eu amei o trabalho do Tony nesse quadrinho, mas o Charlie me impressiona mais e mais a cada vez que uma nova edição sai. Sou um grande fã das sombras pesadas e da sensação áspera de seus traços. Isso se encaixa perfeitamente na história.
E um final de gancho também?! Estou sendo mimado.
Eu estava me perguntando o que Julie e Chris estavam fazendo. Mas eu não esperava POR ISSO! Legal. Então agora não é apenas transmitido por mordidas, certo? Novamente, muito legal.
Preciso parar de adiar tanto minhas cartas de fã. Elas ficam muito longas. Ok, o que vem a seguir? AH! Ver o Simon Pegg foi uma surpresa adicional. Eu o adoro. Se soubesse que vocês imprimiam fotos (em ocasiões especiais, tenho certeza), talvez tivesse mandado uma minha de fantasia de Halloween. Embora, não tenho tanta certeza se quero minha cara bagunçada impressa no seu quadrinho. Já há muita beleza zumbi dentro dele. Não precisamos de um eu zumbi nas cartas de fã. Heh.
Robert, não deixe que aqueles que optam por reclamar sobre os atrasos do quadrinho o afetem. Eu sei que você, o Charlie e o Cliff (e até mesmo o Tony com suas capas maravilhosas) trabalham duro para nos dar um quadrinho que oferece o melhor possível. The Walking Dead vale a pena a espera e você sempre terá fãs que estão pacientemente babando pela próxima edição.
Eu inclusa. Minha camiseta está uma bagunça.
Robert Kirkman: Fico feliz em saber que você ainda está curtindo o quadrinho, Jenn. Eu entendo as reclamações das pessoas sobre os PEQUENOS atrasos que experimentamos, mas imprevistos acontecem, sabe. Sempre vamos ficar para trás e correndo atrás. Isso é apenas a natureza de um quadrinho onde a equipe criativa nunca faz edições para enrolar. Certamente, isso não deveria te fazer pensar que somos menos dedicados a esse quadrinho.
Carta 10: Enviada por Bobby W. Chamberlain
Não consigo acreditar que você fez isso de novo comigo! Nunca teria pensado que os dois pombinhos iam se matar na última edição!!!!!!! Algumas perguntas, quando o exército vai aparecer? Deve ter alguém lá fora!!!!!!! Bebê zumbi em alguns meses? Espero que não — isso seria horrível!!!!!!! Alguma chance de vermos a cidade natal do Rick em breve? A propósito, adoro os outros quadrinhos da outra empresa que você tem escrito — team-up é demais!!!!! Havia outros policiais na cidade do Rick? Não podem ser apenas dois — a menos que você esteja em Mayberry!!!
Continuem com o ótimo trabalho!
Robert Kirkman: Caramba, Bobby. Guarde alguns pontos de exclamação para o resto de nós! (Viu, cara, só sobrou um). O exército está por aí de alguma forma, mas ainda não os vimos. Bebê zumbi? Hmm… essa é uma boa ideia… Havia muitos outros policiais na cidade do Rick, mas o lugar já tinha sido evacuado quando o vimos.
Carta 11: Enviada por Paul Johnson (Ohio)
Ei, Kirkman e equipe –
Eu simplesmente AMO The Walking Dead. Continuem com o bom trabalho, pessoal! Deixando isso de lado, tenho apenas uma pergunta / sugestão. Onde exatamente está Rick e seu grupo (sua localização, na história) agora? Da última vez que estava prestando atenção, eles estavam em algum lugar do Sul…
Não sei se vocês são grandes leitores de mangá, mas no final de cada Battle Royale, eles acompanham a localização e movimentos dos personagens principais (relacionados a um mapa) para que os leitores não se percam. Vocês deveriam fazer algo parecido de vez em quando. Vocês até poderiam criar um mapa de uma perspectiva de um dos personagens principais e desenhar onde eles estiveram, etc. Desenhar pequenos crânios e ossos cruzados em Atlanta, no condomínio e em outras áreas “mortas” pelas quais passaram, e escrever “CASA” na área onde fica a prisão, desenhar setas para mostrar o caminho que percorreram, etc…
O que vocês acham? O que acha dessa ideia?…
Obrigado por ler.
