Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS do primeiro episódio, S09E01 – “A New Beginning”, da nona temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido, não continue. Você foi avisado!
O episódio “A New Beginning” (Um Novo Começo) foi ao ar no último domingo, 07 de outubro, dando o pontapé inicial ao nono ano. Com uma temática inovadora – dentro do possível – a série demonstra a tentativa de se reinventar na nova temporada, utilizando-se do salto temporal para corrigir erros levantados no ano oito.
Contudo, por óbvio, o primeiro episódio não esclareceu todas as questões que levantou e iniciou uma história que responderá para a audiência a medida que os dezesseis episódios são apresentados. E pensando justamente nisso, fizemos um levantamento de cinco questões que o episódio “A New Beginning” deixou de responder:
Desde o quinto ano da série – com o arco de Beth no hospital de Atlanta – que não tínhamos o vislumbre das cidades grandes em meio ao caos zumbi. A aparição de cidades é bastante importante para a audiência, visto causar identificação. É como se os espectadores conseguissem se espelhar naquilo que estão vendo, já que são apresentados a coisas comuns do dia a dia.
Com o marketing apurado para o lançamento do nono ano, os produtores diversas vezes nos fizeram acreditar que teríamos a inserção do cenário civil de forma mais predominante, tendo inclusive os banners principais da temporada trazido os prédios e o Capitólio como plano de fundo central.
Entretanto, após a conclusão da cena de busca em Washington ficou subentendido que os personagens já haviam feito uma pesquisa geral no local e aquela, provavelmente, seria uma exceção a regra.
Então, será que realmente será apenas isso que teremos das cidades? Nos falaram tanto em vermos a natureza tomando conta daquilo que o ser humano havia construído e até então, tudo indica que isso se resumirá a apenas 20 minutos de um episódio.
Após toda a cena envolvendo a busca pela cidade, os personagens encontram outro grande problema: a ponte de acesso foi derrubada, os impedindo de passar pelo local.
O que intriga nesse ponto é a fala de Rosita, que diz que a ponte foi derrubada por um dos dois bandidos que fugiram. Mas de quem ela está falando exatamente? Quem são esses bandidos? Ela se refere aos Salvadores que estavam presos em Hilltop e fugiram ainda na oitava temporada? Mas como os personagens não sabiam da queda da ponte, já que se passou mais de um ano entre uma temporada e outra? Fora que ela cita que são dois homens que fugiram, não fechando com o número de homens que saiu de Hilltop.
Em outro momento, Maggie sugere para Rick que eles deixem os suprimentos na estrada, e busquem em outro dia. Rick, no entanto, diz que fazer isso é perigoso, visto que eles possuem registros de saqueadores naquela área que já causaram problemas. Ou seja, aparentemente os últimos meses no salto temporal não foram tão pacíficos como tudo parecia nos sugerir.
“Salvadores, nos salvem! Nós ainda somos Negan”, a frase surpreende Michonne nas paredes do Santuário, que indaga Daryl se aquilo é recorrente. O atual chefe do local responde que tem se tornado mais aparente desde que as plantações começaram a sofrer declínio.
A cena contraria a reverência prestada pelos Salvadores para Rick quando ele chega ao local. A maioria deles – ao menos os que aparecem em cena – parecem ser gratos ao líder de Alexandria por ter-los livrado das mãos de Negan. Então quem seriam os responsáveis pelo ocorrido? A animosidade é algo geral ou particular de alguns?
Dentre os Salvadores que apareceram no episódio, podemos destacar Justin, que obedece as ordens de Daryl, mas com total ar de desprezo. Se o Salvador realmente irá demonstrar revolta, poderemos ver acompanhando os próximos episódios.
Há amplas possibilidades sendo exploradas, inclusive de que Daryl é o responsável, deixando as escritas para provar para Rick que Negan é uma ameaça e dar procedência ao seu plano com Maggie e Jesus (estabelecido no final da oitava temporada).
Maggie terminou o episódio deixando bem evidente que Hilltop seguirá uma regra clara: rebeldes serão punidos. Ela declara que espera não necessitar aplicar pena de morte novamente após Gregory, mas não exitará caso os limites sejam extrapolados.
Na cena é possível ver que Tammy e Earl foram deixados o mais próximos possível do local do enforcamento de Gregory, como se Maggie quisesse mostrar para eles que eles estão a um passo de ter o mesmo destino. Fora que é perceptível que o ferreiro de Hilltop está algemado no momento, como se estivesse preso até então.
Maggie desperdiçará seu ferreiro o matando? O Deixará preso? O libertará e deixará a história ser esquecida? O que de fato acontecerá com Earl?
Negan foi visto pela última vez no final do episódio 16, após Siddiq conseguir salvar a sua vida e aparentemente em Alexandria, ouvindo de Rick e Michonne que ele sobreviveria para servir de exemplo para os outros que um mundo diferente era capaz de existir.
Até onde temos noção pelo que foi falado no episódio (e pelo que os quadrinhos nos contam), Negan está ocupando a cela de Alexandria construída por Morgan na sexta temporada. Esse é o motivo pelo qual por duas vezes Maggie se nega a ir até a comunidade de Rick – na ponte, Michonne sugere que eles deem meia volta e descansem em Alexandria, o que é rapidamente negativado por Rhee e depois, quando Rick e ela constituem uma conversa calorosa em Hilltop, ela deixa claro que não visitará o local.
Entretanto, não pudemos ver o personagem e não conseguimos definir se ele continua com os mesmos ideais e mesma postura após os longos meses na prisão. Será que alguma coisa mudou nele, ou ele continua buscando se vingar de Rick?
E você, ficou com as mesmas dúvidas? Tem respostas? Tem dúvidas diferentes? Deixe nos comentários, vai ser um prazer respondê-lo(a).
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.
Com presença épica de Norman Reedus, a CCXP24 finaliza com mais um ano em grande…
Um dia de pura emoção: painéis épicos, atrações exclusivas e momentos inesquecíveis celebrando o melhor…
Mais um dia surpreendente com homenagens emocionantes, estreias exclusivas e painéis repletos de novidades para…
O evento começou com painéis épicos, atrações incríveis e muita emoção, celebrando o melhor da…
O The Walking Dead Brasil traz para você tudo sobre esta noite especial, que destaca…
Saiba tudo sobre a participação de Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead, na…
Esse site utiliza cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "ACEITAR" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
LER MAIS