Destaque
CRÍTICA | The Walking Dead S10E10 – “Stalker”: Continuem assim!
Stalker foi o décimo episódio da décima temporada de The Walking Dead. Veja a nossa crítica ao episódio e discuta conosco.
Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do décimo episódio, S10E10 – “Stalker”, da décima temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!
The Walking Dead vive! Após alguns episódios que mostravam que a história com os Sussurradores parecia se arrastar, “Stalker” entregou o que os fãs vêm pedindo: ação, intensidade, tensão e atuações incríveis. Não gosto de me expressar em primeira pessoa nessas análises, mas arrisco dizer que o capítulo deste domingo está entre os cinco melhores de toda série.
Desde a expectativa criada pelo deslocamento de Beta no túnel secreto, mostrado no começo do episódio, até o surpreendente encontro entre Daryl e Alpha, “Stalker” consegue entregar um capítulo completo, com início, meio e fim bem alinhados, mais de um clímax e a certeza de que as histórias contadas servirão de combustível para esta possível reta final do embate contra os Sussurradores.
BETA E GAMMA EM ALEXANDRIA
LEIA TAMBÉM:
– Jeffrey Dean Morgan revela um detalhe que tornará a máscara de Sussurrador de Negan exclusiva
Logo no começo, Beta entra em um trailer onde os Sussurradores escondem o início do túnel e ele logo se desloca para Alexandria, onde vai pôr em prática o plano de matar algumas pessoas e esperar que elas se transformem em walkers para atacar a comunidade pelo lado de dentro em busca de Gamma enquanto uma parte das forças de segurança estão do lado de fora atendendo a um falso chamado dos guardas.
O ataque funciona também como uma retaliação ao embate mais recente entre os sobreviventes e os Sussurradores. Pouco depois somos pegos de surpresa com a presença de um sussurrador dentro do quarto de Rosita pronto para atacar Coco, mas revela-se que tudo é um sonho de Espinosa. A personagem conta ao longo do capítulo que tem sonhado com os inimigos e percebendo que a filha sente a falta do pai, Siddiq. Ainda assim, ela se coloca à disposição para seguir com os que cairão na armadilha dos Sussurradores, mas acaba ficando para trás e é peça fundamental na luta contra Beta.
Logo depois, Gamma chega aos portões de Alexandria tentando levar a mensagem sobre os sobreviventes que caíram na armadilha de Alpha e estão em perigo. Gabriel e Rosita não acreditam, e o padre usa de suas habilidades sacerdotais para arrancar algo de Gamma que mostre que ela está falando a verdade. A Sussurradora revela a vontade de ver a sobrinha, mas, não sendo isto o suficiente, se vê obrigada a retomar a dor de ter matado a irmã e revela que fez o que fez em lealdade à líder que não quer mais seguir.
Na cadeia, Gamma é confrontada por Rosita também sobre a situação de Dante, o Sussurrador infiltrado que matou Siddiq. Já Gabriel diz que Mary precisará provar e trabalhar muito para convencer os líderes de Alexandria de que o que ela quer contar a eles é verdade. Neste momento, Rosita é enfática ao dizer que, se Gamma não conseguir provar ser de confiança, vai morrer “sem tortura e sem joguinhos”. Logo depois, no entanto, Gabriel teoriza que o segredo para combater os Sussurradores é agir exatamente ao contrário do que disse a amada: eles precisam ser torturados, ter “dentes e dedos arrancados” para serem batidos, porque, segundo o padre, os inimigos são covardes e vão fraquejar através do medo.
Vale lembrar aqui, no entanto, que o primeiro Sussurrador sequestrado por Alexandria não sucumbiu ao medo. Pelo contrário, quanto mais os sobreviventes tentavam ameaçá-lo, mais ele provocava os inimigos e jurava lealdade à Alpha. Este foi o primeiro dos dois desvios cometidos por Gabriel no capítulo. O padre também afirmou, com convicção, que o chamado dos guardas era verdadeiro, mesmo com os companheiros de Alexandria questionando a ligação. Gabriel tem se mostrado sobrecarregado nas funções de líder de Alexandria, e isso ficou claro no midseason finale desta décima temporada, quando ele não espera pelo julgamento de Dante e mata o prisioneiro. Estará o padre perdendo o controle?
