Destaque
CRÍTICA | The Walking Dead S10E15 – “The Tower”: Fé e recompensa
The Tower foi o décimo quinto episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.
Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo quinto episódio, S10E15 – “The Tower”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!
Fãs dos quadrinhos devem ter ficado preocupados com o futuro de um dos moradores de Alexandria ao se depararem com o nome do décimo quinto episódio da 10ª temporada de The Walking Dead. “The Tower” remete a um momento importante das HQs, que neste momento se encontram em sincronia com o que ocorre na série de TV. Durante o capítulo, alguns nomes de possíveis vítimas me vieram à cabeça: Alden e Aaron, que ficaram no alto de um moinho em Alexandria; Negan, que recebeu de Lydia o recado que muitos moradores de Alexandria o queriam morto; Gabriel, que no fim do capítulo foi quem avistou os Sussurradores chegando ao hospital. Enfim, a lista de possíveis vítimas é extensa.
No entanto, vamos ter que esperar um pouco para descobrir quem é a possível vítima da vez, já que o capítulo preferiu deixar para a season finale a revelação. E o pior: vamos ter que esperar mais de uma semana. Isso porque o último capítulo do décimo ano de The Walking Dead segue sem previsão para ir ao ar, uma vez que a pandemia do novo coronavírus afetou também a produção da série. O capítulo que pode definir o confronto das comunidades contra os Sussurradores ainda não tem previsão de ir ao ar.
“The Tower” deixa um gosto de quero mais nos espectadores e trouxe uma série de coisas animadoras sobre o futuro da série. A principal delas foi a apresentação definitiva de Juanita Sanchez, a famosa Princesa, personagem querida nos quadrinhos. Paola Lázaro, que interpreta a falante solitária, trouxe uma atuação caricata e tagarela, muito semelhante à Princesa que conhecemos nas HQs. A expectativa para a personagem, que deve ganhar ainda mais destaque na 11ª temporada, é grande.
Do lado tenso da história, Beta e sua grande horda seguem em busca dos sobreviventes, que estão escondidos e, aparentemente, têm um plano para vencer os Sussurradores. Enquanto isso, descobrimos que Judith esconde de Daryl as pistas encontradas pela mãe, Michonne, sobre o paradeiro de Rick Grimes, com medo de ver o amigo também ir embora. Definitivamente, The Walking Dead tem muito material para trabalhar nas próximas temporadas.
PRINCESA
LEIA TAMBÉM:
– Quem é a personagem que apareceu no episódio desta semana de The Walking Dead?
Por mais que o penúltimo episódio de uma série tensa como The Walking Dead, obrigatoriamente, tenha que vir carregado de tensão, uma vez que Beta está com sangue nos olhos após a morte de Alpha, “The Tower” nos presenteou com uma personagem que trouxe alívio cômico para os fãs. Juanita Sanchez foi apresentada a Yumiko, Eugene e Ezekiel, que tiveram que ouvir tudo que a mulher – que não via pessoas há mais de um ano – tinha entalado para dizer.
Detalhe para a discreta, mas hilária, parte em que Ezekiel toma todos os cuidados para não revelar que ele é conhecido como Rei. Imagine só: se Juanita acha que deve se chamar Princesa porque a alcunha Rainha soa “velho e pretensioso”, qual seria a reação dela ao descobrir que está na presença de um rei? Ezekiel provavelmente ouviria ainda mais da boca da nova personagem.
Além de falante, Princesa é, também, um tanto atrapalhada. Para mostrar aos potenciais companheiros que eles não devem ter medo dela, a personagem resolve se livrar de uma pequena horda de zumbis que se aproxima usando sua potente arma. No entanto, o barulho e a proximidade dos tiros assusta os cavalos que levaram o grupo até Pittsburg. A ação deixa Yumiko incomodada, mas o grupo segue com Princesa até uma possível garagem, onde ela diz ter uma grande quantidade de “rodas”.
Para chegar até lá, no entanto, o grupo precisa passar por um campo minado, o que deixa Yumiko ainda mais brava com Princesa. A advogada é a única que prefere não confiar na nova companheira de viagem, que os colocou em uma situação perigosa – principalmente depois que Princesa perdeu as contas em meio à caminhada no campo de explosivos. Juanita os leva à segurança após um tempo, mas logo descobre-se que ela mentiu e que o local onde eles se destinavam poderia ser alcançado sem passar pelo perigoso trajeto. Juanita deixa então o lado cômico de lado e revela que gostou do grupo e queria permanecer com eles, ser a heroína e convencê-los a convidá-la a seguir viagem com eles.