AH! – Quase esqueci – Aliás, veremos Morgan e Duane novamente? E veremos mais personagens novos em breve? Só curiosidade. Obrigado…
Robert Kirkman: Caramba, vocês estão loucos para ver o Morgan e o Duane novamente… Deveria realmente começar a trabalhar nisso. A prisão fica em algum lugar ao sul de Atlanta, mas ainda na Geórgia. Eles não viajaram muito longe. Eles não sabem exatamente onde estão, então não vejo motivo para nós sabermos também. Portanto, pelo menos por enquanto, nada de mapa.
Carta 12: Enviada por Dann Lenard (Sydney, Austrália)
E aí, pessoal.
Acabei de ler um monte de THE WALKING DEAD seguidos e tive algumas ideias aleatórias que queria compartilhar com vocês:
1) O ZOMBIE SURVIVAL GUIDE tem uma resposta interessante para a pergunta “Por que os animais/micróbios não comem zumbis?” É porque a carne deles se torna venenosa uma vez contaminada pelo que causa a zumbificação. Animal come zumbi, animal morre. Simples assim. O livro também sugere que os zumbis apodrecem mais devagar devido ao vírus (ou o que quer que esteja correndo em suas veias), também. Zumbis podem durar décadas em climas secos e frios, mas vão se decompor mais rápido em climas tropicais e úmidos. Ideias interessantes, né?
2) Você leu a graphic novel de zumbis Blood, Sweat & Fears do Marshall Law? Uma grande visão do gênero zumbi, eu acho.
3) Simon Pegg gosta do seu quadrinho?!!!! Isso é tão legal pra caramba! Ei, se você amou SHAUN OF THE DEAD (e, sinceramente, quem não amou?), então você deveria conferir os DVDs das duas séries de TV mais conhecidas dele, BIG TRAIN e SPACED. Elas são bizarras, especialmente SPACED, que tem muitos dos mesmos elementos cômicos de SHAUN OF THE DEAD e conta com vários do elenco do filme também.
4) Ah, sim, quanto ao próprio quadrinho, achei as reações de Hershel ao Rick e cia. na no 12 um tanto irreais. Ele está disposto a atirar no Rick a qualquer momento, mas aceita o Glenn ficar, mesmo depois que o garoto transou com a filha dele? Uh… isso não soa muito verdadeiro para mim. De qualquer forma, o grupo pegou a van e foi embora, então quem se importa?
5) Adoro a direção para onde vocês estão indo com a ideia da prisão. Mal posso esperar para ver onde isso vai parar.
6) Finalmente consegui minha edição do Nº 13 depois de um atraso de várias semanas. Parece que o primeiro lote enviado para a minha loja de quadrinhos em Sydney teve alguns problemas sérios de impressão errada (páginas duplicadas, outras páginas faltando). Pelo menos minha cópia do segundo lote estava bem.
Desculpem por ter divagado tanto. Continuem com o bom trabalho e tudo mais.
PS: Will Eisner está morto? Caramba, estou deprimido.
Robert Kirkman: Eu amo Marshall Law, é um quadrinho incrível. Super-heróis britânicos no auge. Hershel era um homem frenético e irracional. Levar isso em consideração deveria tornar suas ações mais críveis. Sim… Will Eisner, isso foi um baque na cabeça. Na verdade, eu estive presente na última cerimônia do Prêmio Eisner dele. A indústria perdeu outra lenda.
Carta 13: Enviada por Kelvin Green
Oi, Kirkman,
Só estava me perguntando: alguém previu que as crianças estavam envolvidas em um pacto de suicídio? Ou você simplesmente não imprimiu a carta de alguém que sacou, para preservar a reviravolta? Eu percebi isso um tempo atrás, mas a reviravolta adicional de o namorado sobreviver foi um golpe de mestre que eu não vi chegando, então bom trabalho nisso. Supondo que Tyreese sobreviva a ser mordido por sua filha, a situação levará a algumas interações de personagens divertidas. Ótimo gancho também, aliás. Tyreese é suficientemente legal e popular para não sobreviver, eu suponho.
E é só comigo, ou o prisioneiro mais suspeito não é o viciado em drogas ou o assassino, mas o contador sinistro? Não sei se é só porque ele é contador, ou porque ele se parece um pouco com o nazista com cara de porco de Raiders of the Lost Ark, ou se é apenas a maneira sinistra como seu artista Charlie Adlard o desenhou quando ele contou ao grupo pelo que estava lá, mas eu não confio nele. Ele provavelmente está trabalhando para os alienígenas. Ou é um alienígena disfarçado.
Robert Kirkman: Algumas pessoas (pelo menos uma) no meu fórum em www.imagecomics.com adivinharam. Mas felizmente, apenas umas 25 pessoas leram essas postagens, então eu surpreendi alguns de vocês. Ninguém escreveu sobre isso, felizmente. Olha só o olho de águia que você tem. O contador ERA sinistro, como visto na última página desta mesma edição. Vou admitir, essa foi um pouco mais óbvia do que deveria ter sido, mas pensei com certeza que sua obviedade a tornaria menos óbvia, tornando-a assim uma surpresa… bem, ainda tenho mais algumas reviravoltas na manga.
Carta 14: Enviada por Chip
Zombiólogos,
Acabei de pegar o Nº 14. Duas semanas atrasado. Espero que isso chegue a vocês a tempo de ser incluído na edição… 16? 17?
Primeiramente, eu tenho que elogiar bastante o Charlie e o Cliff. Além do Tim Sale, eu não conheço ninguém, exceto vocês, que possa representar um elenco de personagens individuais como eles. O ritmo visual é simplesmente inspirador. Estou continuamente impressionado com como vocês dois conseguem tornar conversas loooongas visualmente envolventes. Estou achando desafiador tornar cenas de luta interessantes, e é engraçado o quanto estou aprendendo sobre narração visual (quantas vezes mais posso usar essa palavra?) a partir da abordagem de vocês para renderizar momentos relativamente tranquilos. Continuem ensinando. Eu estou prestando atenção.
Rob, esta foi uma das edições mais bem escritas até agora. Pontos em questão: a explicação criativa de Andrew sobre sua responsabilidade pelos zumbis (tanto engraçada quanto triste); o pânico hilário de Dexter quando Rick quase abriu a porta do “banheiro”; a abertura da porta da academia; toda a parte sobre Rick convidando Hershel para se mudar, e a calma aceitação do convite por Hershel (continuo espantado com o quão bem você está criando pessoas reais e imprevisíveis); Lori explodindo com Rick e depois tendo um surto hormonal; e a última página… surpreendente e poderosa.
Assim como estou aprendendo com a arte, estou aprendendo igualmente com sua escrita. Definitivamente, não estou pronto para um quadrinho com elenco amplo, mas a precisão com que você está esculpindo esse elenco é maravilhosa e muito instrutiva.
Você está moldando um épico sincero.
Acho que evitei o trabalho o suficiente. Obrigado, Rob, Charlie e Cliff.
Nos vemos no próximo mês.
Robert Kirkman: Sim, cara… somos todos incríveis mesmo. Concordo totalmente. Mas tenho que dizer, você realmente esqueceu de mencionar o ótimo trabalho que o Cliff está fazendo. A profundidade, os efeitos de iluminação e tudo mais que ele adiciona às páginas do Charlie é algo impressionante de se ver. Então, da próxima vez que você escrever uma carta entusiasmada sobre esse quadrinho… mencione o Cliff um pouco mais… e eu, mencione-me um pouco mais. O Charlie já está bem coberto. Ah, você também poderia ter dito algo sobre a capa do Tony.
