Siga-nos nas redes sociais

1ª Temporada

[SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1×01 – “Days Gone Bye”

Rafael Façanha

Publicado há

em

Enquanto a série da AMC se aproxima e se afasta do enredo da HQ e adiciona personagens e situações originais, o site UGO juntou algumas comparações para os fãs tanto dos quadrinhos como da série. Verifique as comparações que encontramos e nos conte o que você achou do episodio 01 da primeira temporada de The Walking Dead, “Days Gone Bye” (Dias Passados), nos comentários abaixo.

1. É ASSUSTADOR MESMO

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 001

SERIADO: Com Frank Darabont por detrás das câmeras e Andrew Lincoln com a aterrorizada humildade de Rick Grimes, sua sombria e tensa jornada através do hospital abandonado irá apavorá-lo de uma maneira que uma folha de papel em preto e branco não consegue.

QUADRINHOS: Claro, The Walking Dead foi brutalmente aterrorizante, num sentido existencial, mas poucos livros podem fisgar você da maneira como a tv pode.

2. MAIS SEQUÊNCIAS DE AÇÃO

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 002

SERIADO: Boom! Esqueça o atirador solitário e a pick-up estacionada. Que tal QUATRO atiradores, uma perseguição de carro e, você viu o que aqueles malucos fizeram? Eles CAPOTARAM! Após pegar um dos coletes à prova de bala, Rick baixa a guarda o suficiente para um quarto fugitivo conseguir fugir do carro e acertar Rick pelas costas. Afinal de contas, é TV, então espere mais ação, especialmente no segundo episódio!

QUADRINHOS: Somos agraciados com apenas uma página, mostrando o tiro fatídico – o que colocou Rick no hospital, disparado por um atirador solitário que se recusa a voltar à prisão, tirando a pistola da mão de Shane e o deixando incapacitado de dar cobertura ao seu parceiro.

3. SOTAQUES SULISTAS

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 003

SERIADO: Yee-haw, y’all! O sotaque sulista pegou os leitores antigos de surpresa, mas são fielmente traduzidos, juntamente com outras características sulistas vistas na tela. E pessoal, vocês não querem saber como é difícil filmar naquele calor!

QUADRINHOS: The Walking Dead passa por alguns lugares, mas mantem as raízes no Sul à medida em que a história faz sua jornada por Atlanta, Kentucky e, mais tarde, Washington DC. Mas, a menos que seu eu interior carregue um sotaque sulista, essa ideia jamais lhe ocorreu lendo os quadrinhos.

4. RICK ATIRA NO ROSTO DE UMA GAROTINHA

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 004

SERIADO: A cena de abertura que dá o tom para a série inteira mostra os esforços e a tensão de Rick ao tentar abastecer em um posto de gasolina local, até surgir uma garotinha com um urso de pelúcia. Mas somente quando ela se volta para ele, ele vê metade de sua face devorada e lhe dá um tiro na cabeça.

QUADRINHOS: Rick teve que fazer a sua parte em coisas horríveis para continuar vivo e protegendo a quem ele amava, mas nem mesmo tão cedo em sua carreira como matador de zumbis ele precisou atirar em uma criança.

5. SHANE, NA VERDADE, É ADORÁVEL (E USA CHAPÉU)

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 005

SERIADO: Bem, o Shane de Jon Bernthal na verdade parece ser um parceirão! Além de sua personalidade afável e positiva, Shane ainda dá conselhos para ajudar no casamento tumultuado de Rick (embora haja algo suspeito nessa atitude) e ainda o visita no hospital. Depois ele ainda se torna um líder forte, mesmo envolvendo-se com a mulher de seu melhor amigo “morto”.

QUADRINHOS: Shane teve seus momentos afáveis e não foi apenas um personagem trágico, mas como não o conhecemos realmente antes dos eventos do dia Z, muito do seu desenvolvimento foi feito de forma a mostrar ciúmes sutis, confusão e sua eventual explosão.

6. RICK GRIMES É MAIS DO QUE UM CARA DURÃO

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 006

SERIADO: Andrew Lincoln, ator britânico que interpreta o policial, traz à vida um personagem muito mais determinado e durão, que entende a necessidade de indulgência em um mundo zumbificado. Ainda assim, ele não está acima de suas responsabilidades e pode mesmo atacar seus colaboradores se não levarem as coisas a sério. Não espere muitos sorrisos deste Rick.

