Siga-nos nas redes sociais

Curiosidades

Como Surgiram as Histórias de Zumbis?

Publicado há

em

Eles estão no cinema há décadas, já causaram terror nos videogames, desenhos animados, têm um desfile de rua em várias cidades do planeta e invadiram até a literatura clássica, transformando um dos clássicos de Jane Austen em “Orgulho, preconceito e zumbis”! Mas de onde surgiu a lenda desses mortos-vivos sedentos por carne humana? Por incrível que pareça, os zumbis surgiram de uma crença religiosa, o vodu haitiano. As informações são do site Life’s Little Mysteries.

Os feiticeiros do vodu aparecem em histórias nas quais dão a alguma pessoa um veneno não mortal, mas que faz com que ela pareça estar morta. A vítima é então enterrada e o feiticeiro retorna e toma o poder sobre o corpo, o qual não obedece mais à vontade do dono. As histórias evoluíram e ao longo do tempo os feiticeiros passaram a reviver os mortos nesses contos.

As fábulas sobre zumbis passaram inclusive por estudos científicos. Nos anos 80, o botânico Wade Davis foi ao Haiti e afirmou ter identificado duas drogas que são capazes de entrar na corrente sanguínea e colocar alguém em um transe, agindo como um zumbi, ou pelo menos algo parecido.

O folclore haitiano ainda tem histórias de terror nas quais esses mortos-vivos seriam vistos em ruas de vilas à noite. Apesar disso, os mortos-vivos do vodu são diferentes dos zumbis que ficaram famosos na cultura popular contemporânea, principalmente por não comerem carne humana.

Fonte: Terra

Continue lendo
Publicidade
Comentários

EM ALTA