3ª Temporada
The Walking Dead terceira temporada: O que vai acontecer agora?
AVISO: Este artigo contém SPOILERS sobre o final da mid-season de domingo passado! Leia por sua própria conta e risco!
Para os fãs dos quadrinhos que reclamaram que David Morrisey não estava sendo o Governador que eles esperavam, o midseason finale do último domingo finalmente introduziu o sádico dono de um tapa-olho que todos nós conhecemos e odiamos.
Depois de Michonne (Danai Gurira) matar sua filha zumbi, Penny, e cegá-lo de um olho com um pedaço de vidro, o Governador que havíamos conhecido na série de TV morreu – metaforicamente falando. Nasceu assim o extremamente sádico Governador dos quadrinhos, aquele que estuprou a Michonne, cortou a mão de Rick e invadiu a prisão, causando a morte de Lori. Embora na televisão Lori já esteja morta, ainda há muita coisa ruim que o Governador pode fazer. Afinal, ele tem a vida dos irmãos Dixon na mão, além do fato de que ele deve estar doido para acabar com Michonne. Será que Andrea consegue impedir isso tudo?
Para se começar a ter uma ideia do que vai acontecer na série assim que ela retornar, em fevereiro do ano que vem, a TVGuide.com entrevistou os produtores executivos Robert Kirkman e Glen Mazzara. Eles nos adiantaram que haverá o retorno surpresa de um personagem, a entrada de outro na guerra e o confronto Woodbury x Prisão. Se liguem no que eles falaram:
A morte de Penny e a perda de um olho foram o ponto de virada para vocês transformarem o Governador da televisão no Governador das histórias em quadrinhos?
Glen Mazzara: Sem dúvida! As pessoas tem vindo me dizer: “Esse cara não me parece o Governador dos quadrinhos!”. E eu fico só pensando “Continuem assistindo para ver se não é!”.Na HQ, quando o Governador entrava na história, ele não tinha um tapa-olho. Ele conseguiu um! Olhe o que ele vai fazer pra manter Woodbury segura. Ele vai matar homens do exército, vai por cabeças decepadas em aquários. Tudo isso só para poder ter alguns confortos na cidade. Agora, imagine do que esse cara é capaz quando querer vingança! Ainda mais quando Rick está ficando meio maluco e Michonne está mais fraca. Podem ter certeza que o Governador está empenhado em destruí-los. Ele está furioso. Ele sabe onde fica a prisão. Ele se sente traído por Merle. O Governador sente como se tudo estivesse desmoronando, e ele está ficando desesperado com isso. Ele está furioso com tudo isso, e vai atrás dos culpados. Essa é a história da segunda metade dessa temporada.
Kirkman, foi você que escreveu o episódio. Foi divertido para você escrever essa reviravolta do Governador?
Kirkman: Claro, enquanto tudo estava sendo traçado nessa temporada, ficou claro pra mim que eu escreveria essas cenas. Eu fiquei emocionado. Esse grande confronto entre o Governador e a Michonne é muito importante para a vida da série e, claro, é um reviravolta nessa temporada.
O Governador tem Merle e Daryl nas mãos. Eles têm alguma chance de sobreviver?
Kirkman: Sempre há uma chance, mas certamente essa situação não é nada boa para eles. Quais as chances? Quais as chances dos dois sobreviverem? Acho improvável que isso aconteça. Algum deles vai morrer? Eu não sei. Os dois irão morrer? Você nunca pode saber nessa série. Com certeza isso é algo que vai fazer com que eu fique roendo minhas unhas pelos próximos dois meses.
O Governador sabe que Merle é o melhor de seus homens, então por que desistir dele? Ele realmente acha que Merle se virou contra ele ou isso é apenas um bode expiatório para assustar a cidade de Woodbury?
Kirkman: Ele perdeu seu olho por causa do Merle. Ele mandou Merle ir matar Michonne, o qual não só falhou em sua missão, como fez Michonne perceber que o Governador o mandou para matá-la. Tudo isso fez com que Michonne voltasse, o cegasse e matasse sua filha.
Mazzara: O Governador vai tentar fazer com que sua versão da história fique menos maluca, menos incompreensível. Agora, Andrea sabe da verdade. Há um monte de coisas vindo por ai. Ainda mais agora que todos os lados da história estão sob um mesmo contexto. Vai ser interessante passar um tempo com esses personagens. Não vou dizer que a série vai dar uma abrandada com o tempo, isso não vai acontecer. A série vai ficar mais maluca. Mas agora, todos os personagens estão no jogo, com a exceção de um só. Há ainda um personagem que vai aparecer na segunda metade da temporada.
Seria um personagem dos quadrinhos?
Mazzara: Não posso dizer, mas agora todos os personagens estão no jogo, menos um.
Andrea ficará ou não ao lado do Governador?
Kirkman: Nós estamos vendo um monte de buracos se formando na relação dos dois. Ela agora sabe da Penny, sabe dos aquários. Ela viu do que esse cara é capaz e o que está acontecendo por trás das cenas. Neste último episódio ela viu Daryl. Há muitas perguntas que devem ser feitas por ela no próximo episódio. É um grande mistério saber se ela manterá ou não a sua lealdade quando tudo for abaixo.
Mazzara: Muita coisa foi dita sobre Andrea na Internet. Eu acho que ela fez escolhas que eu considero bastante racionais. Woodbury era um lugar bom para se morar, e ela estava tentando se encaixar nele. Andrea estava procurando por uma casa. Agora as máscaras caíram e ela finalmente viu o que realmente estava acontecendo. Vai ser interessante ver essa personagem daqui pra frente. Ela é a conexão entre os dois mundos da série. É nela que esses dois mundos colidem. Ela tem um pé em cada um dos lados. Isso é muito interessante. Ela tem uma longa jornada pela frente.
Andrea poderia se voltar contra o grupo?
Mazzara: Eu acho que o Governador adoraria que ela se voltasse contra o grupo. Vamos ver o que acontece.
Aquela cena onde Andrea e Michonne ficaram se olhando, aquele impasse que aconteceu ali… Seria o fim da amizade entre elas?
Mazzara: Essa é uma história a ser contada. Como essas personagens voltarão a ficar juntas? Certamente houve um choque naquele momento. Foi o momento em que a relação entre as duas se quebrou. Andrea achava que finalmente tinha realizado seu sonho de achar um lugar seguro para morar e talvez ter uma relação com alguém. Tudo isso se quebrou. E ai você tem Michonne. Olha o que aconteceu naquele quarto! Ela furou o olho do cara. Ela enfiou a espada na cabeça da garotinha. Tinham aquários cheios de cabeças em todos os lados. Não tinha como ficar pior. Eu acho que naquele momento ela viu que estava no fundo do poço. Como é que a vida dela vai ser se ela continuar nesse mundo, sozinha? Acho que foi isso que fez com que ela voltasse para Rick no fim do episódio. Ela não quer ficar sozinha, pois ela simplesmente percebeu que ficar sozinha é um atestado de morte.
Você acha que o grupo pode confiar na Michonne?
Kirkman: Essa é a questão. Ela não deu muitos motivos para que o grupo confie nela. Eles tem razão para desconfiar dela, mas eu acho que depois desse episódio Michonne mudou um pouco. Nesse episódio ela sentiu como se tivesse perdido Andrea pra sempre. Ela viu que não queria ficar sozinha naquele mundo. Então acredito que ela vai lutar para conseguir a confiança deles.
Mazzara: Rick não está muito disposto a aceitar estranhos. Nós podemos perceber isso. Ele não tem motivos para aceitar. Ele acha que isso será um problema. Afinal, ele perdeu sua mulher por causa disso. Por que ele deixaria uma mulher maluca com uma espada entrar no grupo? Ela terá de conquistar a confiança do pessoal.
Como Michonne não percebeu quem são as pessoas com quem ela está? Andrea nunca falou sobre eles? Ou ela sabe quem são?
Kirkman: Bom, é uma possibilidade. Eu acho que elas passaram um longo inverno matando zumbis e só. Andrea até admitiu que ela não sabia muito sobre Michonne. Então se ela falou ou não sobre seu grupo, é um grande mistério. Mas explica o porque de Michonne ainda não ter percebido quem são essas pessoas.
O Governador vai pessoalmente atrás de Michonne agora? Será que isso não afetará seu julgamento e deixará as pessoas em Woodbury um pouco inseguras?
Kirkman: Você é bastante sensato. Ele com certeza mudará suas táticas e levará a ameaça vinda da prisão mais a sério nesse episódio que virá. Ele está furioso. O conflito que vem por ai será mais louco e mais rápido.
Mazzara: Tudo isso mudou seu foco. Ele sempre foi um cara bastante inteligente. Ele faria de tudo para conquistar seus objetivos. Vai ser interessante saber o que vai acontecer com as pessoas em Woodbury.
Então agora nós veremos o Governador levando a luta até a prisão?
Kirkman: Provavelmente. Houve uma invasão a Woodbury, então, por vingança, seria normal que a prisão fosse invadida da mesma forma.
Daryl se transformou no braço direito de Rick no lugar de Shane, mas será que Tyrese, que nós finalmente conhecemos nesse episódio, irá ter o mesmo destino de seu personagem nas histórias em quadrinhos, de forma a preencher este cargo?
Kirkman: Se Daryl morrer no próximo episódio, muitos buracos terão de ser preenchidos, mas teremos de assistir para ver o que acontece. Eu acho que Tyreese será um personagem muito importante na série, assim como ele era na HQ. Eu realmente espero muito dele. Eu queria sua entrada na série a muito tempo. Sempre houve uma razão que dizia que ainda não seria bom por esse personagem. Há muita coisa em jogo. Mas agora ele se juntou ao grupo. Chad Coleman foi minha escolha para interpretar Tyreese antes mesmo da série existir na televisão. Estou muito feliz por tê-lo. Ele está fazendo um grande trabalho. Acho que as pessoas irão gostar muito de Tyreese.
Mazzara: Tyreese é um personagem importante. Ele não é simplesmente alguém que entra na série e fica por ali, por trás de todo mundo. Ele vai desempenhar seu papel. Eu considero ele o quarto elemento desse jogo. Tyreese e seu grupo são um novo elemento que nós pusemos para complicar as coisas. Ele agora está envolvido na história que nós estamos contando e estará a serviço na guerra Woodbury x Prisão.
Que surpresa ter Jon Bernthal (Shane) de volta! Sua aparição nesse episódio foi a razão por ele não ter participado das ligações telefonicas de Rick?
Kirkman: Sim, queríamos preservar esse momento. Estamos muito felizes que a informação sobre sua aparição não tenha vazado. Além disso, acho que o subconsciente de Rick ainda não quer falar com Shane, ele ainda está meio maluco.
Mazzara: Nós tivemos a ideia da aparição do Shane antes mesmo de escrever sobre as ligações telefonicas na prisão. Nós esperamos até o momento certo para causar o máximo de impacto possível. Vê-lo caminhando para cima de Rick com uma arma na mão foi bastante impactante.
Nós veremos Shane aparecer novamente para que Rick possa finalmente enfrentar o que ele fez?
Mazzara: No momento a sanidade de Rick é algo questionável. Ele ainda está sofrendo por perder sua esposa de uma maneira horrível. Ele ainda não está melhorando, ok?
Você espera que Daryl sobreviva? Você gostou do que Michonne fez ao Governador? Ou você tem medo que ela possa ter criado um monstro? E que personagem você acha que irá aparecer na segunda metade da temporada? Você acha que Morgan pode finalmente voltar? Comente!
–
Fonte: TV Guide
Tradução: Fernando Fernandez / Staff Walking Dead Brasil