QUADRINHOS: Rick Grimes sempre foi um homem da lei, protetor e competente, mas entende qual o lugar dessa lei em uma sociedade com mortos-vivos grunhindo ao redor a cada esquina e prontos para arrancar fora seus olhos. Em um dia apenas de apocalipse zumbi, Rick não teve problemas em colocar a lei no seu lugar, ignorando solenemente o fato de Morgan usurpar a casa do seu vizinho. Não vemos muito de Rick antes da transformação, mas de maneira geral ele parece um cara gente boa.

7. “LAMENTO O QUE ACONTECEU COM VOCÊ”.

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 007

SERIADO: Com ou sem medo, todo o adorável sangrento caos zumbi se mantem intacto (apesar que os zumbis se tornam menos esqueléticos e mais partidos pela metade para fins de efeitos especiais e maquiagem)! O Rick da TV encontra o mesmo walker adorável que está nos quadrinhos e também retorna para dar um fim digno a ele.

QUADRINHOS: Ao sair do hospital, Rick chega perto de um zumbi particularmente deteriorado no gramado. Com pena da pobre alma não-morta, ele volta mais tarde e acaba com a sua miséria.

8. OS PROBLEMAS DE CONFIANÇA DE MORGAN

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 008

SERIADO: Sem dúvidas de que ele ainda está abalado pela morte da esposa, o Morgan da TV tem uma abordagem bem mais hostil à Rick, após o incidente com Duane, apontando uma arma em seu rosto e exigindo saber onde ele se feriu. Mesmo após voltar a si, mais tarde, Morgan ainda desconfia de Rick, a ponto de amarrá-lo e ameaçá-lo até estar plenamente convencido.

QUADRINHOS: Morgan imediatamente reconhece que seu filho atingiu com a pá o rosto de um homem vivo, levando-o consigo inconsciente e esperando ele acordar para um jantar amigável.

9. NÃO PRECISÁVAMOS ASSISTIR UM GAROTINHO TOMANDO BANHO

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 009

SERIADO: Ainda que isso tenha acontecido em off na HQ, Rick descobre que o sistema de água e gás do posto policial ainda funciona, proporcionando aos três um banho quente que eles não esquecerão tão cedo. E não foi nada confortável escrever essa frase.

QUADRINHOS: Duane vai à estação policial com seu pai e Rick, e faz a mesma pergunta a respeito de como se aprende a atirar.

10. DESTA VEZ É PESSOAL!

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 010

SERIADO: O trio ainda encontra um zumbi ao sair da estação policial, mas os eventos que se sucedem são diferentes. Em vez de um errante qualquer, o morto-vivo na verdade é um colega de Rick, Leon Basset, brevemente visto antes durante o tiroteio. Em vez de ignorá-lo, Rick prefere acabar com a miséria de seu colega com um tiro na cabeça, apesar da atenção que isso pudesse chamar.

QUADRINHOS: Morgan, Rick e Duane encontram um errante solitário após sair da estação policial, ainda que separados por uma grade. Rick se prepara para acabar com ele, mas Morgan o alerta que o walker não pode machucá-los, e que é melhor poupar munição para mais adiante.

11. OS ENTES QUERIDOS QUE PARTIRAM

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 011

SERIADO: Bônus! A adorável senhora da família Jones (Jenny) ainda assombra sua família após morrer da febre zumbi, rondando a casa e aterrorizando o jovem Duane. Alguma perspectiva dada por Rick acaba levando à sequência fantástica de Morgan se preparando para atirar em seu grande amor, agora morta-viva, mas nós não ficamos sabendo como ela terminou.

QUADRINHOS: Nenhum. Nem Duane , nem Morgan mencionam algo sobre a matriarca de sua família, e a única menção vem de Morgan, muito, muito tempo depois, após um affair com Michonne.

12. A TURMA DE SHANE APARECE MAIS CEDO

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 012

SERIADO: Rick ainda não sabia o destino de sua família e amigos, graças aos rádios que não funcionavam, mas aqueles que acompanham na AMC sabem antes mesmo de Rick encontrar o seu cavalo que Shane, Lori e os demais estavam cuidando de suas vidas fora da cidade.

QUADRINHOS: Os leitores dos quadrinhos nunca ficaram sabendo até a partida de Rick e Glenn de Atlanta, que ele pertencia a um campo de sobreviventes, que incluíam Shane e a família de Rick, Lori e Carl.