Carta 15: Enviada por Mike Fish
Caro Robert e Charlie (e às vezes Tony?),
Só quero dizer o quanto a série The Walking Dead se tornou incrível. Eu tinha lido sobre ela na revista Wizard e decidi conferir através do primeiro encadernado. Sou um grande fã de Dawn of the Dead (ambas as versões) e 28 Days Later, então foi legal ver uma série em quadrinhos assumindo o universo divertido dos zumbis. Fiquei um pouco preocupado no início com a introdução de TWD ser um pouco parecida com o filme 28 Days Later, mas então, eu sei como é com as coincidências. (uma história para outra hora). De qualquer forma, corri imediatamente de volta à loja de quadrinhos e peguei o segundo encadernado. Tenho que dizer que ler os números de 1 a 12 de uma vez foi bastante satisfatório, e não consigo ver como poderia esperar mensalmente durante todo esse tempo. Bem, agora estou no número 14 e acho que agora sou um “esperador” como o resto deles. Vi algumas reclamações de que o quadrinho está atrasado, mas eu comecei no número 13, então acho que tive sorte. Agora, vamos às perguntas.
1) Existe alguma chance deste quadrinho ser lançado em cores? Vi algumas páginas de um garoto no fórum da Image Comics que fez algumas colorizações, e eu adorei. Além disso, ajudaria a diferenciar alguns dos personagens às vezes. Eu confundo as garotas o TEMPO TODO, e tenho que voltar e reler para descobrir quem, o quê, quando, onde e por quê. Não me entenda mal, eu amo o preto e branco. Eu só pensei que seria legal ler a série novamente em cores. Então, passando para a pergunta
2) Você poderia fazer uma introdução na primeira página para cada personagem? Acho que ajudaria um pouco a identificar os personagens. Além disso, tornaria um pouco mais emocionante abrir e ver quem ainda está sobrevivendo lá na terra de TWD. E por último, a grande pergunta para mim.
3) Sou um escritor aqui em Los Angeles e quero fazer uma história de zumbis ambientada no seu universo. Então, como alguém faria uma minissérie ou spin-off completo de The Walking Dead, mostrando aos fãs da série regular que existem outros sobreviventes passando pelo mesmo pesadelo em outro lugar? Isso complementaria o quadrinho. Não estou dizendo que posso escrever melhor ou algo assim. Só tenho uma história em mente e acho que seria um bom complemento para a série regular. Enfim, continuem com o bom trabalho e com os emocionantes sustos quando os zumbis aparecem do nada.
Continuem seguindo em frente.
Robert Kirkman: Bem-vindo ao mundo dos “esperadores”. Não se sinta tão mal… você ganha as capas coloridas incríveis como um bônus por esperar.
1. Não. NUNCA. Este não é um quadrinho em cores. Este quadrinho nunca foi destinado a ser colorido, e nunca será.
2. Há planos para fazer algo nessa linha. Esperamos ter isso montado para o próximo número mais ou menos.
3. Não estou interessado em fazer spin-offs. Especialmente não estou interessado em outras pessoas fazendo spin-offs. Não quero tornar este quadrinho menos especial dividindo o público em 2 ou 3 diferentes quadrinhos de THE WALKING DEAD. Não estou criticando você, e normalmente eu não faria isso publicamente, mas a nova coisa neste mês foi “Eu tenho uma ideia para um spin-off de THE WALKING DEAD”. Você é a quinta pessoa este mês a perguntar. Por favor, pessoal, parem de perguntar. Uma pessoa até ficou ofendida quando eu disse para ele não continuar com seus planos de fazer um spin-off. Eu amo todos vocês e aprecio que gostem deste quadrinho e que ele os inspire a criar histórias de zumbis. Nada impede que você faça seu próprio quadrinho de zumbis. Só não pode chamá-lo de THE WALKING DEAD.
E com isso, encerro mais uma coluna de cartas. Obrigado por lerem, espero ver todos vocês de volta aqui no próximo mês! Não me decepcionem.
Com presença épica de Norman Reedus, a CCXP24 finaliza com mais um ano em grande…
Um dia de pura emoção: painéis épicos, atrações exclusivas e momentos inesquecíveis celebrando o melhor…
Mais um dia surpreendente com homenagens emocionantes, estreias exclusivas e painéis repletos de novidades para…
O evento começou com painéis épicos, atrações incríveis e muita emoção, celebrando o melhor da…
O The Walking Dead Brasil traz para você tudo sobre esta noite especial, que destaca…
Saiba tudo sobre a participação de Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead, na…
Esse site utiliza cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "ACEITAR" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
LER MAIS