Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do sétimo episódio, S09E07 – “Stradivarius”, da nona temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!
Dando seguimento a infinidade de mudanças ocorridas em “Who are you now?“, o sétimo episódio da nona temporada de The Walking Dead veio para aguçar ainda mais a ansiedade dos fãs da história e dos quadrinhos de Kirkman.
Com uma temática totalmente propensa a demonstrar a situação dos relacionamentos interpessoais e entre as comunidades, Stradivarius foi cheio de incertezas, com os personagens muitas vezes discutindo histórias que ainda são ocultas para a audiência. Pensando nisso, selecionamos as cinco principais questões deixadas pelo episódio:
Na atual linha temporal, já se passaram nove anos desde o inicio do apocalipse zumbi. A vida de um cachorro, em média é de quatorze anos. Sabemos que os walkers são muito populosos, chegando facilmente a casa dos milhões (ou bilhões). Também sabemos que esses seres são insaciáveis e comem tudo que se move. Por mais que um cachorro seja mais rápido que um deles, hora ou outra pode haver um encurralamento e, o melhor amigo do homem é conhecido também pela sua curiosidade e coragem indomável. É difícil não imaginar que os cachorros se meteriam em meio às hordas latindo ou sairiam simplesmente atacando os mortos até serem mordidos.
Eu realmente amo o fato de termos um cachorro em The Walking Dead agora – e eu espero que esse animal sobreviva até o final da série. Mas se formos organizar a escala natural da nova cadeia alimentar, Cão não teria muita chance de sobreviver sozinho durante tanto tempo.
Aliás, é difícil explicar como todos aqueles cavalos também foram encontrados de uma hora para a outra – e tão bem cuidados – depois de anos de apocalipse. Como esses animais estão sobrevivendo à ameaça zumbi? Qual é o segredo deles? Se tivessem contado para o Rick, metade do grupo não teria morrido, eu acredito.
Daryl já era completamente coberto de cicatrizes – para quem não lembra, lá na terceira temporada em uma briga com Merle, ele acaba expondo diversas marcas deixadas pelos pais alcoólatras na infância – mas em Stradivarius fomos apresentados a duas novas. Uma é o polêmico X que já vimos também nas costas de Michonne. Mas, em um momento de tentativa de estabelecer conexões com o motoqueiro solitário, Henry questiona Dixon sobre a cicatriz em seu rosto. Ele desconversa e foge da pergunta do garoto.
Mas afinal, a cicatriz nas costas de Daryl – que é a mesma que Michonne carrega – tem alguma ligação com a que ele possui no rosto? Qual o motivo da tentativa de abafar a história para o garoto?
Uma das coisas que mais chamaram atenção no episódio foi o fato de Jesus estar totalmente indiferente ao cargo de liderança confiado a ele. Depois de Maggie simplesmente abandonar Hilltop à própria sorte – e para mim, de uma maneira bastante desrespeitosa com o tamanho da personagem para a trama -, o exímio lutador já encarou duas votações em que foi o único candidato. Aparentemente, ninguém mais na comunidade quis arcar com as responsabilidades inerentes ao cargo.
No entretanto, Tara – com ajuda de Enid – é quem está fazendo o verdadeiro trabalho e não faz nenhum sentido o fato de eles não terem entrado em um consenso sobre o assunto. Se Chambler está faz dois mandatos de Jesus trabalhando feito louca e arcando com todas as responsabilidades de ser uma líder e ele não está fazendo exatamente nada para corresponder ao cargo e faz de tudo para demonstrar não querer a incumbência, por que eles simplesmente não formalizam isso? Ou estão justamente os dois tentando fugir do título de líder?
Temos uma cena bastante carregada de horror envolvendo Rosita no inicio do episódio. Espinosa acaba desmaiando por exaustão e quando a vemos de novo, Aaron e Jesus seguem um sinalizador ativado e dão de cara com ela em meio a selva encostada em uma árvore. O disparador está no chão ao lado dela, mas até onde vimos, ela não tinha o objeto antes de desmaiar.
Mais tarde vemos que – em um jogo de câmeras – há alguém espionando os sobreviventes camuflado em meio à mata. As linhas traçadas nos levam a questão: será que os Sussurradores sinalizaram para poder mais tarde descobrir a localização exata da comunidade? Quando eles falam “Onde eles estão? Não deixem que fujam”, será que eles não estavam apenas querendo seguir os dois sobreviventes para saber exatamente o porte do abrigo deles? E se é isso, por que Aaron e Jesus não averiguaram (ou perguntaram para Rosita) de onde havia vindo aquele sinalizador?
Quando Enid reclamou com Tara sobre precisar de uma horta com um espaço maior para poder produzir mais plantas medicinais, acho que toda a audiência foi induzida a pensar que Hilltop tinha um pequeno local de plantio, mas não é isso que o final do episódio mostra. Há uma enorme faixa de terras fora dos muros da comunidade sendo utilizada para hortaliças e aparentemente, os homens seguem trabalhando em aumentar a área utilizável para tal fim.
Fora que, por mais que hajam guardas atentos durante toda a noite, sobreviventes estão em todos os cantos e eles já possuem história suficiente com inimigos dispostos as maiores atrocidades em troca de um prato de comida. Então, não é suficientemente arriscado deixar toda a produção de alimentos exposta no exterior da comunidade? Eles realmente não pensaram em momento algum durante os seis anos em estender os muros para circundar toda a área de terra necessária para a produção?
Michonne passou o tempo todo durante o episódio afirmando veementemente que não iria até Hilltop. Primeiro por uma questão – não revelada – pendente com Maggie e depois, quando Siddiq a informa que Rhee não é mais líder do local e não reside mais lá, ela continua a ter a mesma posição. Entretanto, quando os guardas da comunidade rural a encontram na estrada, Michonne muda de ideia e dispara em direção a área.
É estranho que ela só muda de ideia quando os guardas a informam que Rosita foi encontrada machucada na estrada e levada para eles. Siddiq é médico, qualquer machucado ou ferida que Espinosa tivesse, seria averiguado por ele. Então a presença dela ou não no local continuaria na mesma necessidade de antes. Michonne pressentiu o risco ou já estava predisposta a ir a comunidade e só necessitava de mais um empurrãozinho?
E você, ficou com as mesmas dúvidas? Tem respostas? Tem dúvidas diferentes? Deixe nos comentários, vai ser um prazer respondê-lo(a).
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.
Com presença épica de Norman Reedus, a CCXP24 finaliza com mais um ano em grande…
Um dia de pura emoção: painéis épicos, atrações exclusivas e momentos inesquecíveis celebrando o melhor…
Mais um dia surpreendente com homenagens emocionantes, estreias exclusivas e painéis repletos de novidades para…
O evento começou com painéis épicos, atrações incríveis e muita emoção, celebrando o melhor da…
O The Walking Dead Brasil traz para você tudo sobre esta noite especial, que destaca…
Saiba tudo sobre a participação de Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead, na…
Esse site utiliza cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "ACEITAR" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
LER MAIS