Que se leve em conta aqui o tempo que Princesa se viu sozinha naquela cidade e o quanto ela esperava por ver pessoas novas. O processo de solidão da personagem a levou a algumas atitudes bizarras, como enfeitar o local com walkers caracterizados. Por mais que a personagem tenha seu lado cômico e falante como características principais, a solidão é o que mais precisa ser visto nessa hora, e é Eugene quem percebe e se solidariza com Sanchez. A personalidade dos dois, que não vai de encontro com o que é socialmente aceito – nem no pré nem no pós-apocalipse – se assemelha quando ela diz que alguém afirmou que ela “não merecia ser amada”. Eugene se sentiu assim por muito tempo e talvez tenha se convencido de que a afirmação era verdadeira ao ser rejeitado por Rosita e por ter que viver com mentiras do passado – como a que contou a Abraham sobre ser o cientista que guardava consigo a cura para o vírus zumbi. Ao se identificar com Princesa, todos percebem que a solidão da personagem é que a fez tomar suas atitudes mais recentes.
Tudo termina bem quando ela os leva para as “rodas” que se revelam ser apenas bicicletas, mas o suficiente para que o grupo chegue ao encontro a tempo. Yumiko, convencida pelo discurso de Eugene e pela promessa cumprida de Princesa, a convida a se juntar a eles. Juanita Sanchez rapidamente volta ao seu jeito falante e animado, vendo para si um futuro de menor solidão.
O HOSPITAL
LEIA TAMBÉM:
– Dublagem de The Walking Dead é interrompida por causa do Coronavírus
De alguma forma os sobreviventes de Alexandria encontraram um hospital que os abrigou após saírem de casa. Negan, preocupado com Lydia, tenta encontrar uma forma de abordar a garota e falar sobre o que aconteceu com ela. A filha de Alpha, no entanto, se mostra fechada para as demais pessoas, incluindo Judith. A jovem parece não saber como lidar com a perda da mãe. Não sabe se chora a morte da pessoa que esteve com ela durante toda a vida, não sabe se celebra o fim de um período abusivo e o óbito da vilã que aterrorizou a comunidade que a acolheu. A cabeça de Lydia neste momento da série é um verdadeiro turbilhão.
Quando ocuparam o hospital os sobreviventes tiveram que espantar alguns animais que ali viviam. Alguns viraram comida, como os gambás, outros simplesmente foram expulsos dali, como os gatos. A princípio, isso nada significaria para o capítulo, mas detalhes como estes costumam ser decisivos quando menos esperamos.
Como é de costume, Daryl prefere trabalhar do lado de fora da comunidade e tenta se comunicar com Michonne, que ainda não voltou para casa. Neste ponto ele revela que eles têm um plano para acabar com os Sussurradores, mas ainda não está claro o que eles planejam. Pode ter algo a ver com o que Luke está fazendo? O personagem aparece consertando algum aparelho, mas precisa que alguém busque alguns equipamentos para auxiliar no trabalho.
Carol e Kelly são as imcumbidas da missão. Justamente as duas, que estão com seus pensamentos muito concentrados na desaparecida Connie. Por mais que pensemos que o encontro tenha alguma tensão, Kelly se mostra receptiva a Carol e afirma que a forma com que a mulher lida com sua solidão e suas dúvidas após protagonizar um grande evento – como foi recentemente na morte de Alpha – deve ser a mesma que ela tem lidado com a perda da audição: não como uma desvantagem, mas como um super poder. Destaque aqui para o rápido e incrível desenvolvimento de Kelly na série, que entrou apenas como intérprete de Connie, mas que tem ganhado espaço nas telas e no coração dos fãs.
Também do lado de fora, Judith resolve sair do hospital porque ela não quer ficar presa no local. A jovem volta a agir sozinha na ausência da mãe e daquele que ficaria, na teoria, incumbido de cuidar dela e de R.J.. A nova dupla então parte para vasculhar o local e encontra uma Sussurradora que se afastou do grupo. Daryl a mata, mas Judith não gosta da ideia de deixá-la em uma vala. Por mais jovem que seja, é ela quem carrega traços de humanidade que ainda não foram exterminados pelo contexto de se viver em um apocalipse zumbi. Por mais que a personagem passe dos limites, muitas vezes agindo de maneira totalmente desproporcional à sua idade, é ela quem relembra a todos, muitas vezes, que, por mais que o cenário do mundo não seja o ideal, todos são humanos e vivem na mesma terra.