13. UMA VEZ TRAIDOR, SEMPRE TRAIDOR

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 013

SERIADO: Mais do que apenas uma noite, Shane e Lori parecem estar comprometidos em um relacionamento ativo (ainda que secreto) no acampamento dos sobreviventes, saindo escondidinhos para ficarem juntos um do outro. Não apenas por isso, mas é possível inferir por essa facilidade toda e pelo comportamento de Shane antes do acidente de Rick que pode não ter sido a primeira vez…

QUADRINHOS: Ainda que visto oficialmente somente mais tarde, ficamos sabendo que logo após os eventos do apocalipse zumbi e a morte presumida de Rick, Shane e Lori partilharam uma única e apaixonada noite, na beira da estrada, a qual eventualmente resultou na concepção de Judith.

14. SALVAÇÃO DISTANTE?

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 014

SERIADO: Salvação? Miragem? Uma homenagem a Dawn of the Dead? Ou 28 Days Later? Independente do caso, a breve visão que Rick tem de um helicóptero terá um papel importante (ou pelo menos recorrente) mais tarde na série.

QUADRINHOS: Não há equivalente nos quadrinhos, não ainda. Rick, bem mais tarde na história, ouve um helicóptero à distância, mas logo acha o mesmo caído, sem maiores consequências. Para aumentar seus problemas, ele se torna um prisioneiro do Governador.

15. RICK AINDA É UM ESTÚPIDO

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 015

SERIADO: O tom perfeito. Aquele cavalgar e relinchar somente atraiu mais atenção. Rick começa atirar para se defender, sendo salvo apenas pela porta aberta de um tanque. Até mesmo Glenn o repreende pelo rádio: “Idiota!”

QUADRINHOS: Andando a cavalo por Atlanta, Rick encontra alguns zumbis, apenas para fugir deles e se encontrar no meio de uma horda, rapidamente sendo salvo por seu cavalo e por alguns tiros que atraíram ainda mais zumbis. Idiota!

16. COMENDO UM CAVALO MORTO

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 016

SERIADO: O fatídico cavalo recebe o mesmo tratamento, assim como Robert Kirkman desejava – sua carcaça foi uma distração temporária enquanto Glenn instruía Rick como escapar do tanque.

QUADRINHOS: O cavalo resgatado por Rick Grimes de uma fazenda abandonada após seu carro quebrar não dura muito neste mundo, uma vez que ele se encontra cercado de zumbis em Atlanta – que alegremente derrubaram o animal para um lanche rápido.

17. OBRIGADO, GLENN

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 017

SERIADO: De maneira parecida, mas com alguns adicionais para ter mais efeito dramático. O tanque que víamos tantas vezes nunca apareceu nos quadrinhos (pelo menos não tão cedo). Em “Days Gone Bye”, no entanto, o tanque foi um abrigo temporário para Rick e um meio de Glenn captar a sua atenção pelo rádio.

QUADRINHOS: Justamente quando seu companheiro equino se transformou em lanche para os mortos vivos, um Rick em pânico é resgatado por Glenn, que o pega por trás e o acompanha para um abrigo temporário em um terraço próximo.

18. OS MORTOS CORREDORES

COMPARAÇÕES [SÉRIE vs HQ] The Walking Dead – Episódio 1x01 – Days Gone Bye 018

SERIADO: O primeiro episódio isoladamente parece totalmente diverso quando se trata de Walking Dead. Não apenas a garotinha zumbi deliberadamente para para pegar seu ursinho, e a esposa de Morgan deliberadamente procura por sua casa, mas a cor dos olhos e suas atitudes denotam uma horda muito mais esperta do que a que vemos nos quadrinhos.

Além do mais, Darabont foi bem sucedido em criar o “zumbi com velocidade média”, que, longe de correr como um zumbi de remake de Dawn of the Dead ainda rasteja e se locomove com mais velocidade e mobilidade do que os zumbis clássicos de Romero.

QUADRINHOS: É impossível observar a velocidade de um zumbi no papel, mas está bem implícito pelos personagens e também por Kirkman que todos os mortos-vivos seguem as “Regras de Romero”, movimentando-se lentamente e mantendo mínima humanidade e inteligência.

O que você achou do primeiro episódio da primeira temporada de The Walking Dead“Days Gone Bye”? Deixamos escapar alguma coisa dos quadrinhos que deveríamos ter lembrado? Comentem abaixo! Não deixe de conferir também as comparações dos outros episódios.


Fonte: UGO
Tradução: @BinaPic / Staff Walking Dead Brasil

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA