5ª Temporada
Direto do set da Quinta Temporada – Greg Nicotero (produtor executivo e designer de maquiagem e efeitos especiais)
Greg Nicotero, produtor executivo e designer de maquiagem e efeitos especiais, fala sobre um tipo zumbi que ele sempre quis tentar fazer e seu processo de criação da cabeça zumbi de Hershel.
P: A produtora executiva Gale Anne Hurd disse que vamos ver alguns walkers assustadores nesta temporada. Quais são os novos truques que você tem na manga?
Greg Nicotero: Tenho muitos truques novos e uma manga muito longa! Assim como fomos capazes de introduzir um novo olhar através dos walkers infectados com olhos sangrando na última temporada, temos avançado cada vez mais em relação a maquiagem. Enquanto estavam no set, alguns dos atores olharam para a maquiagem e notaram que a nossa técnica se refinou e modificou ainda mais. Para as pessoas que acompanham a nossa maquiagem há anos, quando eles ainda tem esse nível de empolgação, isso significa que nós continuamos inovando. Isso é o que é mais importante para mim.
P: O que você pode nos dizer sobre o estado de decomposição dos zumbis, agora que estamos na 5ª temporada?
Greg Nicotero: Estimamos que esses walkers estão por aí há mais ou menos um ano e meio, então há muito mais osso exposto e pele caindo. Temos uma nova aparência para alguns walkers. É emocionante.
P: Existe algum efeito de maquiagem zumbi que você ainda não fez, mas realmente quer fazer?
Greg Nicotero: A maquiagem sempre tenta contar uma história, se era um zumbi que foi baleado no rosto ou que foi cortado. Eu estava pensando em um tipo de zumbi, que vou tentar inserir na série em algum momento, e é um zumbi que tem uma machete ou uma faca cravada em seu peito – e como ele está atacando, alguém puxa e a usa para matar o zumbi. Então, isso significaria que alguém estava lutando e esfaqueou o zumbi no peito, em seguida, foi mordido e morto, e a faca apenas ficou lá. O zumbi não vai puxar a faca para fora de si mesmo. Sempre temos muito cuidado para que as piadas feitas na série façam sentido no que diz respeito a narrativa.
P: Há efeitos especiais de zumbi que você teria receio de fazer?
Greg Nicotero: O lance do bebê zumbi. Em nosso mundo, é complicado – eles fizeram isso no remake de Madrugada dos Mortos, e fizeram isso muito bem. Eu acho que as crianças e os bebês seriam os primeiros a serem consumidos, porque eles são mais vulneráveis e indefesos. É um pouco mais difícil imaginar que eles teriam sobrevivido tempo suficiente para tornarem-se walkers.
P: Houve estudantes particularmente impressionantes durante a escola zumbi deste ano? Qual é a característica mais importante que você procura em um potencial walker para a série?
Greg Nicotero: Bem, nós tivemos cerca de uma dúzia de vencedores que pensei serem ótimos na hora que olhei para eles. Um dos maiores e mais importantes aspectos desses artistas é a forma como eles lidam com as instruções da direção. Porque eles podem ser incríveis, mas se você precisar que mudem algo e apresentem alguma coisa diferente, eles tem que ser capazes de realizar. É mais do que apenas ter um rostinho bonito!
P: Você pode falar um pouco sobre como criou os walkers queimados do episódio 14 (“The Grove”), na última temporada?
Greg Nicotero: Isso veio de uma ideia que eu tive na 3ª temporada. Durante o episódio “Clear”, em que Michonne e Carl vão ao restaurante para recuperar a foto de Lori, eu tive a ideia de incluir um incêndio nos fundos desse restaurante e que estes walkers queimados surgiriam para atacá-los. Tinhamos uma ideia geral, mas não era suficientemente detalhada para realmente ser levada adiante. Então, nós tinhamos este projeto de maquiagem “queimada” e vimos o resultado no episódio 14 da temporada passada. Estes walkers foram criados com próteses de corpo inteiro para ter aquela aparência de queimado. Eu sempre comparo isso com a situação de cozinhar um cachorro-quente em uma grelha por duas horas. Foi divertido e eu fiquei muito orgulhoso de termos colocado esses zumbis de forma tão notável em um ótimo episódio.
P: E sobre Hershel? Como a sua cabeça foi zumbificada e reanimada para o Episódio 9: “After”?
Greg Nicotero: Nós fizemos um molde da cabeça de Scott Wilson e criamos um animatronic que tinha os movimentos da mandíbula. Nós esculpimos a pele e, em seguida, a moldamos e criamos uma cabeça de espuma de látex com uma estrutura interna de fibra de vidro que era operada por cabo para o movimento do maxilar. Um pequeno detalhe que eu queria adicionar era os olhos digitais. A única coisa que sempre mostra que uma cabeça animatronic não é realista são os olhos, porque é sempre um desafio replicar os movimentos e o piscar dos olhos. Fui para Efeitos Visuais e o resultado final foi uma cabeça animatronic com olhos digitalmente reais. O fato de que nós tivemos moscas reais voando em torno da cabeça foi um bônus.
P: O que é mais difícil: direção ou efeitos especiais e maquiagem?
Greg Nicotero: São coisas diferentes, é um conjunto de habilidades e uma maneira de pensar diferentes. Com direção, você realmente tem que visualizar o episódio em sua totalidade. O primeiro episódio da 5ª temporada, que eu acabei de dirigir, foi o maior desafio em termos de escopo, quantidade de trabalho e da história que contamos – literalmente fizemos um filme inteiro em nove dias. Eu ainda não sei como sobrevivi. Foi um verdadeiro teste para a capacidade de cada pessoa envolvida. Lidar com efeitos de maquiagem é uma área de trabalho muito mais confinada. É um pouco mais administrável, mas eu amo essas funções da mesma forma.
VEJA TAMBÉM:
• Direto do set da Quinta Temporada – Gale Anne Hurd (produtora executiva)
• Direto do set da Quinta Temporada – Denise Huth (co-produtora executiva)
The Walking Dead, a história de drama mais assistida da TV a cabo, irá retornar com a quinta temporada em Outubro de 2014 na AMC e na FOX Brasil. O trailer da temporada, bem como a data oficial de lançamento, será divulgada durante a Comic Con de San Diego, em julho.
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.
–
Fonte: AMC
Tradução: Mydiã Freitas / Staff Walking Dead Brasil