Judith também acerta ao esconder de Daryl o destino da mãe. Ela não o conta que ela foi investigar vestígios de Rick por medo de ver o amigo também partir e deixá-la sozinha com o irmão. Por mais que a personagem precise agir além de sua idade em muitos momentos, ela segue sendo uma criança que tem medo e não deve carregar a responsabilidade que muitas vezes cabe a ela. O momento bonito entre os dois é interrompido pelo aviso de Gabriel, que está no topo da torre: os Sussurradores estão chegando.
Se importar com as pessoas e com o que elas sentem é algo recorrente em The Walking Dead e não é diferente em “The Tower”. Negan, que tem a missão individual de se redimir com os moradores de Alexandria, se mostra preocupado com Lydia e aborda a garota, que ainda se recusa a sentir ou chorar a morte da mãe. GRAÇAS A DEUS O CACHORRO REAPARECE, desta vez com Lydia, que parece não se importar mais com o pensamento alheio ao ser 100% sincera com Negan. Primeiro ao dizer que está evitando a presença do ex-Salvador, depois ao dizer que muito ali o queriam ver morto, mesmo após o ato recente de exterminar a líder dos inimigos.
Negan então usa algo que o atormentou por muito tempo para tentar livrar Lydia do sofrimento contido pela perda da mãe. Ele sugere que a jovem o agrida, mas o que ele quer mesmo é que ela expresse a dor de alguma forma, seja com um soco, um choro ou um grito. Colocar o luto para fora é o que ele não fez quando perdeu Lucille, e suas decisões futuras o colocaram onde está hoje. Vivo, mas odiado e visto como incapaz de viver em sociedade. Negan não quer o mesmo futuro para Lydia, que não aceita a ideia, mas o conselho do ex-Salvador a irrita tanto que o objetivo é alcançado. Lydia chora por ódio ao homem, mas também pelo luto por Alpha.
BETA
LEIA TAMBÉM:
– The Walking Dead S10E12: O que Beta fará quando descobrir o que aconteceu com Alpha?
Em busca de vingança após a morte de Alpha, Beta segue com a horda que coletou graças a seu próprio disco e segue para Alexandria. No entanto, ele não encontra ninguém no local e começa a se perguntar se os inimigos sabiam que os Sussurradores atacariam. Os alexandrinos, informados que Negan matou Alpha e cientes da sede de vingança que isso causaria no novo líder dos mascarados, se refugiaram em um hospital e deixaram apenas Alden e Aaron no local para manter todos informados da movimentação dos Sussurradores.
Beta então decide ir em direção ao oceano e logo pensamos que Oceanside estava em perigo. Não temos notícias da comunidade desde o episódio que apresentou Virgil, então não sabemos como as moradoras estão e preparando para um possível confronto contra os Sussurradores. Na hora muitos devem ter pensado: depois de Hilltop, uma nova comunidade vai cair por um ataque dos mascarados?
Em meio a todos esses questionamentos, vemos ainda Beta sendo guiado por sussurros em sua cabeça. A morte de Alpha afetou o personagem a ponto de ele ser guiado agora por vozes externas. Ele também segue recusando a alcunha de novo Alpha e fica muito próximo de matar uma mulher que o acompanha quando esta o chama pelo nome da antiga líder.
Ter paciência, esperar, observar, aprender. É isso que a voz companheira de Beta o ensina. O personagem se mostra ávido por se vingar logo daqueles que mataram Alpha e resolveu atacar com a horda de uma vez. O plano deve ser refeito e, quando ele se mostra perdido, é segurado pela alucinação que vai, aos poucos, mostrando para onde ele deve ir. Beta continua seguindo os poucos rastros deixados pelos sobreviventes, que seguem o observando através de Alden e Aaron.
Por pouco tempo. A dupla logo é encontrada e rendida por Sussurradores armados no mesmo momento em que percebem a mudança de direção da horda de Beta. O futuro dos dois personagens se mostra seriamente em risco. A tendência é que ambos sejam levados por Beta como reféns na abordagem do novo líder Sussurrador ao hospital.
Esperar, aprender e observar. As lições aprendidas por Beta em “The Tower” são recompensadas quando ele avista um dos gatos que foi expulso pelos sobreviventes do hospital abandonado. É aí que ele percebe onde estão os inimigos e muda a rota do ataque. Oceanside está segura, mas a maior parte do grupo está agora em perigo.
O que você achou do episódio? Deixe sua opinião nos comentários e vote em nossa enquete!