No curso normal das coisas, Gamma ficaria presa por mais tempo, no mínimo até o resgate dos sobreviventes na caverna, mas tudo sai do controle. Primeiro, ela tem uma conversa com Judith, que, para variar, mostra uma desenvoltura e inteligência incompatíveis com a idade da personagem, e revela alguns fatos sobre sua vida pré-apocalipse, até perceber que sua memória foi afetada pelos métodos de Alpha. Logo depois, no entanto, Beta entra em Alexandria em uma cena que relembra grandes clássicos de filmes de mortos-vivos: a mão que sai de um túmulo pela terra. O vilão invade a comunidade, mata alguns sobreviventes e os solta em forma de walkers para ir atrás de Gamma.
Por algum motivo, Beta sabia que Gamma estava na cadeia e a encontra sem dificuldades. Quando ele está prestes a levar a Sussurradora de volta para que Alpha a mate, Laura intercede, mas é facilmente contida. Oportunidade desperdiçada por um Alexandrino de matar um líder Sussurrador. Gamma foge, é resgatada por Judith, mas Beta entra na casa de Michonne atrás da Sussurradora.
Judith mais uma vez age além de sua idade e dá um tiro certeiro em Beta, mas ele se finge de morto e ataca Gamma. Rosita interfere, luta com Beta mas é facilmente batida. Neste momento, a morte da personagem chega a ficar evidente, mas Mary a salva de um jeito inusitado: ameaçando se matar, uma vez que Alpha a quer viva.
A perseguição segue até que Beta consegue levar Gamma, mas ela é resgatada pelo grupo que saiu de Alexandria para atender ao chamado dos seguranças, que a esta hora já foi revelado como uma armadilha. Gamma segue para Hilltop, onde Rosita ficará sob cuidados médicos após o embate, e parece ter se trocado de time de vez, principalmente após salvar a vida da companheira de viagem.
ALPHA X DARYL
LEIA TAMBÉM:
– Norman Reedus afirma que a amizade entre Carol e Daryl não será mais a mesma
Enquanto isso, Daryl está sozinho no meio da floresta e tenta uma investida contra o grupo de Sussurradores que se encontra por ali, a líder Alpha entre eles. Não ficou claro como os personagens que saíram da caverna se separaram, ainda não sabemos qual é o plano para tirar Magna e Connie do local, mas a tendência é que este arco ainda seja melhor explicado.
Ao se deparar com a horda e aparentemente ver que Alpha está entre eles, Daryl parece hesitar por um momento sobre os riscos de agir sozinho. Ele então decide atacar a horda e aqui cabe uma reflexão: o personagem só está na situação atual por conta de um movimento impulsivo de Carol que, ao avistar Alpha, não pensou duas vezes e correu atrás da inimiga em busca de vingança. O resultado, sabemos, não foi dos melhores: o grupo que com ela estava correu sérios riscos e a amizade com Daryl foi abalada. Agora, é o protagonista quem toma a decisão de realizar um ataque contra a Sussurradora sem o planejamento prévio, e o resultado novamente não foi alcançado. Pelo contrário: Daryl correu sério risco de vida.
Ainda assim, a cena rendeu um embate interessante. Primeiro, Daryl atira flechas no grupo e os walkers reagem comendo um dos atingidos (se ele atirasse na Alpha muitos problemas seriam resolvidos, né?). O combate entre os dois é cercado de tensão e de sangue, e chega a dar a impressão de que algo definitivo vai sair dali. No entanto, os dois ficam gravemente feridos a ponto de não um não conseguir dar fim ao outro.
Na verdade, é provável que qual dos dois acordasse primeiro e conseguisse se levantar venceria o confronto, mas Lydia resolveu reaparecer e interceder. Ela socorreu a mãe e tentou convencê-la de que ainda existiam traços de humanidade no mundo, principalmente nos inimigos que tentava eliminar. Alpha, que quis morrer pelas mãos da filha, que, segundo ela, “era esperada pelos outros para liderar” os Sussurradores, quebrou quando acordou sozinha no local. Da fragilidade ao chorar quando acordou e lembrou da filha, ela tirou força para botar em prática o plano final contra Alexandria: soltar a horda. Destaque aqui para mais uma atuação impecável de Samantha Morton!
O capítulo não deixa dúvidas de que o arco dos Sussurradores seguirá eletrizante daqui para frente. Restam cinco episódios e muitas questões que ficaram em aberto na primeira metade desta décima temporada ainda precisam ser respondidas. Por isso, a história deve avançar em ritmo mais acelerado até o fim desta etapa de The Walking Dead.
O que você achou do episódio? Deixe sua opinião nos comentários e vote em nossa enquete!